Polícia

TCU decide qe Lula pode ficar com relógio de ouro branco de R$ 60mil

Imagem: Reprodução/ Arquivos PR via AE

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) entendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá ficar com o relógio de ouro branco Cartier Santos Dumont, avaliado em R$ 60 mil. O ornamento foi dado a Lula em 2005, pela própria marca, em viagem feita a Paris. O caso veio a conhecimento do público quando o Broadcast revelou que o presidente havia mantido o presente.

A história ganhou proporções maiores devido à polêmica do relógio de diamantes dado pela Arábia Saudita a Jair Bolsonaro (PL). O TCU ainda não analisou o processo. A Polícia Federal investiga possíveis crimes de peculato e lavagem de dinheiro envolvendo o relógio.

A Auditoria Especializada em Governança e Inovação concluiu que a norma que estabelece que presentes de alto valor, recebidos ao longo do mandato, mesmo que sejam itens personalíssimo, precisam ser devolvidos à União, porém no caso de Lula, a decisão foi distinta, uma vez que a regra não pode ser aplicada de maneira retroativa.

“A aplicação retroativa do entendimento retromencionado poderia (em tese) macular o princípio da segurança jurídica. Considera-se suficiente e oportuno ao presente caso, unicamente, dar ciência ao GP/PR [Gabinete Pessoal da Presidência da República] que a incorporação ao acervo documental privado dos presidentes da República de itens de natureza personalíssima de elevado valor comercial afronta os princípios constitucionais da administração pública, especialmente o da moralidade administrativa, bem como o da razoabilidade”, informou a auditoria do TCU, segundo informações obtidas pelo Estadão.

O TCU, em 2016, determinou que o presidente devolvesse grande parte dos pertences que levou, um total de 453 itens como esculturas, quadros, tapetes, vasos e louças foram devolvidos. Porém, alguns objetos de luxo permaneceram na posse de Lula, como o relógio Cartier.

A decisão foi feita, na época, porque a Presidência da República compreendeu que o relógio era um presente de caráter personalíssimo e não teve contestação do TCU.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Parece que os digníssimos leitores que comentaram a notícia de fato não leram a matéria. O presidente Lula ganhou esse relógio ANTES da norma sobre presentes.

    1. Já sei que é telespectador de Jornal Nacional kkkkkkk acreditar nisso, só pode

  2. Será que Lula vai tentar vender escondido esse relógio e outros presentes como o ex presidente fez?

  3. Vixi… E pode? Ahhhhh… É da esquerda e como tudo está dominado, agora pode tudo… Até os crimes de corrupção agora não são mais crimes… Está tudo liberado! Aqui o crime compensa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Médico potiguar Matheus Dore é o único representante brasileiro em congresso de psiquiatria em Harvard, nos EUA

Matheus Dore (esq.) e Christopher McDougle (dir.)

O médico potiguar Matheus Dore foi o único representante brasileiro no Congresso sobre psiquiatria, realizado em Harvard, nos Estados Unidos, neste mês de junho. O eventou contou com a partipação de grandes referências na área.

No evento, o médico Matheus Dore teve sua atuação reconhecida, sendo bastante aplaudido ao palestrar para a qualificada plateia presente. Um motivo de orgulho para seus conterrâneos.

O congresso durou cinco dias e abordou diversos temas voltados para a área de psiquiatria, tais como compulsão alimentar, depressão, ansiedade e insônia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fátima Bezerra é desmentida por Procurador Federal do INSS sobre atuação do RN em ação no STF que tratou da aposentadoria de servidores

Circula nos grupos de WhatsApp de procuradores do Estado e do meio jurídico em gerão o comentário do Procurador Federal do INSS, Frederico Amado, no perfil no Instagram da governadora Fátima Bezerra, desmentindo uma afirmação feita pela chefe do Poder Executivo do RN que inclusive virou release para a imprensa, publicado também neste blog.

De acordo com a governadora, em suas redes sociais, a decisão do STF em permitir que servidores públicos não concursdados possar optar por se aposentar pelo regime próprio, sem a obrigação de aposentadoria compulsória teria se dado por uma ação do Governo do RN.

No entanto, a governadora não contava e foi surpreendida com o comentário do Procurador Federal do INSS Frederico Amado afirmando que, na verdade, não houve atuação do governo Fátima. E que tal resultado na ação se deu graças a atuação do procurador, autor intelectual da tese.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

NOJENTO? Pesquisa revela o fetiche sexual mais popular no Brasil

Foto: Getty Images

Muitas pessoas acham nojento ouvir ou sentir o cheiro de peido do parceiro. No entanto, uma pesquisa recente descobriu que essa prática é o fet1che sexual mais popular no Brasil. Portugal é outro país onde esse fet1che também tem grande popularidade.

O estudo, realizada pela plataforma de fet1che Clips4Sale, também revelou o fetiche é o segundo mais popular nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá, ficando atrás do bondage (fetiche que usa cordas para limitar os movimentos do submisso e até mesmo o suspender ao mesmo tempo).

Segundo os pesquisadores, as buscas pelas flatulências chegaram a 430% no ano passado, com as vendas de itens relacionados ao fet1che subindo 40%. Excitar-se com cheiros vindos do corpo pode ser um ato considerado de olfatofilia, enquanto a atração específica por puns é chamado de eproctofilia.

Outros fet1ches populares, segundo a pesquisa, incluem masoquismo – quando uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginar que a sente -, sentar no rosto de outra pessoa e fetiches por pés.

Pouca Vergonha – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EXTREMOZ – ENILTON TRINDADE dispara “não tem uma verdade de Jussara Sales que se sustente”

A atual prefeita Jussara Sales afirmou, em um voo de helicóptero diz ter realizado a limpeza das margens do Rio Ceará-Mirim.

No entanto, o ex-prefeito Enilton Trindade, junto com moradores locais, desmentiram essa alegação ao percorrer o rio de canoa e mostrar que o trabalho não foi feito.

O rio continua assoreado, com a morte de peixes, camarões e siris, evidenciando a negligência e incompetência da atual gestão.

A real situação do Rio Ceará-Mirim revela a falta de ações concretas e a falsa propaganda da prefeita Jussara Sales.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Dizia que o meu marido era misógino, mas só usou as mulheres para subir a rampa”, afirma Michelle Bolsonaro sobre Lula

Foto: reprodução/YouTube

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro fez críticas ao governo Lula (PT) neste sábado (15). Durante discurso no evento do PL Mulher, em Teresina (PI), Michelle disse que o presidente “usou as mulheres para subir a rampa” do Planalto, em Brasília.

“Estamos falando daquele que dizia que o meu marido era misógino, mas só usou as mulheres para subir a rampa. É o que fala que a mulher é a pessoa que menstrua”, disse.

Michelle citou também a votação do PL 1.904 de 2024, que equipara o aborto acima das 22 semanas ao crime de homicídio. Michelle disse aos apoiadores que o Congresso tem “homens e mulheres de bem” para vetar o aborto.

Hoje, temos que lutar. A assistolia fetal (método de interrupção da gravidez acima de 20 semanas) é cruel, nem usada em eutanásia de animais. Querem assassinar os nossos bebês no ventre”, afirmou Michelle Bolsonaro. A fala foi aplaudida pelos presentes.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Enem 2024 recebe mais de 5 milhões de inscritos e supera marca da edição anterior

Foto: Leo Martins / Agencia O Globo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 recebeu 5.055.699 inscrições, um aumento de 8% em relação à edição do ano passado. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, neste sábado. As inscrições encerram na sexta-feira e a prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro.

Além disso, o ministro também informou que a partir das 9h deste domingo, as inscrições para os estudantes do Rio Grande do Sul serão reabertas, por conta da calamidade pública no estado em decorrência das enchentes. O sistema ficará aberto entre 16 e 21 de junho.

O Ministério da Educação (MEC) ainda estuda um novo calendário para esse público, que também terá a isenção da taxa de inscrição garantida. A gratuidade da taxa é válida, inclusive, caso o estudante tenha tido a justificativa de ausência reprovada na edição de 2023.

O ministro da Educação informou que a avaliação sobre possíveis mudanças na data de aplicação serão feitas oportunamente, a depender da evolução da situação da região.

Calendário do Enem 2024

  • Inscrições: de 27/5 a 14/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024
  • Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024
  • Resultado do recurso: 27/6/2024
  • Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito: 20/11/2024
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Isolda Dantas desiste de pré-candidatura e vai apoiar Lawrence Amorim em Mossoró

Foto: reprodução/Instagram

A deputada estadual Isolda Dantas, presidente municipal do PT em Mossoró, anunciou oficialmente neste sábado (15) que não será candidata à prefeitura da cidade.

A decisão foi tomada em favor do apoio ao pré-candidato Lawrence Amorim (PSDB), atual presidente da Câmara de Mossoró.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

  1. O que pode levar a uma pessoa ainda fazer o L hoje em dia ?
    Masoquismo, cinismo ou ausência de capacidade civil ?? 🤔

  2. Ela sabe que ia levar uma surra de votos de Alisson. O melhor prefeito da História de Mossoró.

  3. Essa imundície sabia que levaria FUMO , malandra e covarde , correu , fraca , o povo está deixando 2% de ser Burro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Avenida Prudente de Morais é interditada no sentido zona sul/centro devido a obra da Caern

A STTU informou que a Av. Prudente de Morais foi interditada para obra de reparo da CAERN em tubulação que apresentou vazamento. A interdição acontece no sentido zona sul/centro.

A Caern informou que a previsão é que o vazamento seja consertado até este sábado (15) e que a recomposição do calçamento aconteça no domingo.

Já a colocação do novo asfalto – para a liberação da pista -, segundo a Caern, tem previsão para acontecer até a terça-feira, a depender do nível de chuva que cair na cidade.

LEIA TAMBÉM: Caern suspende abastecimento de água em nove bairros de Natal para fazer reparo na rede após vazamento na Av. Prudente de Morais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do Solidariedade, Eurípedes Júnior se entrega à PF após 4 dias foragido

Foto: Reprodução/ Youtube

O presidente do Solidariedade, Eurípedes Gomes Júnior, se apresentou na superintendência da Polícia Federal, em Brasília, na tarde deste sábado (15). Ele havia sido incluído na lista de divisão vermelha da Interpol.

Eurípedes era considerado foragido pela Polícia Federal. Ele foi alvo de uma operação da PF contra uma suposta organização criminosa responsável por desviar recursos do fundo partidário e eleitoral nas eleições de 2022. Os valores seriam destinados ao extinto partido Pros, que foi incorporado ao Solidariedade.

O presidente do Solidariedade ficará na sede da PF aguardando vaga no sistema prisional. A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria da PF.

Há dois dias ele havia sido incluído na lista vermelha da Interpol. A ação funciona como um alerta e permite a prisão do foragido em um país estrangeiro.

Desvio de R$ 36 milhões é investigado, segundo a PF

A apuração teve início a partir de denúncia de um presidente do partido, cujo nome não foi divulgado pela corporação.

A operação foi batizada de Fundo do Poço. A Justiça Eleitoral do DF determinou o bloqueio e indisponibilidade de R$ 36 milhões e o sequestro judicial de 33 imóveis.

Investigação apontou organização criminosa “estruturalmente ordenada”, informou a PF. O objetivo era desviar e se apropriar de recursos do Fundo Partidário e Eleitoral, usando candidaturas laranjas, superfaturamento de serviços de consultoria jurídica e desvios de recursos partidários destinadas à Fundação de Ordem Social, fundação do partido.

Quem é Eurípedes

Eurípedes tem 49 anos e foi eleito vereador pelo antigo PSL, em 2008, no município de Planaltina de Goiás. Mais tarde, em 2014, foi candidato a deputado federal e ficou com a cadeira de suplente — com quase 73 mil votos.

O político fundou também o Pros em 2013. Antes de ser incorporado ao Solidariedade, o partido viveu uma disputa pelo comando — Eurípedes chegou a ser destituído da presidência da sigla e foi suspenso em 2020.

Ele retomou ao cargo em agosto de 2022 após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nesse período, foi acusado de desviar recursos dos fundos eleitoral e partidário, além de lavagem de dinheiro. O Pros foi incorporado ao Solidariedade em fevereiro de 2023.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Esse partido é um PT, PSOL, PCdoB, REDE ou PV mascarado de esquerda???? Ou é mesmo migado à direita???? Acho que não deve ter ligação nenhuma com a direita. Na direita só temos “pateiotas cristãos conservadores defensores dos bons costumes”. Será que alguém aí ouviu algum pronunciamento de Agripino com relação a indicação de Juscelino do UNIÃO para ministro do governo Lula????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Grande Natal tem 9 trechos de praias e rios impróprios para banho, aponta boletim de balneabilidade

Foto: Igor Jácome/g1

A região metropolitana de Natal tem 9 trechos de praias e rios impróprios para os banhistas, segundo o boletim de balneabilidade publicado neste sábado (15) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

O estudo realizado semanalmente pelo programa Água Azul analisou a qualidade da água de praias, rios e lagos de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz. Somente na capital, cinco pontos foram considerados impróprios para o banho por causa da quantidade de coliformes fecais encontrada.

Os pontos impróprios são os seguintes:

Foz do Rio Pirangi (Nísia Floresta)
Rio Pirangi, na Ponte Nova (Parnamirim)
Pirangi do Norte, na altura da Apurn (Parnamirim)
Rio Pirangi-Pium, na região do Balneário Pium (Parnamirim)
Praia de Ponta. Negra, na área do acesso principal (Natal)
Praia de Ponta Negra, na altura da rua M. S. Medeiros (Natal)
Areia Preta, em frente à escadaria de Mãe Luiza (Natal)
Redinha, no Rio Potengi (Natal)
Redinha, próximo à Igreja (Natal)

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se a água de cada trecho está imprópria ou não.

Seguindo critérios de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria.

Ainda na análise, se a coleta mais recente tiver mais de 2.500 coliformes fecais por 100 ml de água, com apenas esse resultado o trecho de praia ou rio já passa a ser considerado impróprio.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *