O vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz de Melo, recebeu a visita da promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, na tarde da sexta-feira, 13, no Gabinete da Reitoria, com o objetivo de discutir uma parceria para criação de um corredor ecológico no bairro de Capim Macio.
O intuito é transformar as áreas correspondentes às Zonas de Proteção Ambiental 2 e 5 de Natal, que está entre o Parque das Dunas e a Lagoinha, em uma espécie de jardim botânico. Na opinião da promotora, uma cooperação entre a UFRN, o Ministério Público (MP) e a Prefeitura de Natal possibilitaria uma colaboração com contribuições complementares das instituições.
Como a área é uma região do município, a Universidade participaria da elaboração do corredor ecológico com um projeto técnico-acadêmico e o MP com a formalização da parceria, no intuito de contribuir para a preservação do ecossistema, o conforto térmico da cidade e o monitoramento da região por meio de pesquisas.
O vice-reitor explicou que é missão da UFRN colaborar para o desenvolvimento sustentável do Estado e que a Instituição se coloca à disposição para auxiliar na elaboração do projeto técnico-acadêmico, reforçando sua parceria com o Ministério Público e a Prefeitura do Natal.
Da reunião, ficou decidido que a instituição de ensino e o MP levarão a proposta de criação do corredor ecológico à gestão do municipal.
Com informações da UFRN
Mas o MP não viu ou não quis ver, já que o local é frequentado por dezenas de promotores de justica todos os dias, a retirada total de árvores de grande e de pequeno porte, inclusive, alguns pés de Pau Brasil, protegido por legislação própria, no estacionamento do Complexo Judiciário de Potilandia, fato ocorrido neste último fim de semana.