Sindicato do Comércio Varejistas de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos) divulgou uma nota nesta quarta-feira (1º) sobre a aprovação da lei que permite a comercialização de combustível em supermercados e hipermercados de Natal. O projeto conseguiu maioria ontem (30) durante votação na Câmara Municipal de Natal.
De acordo com a diretoria do Sindipostos, a revenda de combustível terá grande prejuízo com a nova lei. “O posicionamento deste sindicado é amplamente favorável a livre concorrência, desde que sejam oferecidas condições igualitárias para todos, o que não ocorrerá com essa nova lei”, diz a nota dos comerciantes.
Os varejistas lamentam a aprovação da lei e afirmam que os funcionários dos postos de combustível serão prejudicados com a mudança. “A atitude da maioria dos parlamentares penalizará a sociedade potiguar, principalmente os 6 mil empregos diretos que são gerados e os quase 24 mil empregos indiretos”, explicam.
O projeto foi aprovado durante a sessão plenária de ontem e obteve 21 votos favoráveis, cinco contrários, uma abstenção e uma ausência justificada e uma ausência na hora do voto.
Tribuna do Norte
O sindipostos precisa entender que os funcionários não serão prejudicados se o preço do combustível não for tão alto como é. A gasolina em Natal está quase R$ 3,00 o litro o que beira o absurdo e com certeza se deixar a coisa rolar, daqui há pouco estará quatro ou cinco reias e as famílias de um modo geral serão de fato prejudicadas. O que se precisa é recer este preço absurdo e dar condições das pessoas utilizarem seus carros de maneira digna.
Acho que alguns vereadores tiveram milhares de motivos para beneficiar uma multinacional.
O que eu achei mais interessante foi quem estava a frente desta lei era o vereador Fernando Lucena (PT), ora ele estava a favor dos grandes grupos multinacionais supermercadistas e contra as pequenas empresas (a maioria familiar) dos proprietarios de postos??? Quanto ganhou para isso?? O problema do preço da gasolina nao eh dos postos, eh sim do Governo, so o Estado ganha R$ 0,80 por litro antecipadamente (antes de vender), eh mole??? Acorda Camara Municipal !!!
Gostaria de saber no que irá prejudicar os funcionários se com essa lei a tendência é que se abra novos postos de trabalho dentro do ramo? Os únicos "prejudicados" com essa lei aprovada são os donos de postos que estão vendo o seu cartel ruir. Espero que após a entrada em vigor dessa nova lei é que poderemos então ver a real livre concorrência na comercialização de combustíveis, pois hoje o que se constata na cidade do Natal e Grande Natal é uma prática vergonhosa!