Foto: Andressa Anholete/SCO/STF
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pelo impedimento do ministro Alexandre de Moraes para relatar inquérito contra o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Mendonça foi o último a votar em ação movida pela defesa de Bolsonaro e o único a divergir do relator da reclamação, ministro Luís Roberto Barroso. Assim, o placar terminou 9 a 1 pela manutenção de Moraes na relatoria de inquérito que apura tentativa de golpe e tem 37 indiciados pela Polícia Federal.
Em seu voto divergente, Mendonça concordou com a defesa de Bolsonaro ao argumentar que Moraes “sofreria, direta e imediatamente, consequências graves e tangíveis, como prisão – ou até mesmo morte –, se os relatados intentos dos investigados fossem levados a cabo”. E completou: “parece-me presente a condição de ‘diretamente interessado’”, disse o ministro, ao citar artigo do Código de Processo Penal.
Mendonça ressalta que Moraes seria “vítima na situação” e que em nenhum momento está em discussão a “ilibada conduta do eminente magistrado arguido”. Para ele, o impedimento tem “critérios objetivos, cuja verificação se dá a partir de dados da realidade objetiva”.
Os outros nove ministros que votaram no caso, em plenário virtual, se posicionaram pela manutenção do ministro Alexandre de Moraes como relator do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022.
Votaram contra o pedido de Bolsonaro o relator, ministro Luís Roberto Barroso, os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques. André Mendonça votou para dar provimento ao recurso da defesa de Bolsonaro.
Moraes, por óbvio, está impedido de votar no caso.
Fonte: Metrópoles
Sem qualquer posicionamento partidário lamento o voto do ministro Mendonça essa postura tomada por ele de votar em favor ilegal e imoral pelo afastamento do ministro Alexandre de Morais transparece o compromisso dele com o ex-presidente Bolsonaro por gratidão pela a indicação dele como ministro do STF.
Deus me livre de homem imbecil, pode ser pobre de dinheiro, mas calhorda jamais, furado na venta então, vc comedor de barro fique longe kkkkk
Sem dúvida a pior composição do STF de sua história, esses senhores rasgaram completamente as leis do país, isso é uma vergonha.
Quer um lenço?
😭🤡😭🤡😭🤡😭🤡
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Normal. Nada estranho. Pagando o favor.
Discordo, a função de um sinistro do STF não é pagar favor por sua indicação, a função deles é de acordo com a constituição federal, mas esses que estão no momento já não respeitam mais a constituição federal. O certo é para todos, assim como o errado é para todos.