RN

Sinsp: 1,2 mil professores da rede estadual de ensino do RN não responderam ao censo

Foto: Eduardo Maia

Faltando cinco dias para o fim do prazo para que servidores respondam ao Censo da Educação Estadual, pelo menos 1.272 profissionais da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte ainda não prestaram suas informações à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC).

A informação é do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN (Sinsp-RN), que tem denunciado irregularidades no trabalho dos servidores da educação estadual. O prazo para responder é até o dia 15 de maio, e caso o servidor não o faça, poderá ter seu salário cortado.

A realização do Censo foi determinada por meio de uma portaria interadministrativa publicada pela SEEC e Secretaria de Estado da Administração (Sead). O Censo começou desde o dia 25 de março e tinha prazo inicial para o dia 26 de abril, sendo encerrado o prazo para respostas online no dia 03 de maio. A portaria estipula que a não prestação de informações pode ensejar em suspensão de pagamento no mês seguinte.

Opinião dos leitores

  1. Tem que convocar os professores cedidos, que estão fora de suas funções, mas, tem que ter o mesmo tratamento para profissionais da saúde, Polícia Militar e demais. O pau que dá em Francisco tem que ser o mesmo que dá em Chico. Chega de arrumadinho. Em diversas Prefeituras, o cidadão faz concurso para Gari, e vai trabalhar (quando vai), e o deslocam para outras atividades, pela influência política, tomando o lugar de quem tem a disposição de assumir a função, daí pegue contratação de Terceirizados, que parece ser interessante para os políticos.

  2. OUTRO DADO QUE PRECISA SER ESCLARECIDO É O QUANTITATIVO DE PROFESSORES QUE ESTÃO FORA DA SALA DE AULA? TAMBÉM NÃO FICOU BEM PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA A COBRANÇA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, SOCORRO BATISTA, EM RESPOSTA A UMA PERGUNTA DO DEP. TAVEIRA JR, AO SUGERIR QUE A “ASSEMBLEIA DEVOLVA OS PROFESSORES COLOCADOS A DISPOSIÇÃO” DAQUELE PARLAMENTO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Eduardo Leite sugere adiar eleições no RS e diz que troca de prefeitos pode atrapalhar reconstrução

Foto: Lauro Alves / Governo do RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), sugeriu o adiamento das eleições municipais no estado, programadas para outubro deste ano.

Para o governador, a troca de gestão nas prefeituras do RS pode “atrapalhar o processo” de reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes desde o final de abril.

“Junho já é um momento pré-eleitoral e, em julho, se estabelecem as convenções. [O adiamento] É um debate pertinente. O Estado estará em reconstrução, ainda em momentos incipientes, em que trocas de governos municipais podem atrapalhar esse processo. O próprio debate eleitoral pode acabar dificultando a recuperação”, afirmou Leite em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta segunda-feira (20).

Segundo o político tucano, levará “alguns meses” para que a vida da população no estado volte a “algo perto do normal”. Cidades inteiras foram destruídas e precisarão ser reconstruídas em outros locais.

Indefinição sobre candidatura

Antes das enchentes, Eduardo Leite ainda não havia decidido qual candidato à prefeitura de Porto Alegre apoiaria. Diante do estado de calamidade, o tucano afirmou que a definição “está abaixo de outras prioridades”.

Na capital, o principal postulante ao cargo é Sebastião Melo (MDB), atual prefeito que busca reeleição. Ele era tido como favorito em pesquisas registradas antes das chuvas. A situação política de Melo, porém, pode ter se desmontado após as enchentes. O político, assim como Leite, é apontado como um dos culpados pela tragédia no Rio Grande do Sul.

Maria do Rosário (PT) é o nome da oposição. Ela já recebeu o apoio de outras legendas, como o PSOL, para tentar resgatar o protagonismo do campo progressista em Porto Alegre.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Grupo de suporte ao luto auxilia potiguares a lidarem com a perda de entes queridos

Iniciativa recebeu o nome Chá da Saudade e funciona como grupo de escuta, liderado por profissional da Psicologia, para pessoas enlutadas.

Foto: Cedida

Os estudos na área da Psicologia reconhecem a importância do apoio terapêutico e psicológico às pessoas enlutadas. Pensando em formas de ampliar esse suporte, o cemitério, crematório e funerária Morada da Paz, em Emaús – Grande Natal, conta há oito anos com o projeto Chá da Saudade, que consiste em um grupo de escuta no qual os participantes compartilham suas experiências na vivência do luto.

O objetivo do Morada da Paz é oportunizar para os participantes um espaço de demonstração de apoio e empatia com a história do outro. “Eles partilham as próprias vivências, diante da reorganização do cotidiano e sentimentos nesse processo de elaboração do luto, e compartilham os seus recursos de enfrentamento. Meu papel é mediar e acolher”, explica a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Alexsandra Nunes.

Uma das participantes, Linete Rocha, começou a frequentar o grupo por indicação de um amigo. Aos 79 anos e viúva desde 2023, ela conta que sua primeira impressão foi bastante positiva. “Os encontros proporcionam aos participantes uma oportunidade de externar angústias e melhorar a qualidade de vida. Os encontros me ajudaram bastante e hoje me sinto bem. Acho que ultrapassei a fase crítica e quero evoluir no meu processo de luto com o aprendizado vivenciado nas reuniões”, relata Linete.

Com a frequência na participação dos encontros do Chá da Saudade, vínculos são criados entre os participantes. De acordo com Verônica Melo e Silva, de 58 anos, viúva desde 2018, participar e partilhar o luto com outro enlutado é muito acolhedor: “Nem sempre a família e amigos querem escutar ou não têm paciência. No Chá da Saudade eu tenho amigos que me ouvem e me acolhem. Sou muito grata a todos eles”.

No processo do luto, ter uma rede de apoio faz toda a diferença. Para Alexsandra, a busca por suporte para lidar com todas as etapas do processo de luto é muito salutar. “Seja de forma individual ou em grupo, como na Chá da Saudade, a partilha de sentimentos, emoções e situações – principalmente com o acompanhamento profissional e a escuta acolhedora de um profissional da Psicologia – pode oferecer ferramentas importantes ao enlutado”, salienta a profissional do Morada da Paz.

Sobre o Chá da Saudade

Realizado desde 2016, o projeto é oferecido para os clientes do Morada da Paz, de forma gratuita, e é promovido nas unidades da marca no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco pela equipe da Psicologia do Luto.

Em 2023, o projeto foi vencedor no I Concurso Luto com Ciência, que premiou iniciativas e casos de êxito desenvolvidos em cemitérios e no setor funerário. A ação aconteceu durante o I Congresso Internacional de Governança de Cemitérios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado em novembro, na Universidade Federal de Pernambuco.
____

Assessoria de Imprensa: Ideia Comunicação
www.ideia.jor.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

STF põe na pauta processo que pede autorização para trans usarem banheiros femininos

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Supremo Tribunal Federal (STF) pautou para o dia 29 um processo que pode liberar o uso de banheiros femininos por trans.

Em virtude de o caso ser de repercussão geral, a decisão do STF vai estabelecer um padrão a ser aplicado em processos semelhantes.

A ação foi movida por uma pessoa trans impedida de usar o toalete para mulheres em um shopping de Santa Catarina.

Conforme a defesa, a pessoa trans passou por uma “situação vexatória” durante abordagem de um segurança.

Decisão sobre trans em banheiros femininos

Desde o início do julgamento, que começou em 2014, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin votaram para que trans possam usar banheiros femininos. O julgamento acabou suspenso, no ano seguinte, após um pedido de vista de Luiz Fux.

“Os transexuais têm direito a serem tratados socialmente de acordo com a sua identidade de gênero, inclusive na utilização de banheiros de acesso público”, argumentou Barroso, que é o relator do caso.

São partes interessadas no caso o Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais.

Fonte: Revista Oeste

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Faria de novo”; diz adolescente que matou pais e irmã em SP

Foto: Reprodução/SBT

O adolescente de 16 anos que m4tou os pais adotivos e a irmã na sexta-feira (17/5) e passou o final de semana com os corpos disse à polícia que não se arrepende e que, se pudesse, “faria novamente”. O crime foi cometido dentro da casa da família, na Vila Jaguara, zona oeste de São Paulo.

Em depoimento à polícia, o menor de idade afirmou que já havia pensado em m4tar os pais anteriormente e que decidiu colocar o plano em prática após eles “confiscarem” seu aparelho celular.

Os desentendimentos com os pais eram frequentes, segundo o adolescente. Ele disse que, na véspera do crime, os pais o chamaram de “v4g4bundo”.

Segundo o relato do adolescente, o pai e a irmã foram m0rt0s por volta das 13h da sexta-feira. Depois, ele foi até a cozinha, almoçou ao lado do cadáver do pai e foi até a academia. A mãe foi m0rta horas depois, por volta de 19h, quando chegou do trabalho.

Durante o final de semana, convivendo com os corpos dos familiares, o garoto manteve sua rotina normalmente. No sábado (18/5), um dia após as mortes, o adolescente pegou uma f4ca na cozinha e cravou nas costas da mãe. Ele disse que fez isso porque ainda estava com raiva dela por ter ficado sem o celular.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

CRIME BRUTAL: Adolescente mata a tiros pais e irmã em SP

Foto: Reprodução Tv Globo

Um adolescente de 16 anos foi apreendido, na madrugada desta segunda-feira (20/5), após confessar, de acordo com a polícia, ter matado a tiros os pais adotivos e a irmã dentro de casa, na Vila Jaguara, zona oeste de São Paulo.

O crime aconteceu na noite de sexta-feira (17/5), mas só foi descoberto nesta segunda-feira, quando o próprio adolescente ligou para a polícia para contar o que tinha feito. Ele falou à polícia que manteve sua rotina normal nos dias seguintes ao crime, como ir à academia e à padaria. Disse, ainda, que não estava arrependido.

O pai do adolescente tinha 57 anos, a mãe, 50, e a irmã, 16. Aos policiais militares que foram à sua casa ele teria dito que cometeu os assassinatos após “um desentendimento”.

Corpos permaneceram na casa

Segundo apurou a Polícia Militar, os corpos permaneceram na casa nos últimos três dias. Os corpos dos pais foram encontrados no andar térreo e a irmã estava no andar superior. No caso da mãe, o adolescente ainda fincou uma faca em suas costas no sábado (28/5), quando ela já estava morta.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o adolescente confessou ter usado a arma do pai, que era guarda civil municipal em Jundiaí, no interior do estado.

O adolescente foi levado para o 87º DP para ser ouvido pela equipe de investigação. Em seguida, será encaminhado à Fundação Casa.

Por volta de 6h, peritos da Polícia Técnico-Científica estavam no local. Nesse horário, os corpos das vítimas permaneciam no imóvel. A arma e o celular do menor foram apreendidos.

O caso foi registrado como ato infracional de homicídio – feminicídio; ato infracional de posse ou porte ilegal de arma de fogo e ato infracional – vilipêndio a cadáver.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Traficantes tentam esconder droga em caminhão com ajuda para o RS; PRF descobriu ação

Foto: Divulgação PRF

Uma operação conjunta inesperada revelou um carregamento oculto de drogas dentro de um veículo destinado à ajuda humanitária. A apreensão ocorreu durante a manhã deste sábado, evidenciando o uso de estratégias sofisticadas por parte de traficantes para transportar substâncias ilícitas.

Durante uma inspeção mais detalhada, os oficiais encontraram drogas escondidas no estepe do caminhão. Com o uso de ferramentas específicas, eles acessaram o interior do pneu, descobrindo 52 quilos de cocaína e um quilo de crack.

O caminhão transportava aproximadamente 20 toneladas de itens doados, arrecadados legalmente pela Defesa Civil de Cascavel. A credencial de ajuda humanitária estava clara, adornada com um adesivo que dizia “SOS Rio Grande do Sul”.

*Com informações Porta 96Fm e O antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CARNAUBAIS: Contrato milionário com escritório de advocacia que não produziu nenhuma ação jurídica é um escândalo

 

Foto: Reprodução

No último dia 10 de maio, o BLOGDOBG publicou notícia sobre um contrato esquisito entre a Prefeitura de Carnaubais e o escritório de advocacia Severino Medeiros Sociedade Individual de Advocacia com valor de quase R$ 1 milhão firmado em 25 de outubro de 2023 para serviço de assessoria jurídica ao Município. porém com o fato curioso de que desde a assinatura do contrato até o mês de abril desse ano nenhuma atuação jurídica em favor do Município foi registrada.

O BLOGDOBG passou a semana apurando o fato que poderia ter levado a prefeita Marineide Diniz a cometer esse erro milionário. Contudo, apuramos que não foi nenhum erro e sim que o contrato foi intermediado pelo marido da prefeita e atual chefe de gabinete do Município, Dinarte Diniz, que firmou o contrato esquisito com o escritório de advocacia Severnio Medeiros. A aberração gerou até notificação da OAB/RN pedindo esclarecimentos à Prefeitura já que não existe nenhum serviço prestado. Pelo o que apuramos, o Ministério Público também vai pedir informações do contrato.

Tais fatos levam ao contrato deixar de ser esquisito para beirar um grande escândalo em Carnaubais. A Prefeitura não se manifestou até o momento, e o BLOGDOBG não conseguiu contato com a prefeita Marineide, nem seus assessores de comunicação para tratar desse assunto. Deixamos o espaço em aberto para os esclarecimentos da gestão da prefeita Marineide Diniz para este caso que pode se tornar um grande escândalo de improbidade administrativa com o dinheiro público.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro processa Boulos por associá-lo à morte de Marielle Franco

Foto: Isac Nóbrega/Zeca Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal agendou para o dia 19 de julho uma audiência de conciliação entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Bolsonaro cobra uma indenização de R$ 50 mil de Boulos por danos morais. Segundo a defesa do ex-presidente, o pré-candidato à prefeitura de São Paulo fez “ilações” e o acusou de suposta participação no assassinado da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

A ação lista publicações no X (antigo Twitter) em que o deputado do PSOL teria apontado Bolsonaro como responsável pelo crime.

A decisão de Bolsonaro de processar o adversário político ocorre após os irmãos Chiquinho Brazão e Domingos Brazão serem apontados pela Polícia Federal como os mandantes dos assassinatos. Ambos estão presos desde o fim de março pela suspeita de participação no caso.

Procurado pela CNN, o deputado Guilherme Boulos não quis comentar o assunto.

Recentemente, outra disputa entre Boulos e Bolsonaro foi parar na Justiça. O ex-presidente foi obrigado a excluir uma postagem que fez nas redes sociais com informações que seriam falsas sobre o deputado.

No material compartilhado, uma reportagem intitulada “Governo coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros”, Bolsonaro usou imagens do parlamentar junto com Lula.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Novos voluntários da Força Nacional do SUS chegam ao Rio Grande do Sul

Foto: Ivan Matos/MS

A partir desta segunda-feira (20), novos voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegam ao Rio Grande do Sul. No início de maio, a equipe contava com 100 profissionais. Com o reforço, o número chegará a 202.

A medida, de acordo com o governo federal, vai permitir que equipes volantes, com médicos e enfermeiros, atuem simultaneamente em dez municípios classificados como prioritários.

Atendimentos

De acordo com o Ministério da Saúde, em 15 dias, a Força Nacional do SUS ultrapassou 3,5 mil atendimentos no Rio Grande do Sul, sendo 2.041 deles apenas no Hospital de Campanha de Canoas.

A unidade de Porto Alegre contabilizou 503 atendimentos enquanto a estrutura de São Leopoldo, a mais recente a iniciar operações, acumula 47 atendimentos.

As equipes volantes, segundo a pasta, atenderam 887 pessoas. Houve, no acumulado, 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais.

Dados do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o Rio Grande do Sul apontam que 25% dos atendimentos em saúde no estado são relacionadas a doenças respiratórias, enquanto 7% são de doenças diarreicas.

Ampliação da rede

O município de Novo Hamburgo, distante 78 quilômetros de Porto Alegre, deve receber o quarto hospital de campanha. A nova estrutura terá seis médicos e três enfermeiros, além de técnicos de enfermagem. A unidade, segundo o ministério, receberá pacientes 24 horas por dia e tem capacidade para entre 150 e 200 atendimentos diários.

“Nesta semana, será iniciada a montagem e o início do funcionamento será divulgado nos próximos dias”, destacou a pasta.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

LULA lamenta morte do presidente iraniano

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta segunda-feira (20) uma mensagem de pesar Diante da confirmação da morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi,e do chanceler do país, Houssein Amir Abdollahian, nesse domingo (19). Eles estão entre as vítimas em uma queda de helicóptero que aconteceu no norte do país.

– Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítima, ao governo e ao povo iraniano.

Opinião dos leitores

  1. Esse tal de Raisi era muito bonzinho. Foi membro do Comitê da Morte, que matou milhares de iranianos. “Num” valia subnitrato de cocô de gato; ou seja, tão sujo quanto o Nine.

  2. E o Brasil da esquerda, da defesa fascista dos países totalitários, do LULA HAMAS, vai caminhando para a desgraça ainda maior do povo.
    Faz o L

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *