Reprodução
O Supremo Tribunal Federal (STF) conclui nesta sexta-feira o julgamento de uma ação que questiona a condução do ministro Alexandre de Moraes na investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas.
Até o momento, oito ministros já votaram contra o pedido, que foi apresentado pelo próprio Bolsonaro. Apenas os ministros Nunes Marques e André Mendonça, que foram indicados à Corte pelo ex-presidente, ainda não se manifestaram.
O relator do caso é o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que votou para rejeitar o recurso. Ele foi acompanhado por Cármen Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Moraes declarou-se impedido de votar.
Para Barroso, a alegação de que Moraes seria vítima dos fatos investigados não leva a um “automático impedimento”, porque os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de tentativa de golpe de Estado, pelos quais os investigados foram indiciados, “têm como sujeito passivo toda a coletividade, e não uma vítima individualizada”.
Por isso, de acordo com o ministro, se a alegação de impedimento fosse aceita, “todos os órgãos do Poder Judiciário estariam impedidos de apurar esse tipo de criminalidade contra o Estado democrático de Direito e contra as instituições públicas”.
A solicitação original foi protocolada em fevereiro, após a primeira operação da Polícia Federal (PF) sobre o tema. Entretanto, Barroso rejeitou a ação. A defesa de Bolsonaro recorreu, e agora esse recurso será analisado pelos demais ministros.
A análise do recurso ocorre duas semanas após a PF concluir a investigação do caso e indiciar Bolsonaro, ex-ministros, militares e aliados por golpe de Estado, abolição violenta do Estado de Direito e organização criminosa. Eles negam as acusações.
O Globo
Alguém adivinha o resultado? Esse país é uma piada.
Dura lex, sed lex:
– Independente de quem julgar, a justiça será a mesma. Portanto, a questão de ser “Moraes” dá a entender que bolsonaro está com medo ou com a conciencia pesada, pois planejou matá-lo através de um golpe de estado.
– Bolsonaro é sim um criminoso. Intenção de matar também é crime da mesma forma. Ele só não foi homem suficiente – isso todos sabemos… – para levar a frente e botar na prática o que ele e sua quadrilha planejaram.
– Cabe aos componentes do STF refletirem: E se fosse um de nós?
A intenção não seria “dissolver” o tribunal?
Portanto, podem até vetar Moraes no julgamento mas a decisão tem que ser CADEIA para aquele bandido frouxo e covarde junto com sua quadrilha, assim como os vagabundos do 08/01, que também devem seguir o mesmo caminho.
E qualquer um apoiador se achar ruim, que vá fazer companhia a corja do bolsonaro na Papuda!
Quanto menos lixo de gente bolsonarista nas ruas menos podridão e menos catinga!
Vota no PT e vem falar de crime e de podridão? só sendo massa de manobra e cego msm.
“Conciência”!
Esse é o nível!
Esquerdista tem moral pra julgar alguém? Tem quadrilha maior que essa? Nem vou mais falar nada.
Rapaz não tem o que comentar fica calado…
Vc está tomando o que para essa diarreia mental? Se não melhorar, a indicação é internamento obrigatório em hospital psiquiátrico. Quando a gente verifica alguém escrevendo tanto, já sabe, é desequilibrado e nem lê, falta clareza e objetividade, sobram soberba, ira e espuma na boca.
Alguém tem dúvida do resultado???
Bolsonaro é um criminoso e independente de quem o julgue ele será condenado
Essa atual composição do senado e do STF é uma vergonha deveria ser destituída, não servem pra nada, aliais serve pra encherem o rabo de dinheiro do nosso suado trabalho