Esporte

Não gostar de futebol não torna você uma pessoa mais inteligente

“E cá entre nós: você já é grandinho o suficiente para deixar de se esconder atrás dessas bobagens a fim de parecer mais politizado do que é”

Neymar comemora seu primeiro gol em amistoso contra a Croácia – 03/06/2018 (Andrew Yates/Reuters)

Ei, repetidor de clichês.

Você pode gostar de futebol e discutir o cenário político ao mesmo tempo. Não há nada de errado com isso. É humanamente possível contar as horas pra torcer para o seu país na Copa do Mundo e protestar contra o governo. Acredite, dá pra fazer as duas coisas no mesmo dia.

Parece reconfortante repetir esse discurso, mas não há qualquer razão para condenar o nosso gosto pelo futebol. Pelo contrário. O futebol não é apenas um genuíno motivo de orgulho nacional — e nós somos realmente muito bons nisso — como parte do nosso subdesenvolvimento pode ser explicado pela quase unanimidade que esse tipo de lugar-comum encontra eco por aqui. No mundo real é esse tipo de bobagem que emburrece e aliena o nosso debate político, e não o Galvão Bueno. Ou você realmente acreditou em algum momento que há algo que conecte a nossa predileção por um determinado esporte com as decisões econômicas estúpidas do governo?

Vou dar uma dica: nós sequer estamos sozinhos nessa. Nos próximos dias, multidões tomarão as ruas de alguns dos cantos mais desenvolvidos do planeta para festejar a Copa do Mundo – um evento que só em 2014 reuniu 3,2 bilhões de espectadores ao redor do planeta.

É isso o que irá acontecer na Suécia. E na França. E na Suíça. E na Bélgica. E na Dinamarca. E na Coreia do Sul.

Na Islânda, um país com 330 mil habitantes com o nono melhor índice de desenvolvimento humano do planeta, 66 mil pessoas são esperadas para embarcar à Rússia para acompanhar o evento. Um em cada cinco islandeses.

Quando a Alemanha, a maior economia da Europa, faturou a última Copa do Mundo, centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de Berlim para festejar a conquista. O país literalmente parou: 86,4% dos televisores estavam ligados acompanhando a final. Foi a maior audiência da história da televisão alemã.

E você pode dar de ombros pra tudo isso, claro. Ninguém é obrigado a acompanhar a Seleção Brasileira, nem a gritar ensandecidamente toda vez que um marmanjo vestido de amarelo empurrar uma bola com o pé para uma rede. Mas não gostar de futebol não torna ninguém mais inteligente – nem faz você se importar mais com os nossos problemas sociais. A vida felizmente não é um eterno debate sobre as questões mais profundas da humanidade. Há muita coisa além disso. A Copa do Mundo é uma delas. E cá entre nós: você já é grandinho o suficiente para deixar de se esconder atrás dessas bobagens a fim de parecer mais politizado do que é.

Veja. Texto originalmente publicado por Rodrigo da Silva, 30, jornalista e fundador do site Spotniks

Opinião dos leitores

  1. Inveja?! Há algo que lhe quero dizer: não sou rico, é bem verdade; mas também nunca (e nem tenho) a pretensão de tornar-me rico. Não acredita?! problema seu! Ganho o suficiente para viver dignamente e, o melhor e mais importante de tudo: vivo em paz comigo mesmo. Ah!, já me ia esquecendo: sugiro que assista (está disponível no youtube) a diferença que o historiador e filósofo Leandro Karnal faz entre a inveja e a cobiça. É apenas uma dica, para que você não cometa o mesmo erro. Seja feliz!

  2. Quando alguém usa expressões como 'riquinho (a)' , em tenho certeza de que se trata de pessoa tomada pela inveja. Adoraria estar no lugar dele (a), especialmente cagando regra por meio de algum cargo na nomenklatura estatal,

  3. Quanta imbecilidade é criticar os outros pelas suas preferências, pelos seus gostos e manias

    Quando esses pseudo intelectuais retardados vão sair de seus pedestais?

    Parem com isso! Cada um vive sua como convém, se gosta de esportes, o que vocês têm com isso? Se gosta de sertanejo, forró, rock, e daí?

    Parece-me que esse povo gosta de criticar os outros para esquecer um pouco suas medíocres vidas

  4. Quanta imbecilidade é criticar os outros pelas suas preferências

    Quando esses pseudo intelectuais retardados vão sair de seus pedestais?

    Parem com isso! Cada um vive sua como convém, se gosta de esportes, o que vocês têm com isso? Se gosta de sertanejo, forró, rock, e daí?

    Parece-me que esse povo gosta de criticar os outros para esquecer um pouco suas medíocres vidas

  5. A copa do mundo é a oportunidade perfeita para que os coxinhas tirem novamente a camisa da seleção do closet. (sim, porque eles não usam guarda-roupas, roupeiros, camiseiros) Acho até justificável esse apego pela seleção agora, no tempo de Copa. 99% não sabem sequer quem é o volante titular do time de Tite.

  6. Belo texto. O brasileiro já entrou no clima. Natal tá verde e amarelo. Nossa Seleção tem apoio da mariora. O resto é viúva do ladrão preso lá na PF. Rumo ao hexa!!!

  7. O autor do texto é jornalista esportivo, logo, deve defender o ganha pão dele… Eu gosto de futebol, paro, duas, três vezes por semana para assistir aos jogos, mas quero que essa seleção leve de 8×1 nesta copa. Pouco me importo para quem acha que não sou patriota. E não sou mesmo. É difícil ser patriota em um país que faz 90% da população sofrer…

  8. Quero que um desses moralistas revoltados de fila de banco (coisa de pobre que pensa que é elite) diga que medida contra o povo foi tomada durante uma Copa que não fosse tomada fora dela.

    1. 1- demolição de um estádio pronto e construção de um novo estádio, e deixar uma conta de 10 milhões mensais pelo período de 30 anos. Mais, isso foi num estado falido aonde faltava penitenciárias, equipamentos de segurança, salários atrasados de funcionarios,poucas vagas de leitos hospitalares, caos na saúde, faltando creches… Inúmeras deficiência. É algo inédito no mundo.

    2. Bom exemplo. Mas e como fica o discurso de que outras "maldades" ficam anestesiadas por ocasião de copas em outros lugares?

  9. não?!? inteligente é quem dá 250 reais na camisa da copa né? quem pagou não sei quantos mil pra ir assistir de perto essa fraude com jogos comprados, correto? quem foi na loja e comprou uma TV de 50" em 10x mesmo ganhando apenas 950 reais por mes pra ver essa palhaçada de copa, não é isso? Esses sim são os verdadeiros gênios do brasil, gente semianalfabeta que vai ter alguns dias de falsa felicidade e depois morrer miserável do jeito que nasceu.

    1. Quem gastou isso ajudou a movimentar a economia e a gerar impostos.

    2. Resumo da Copa do Mundo: Política do Pão e Circo!!! Só não ver quem não quer.

    3. Nat, acredito que você já deva estar com o seu kit torcedor coxinha preparado: corneta e apito verdes e amarelos camisa da seleção original, bandeirinha no carro, grupo de whats formado só com os amiguinhos mais chegados, para discutir se vão assistir o primeiro jogo no condomínio fechado do riquinho" ou riquinha", ou se vão para o barzinho de elite mais badalado da cidade… Tenho algo para lhe dizer: parabéns! Você é muito feliz!

    4. E se fosse? Já sei. Tá com inveja e precisa de um discurso para tentar racionalizar e não assumi-la. Típico de mortadela.

    5. Errei? Duvido! Inveja? Errou feio! Tente novamente, Nat; mas, desta vez, tente em português. Use mais o vernáculo de sua pátria, por favor.

    6. Tirando o fato que devo saber o nome duns três jogadores da seleção, tirando o fato de que devo assistir a alguns jogos no melhor lugar do mundo (a minha casa), longe de fuzarca, tirando o fato de que nem poder beber eu estou podendo (devo estar etilicamente apto em duas semanas), tirando o fato de que Dona Encrenca está de mal comigo (tenho que fazer uma média), vc acertou tudo. Parabéns, Estou impressionado. Abra uma tenda para consultas mediúnicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *