Geral

Sistema Sicredi reforça a importância da educação financeira durante a Semana ENEF

Foto: Divulgação

Entre 18 e 24 de maio, instituição financeira cooperativa intensifica ações gratuitas de educação financeira voltadas ao consumo consciente e à organização financeira

O Sistema Sicredi reafirma seu compromisso com a sustentabilidade econômica ao participar da 13ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada de 18 a 24 de maio de 2026.
Alinhada ao tema desta edição — “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade” —, a instituição promoverá ações presenciais e digitais voltadas à conscientização financeira e à melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades.
Para o Sistema Sicredi, educação financeira vai além de ensinar a poupar. A proposta é incentivar escolhas mais conscientes e equilibradas no dia a dia, fortalecendo a autonomia das pessoas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Durante a semana, as ações terão como foco quatro pilares: organização financeira, consumo consciente, combate ao endividamento e construção de hábitos financeiros positivos.
“As pequenas mudanças na rotina podem gerar grandes impactos na segurança financeira e na qualidade de vida das famílias. É isso que queremos estimular durante a Semana ENEF”, destaca o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro.
No site de Educação Financeira do Sistema Sicredi, (https://www.sicredi.com.br/site/educacaofinanceira/), o público encontra gratuitamente conteúdos educativos digitais voltados à educação financeira e à construção de uma vida financeira mais sustentável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Ancelotti divulga lista oficial dos 26 convocados para a Copa do Mundo com Neymar e surpresa

Foto: Reprodução/Neymar Jr.

O técnico Carlo Ancelotti revelou, nesta segunda-feira (18), os 26 jogadores convocados para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O anúncio oficial ocorreu durante cerimônia especial realizada no Museu do Amanhã, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Além das estrelas consagradas e de Neymar, a grande surpresa na lista final do treinador italiano para a competição foi a inclusão do goleiro Weverton.

A Seleção está n Grupo C e, conforme o sorteio oficial da Fifa, enfrentará na primeira fase as seleções de Marrocos, Haiti e Escócia.

A estreia oficial será no dia 13 de junho contra o Marrocos, às 19h (horário de Brasília). O confronto de abertura para o Brasil será realizado no MetLife Stadium, situado em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Confira os convocados do Brasil para a Copa do Mundo

Goleiros:

  • Alisson (Liverpool)
  • Ederson (Fenerbahçe)
  • Weverton (Grêmio)

Defensores:

  • Alex Sandro (Flamengo)
  • Bremer (Juventus)
  • Danilo Luiz (Flamengo)
  • Douglas Santos (Zenit)
  • Gabriel Magalhães (Arsenal)
  • Ibañez (Al-Ahli)
  • Léo Pereira (Flamengo)
  • Marquinhos (PSG)
  • Wesley (Roma)

Meio-campistas:

  • Bruno Guimarães (Newcastle)
  • Casemiro (Manchester United)
  • Danilo Santos (Botafogo)
  • Fabinho (Al-Ittihad)
  • Lucas Paquetá (Flamengo)

Atacantes:

  • Endrick (Lyon / Real Madrid)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal)
  • Igor Thiago (Brentford)
  • Luiz Henrique (Zenit)
  • Mateus Cunha (Manchester United)
  • Neymar (Santos)
  • Raphinha (Barcelona)
  • Rayan (Bournemouth)
  • Vini Jr. (Real Madrid)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

RUMO AO HEXA: Neymar é convocado para a Copa do Mundo de 2026

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, nesta segunda-feira (18), os 26 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.

Entre os principais nomes confirmados está o do atacante Neymar Jr., que assume o protagonismo na busca pelo hexacampeonato.

Horas antes do evento oficial, uma mudança no perfil do jogador chamou a atenção dos torcedores nas redes sociais.

Neymar atualizou sua biografia se apresentando como atleta do Santos e da Seleção Brasileira, o que foi interpretado por internautas como a confirmação antecipada de sua presença.

Foto: Reprodução

A competição deste ano terá um formato inédito e será realizada em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá. O anúncio da lista da comissão técnica encerra as especulações em torno da participação do camisa 10 no torneio mundial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

[VÍDEO] Caças da Marinha dos EUA colidem no ar durante show aéreo

Imagens: Reprodução/Poder360

Dois caças EA-18G Growler da Marinha dos Estados Unidos colidiram no ar durante uma demonstração no Gunfighter Skies Air Show. O acidente ocorreu na Base Aérea de Mountain Home, no estado de Idaho.

Vídeos divulgados nas redes sociais registraram o momento exato do impacto entre as aeronaves, seguido por grandes colunas de fumaça preta. Os aviões pertenciam ao Esquadrão de Ataque Eletrônico VAQ-129, sediado no Estado de Washington.

Os quatro tripulantes conseguiram se ejetar dos caças antes da queda. Eles foram avaliados por equipe médica. O boletim indica que o estado de saúde dos militares é estável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

ALERTA NACIONAL: Mais de 32 mil crianças foram vítimas de violência sexual em apenas 4 meses

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

O Disque 100 contabilizou mais de 32,7 mil registros de violação sexual contra crianças e adolescentes no Brasil entre janeiro e abril deste ano. O total representa um aumento de 49,48% em comparação com o mesmo período do ano passado, acendendo um alerta grave sobre a segurança da infância no país.

De acordo com o balanço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a esmagadora maioria das ocorrências acontece no ambiente privado.

Cerca de 76,4% dos crimes — o equivalente a mais de 25 mil casos — foram praticados dentro da residência da própria vítima, do suspeito ou de familiares próximos.

Ambiente Digital

Especialistas em segurança pública apontam que a internet tem sido um facilitador para o avanço desse tipo de criminalidade.

O ex-delegado de Defesa da Criança e do Adolescente, Correia Júnior, afirma que o ambiente virtual ampliou o alcance e a velocidade das violações, dificultando o controle e facilitando o aliciamento.

Subnotificação e Sinais

Além dos episódios confirmados, o sistema federal recebeu mais de 116 mil denúncias gerais de violação de direitos humanos contra menores.

Autoridades reforçam a necessidade de atenção a mudanças bruscas de comportamento em crianças, como isolamento, medo excessivo e alterações no uso de celulares, que servem de alerta para possíveis abusos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitura de Macaíba homologa resultado e convoca os primeiros 45 agentes da Guarda Municipal

Foto: Rodrigo Galvão

A Prefeitura de Macaíba deu mais um passo importante para a implantação da Guarda Municipal. O prefeito Emídio Júnior assinou os editais de homologação do concurso público e de nomeação dos primeiros 45 guardas municipais aprovados, que concluíram o curso de formação realizado em parceria com a Guarda Civil Municipal de Natal. Os editais serão publicados na edição do Diário Oficial do Município nº 1945, desta segunda-feira (18).

De acordo com o prefeito de Macaíba, outros cinco candidatos que seguem em formação junto à Guarda Municipal de Ceará Mirim, também serão nomeados em breve, completando as 50 vagas previstas inicialmente no edital. Além disso, a Prefeitura anunciou a convocação de mais dez candidatos, ampliando o efetivo para um total de 60 profissionais.

Os novos agentes receberão auxílio-fardamento no ato da nomeação e, após a matrícula funcional, a Secretaria Municipal de Segurança Pública dará entrada nos pedidos de porte de arma junto à Polícia Federal. A criação da Guarda Municipal é considerada uma das principais ações da atual gestão na área da segurança pública e representa um reforço importante para o patrulhamento preventivo e a proteção do patrimônio público municipal.

“Estamos estruturando uma corporação preparada, equipada e comprometida com a segurança da nossa cidade. A nossa tão sonhada Guarda Municipal está saindo do papel e se tornando realidade. Isso é resultado de planejamento, trabalho sério e compromisso com o presente e o futuro de Macaíba”, declarou o prefeito Emídio Júnior.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputada Carla Dickson anuncia em Macaíba emenda de R$ 1 milhão já na conta da Prefeitura para ampliar atendimento às crianças atípicas do município

A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) esteve no último sábado (16), no município de Macaíba participando de mais uma edição do chá promovido pelo projeto Rede Mães que Ajudam. A iniciativa conta com o apoio do seu mandato e tem se tornado referência no acolhimento às famílias atípicas do Rio Grande do Norte.

O evento reuniu mães atípicas da cidade em um momento marcado por escuta, troca de experiências, acolhimento e fortalecimento emocional. Durante o encontro, a parlamentar anunciou a destinação de uma emenda no valor de R$ 1 milhão para a saúde do município. O recurso será utilizado na ampliação do atendimento às crianças atípicas de Macaíba.

Segundo Carla Dickson, o valor já se encontra na conta da Prefeitura e deverá beneficiar em breve dezenas de famílias que necessitam de acompanhamento especializado e assistência contínua. A destinação da emenda aconteceu após solicitação da vereadora Clarissa Matias, aliada política da deputada no município e defensora da pauta das famílias atípicas.

Durante seu discurso, a deputada destacou a importância do recurso ser investido diretamente na causa autista e reafirmou seu compromisso com as mães e crianças atípicas do estado. “Essa luta também é minha. Tenho caminhado pelos municípios ouvindo mães, conhecendo histórias e entendendo de perto as dificuldades enfrentadas por essas famílias. Nosso mandato seguirá trabalhando para garantir mais dignidade, inclusão e atendimento especializado para quem mais precisa”, afirmou.

A deputada também relembrou outras ações que vem desenvolvendo em defesa das famílias atípicas no Rio Grande do Norte, através da destinação de recursos, realização de eventos de acolhimento e fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Reconhecida em todo o estado como a “deputada do autismo”, Carla Dickson tem ampliado sua atuação na defesa da inclusão e da assistência às famílias atípicas, consolidando seu mandato como uma das principais vozes dessa causa no Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DATAFOLHA: STF registra 40% de reprovação e se mantém no pior patamar da série histórica

Foto: Gustavo Moreno/STF

Em meio a um racha interno e às revelações do caso Master, o STF (Supremo Tribunal Federal) se mantém em seu pior patamar de avaliação, mostra pesquisa Datafolha. A marca, similar à de março, só é equivalente à de dezembro de 2019, início da série histórica, e à de dezembro de 2023.

No total, 40% dos entrevistados avaliam o trabalho dos ministros da corte como ruim ou péssimo. Outros 34% o classificam como regular, e 22%, como ótimo ou bom. Os índices se mantiveram estáveis em relação a março, considerando-se a margem de erro de dois pontos. Eram de 39%, 34% e 23%, respectivamente.

A avaliação dos integrantes do Supremo se dá em meio ao envolvimento do nome de ministros no escândalo do Banco Master, a críticas sobre penduricalhos salariais no Judiciário e ao debate em torno de uma reforma do Poder.

O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas, com 16 anos ou mais, pelo método de abordagem pessoal em pontos de fluxo, nos dias 12 e 13 de maio. A margem de erro máxima para o total da amostra é de dois pontos percentuais dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código BR-00290/2026.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula admite inflação no teto da meta em 2026 e mantém previsão de crescimento de 2,3% do PIB

Foto: Edu Andrade/MF

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva aumentou a previsão de inflação para 2026, passando de 3,7% para 4,5%, exatamente o teto da meta definida para o ano.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira no Boletim Macrofiscal da Secretaria de Política Econômica.

Apesar da revisão na inflação, o Ministério da Fazenda manteve a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,3% para 2026.

Segundo o governo, a piora na projeção da inflação foi causada principalmente pelos efeitos da guerra no Irã, que elevaram o preço do petróleo e aumentaram a pressão sobre combustíveis e outros produtos.

Desde o início do conflito, em 28 de fevereiro, os combustíveis acumulam alta média de 6,8% no Brasil neste ano.

A equipe econômica também citou outros fatores que influenciaram a revisão:

  • aumento do preço do petróleo;
  • expectativa de juros mais altos;
  • resultados recentes do IPCA acima do esperado;
  • variações no câmbio.

Mesmo com a revisão, o governo afirma que a inflação ainda deve permanecer dentro da meta. O centro da meta para 2026 é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, permitindo um limite máximo de 4,5%.

A secretária de Política Econômica, Débora Freire, afirmou que o cenário ainda depende da evolução do conflito no Oriente Médio.

O IPCA de abril subiu 0,67%. Em 12 meses, a inflação passou de 4,14% em março para 4,39%.

Para 2027, a previsão de inflação também aumentou, saindo de 3% para 3,5%.

Já a projeção de crescimento da economia em 2027 foi mantida em 2,7%, com expectativa de melhora impulsionada pela redução gradual da taxa Selic.

No fim de abril, o Comitê de Política Monetária reduziu a Selic de 14,75% para 14,5% ao ano, mas alertou para os riscos inflacionários ligados ao cenário internacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Regimento do Senado impede nova análise do nome de Jorge Messias ao STF em 2026

Foto: Carlos Moura/Agência Senado

O Senado Federal não pode analisar novamente, em 2026, a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal após a rejeição do nome pelo plenário.

A regra está prevista no Regimento Interno do Senado e proíbe que uma autoridade rejeitada volte a ser avaliada na mesma sessão legislativa, que corresponde ao ano de atividades do Congresso.

Na prática, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só poderá reapresentar o nome de Messias a partir de fevereiro de 2027, caso seja reeleito.

Imagem: reprodução/Senado

Jorge Messias recebeu 34 votos favoráveis no Senado, número insuficiente para aprovação.

Segundo relatos de bastidores, Lula considera que a derrota foi resultado de articulação política liderada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e não de questões técnicas envolvendo o nome do ministro da AGU.

Messias ainda pretende trabalhar para tentar voltar à disputa pela vaga no Supremo no futuro.

A cadeira no STF está aberta desde outubro de 2025, após a saída de Roberto Barroso.

Com a restrição regimental, o governo agora terá de decidir entre indicar outro nome para o Supremo ou esperar 2027 para tentar novamente aprovar Jorge Messias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: 70% avaliam que relação entre Congresso e Lula é de confronto

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados | Ricardo Stuckert / PR | Marcos Oliveira/Agência Senado

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo aponta que 70% dos brasileiros avaliam a relação entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e o Congresso Nacional como mais marcada por confronto do que por colaboração.

Outros 20% afirmam enxergar mais cooperação entre os Poderes. Já 2% disseram não ver nem confronto nem colaboração, enquanto 8% não souberam responder.

O levantamento reflete uma série de embates entre o Palácio do Planalto e o Congresso durante o terceiro mandato de Lula.

Um dos episódios de maior impacto ocorreu em abril, quando o Senado rejeitou a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal.

No mesmo período, deputados e senadores também derrubaram o veto do governo ao projeto da dosimetria, que havia sido barrado integralmente por Lula.

Outra derrota importante para o governo aconteceu em 2025, quando o Congresso impediu mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras propostas pelo Executivo.

Segundo a Folha de S.Paulo, a maior parte das entrevistas foi realizada antes da divulgação de conversas envolvendo o senador Flávio Bolsonaro e o empresário Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.004 eleitores, entre os dias 12 e 13 de maio, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.  A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-00290/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *