A DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa) do Paraná investiga um acidente que levou três clientes de um bar a beberem soda cáustica em vez de bebida alcoólica. Os três foram hospitalizados.
O caso ocorreu no início da madrugada do último sábado (13). Um homem, sua irmã e uma amiga dos dois foram ao estabelecimento e pediram três doses de tequila.
O dono do bar, Mauro Jardim de Almeida, serviu os três copos. A primeira cliente a beber passou mal e em pouco tempo começou a vomitar, diz a polícia.
“Os dois amigos ingeriram um pouco da bebida, encostaram a bebida na boca, já sentiram um ardor e pararam”, diz a delegada Sabrina Alexandrino.
Os irmãos chegaram a ir ao Hospital Cajuru, mas foram liberados. Já a amiga, Bianca Fonseca, permanecia internada nessa segunda-feira (15).
O dono do bar diz ter colocado o produto na boca e cuspido fora. Segundo Mauro, a soda cáustica foi colocada em uma garrafa usada de tequila, e em algum momento, por engano, foi parar na prateleira das bebidas. O empresário diz não acreditar que alguém tenha agido de propósito.
“Foi uma funcionária minha. Mas não tem sabotagem, nada, ninguém teve intenção de fazer nada”, afirma.
A polícia, que ainda ouve as testemunhas do caso, diz que a hipótese de acidente é a mais provável. “A gente trabalha com a possibilidade, embora seja cedo para afirmar, que a pessoa que serviu a bebida (…) tenha pego [a garrafa] por equívoco e tenha servido as pessoas sem perceber que se tratava de uma substância tóxica”, diz Sabrina.
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) realiza nesta quinta-feira (28) os primeiros depoimentos para investigação do esquema de fraudes do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
A primeira a falar na comissão será a defensora pública Patrícia Bettin Chaves, que atua para coibir descontos irregulares em benefícios previdenciários desde antes da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.
Outro depoimento previsto para esta quinta é o do delegado responsável pela investigação da PF, Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi. Por ainda estar no comando, a conversa com ele ocorrerá em uma “sessão secreta” — sem registros nem a presença de jornalistas.
Investigação ‘do GPS’
Além dos depoimentos, a comissão também pautou pedidos para rastrear a localização de suspeitos das aplicações de fraudes contra aposentados e pensionistas. A solicitação alcança Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.
Investigadores apontam que ele atuou como lobista e foi um dos intermediadores das fraudes. A ideia é apurar se ele, e outras pessoas, frequentaram as dependências do Senado, da Câmara, do Ministério da Previdência e do INSS.
Empréstimo Consignado
A apuração de vazamento de informações bancárias de aposentados e pensionistas também está na lista de pedidos e pode avançar na reunião desta quinta.
A intenção é verificar se instituições financeiras divulgaram de forma indevida contatos de aposentados, por conta da suspeita de que dados tenham sido utilizados para o oferecimento de empréstimos consignados.
O objetivo da investigação foi confirmado ao R7 pelo vice-presidente da comissão, deputado Duarte Junior (PSB-MA). Segundo ele, a ideia é começar com pedidos ligados ao Banco Central e, depois, solicitar informações à Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
“A situação é grave. E a gente tem que fazer o que for suficiente para enfrentar o lobby dos bancos, das instituições financeiras, para defender aqueles que não têm lobista, que são os aposentados e os pensionistas”, diz.
A cidade de Jucurutu sempre inovando. A novidade por lá agora é a 1ª Vaquejada de Pneu, que acontecerá no próximo sábado (30), às 15h, na rua Manoel Pereira da Cruz, conhecida como rua dos Bobós. Já tem gente se preparando para a vaquejada, mostra o vídeo enviado ao BLOGDOBG. O evento organizado por Celinho conta com vários patrocinadores.
A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (28) avaliou a imagem que os brasileiros têm da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
O levantamento mostra que ambas enfrentam maior rejeição do que aceitação entre os entrevistados, mas Michelle aparece em situação mais favorável do que a atual primeira-dama.
A esposa de Jair Bolsonaro (PL) tem uma imagem negativa para 53% dos entrevistados, enquanto 44% possuem uma visão negativa. Outros 3% dos entrevistados disseram não saber responder.
Já a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 55% de imagem negativa entre os entrevistados, contra 36% negativa. Outros 9% afirmaram não saber responder.
Foram entrevistadas 6.238 pessoas, entre os dias 20 e 25 de agosto. A margem de erro é um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Houve oscilações nos índices de desaprovação e aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (28). A desaprovação subiu e a aprovação caiu.
São 51% que desaprovam Lula. Em julho eram 49,7%.
Outros 47,9% aprovam. No último levantamento o índice era de 50,2%.
Não sabe passou de 0,2% em julho para 1% agora.
A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Foram entrevistadas 6.238 pessoas pela AtlasIntel, por recrutamento digital aleatório, entre 20 e 25 de agosto.
Acredito nessa pesquisa, partindo do princípio que 26% da população brasileira vive sob o comando daquela facção famosa hoje no mundo inteiro, não tenho dúvida que o chefe tem toda essa aceitação
Como lidar com birras, incentivar a autonomia de forma assertiva ou até conduzir conflitos entre irmãos? Questões como essas fazem parte da rotina de qualquer família e, muitas vezes, geram dúvidas sobre a melhor forma de agir. Pensando em preparar os pais para os novos desafios da educação de forma aprofundada, a Maple Bear Natal criou a Escola de Pais, um curso de formação contínua que tem como objetivo apoiar mães, pais e cuidadores na educação dos filhos, fortalecendo ainda mais o elo entre escola e casa.
A iniciativa é pioneira na cidade e se diferencia por ir além do trabalho já desenvolvido nas aulas de habilidades socioemocionais oferecidas aos alunos e das reuniões temáticas com os pais. Enquanto as crianças aprendem sobre empatia, convivência e responsabilidade, as famílias recebem formação estruturada que apresenta ferramentas práticas de comunicação, estratégias educativas e reflexões sobre o papel dos adultos no desenvolvimento integral das crianças.
“No final das contas, é em casa que muita coisa se aprende. A escola é parceira da família, e por isso pensamos em um espaço que ajude também os pais a refletirem sobre suas práticas educativas e a adotarem uma comunicação mais consciente no dia a dia com os filhos”, destaca a coordenadora escolar Geiciane Sampaio.
A fisioterapeuta Camila Meibach, mãe de Murilo (11 anos, Year 6) e Gustavo (9 anos, Year 4), compartilha sua experiência como participante da Escola de Pais. “A experiência tem sido transformadora. É um espaço de aprendizado respeitoso, que nos encoraja a valorizar tanto os pontos fortes dos nossos filhos quanto os nossos, como pais. Com base na disciplina positiva, comunicação não-violenta e autoconhecimento, aprendemos a conduzir melhor cada fase do desenvolvimento das crianças.”
Para Camila, o curso demonstra um cuidado que vai além da sala de aula. Na prática, os aprendizados já estão presentes no dia a dia da família.
“Aplico várias estratégias que aprendi: desde práticas de comunicação mais respeitosa até incentivo à autonomia e à responsabilidade. Também aprendemos sobre os diferentes temperamentos, o que nos ajuda a conduzir cada situação de forma mais assertiva. Esses aprendizados tornam o ambiente familiar mais leve e fortalecem a relação com meus filhos”, completa.
A Escola de Pais faz parte do projeto PEACE – Programa de Escuta, Autoconsciência, Convivência e Empatia desenvolvido de forma pioneira pela Maple Bear Natal, que tem como base metodologias como a Disciplina Positiva, a Comunicação Não-Violenta e a Justiça Restaurativa. A proposta é transformar cada conflito do cotidiano em uma oportunidade de aprendizado, tanto para os alunos quanto para os adultos envolvidos em sua formação. “Oferecemos algo novo, que vai além dos encontros de rotina entre escola e pais, para contribuir com as famílias na relação e formação das crianças para os desafios atuais. A educação é uma ação conjunta entre escola e família, fortalecendo os vínculos”, destaca a diretora pedagógica da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas.
A Justiça da Itália decidiu nesta quinta-feira (28) que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) continuará presa em Rebibbia, na Itália.
A parlamentar tentava responder ao processo em prisão domiciliar, em um apartamento nos arredores de Roma.
O sistema judiciário italiano avaliou que há “alto perigo de fuga” e definiu que o processo de extradição da brasileira, que pode durar ainda meses, terá prosseguimento.
Com a manutenção da prisão, a parlamentar segue respondendo ao processo de extradição que pode trazê-la de volta ao Brasil. Atualmente, o processo está no Ministério do Interior, equivalente ao Ministério da Justiça do Brasil.
Uma audiência na manhã de quarta-feira (27) foi realizada por um juiz italiano. Participaram a defesa de Zambelli e um representante do governo brasileiro, responsável pelo pedido de extradição.
Na audiência de quarta-feira (27), os advogados de Zambelli alegaram fragilidade de saúde da parlamentar e afirmaram que ela é alvo de um processo de perseguição política.
Um jornal de extrema esquerda?
Lula e Maduro são democracia?
George Soros interferindo no Brasil é democracia?
Flávio Dino, tem orgulho de ser comunista e o advogado de Lula ministro do STF são democracia?
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, nomeou o vice-presidente da entidade, José Vanildo da Silva, para coordenar o grupo de trabalho que será responsável pela reformulação da Copa do Nordeste, principalmente competição regional do país, que reúne grandes clubes da região.
O grupo foi formando com a missão de elaborar um novo regulamento da competição e ações que visam fortalecer cada vez mais o torneio e garantir sua sustentabilidade, ampliando assim sua representatividade no cenário esportivo. Além de José Vanildo, a comissão conta com a participação dos presidentes das Federações Alagoana, Cearense, Paraibana e Sergipana.
Nos próximos dias, a comissão deverá reunir os representantes de todas as Federações nordestinas, para discutirem a reformulação da competição. “É uma satisfação muito grande poder contribuir para o aprimoramento dessa competição tão importante para o Futebol que é a Copa do Nordeste. Nosso objetivo é fortalecer o torneio e, consequentemente o esporte e os clubes da região. Já iniciamos os trabalhos e estamos planejando uma grande reunião em Natal, com a participação de todas as Federações da região e também do presidente Samir Xaud, para que possamos apresentar as propostas”, comentou o vice-presidente José Vanildo.
A Receita Federal, um dos órgãos que integram a megaoperação nacional contra o crime organizado no setor de combustíveis, diz que já identificou ao menos 40 fundos de investimentos (multimercado e imobiliários), com patrimônio de R$ 30 bilhões, controlados pelo PCC.
Segundo o órgão, as operações aconteciam justamente no mercado financeiro de São Paulo, por integrantes infiltrados na famosa Faria Lima. Esses fundos de investimentos foram utilizados como estruturas de ocultação de patrimônio, afirmam os auditores federais.
A Receita Federal afirmou, ainda, que esses 40 fundos são fechados com um único cotista, geralmente com outro fundo de investimento, criando camadas de ocultação do dinheiro criminoso.
Esses fundos financiaram a compra de um terminal portuário, quatro usinas produtoras de álcool (mais duas usinas em parceria ou em processo de aquisição), 1.600 caminhões para transporte de combustíveis e mais de 100 imóveis pelo Brasil.
Entre os bens adquiridos com dinheiro desses fundos também estão seis fazendas no interior de São Paulo avaliadas em R$ 31 milhões e uma residência em Trancoso/BA, adquirida por R$ 13 milhões.
A principal fintech investigada atuava como banco paralelo da organização criminosa e movimentou sozinha R$ 46 bilhões não rastreáveis no período.
As principais empresas alvo da operação são as seguintes:
Grupo Aster/Copape (donos de usinas, formuladoras, distribuidoras e rede de postos de combustíveis usada pela organização criminosa);
BK Bank (fintech financeira utilizada para movimentar dinheiro por meio de contas bolsão não rastreáveis);
Reag (fundo de investimento usado na compra de empresas, usinas e para blindagem do patrimônio dos envolvidos).
De acordo com os auditores federais, essas empresas financeiras também financiavam outras companhias importadoras que atuavam na compra, no exterior, de produtos como nafta, hidrocarbonetos e diesel com recursos de formuladoras e distribuidoras vinculadas à organização criminosa.
Esses produtos eram comercializados em uma rede de mais de 1.000 postos de combustíveis, que atuavam em dez estados brasileiros: São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins.
Entre 2020 e 2024, a movimentação financeira desses postos foi de R$ 52 bilhões, com recolhimento de tributos muito baixo e incompatível com suas atividades.
Os postos já foram autuados pela Receita Federal em mais de R$ 891 milhões.
Cerca de 140 postos eram usados de outra forma. Eles não tiveram qualquer movimentação entre 2020 e 2024, mas, mesmo assim, foram destinatários de mais de R$ 2 bilhões em notas fiscais de combustíveis.
Possivelmente, essas aquisições simuladas serviram para ocultar o trânsito de valores ilícitos depositados nas distribuidoras vinculadas à organização criminosa, disse o órgão federal.
STF deveria dar 48 horas para explicação e bloquear todos esse bens, bem como colocar pelo menos um policial federal na casa de cada um dos envolvidos.
A Receita Federal, em parceria com diversos órgãos nacionais, desencadeou nesta quinta-feira, 28, uma megaoperação chamada de Operação Carbono Oculto, considerada a maior ação já realizada contra a principal organização criminosa do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC).
O alvo é uma rede que movimentou mais de R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024, infiltrada em toda a cadeia de combustíveis e no sistema financeiro nacional.
As investigações revelaram que o grupo criminoso controlava desde a importação até a venda ao consumidor final, usando centenas de empresas para sonegar tributos, adulterar combustíveis e lavar dinheiro. Segundo a Receita Federal, só em créditos tributários federais já foram constituídos mais de R$ 8,67 bilhões contra os envolvidos.
Como funcionava o esquema que movimentou R$ 52 bilhões
Um dos mecanismos identificados foi o desvio de metanol importado para adulterar gasolina, prática que prejudicava diretamente consumidores e ampliava os lucros ilícitos dos postos. Mais de 1.000 postos em 10 estados participaram do esquema, recebendo recursos em espécie ou via maquininhas para movimentar o dinheiro do crime.
Entre 2020 e 2024, esses postos registraram R$ 52 bilhões em transações, mas declararam tributos muito abaixo do esperado. Parte dos locais nem mesmo funcionavam, mas mesmo assim receberam R$ 2 bilhões em notas fiscais simuladas.
Fintech atuava como “banco paralelo”
O núcleo financeiro do esquema era uma fintech de pagamentos, que operava como verdadeiro banco clandestino da organização criminosa. Entre 2020 e 2024, a empresa movimentou R$ 46 bilhões de forma não rastreável, explorando brechas regulatórias.
A instituição chegou a receber mais de 10,9 mil depósitos em espécie, somando R$ 61 milhões, o que, de acordo com a PF, é uma operação incompatível com sua natureza que deveria apenas registrar dinheiro escritural. Os recursos eram concentrados em “contas-bolsão”, dificultando a identificação dos clientes finais.
Segundo a Receita Federal, essa fragilidade no monitoramento foi ampliada após a revogação, em 2025, de normas que obrigavam fintechs a reportar movimentações financeiras pela e-Financeira.
Blindagem em fundos de investimento
O dinheiro ilícito era reinserido na economia por meio de pelo menos 40 fundos de investimento, que somam patrimônio de R$ 30 bilhões. A maior parte funcionava como fundos fechados com apenas um cotista – normalmente outro fundo – criando diversas camadas de ocultação.
Esses fundos, segundo a Receita Federal, controlavam um terminal portuário, seis usinas de álcool, 1.600 caminhões, mais de 100 imóveis e propriedades de luxo, como fazendas no interior de São Paulo e uma casa em Trancoso/BA avaliada em R$ 13 milhões.
A Receita aponta indícios de que as administradoras dos fundos tinham ciência do esquema e colaboraram para esconder os verdadeiros beneficiários, deixando de repassar informações obrigatórias ao Fisco.
Operação nacional
Ao todo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 350 alvos em oito estados: São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional também entrou com ações para bloquear mais de R$ 1 bilhão em bens, incluindo imóveis e veículos.
A operação contou com a participação de cerca de 350 servidores da Receita Federal, além de integrantes do Ministério Público de São Paulo, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícias Civil e Militar, Secretaria da Fazenda de São Paulo, ANP e Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo.
Segundo a Receita, o nome “Carbono Oculto” faz referência tanto ao elemento químico presente em combustíveis quanto à ocultação de recursos ilícitos no sistema financeiro.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará de uma coletiva de imprensa sobre a operação no edifício sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, às 11h desta quinta-feira, 28.
O Hospital Walfredo Gurgel, maior pronto-socorro do RN, acumula dívidas de R$ 11 milhões com fornecedores e enfrenta falta de itens básicos, como luvas, álcool, lençóis e medicamentos — materiais que, em alguns casos, vêm sendo adquiridos pelos próprios familiares de pacientes.
Outras unidades de saúde da rede estadual também enfrentam problemas de suprimentos, escala médica e bloqueio de leitos.
O Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina) registrou em janeiro um índice de ruptura de estoque de 41,33%, enquanto o Hospital João Machado chegou a ter recomendações de bloqueio de leitos por falta de condições mínimas de segurança, conforme reportagem da Tribuna do Norte da edição do último dia 19, mencionada pelo MPRN no processo.
No Hospital Maria Alice Fernandes, a falta de suprimentos, associada a problemas na escala médica, levou ao bloqueio de sete leitos de UTI neonatal e pediátrica, medida adotada em conjunto com o Conselho Regional de Medicina (CREMERN), a Defensoria Pública e o próprio MPE para garantir a estrutura mínima de atendimento.
Já o Hemonorte, unidade central de hemoterapia, solicitou 41 itens à Unicat, mas recebeu apenas 9, precisando recorrer a empréstimos de outros hospitais e hemocentros de estados vizinhos para suprir faltas críticas. Entre os medicamentos e insumos em falta estão antibióticos de alto risco, anestésicos, analgésicos, luvas, lençóis e ventiladores, cuja ausência eleva o risco de infecções hospitalares, aumenta a mortalidade e prolonga internações, conforme aponta a manifestação do MPRN.
O que diz a Sesap
Em nota, a Secretaria de Saúde reconheceu a queda nos repasses financeiros apontada pelo MP, mas afirmou que o processo de recomposição de estoques já está em andamento. “O abastecimento nas principais unidades hospitalares do estado vem sendo recomposto recentemente, com o pagamento que vem sendo feito junto a fornecedores contratados”, informou a pasta.
A Sesap disse ainda que realiza “monitoramento diário dos estoques dos hospitais, bem como das entregas realizadas pelos fornecedores, com o objetivo de otimizar o abastecimento de toda a rede” e citou o pagamento de compras prioritárias, negociação de entregas mais rápidas e até o uso de requisições administrativas em casos extraordinários.
Tenho um amigo, que trabalha no fisco estadual. Segundo ele, mês a mês, a arrecadação estadual, vem aumentando expondencialmente…
Infelizmente, como o brasileiro tem memória curta, podem ter certeza que o governo, no próximo ano (ano de eleição), irá liberar verbas loucamente, fazendo propaganda de tudo, com a finalidade única de se manter no poder…
Vale lembrar o caso do atual Presidente de nosso País, que foi condenado em três instâncias e, depois de 487 recursos apresentados, teve seu processo anulado… Mas as provas são robustas (ver processo na Justiça Federal)… Ou seja, o processo foi anulado, mas os vários crimes foram efetivamente cometidos, mas isso, o nosso povo não se lembra…
Se prendera Lula, a Fatima Bezerra também merecer ir para o presidio em 2027;
Mais o aumento do ICMS não iria resolver tudo ?
Pq vocês não pegam todo esses rombos do governo do estado e comparam com o aumento de ICMS que senhor cadu Xavier disse que resolvia e não resolveu nada ?
Alguém
Mentiu ou esse dinheiro está indo pra outra coisa, que a gente sabe. Folha de pessoal
Comente aqui