Diversos

SINE-RN oferece nesta terça-feira 52 vagas de emprego

O SINE-RN oferece nesta terça-feira (12), mais de 52 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró e Currais Novos. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Nilda inicia solução de problema histórico na lagoa da Abel Cabral

Nesta segunda-feira (04), a prefeita Nilda Cruz visitou a Lagoa de Captação Nezinho Alves, localizada na Avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim, e anunciou que o equipamento vai receber uma ampla ação de limpeza e manutenção, situação que não ocorria há mais de dez anos. Nesse primeiro momento, já estão sendo feitos os serviços de retirada dos resíduos sólidos dos taludes e do sobrenadante da lagoa.

“Esse é mais um problema antigo da cidade que estamos solucionando. É inadmissível um equipamento de tamanha importância como esse ficar tanto tempo sem receber a devida atenção do poder público. Esse descaso acaba afetando a funcionalidade da lagoa. Vamos trabalhar por etapas para equacionar os problemas existentes”, falou a prefeita.

Nilda esteve no local acompanhada da engenheira ambiental Josemary Façanha, que explicou como se dará a sequência das intervenções no espaço. De acordo com a profissional, após a retirada dos materiais, a Prefeitura vai realizar uma varredura para identificar e fechar as ligações clandestinas na rede de esgotos. Também será feita a oxigenação da água para combater o mal cheiro. Por fim, a gestão municipal irá aplicar cal virgem nas fendas dos taludes onde foram retirados resíduos iniciais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EDITORIAL FOLHA DE S. PAULO: Bolsonaro tem direito à livre expressão

Foto: Marcos Corrêa/PR

Na eleição de 2018 e enquanto esteve na Presidência, Jair Bolsonaro (PL) atacou a imprensa profissional, e esta Folha em particular, covarde, insistente e brutalmente. Incitou a massa de seus apoiadores extremistas contra jornalistas e veículos, liderou campanhas de boicote e perseguiu a asfixia financeira das empresas.

Imprecou dia sim, outro também, contra a independência dos Poderes democraticamente constituídos, alvejando sobretudo juízes do Supremo Tribunal Federal. Fez campanha contra o sistema de votação e arregimentou assessores e ministros do governo para tentar sabotá-lo.

Inconformado com a derrota nas urnas, insuflou hordas de fanáticos que se aglomeravam defronte a quartéis e bloqueavam rodovias pelo país. Tramou a subversão do regime democrático com oficiais das Forças Armadas e, não obtendo apoio, fugiu do Brasil para, quem sabe, esperar um vento favorável do destino.

Assistiu da Flórida às depredações de 8 de janeiro de 2023, postou mensagem encorajadora aos vândalos e logo depois a apagou, temendo ser enquadrado pela lei. Dois anos e meio depois, denunciado e processado por tentativa de golpe, associou-se ao presidente dos Estados Unidos numa chantagem abjeta contra a economia e a soberania do Brasil.

Jair Bolsonaro é um inimigo da Constituição de 1988 e das liberdades civis. Se não tivesse sido parado pela intransigência democrática da sociedade e das instituições brasileiras, teria se convertido em ditador e hoje estaria censurando, reprimindo e violentando cidadãos e organizações.

Com a mesma firmeza que impôs o império da lei a esse aventureiro do autoritarismo, o Brasil deve reconhecer que Jair Bolsonaro detém ampla liberdade de se defender na Justiça e de se expressar onde quer que seja, inclusive nas redes sociais. Democratas não se transformam em tiranos para combater a tirania.

A pretexto de enfrentar a ameaça autoritária, o ministro Alexandre de Moraes, apoiado pela maioria dos colegas, desenvolveu teoria e prática estranhas à Carta. As ordens de censura, muitas vezes exaradas em despachos secretos que não permitem defesa, tornaram-se lugar-comum.

Moraes errou ao pretender silenciar Bolsonaro numa ordenação kafkiana, impossível de cumprir. Moraes erra ao mandar prender o ex-presidente por ter se comunicado com apoiadores em atos organizados pela direita.

A liberdade de expressão é direito que não abandona nem sequer quem cumpre pena —lição que o ministro Luiz Fux, que no passado censurou a Folha numa tentativa de entrevistar o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cárcere, parece agora ter aprendido com Bolsonaro.

A maioria dos colegas de Alexandre de Moraes precisa reinstituir esse princípio basilar da ordem democrática. O espírito de corpo ou de defesa contra assédio estrangeiro não justifica relativizar garantias constitucionais.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ÁUDIOS: Alunos e pais relatam invasão de jovens armados e desespero na Escola Estadual Floriano Cavalcanti

Em áudios obtidos pelo Via Certa Natal, alunos da Escola Estadual Floriano Cavalcanti relatam os momentos de tensão e desespero no momento em que jovens membros de torcidas organizadas armados invadiram a escola, no início da tarde desta terça-feira (5).

A escola foi palco de uma confusão envolvendo integrantes das torcidas organizadas Gang e da Máfia durante a realização dos Jogos Interclasse. Seis alunos foram socorridos e um jovem que invadiu a escola e estava armado foi detido pela PM no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Confusão entre membros de torcidas organizadas e tiros provocam pânico na Escola Estadual Floriano Cavalcanti

Uma confusão entre membros de torcidas organizadas causou pânico na Escola Estadual Floriano Cavalcanti, o ‘Floca’, no conjunto Mirassol, na Zona Sul de Natal, no início da tarde desta terça-feira (5).

Jovens armados invadiram a escola em busca de um aluno. Tiros e pequenas explosões foram ouvidos no local. Seis alunos ficaram feridos em razão da confusão, nenhum deles por disparo de arma de fogo, todos foram socorridos, de acordo com o Via Certa Natal.

A polícia foi acionada e pelo menos um jovem que estava armado foi detido.

Toda cobertura no programa VIA CERTA 96, hoje às 17h na 96 FM.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição protesta contra prisão de Bolsonaro, anuncia obstrução no Congresso, defende anistia e fim do foro privilegiado

Oposição se reuniu e concedeu entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (5). — Foto: Lázaro Aluísio/ TV Globo

Senadores e deputados de oposição protestaram nesta terça-feira (5) contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O grupo também anunciou que vai passar a obstruir os trabalhos da Câmara e do Senado. A medida é um instrumento utilizado por congressistas para atrapalhar e bloquear votações no Congresso.

A avaliação entre aliados do ex-presidente é de que a prisão domiciliar de Bolsonaro inflamou o retorno às atividades no Parlamento.

Filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou o que o grupo chamou de um “pacote da paz”.

Entre as medidas, segundo ele, estão a defesa da aprovação de um perdão aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, proposta paralisada na Câmara.

Além disso, o grupo também disse que vai trabalhar para aprovar o fim do privilegiado a parlamentares.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, quando se tratar de crime praticado no exercício da função, o foro privilegiado deve ser mantido mesmo após a autoridade deixar o cargo. Isso valeria para casos de renúncia, não reeleição, cassação, entre outros.

O entendimento é distinto do que foi decidido pelo Supremo em 2018. À época, havia sido definido que só deveriam ser investigados na Corte crimes praticados durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo.

Desde o início do ano, deputados têm articulado a retomada de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado para congressistas em crimes comuns.

A PEC já foi aprovada pelo Senado e aguarda apreciação dos deputados desde 2018. O texto, na prática, tira do STF a competência para julgar casos que envolvem parlamentares em delitos como roubo, lavagem de dinheiro e corrupção. Com isso, eles seriam julgados pela primeira instância, no local em que cometerem o crime.

‘Apequenar parlamentares’

Senadores e deputados afirmaram nesta terça que entendem que o foro privilegiado tem sido utilizado para “apequenar” parlamentares e submeter congressistas ao Poder Judiciário.

Para o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), as mudanças do STF em relação ao foro levaram Bolsonaro a seguir sendo julgado pela Corte.

“O foro foi ampliado justamente, na nossa opinião, para que o ex-presidente Bolsonaro fosse alcançado por uma Turma [do Supremo]”, disse.

Jair Bolsonaro teve a prisão domiciliar decretada, pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, na noite de segunda (4). Em julho, o ex-presidente já havia se tornado alvo de uma série de medidas cautelares por suposta tentativa de obstrução do processo no qual é réu por tentativa de golpe de Estado.

Impeachment de Moraes

O “pacote de paz”, defendido pela oposição, também prevê a defesa do impeachment do ministro Alexandre de Moraes. A análise deste tipo de medida cabe ao Senado.

Líder do grupo na Casa, o senador Rogério Marinho criticou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que, segundo ele, não tem dialogado com o grupo. Marinho disse que o amapaense tem de ter “estatura” e dar seguimento à discussão do pedido de afastamento do magistrado.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Leite critica prisão de Bolsonaro e fala em “desânimo como brasileiro”

Foto: Felipe Dalla

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou nesta segunda-feira (5) que recebeu com “desânimo” a notícia da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Leite fez a declaração durante coletiva após o lançamento oficial da Expointer 2025, em São Paulo.

“Eu não tenho como receber um outro sentimento que não seja o de desânimo como brasileiro”, disse o governador. Para ele, a decisão reforça um ambiente político deteriorado, agravado pela polarização entre os campos que defendem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Leite destacou que, dos cinco presidentes eleitos após a redemocratização, apenas Fernando Henrique Cardoso não sofreu nem prisão nem impeachment. “É algo que nos entristece profundamente”, avaliou.

Segundo o governador, o caso é preocupante por ter origem em uma decisão individual, sem o aval do colegiado do Supremo. Ele também criticou a polarização entre os grupos opostos.

“Tinha uma torcida vibrando lá atrás quando o presidente Lula era ex-presidente e foi preso, outra torcida está vibrando agora com a prisão do ex-presidente. E no final das contas, os problemas que deveriam ser exterminados do país ficam soltos.”

Leite ainda afirmou que manifestações, especialmente as de ex-presidentes da República, deveriam ser respeitadas. “Não gosto da ideia de que alguém não possa manifestar as suas ideias, as suas posições, especialmente um ex-presidente da República.”

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ex-presidente da OAB defende “bala na nuca” de Bolsonaro

O ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Felipe Santa Cruz comemorou nas redes sociais a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada na 2ª feira (4.ago.2025) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

“Hoje é um dia de festa! Esse merda que matou tantos na pandemia está preso. Que os mortos o assombrem”, escreveu o advogado ao responder um usuário em um post seu perfil no X.

Um internauta questionou qual seria o crime de Bolsonaro que justificaria a prisão. Santa Cruz afirmou que o ex-presidente cometeu “traição aos cânones democráticos” e, em seu “mundo ideal”, a pena adequada seria a de morte. “Bala na nuca!”, declarou.

Santa Cruz também respondeu a outros comentários que criticavam suas declarações, em alguns casos utilizando palavrões.

Ele presidiu a OAB Nacional de 2019 a 2022 e, antes disso, comandou a OAB/RJ (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro) no triênio 2013-2015.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esse Felipe Santa Cruz merecia ta na caneta 🖊 de xandao para pega 17 anos de prisão nao os inocente do 8 de janeiro

  2. Será que ele defende bala na nuca, de quem desvia verba pública?
    Sentimento é de tristeza, ao ver um homem que ocupou um cargo tão importante falando dessa forma. Jogando a OAB na descredi idade social,assim como tantas outras instituições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eriko Jácome e Nina Souza anunciam aliança em Natal e confirmam pré-candidaturas a deputado estadual e federal no RN

Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira (04), o presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, e a vereadora licenciada e atual secretária de Assistência Social, Nina Souza, oficializaram uma aliança política para as eleições de 2026, formando a chamada “casadinha” em Natal. Eriko é pré-candidato a deputado estadual e Nina, pré-candidata a deputada federal pela capital potiguar.

O anúncio foi feito durante uma reunião com o grupo político liderado por Eriko Jácome, ocasião em que ele apresentou um balanço de suas ações nos últimos seis meses e recebeu o aval de sua base para confirmar a parceria com Nina Souza.

Eriko Jácome destacou a afinidade política e o alinhamento de objetivos com Nina:
“Estou 100% com Nina na disputa para deputada federal. Essa parceria é fruto de confiança e do trabalho conjunto que já desenvolvemos por Natal. Vamos unir forças para trazer mais recursos e melhorias para nossa cidade”, afirmou.

Já Nina Souza ressaltou a relação próxima com Eriko e garantiu apoio irrestrito à sua pré-candidatura a deputado estadual:
“Eriko é como um filho para mim e para Paulinho. Meu compromisso é 101% com a pré-candidatura dele. Para deputado estadual em Natal, meu apoio será exclusivamente para Eriko, porque acredito no trabalho dele e na dedicação à nossa capital”, disse.

Opinião dos leitores

  1. Çei!!!!
    Se tiver pensando em se eleger com o meu voto, esqueçam.
    Não voto em ninguém, pois ninguém merece o meu voto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Soldado morre após passar mal durante curso na Marinha em Natal

Foto: Reprodução

Um soldado, de identidade e idades não reveladas, morreu na noite desta segunda-feira (4), após passar mal durante o curso de operações táticas rurais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), nas instalações do 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais, no bairro das Quintas, zona Leste de Natal.

De acordo com o Comando do 3º Distrito Naval, da Marinha do Brasil (MB), após o ocorrido, o militar recebeu os primeiros socorros pela equipe médica que acompanhava a instrução de natação utilitária. Ele foi encaminhado ao Hospital Naval de Natal, porém não respondeu às manobras de ressuscitação realizadas e veio a óbito no local.

Em auxílio à PMCE, o Núcleo de Assistência Social do Comando do 3º Distrito Naval foi disponibilizado nos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará para os apoios necessários.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as circunstâncias do ocorrido. “A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido durante o Curso de Operações Táticas Rurais da Polícia Militar do Estado do Ceará, e solidariza-se com aquela corporação, familiares e amigos do Soldado”, disse em nota.

Leia a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA
Natal, RN.
Em 5 de agosto de 2025.

A Marinha do Brasil (MB) informa que na noite de ontem (4) um Soldado, Aluno do Curso de Operações Táticas Rurais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), sentiu-se mal durante a instrução de Natação Utilitária, atividade que faz parte do curso, que ocorria nas instalações 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais.

Imediatamente ao ocorrido, o militar recebeu os primeiros socorros pela equipe médica que acompanhava a instrução, sendo encaminhado para o Hospital Naval de Natal. Sem responder às manobras de ressuscitação realizadas, infelizmente, o óbito do Soldado foi confirmado.

Em auxílio à PMCE, o Núcleo de Assistência Social do Comando do 3º Distrito Naval foi disponibilizado nos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará para apoios necessários.

A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido durante o Curso de Operações Táticas Rurais da Polícia Militar do Estado do Ceará, e solidariza-se com aquela corporação, familiares e amigos do Soldado.

Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação em 6 estados mira facções que lavaram R$ 35 milhões do tráfico

Foto: Divulgação

Policiais de Santa Catarina deflagraram, na manhã desta terça-feira (5), a operação “É Tetra” contra facções criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro no estado e no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso.

Na ação, estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão. Além disso, a Justiça ainda determinou o sequestro sobre bens e valores dos investigados e das pessoas jurídicas vinculadas aos suspeitos até o montante de R$ 35 milhões.

As investigações tiveram início em setembro de 2023, após análise de dados apreendidos com um preso de uma operação da PF denominada Trinca de Ases, que se encontrava foragido e morando no interior de São Paulo utilizando documento falso.

Em 16 de abril do ano passado, durante uma ação da PF, uma pessoa, ligada ao mesmo esquema criminoso, foi presa em flagrante quando transportava 33 kg de cocaína.

A investigação avançou e constatou-se expressiva movimentação financeira com indícios de origem ilegal em uma complexa estrutura de pessoas físicas e jurídicas voltadas à prática de lavagem de dinheiro.

Na ação de hoje, os agentes já apreenderam carros de luxo, dinheiro em espécie e armas.

CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *