Jornalismo

Styvenson vai para campanha sem governador e recheado de contradições

O Capitão Styvenson despertou na semana passada pontuando na pesquisa para senador como um nome potencialmente forte, capaz de ser eleito e deixar para trás figuras da política do Rio Grande do Norte que já vem se notabilizando no poder há algum tempo.

Decidiu-se por refletir se iria para a disputa e se desincompatibilizou. Tem até as convenções para se filiar e se apresentar como candidato, mas suas afirmações a respeito do assunto estão jogando ainda mais dúvidas sobre seu projeto.

Em entrevista ao Meio Dia RN, nessa quarta-feira (11), Styvenson afirmou, não com essas palavras, que é candidato de si mesmo.

Não pretende apoiar nenhum projeto ao qual o grupo político com quem está conversando venha a se vincular.

Ele mesmo afirmou que só vai se filiar porque é obrigatório, já que legislação impede candidaturas avulsas.

Disse que não se identifica com nenhum dos seis partidos com quem tem conversado.

Por trás de tantos receios, afirmou, está o temor maior em decepcionar: ele não quer perder o capital de homem honesto que tem. Teme que, ao endossar um projeto que não seja o dele, venha mais tarde a ser cobrado pela população.

Muito difícil tal situação.

Política é o impoderável. O capitão alimenta o projeto de ser parte do Senado, mas não quer ir para o jogo.

Seu receio é até compreensível, pois nos últimos tempos vimos a essência da política ser distorcida para ser converter em trocas para benefícios pessoais.

Mas se o capitão quer ser Senador poderia dar o exemplo a partir daí.

Não precisa deixar de ser quem é e não estaria deixando se abraçasse um projeto político. A ferramenta da transparência que ele sabe utilizar é muito útil para isso. Ao se sentir traído, ele mesmo poderia tomar a iniciativa de expor a traição.

Até Jesus Cristo foi traído.

Styvenson não está imune aos erros da humanidade.

Ele precisa descer do posto de estar acima do bem e do mal e enfrentar os próprios medos. Não combina com sua postura esse quê de indecisão.

Opinião dos leitores

  1. Tem meu voto e minha admiração, se tivéssemos uns 5 caras iguais a eles no comando do estado, estaríamos num outro patamar. É um cara sério, com vontade de fazer o certo.

  2. Não vou com a cara desse capitão. Mas para desbancar Garibaldi e Agripino vale o voto, até porque dá para arriscar um inexperiente no legislativo.

  3. É indubitavelmente complicado alguém querer pleitear um cargo político envolvido com tantas incógnitas. Ele pode não defender um projeto político do partido, mas deve apresentar um projeto pessoal. O pre-candidato não quer defender um projeto político porque não quer ser cobrado. ACORDA BRASIL!

  4. A política contamina muitos políticos , que usa a política como profissão… mas há como ser política sem negociata ? Eu acredito que ainda tem pessoas honestas e na política tbem!!

  5. Não voto nele…acho incapacitado, Vai chegar lá e ficar caladinho como fazem com o baixo clero. Pergunto, Isolado ele renunciaria? O Grande senador Agenor dizia…lá é o céu.

  6. Se o Capitão Styvenson não apoiar nenhum candidato a governador aí é que a campanha dele vai disparar mesmo. A população tá cansada dessa turma antiga da política potiguar.

  7. "O novo" Micarla de Souza… o desastre se repetirá em uma escala mto maior se esse "coronel" for eleito, Natal foi destruída e nunca mais foi ou será a msma, assim será c o Brasil se um cara como esse chegar lá. P o bolso dele será o máximo, ganhará só com a cara, igual Paulo Wagner, daí o povão vai se tocar q fez besteira e ele vai se aposentar c apenas 1 mandato e ficará rico para sempre! Enredo desenhado, velho filme q as massas ingênuas não cansam de reprisar.

    1. Mais um novo como Agenor Maria. Isso muda o RN!? muda o Brasil q a GROBO quer sem futuro; isso sim é que é um estado sem políticos e sem futuras opções.
      Ô atraso da hora serena?

  8. Sempre digo que não é colocando gente nova no Governo que o País irá mudar pra melhor! Antes, pra esse País mudar, é preciso que se mude a "Forma do Governo" pois com esse sistema jurídico que esta aí, sempre haverá corrupção!

  9. Aqui no RN temos duas vaga para o senado ai temos esses cadidato Agripino, Garibaldi , Geraldo melo , zenaide e o Capitão desses cinco nomes os dois utimos terão o meu voto.

  10. Acho interessante a turma criticando o capitão Stevenson mas no mesmo comentário defendendo os Alves, os Maias e etc

  11. BG publique meus comentários. Tenha compromisso com a verdade e aceite críticas e questionamentos com dúvidas sobre seu "trabalho" se quiser fazer o mesmo com os outros. No mais printei as telas com os envios e vou procurar a Assessoria do Capitão e outros veículos de comunicação para provar sua conduta tendenciosa.

  12. Decisão difícil. Rapaz novo , sem experiência política, mas com boa vontade. Boa sorte e pode contar com meu voto.

  13. Antes só que mal acompanhado. E tem que andar acoloiado com bandido experiente? Tem nome pra xafurdo não

    1. PORQUE O LINK PRA ENTREVISTA É TÃO ESCONDIDO?
      Pras pessoas não ouvirem e não tirarem suas próprias conclusões e ainda por cima aceitar esse resumo tendencioso??????
      Ouvi a entrevista e aqui está o link para quem quiser ouvir (a partir de uma hora).
      Defendo mesmo pois se tem uma coisa que não gosto é de jornalismo comprado. E aqui no Estado me pergunto qual não é. Todos com rabo preso.
      OUÇAM:

      https://www.4shared.com/mp3/5dWTbir0fi/MEIO_DIA_RN_110718.html

      Parece que alguém importante pro Sr. Bruno Giovanne vai perder a vaga no Senado com a candidatura de Styvenson (QUE É VITORIA CERTA PRA QUEM TA CANSADO DE GENTE EXPERIENTE QUE MESMO COM TANTA EXPERIENCIA NÃO FEZ NADA DE BOM E AINDA FEZ COISA ERRADA). Esse entrevistador parecia uma vitrola quebrada perguntando o tempo todo isso e , se fazendo que não entendeu a resposta.

  14. Não quero ser estigmatizado como pessimista, quando argumento que não existe Salvador da Pátria, é que vejo o sistema político brasileiro uma coisa do inferno, e lá Santo não tem vez.

  15. VEREADORA JÚLIA ARRUDA SERIA IDEAL PARA O SENADO. MULHER, ATUANTE, JOVEM. GRANDE VOZ NA DEFESA DAS MULHERES E CRIANÇAS. ESSA VOTARIA!!!!!!!!

  16. Se for candidato tem meu voto. Nos outros já definidos não voto em nenhum. Home se candidate logo a governador para mudar essa P_ _ _ _ de uma vez.

  17. CAPITÃO, CONFIAMOS NO SENHOR! NO SENHOR! NÃO SE SENTE NA MESA DOS RATOS! ARRUME UMA SIGLA E TOQUE O PROJETO EM FRENTE! O CAPITAL DE CONFIABILIDADE É DO SENHOR! QUANDO LÁ ESTIVER, TENHO CERTEZA, NÃO IRÁ SE CORROMPER. CONVERSE COM QUEM O SEU INTELECTO SE AFINAR. CONTRA OS RATOS: FIRMEZA, INTRANSIGÊNCIA, SOLA, EXPOSIÇÃO! O SENHOR É COERENTE E FIRME. NÃO LIGUE NÃO!

  18. É melhor votar com a dúvida de que vai dar certo, do que com a certeza do que já deu errado.

  19. Ao meu ver ele já está traindo a si próprio – talvez por ignorância ou mau caratismo -, pois diante o conceito da política, a mesma é antiética, afinal, esta só funciona com base na imposição. Então, o jogo político é fundamentado em puro roubo ao que os individuos produzem, eles são forçados a sustentar o parasita que vende a eles a ideia de que é necessário, mas na prática ninguém realmente precisa da política, exatamente por tal natureza da política, Styvenson está sendo antiético, porque se o mesmo não quisesse se sujar ou fazer diferente, este não participaria disso.

  20. Então nem se candidate !
    Me lembrei de Micarla de Souza !
    “ Não sou política por profissão,mas sem m por prazer “
    Ex-prefeita Micarla de Souza .

    Quem não se lembra do caos ?!

  21. É uma boa oportunidade de renovar o quadro de senadores do RN. Melhor do que os atuais senadores. Esses devem ser escanteados como deveriam ser com os atuais deputados. Vamos renovar a "frota".

  22. Esse é mais um aventureiro. Política é coisa séria. Vamos votar em quem tem compromisso. Só vejo Antônio Jácome e Zenaide que estão fazendo bons papéis na câmara para mudar alguma coisa.

    1. Antonio Jácome é mais um político de plantão que está inserindo toda a família na politica……

  23. Acho melhor ele se candidatar a síndico do prédio dele. Mesmo se ganhar, será ABDUZIDO no Senado. Se não quer decepcionar, nem entre no jogo!

  24. Parabéns ao capitão, foi por se juntar com quem não presta que o pt se tornou nessa aberração em nome da governabilidade, traiu seus eleitores por alianças com ladrões em nome do poder. É só manter o discurso e ir adiante capitão, o resto é mimimi de quem quer pegar carona ou surfar a sua onda.

  25. Coligar-se com esses aí, é um abalroamento com a ética e honestidade, portanto é o melhor caminho para ser um político descente é ficar longe dessa canalhice!!

  26. Temos que revitalizar a política, principalmente no nosso pequenino e insignificante Estado, tão cheio de oligarquias e métodos viciados. E para tanto faz-se necessário dar oprtunidades a novos nomes.

  27. Ainda assim é a alternativa viável para sairmos do controle desses nossos Políticos de carteirinha, que Não fazem nada pelo RN.

    1. Não tem como discordar que mudança é o que evolui qualquer coisa, porém, a falácia na sua sentença é que mudar o político é de fato uma mudança que tenderia a evolução, mas na verdade, essa solução só modifica os atributos do sistema e não o sistema. Infelizmente, muito ao ler isso não vão conseguir aceitar que existe uma maneira de viver sem política, mas em torno dessa dúvida – ou para muitos, afirmação – eu deixo uma simples pergunta: quando e no que você – individuo – realmente precisou da política? Sério, precisamos nem ir tão longe, é simplesmente fundamental.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PSDB tenta “roubar” Michel Temer do MDB para 2026 e ex-presidente impõe condições impossíveis

Foto: Agência Brasil

O PSDB está de olho em Michel Temer. O ex-presidente recebeu convite da sigla para se filiar e disputar a Presidência em 2026. A justificativa dos tucanos: o MDB está dividido e dificilmente daria legenda para ele.

Temer, que é presidente de honra do MDB desde 1981, reagiu colocando suas condições. Ele só toparia se houvesse uma coalizão gigante entre PL, União Brasil, PP, PSDB, MDB e Republicanos em torno do seu nome. Uma articulação praticamente impossível, conforme a coluna de Andreza Matais, do Metrópoles.

No MDB, a iniciativa tucana é vista como tentativa de “prejudicar um projeto nacional”. O partido segue dividido: parte apoia Lula, parte quer lançar candidato próprio. Com três ministros no governo — Simone Tebet, Renan Filho e Jader Filho —, a decisão sobre candidatura de oposição deve ser deixada para o último momento.

O PSDB tenta se reerguer nacionalmente. O movimento começou com a saída de Ciro Gomes do PDT para disputar o governo do Ceará, e cinco deputados federais já negociam entrada na sigla, que será presidida novamente por Aécio Neves a partir de novembro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-prefeito de Lagoa de Pedras é denunciado por desvio de mais de R$ 573 mil da Educação

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Lagoa de Pedras, Guilherme Affonso Melo Amâncio da Silva, está na mira do Ministério Público Federal. A Prefeitura, por meio da Comissão de Tomada de Contas Especial (CTCE), protocolou nesta quinta-feira (23) denúncia contra ele por possível desvio de recursos federais da Educação. Os valores envolvidos somam mais de R$ 573 mil, referentes ao Salário-Educação e ao programa Escola de Tempo Integral.

Segundo a investigação preliminar da CTCE, entre março e outubro de 2024, verbas federais foram transferidas das contas específicas para a conta geral do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O relatório aponta que o dinheiro teria sido usado para pagar fornecedores e despesas não previstas em lei, configurando possível crime de responsabilidade, previsto no artigo 1º, inciso III, do Decreto-Lei nº 201/67.

A denúncia ao MPF reforça o compromisso da atual gestão com transparência e uso responsável do dinheiro público. A Comissão de Tomada de Contas Especial, criada em maio deste ano pela Portaria nº 123/2025, tem como objetivo apurar irregularidades e recuperar o equilíbrio financeiro herdado da gestão passada.

Os trabalhos da CTCE seguem em andamento, com novas verificações sobre outras possíveis irregularidades. A Prefeitura reforça que colaborará integralmente com os órgãos de controle, garantindo que todos os responsáveis sejam identificados e que os recursos desviados sejam recuperados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NA CORDA BAMBA: Ministro do governo Lula terá de dar explicações à CPMI sobre fraudes no INSS

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Previdência Social do governo Lula, Wolney Queiroz, vai ter que encarar a CPMI que investiga fraudes no INSS. O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos), anunciou que a data para a convocação será marcada em breve e que o ministro poderá ter que se retratar por declarações infelizes.

“O ministro fez um desfavor ao Parlamento. Ele sabe que nosso trabalho é mais lento e exige paciência, não temos a estrutura da Polícia Federal”, disse Viana. “Quando ele vier, vai poder pedir desculpas. Foi muito infeliz a fala dele”, completou.

As investigações seguem firmes e já mostram a participação de pessoas próximas aos investigados, com movimentações financeiras suspeitas e advogados tentando barrar a apuração. “Os fatos mostram culpas claras. É questão de tempo para definir responsabilidades”, afirmou o senador.

Sobre uma das investigadas, Viana foi categórico: ela tinha total conhecimento das movimentações irregulares. “Não há como movimentar tanto dinheiro, fazer saques e pagamentos sem saber o que estava acontecendo”, declarou. Ele ainda espera que o marido da investigada colabore mais com a CPMI.

O presidente da comissão rebateu críticas sobre o ritmo dos trabalhos, apontando que parte da polêmica vem de “gente mal informada”. Ele reforçou que todas as investigações seguem dentro dos trâmites legais, garantindo que a CPMI vai continuar cobrando respostas claras sobre fraudes no INSS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STF determina fim do “orçamento secreto” nos estados: emendas estaduais terão que ser transparentes até 2026

Foto: Divulgação/STF

O ministro Flávio Dino, do STF, bateu o martelo: a partir de 2026, emendas parlamentares estaduais, distritais e municipais terão que seguir o modelo federal de transparência e rastreabilidade. A decisão atinge diretamente o que se conheceu como o “orçamento secreto”, criticado por permitir gastos sem fiscalização adequada.

Dino estabeleceu que governos estaduais, do Distrito Federal e prefeituras só poderão executar emendas aprovadas em 2026 depois de comprovarem aos Tribunais de Contas que estão cumprindo as regras de transparência. Ou seja, nada de gastar sem mostrar para onde vai o dinheiro público.

A decisão nasceu de uma ação do PSOL que questionava a execução de despesas federais sem controle, mas o ministro decidiu aplicar o mesmo padrão aos entes subnacionais. Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e Procuradorias-Gerais de Justiça vão fiscalizar e garantir que os estados e municípios sigam o modelo federal.

Em março de 2026, haverá uma auditoria no STF para apresentar os primeiros resultados. Caso os estados e municípios não se adequem, haverá um paradoxo: enquanto o orçamento federal será transparente, os subnacionais permanecerão no escuro, contrariando as salvaguardas constitucionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

NO SERIDÓ: Polícia apreende R$ 120 mil em cocaína e armas, prende dois por tráfico e associação criminosa em Caicó

Foto:Divulgação/PCRN

A Polícia Civil aplicou um golpe pesado no tráfico do Seridó: dois homens foram presos nesta quinta-feira (23) e cerca de R$ 120 mil em cocaína, maconha e armas foram retirados de circulação. A operação mobilizou a 3ª Delegacia Regional de Polícia, a DEFUR e a 46ª DP, com foco em desarticular o crime organizado em Caicó.

O alvo era um imóvel no bairro Paulo VI, usado como depósito de drogas. No local, os policiais encontraram grandes quantidades de entorpecentes, balanças de precisão e materiais para embalar a droga, além de armas. O prejuízo ao tráfico é um golpe direto no caixa da quadrilha.

Durante a abordagem, os suspeitos tentaram escapar invadindo uma residência vizinha e quebrando janelas, mas foram cercados e presos. Um dos detidos, 20 anos, já tinha várias passagens por tráfico. Um terceiro integrante conseguiu fugir e segue foragido.

Os dois presos foram autuados por tráfico de drogas e associação criminosa e encaminhados ao sistema prisional à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça que a colaboração da população é essencial. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 181.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Gleisi e Motta partem para renegociação do Centrão após derrota bilionária do governo

Foto: Gil Ferreira/SRI

Depois de sofrer uma derrota pesada no Congresso, o governo Lula correu para reorganizar sua base aliada. Nesta quarta-feira (22), a ministra Gleisi Hoffmann e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reuniram com o PP e já programam encontros com União Brasil, Republicanos e PSD para renegociar cargos no governo.

No encontro com o PP, realizado na residência oficial da Câmara, participaram o líder da sigla, deputado Dr. Luizinho, e o ministro do Esporte, André Fufuca, filiado ao partido. A estratégia é repetir o modelo em outras legendas: presença do líder da bancada e de ministros da sigla para ajustar espaços e cargos, conforme divulgou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

A entrada de Motta nas negociações é resultado de um acordo com o Palácio do Planalto. Ele argumenta que os acertos vigentes foram feitos na gestão de Arthur Lira (PP-AL), e agora busca renegociar os cargos do Centrão diretamente.

O movimento do governo vem após a derrota bilionária na Câmara, quando a medida provisória alternativa ao IOF — que poderia render bilhões à União — perdeu a validade sem ser votada. A “reorganização” da base aliada surge como tentativa de evitar novos tropeços no Congresso e recuperar influência política.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Sefaz RN pega setor de surpresa: Fecomércio alerta que mudança no ICMS pode quebrar empresas e destruir empregos

Foto: Divulgação

A Fecomércio RN afirmou que não foi comunicada antes da publicação da Portaria nº 1.065 da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz RN) e alertou para os impactos da medida sobre empresas atacadistas e centrais de distribuição do estado. A entidade, presidida por Marcelo Queiroz, considera urgente aprofundar o diálogo técnico para entender plenamente os efeitos da portaria.

Segundo a federação, mudanças fiscais aplicadas sem debate prévio com o setor produtivo geram insegurança e comprometem o planejamento financeiro das empresas. “Previsibilidade e estabilidade nas regras fiscais são fundamentais para um ambiente de negócios saudável”, diz a nota.

A Fecomércio RN ressaltou que alterações repentinas podem aumentar custos, reduzir operações e até ameaçar empregos em toda a cadeia de comércio e serviços no RN.

A entidade reforça a disposição para diálogo institucional com o governo e setores representados, buscando preservar a atividade econômica, a segurança para os negócios e a manutenção de empregos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado torra quase R$ 800 mil por mês em SUVs de luxo com teto solar e justifica: ‘por segurança’

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

 

O Senado Federal dobrou o gasto com a frota oficial: agora são 79 SUVs de luxo com teto solar e uma minivan adaptada para PCD, ao custo de R$ 796,5 mil mensais – mais que o dobro do contrato anterior de R$ 377,8 mil. A justificativa da Casa é “segurança institucional”, alegando que os SUVs oferecem mais proteção e manobras evasivas em situações de risco.

Os modelos escolhidos são os Chevrolet Equinox Activ Turbo 177cv 2025 e Equinox RS Turbo 177cv 2025, com acabamento sofisticado, conectividade de ponta e Wi-Fi nativo. O Senado garante um carro para cada parlamentar, além de veículos para o diretor-geral e secretário-geral da Mesa. Cinco senadores abriram mão do benefício, enquanto o presidente Davi Alcolumbre usa dois SUVs blindados da Toyota, pagos a R$ 719,6 mil por 2 anos e 6 meses.

Apesar do luxo, itens como teto solar não eram obrigatórios; o foco do edital foi segurança: airbags, freios ABS, altura e distância entre eixos. A Casa defende a locação em vez da compra por manter a frota moderna, com manutenção, seguro e flexibilidade contratual, mas o custo alto já levanta críticas sobre funcionalidade versus ostentação.

O uso dos carros é restrito ao Distrito Federal e Entorno, apenas para atividades oficiais, com registro diário de horários, quilometragem, locais e motoristas. A frota será renovada a cada 2 anos e 6 meses, mas o contrato permite prorrogação de até 10 anos – ou seja, a conta pesada do contribuinte vai continuar por bastante tempo.

Opinião dos leitores

  1. Tudo dominado, vamos todos reivindicar esses carros inclusive blindados pois a insegurança aqui é infinitamente maior, é muita cara de pau

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Amigos mortos após churrasco em Osasco-SP entram na lista de vítimas pelo consumo de bebidas adulteradas com metanol

Foto: Freepik

O governo do Estado de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (22), a sétima morte provocada pelo consumo de bebidas adulteradas com metanol. A vítima é Cleiton da Silva Conrado, de 25 anos, morador de Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

Cleiton era amigo de Daniel Antonio Francisco Ferreira, de 23, que também morreu devido ao consumo de metanol. Ambos participaram de um churrasco no mês passado e teriam comprado a bebidas em uma adega da região.

Segundo informações da TV Globo, Cleiton morreu em 23 de setembro, mas a confirmação da causa do óbito só ocorreu agora, após a conclusão dos laudos periciais. A companheira dele, Jhenifer Carolina dos Santos Gomes, também foi encontrada desacordada e levada ao hospital, onde acabou morrendo. Laudos devem confirmar se ela também faleceu pelo consumo de bebidas adulteradas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, já são 42 casos confirmados de intoxicação por metanol em São Paulo. Outros 18 casos seguem sob investigação, incluindo uma morte em Piracicaba. Ao todo, 423 suspeitas foram descartadas.

A maioria das mortes ocorreu em São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista. A principal suspeita da Polícia Civil é que uma fábrica clandestina instalada em um imóvel ligado a Vanessa Maria da Silva, presa no início de outubro, tenha produzido os destilados vendidos em grande parte dos locais associados à onda de intoxicações.

Ao menos duas mortes — as de Ricardo Lopes Mira e Marcos Antônio Jorge Júnior — e três bares foram diretamente relacionados à fábrica, segundo os investigadores.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mais de 3 mil “cavalinhos” parados no RN: Sindipetro cobra investimentos e denuncia abandono da produção de petróleo no Estado

Imagens: Reprodução/@sindpetrorn

 

O coordenador-geral do Sindipetro-RN, Marcos Brasil, fez um duro desabafo nas redes sociais, nesta quinta-feira (23), contra as empresas que exploram petróleo no RN, cobrando investimentos imediatos no setor. Segundo ele, cerca de 3 mil unidades de bombeio — os famosos “cavalinhos” — estão paradas em todo o estado.

Cada unidade parada, afirma o sindicalista, significa cinco empregos a menos para o povo potiguar. “Tem petróleo embaixo da terra, mas não está sendo tirado porque está faltando investimento”, criticou.

Brasil mirou suas cobranças diretamente na Brava Energia, PetroReconcavo e Petrobras, pedindo mais responsabilidade e compromisso com o RN. “Se adquiriram as concessões dos campos, têm que investir para produzir. Essas empresas precisam respeitar o povo potiguar e garantir emprego e renda”, afirmou.

Interdição da ANP derruba produção e deixa RN no prejuízo

A situação se agrava após a Agência Nacional do Petróleo (ANP) determinar a interdição temporária de parte das instalações da Brava Energia, na Bacia Potiguar. A medida foi resultado de uma auditoria que apontou falhas de segurança e necessidade de adequações.

Segundo a própria empresa, a interdição deve causar um impacto de 3,5 mil barris de petróleo por dia na produção de outubro — uma perda que representa quase 4% da produção do terceiro trimestre de 2025. Enquanto isso, o RN segue com milhares de empregos travados e petróleo parado debaixo da terra, à espera de ação das operadoras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *