O presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira, 29, que o governo estuda a criação de uma Força Nacional que esteja à disposição dos Estados brasileiros para contenção de crises na segurança pública, como a que atingiu o Ceará neste fim de semana.
Apesar disso, o presidente procurou rechaçar a responsabilidade da União pela segurança pública nos Estados. “Voltamos nossos olhos à segurança pública, mas sem invadir a competência dos Estados”, disse.
A afirmação de Temer faz referência à chacina que matou 14 pessoas em Fortaleza, no Ceará, na madrugada do último Sábado (27). Por causa do episódio, o governador do Estado, Camilo Santana (PT), disse que o Ceará não fabrica armas pesadas e drogas – e que cobrará ações do presidente Michel Temer para conter a onda de violência local.
As acusações do governador petista irritaram bastante o Planalto e o Ministério da Justiça. Em nota, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, ofereceu apoio do governo federal, mas devolveu a responsabilidade na questão de segurança pública para o Estado, lembrando que governadores não pedem ajuda em questão de segurança por questão política.
Ainda sobre o assunto, o presidente foi questionado sobre o modelo de parcerias público-privadas para o sistema carcerário. Temer respondeu que esse modelo não está fora de pauta, mas que “há dúvidas” sobre a eficácia disso. As afirmações foram feitas em entrevista ao vivo, concedida pelo presidente ao programa “Jornal Gente”, da Rádio Bandeirantes, em São Paulo.
Estadão
Foto: Luisa Rany/Metrópoles
Fundo NACIONAL de Segurança Pública. O resto, é balela.
cria uma força policial estadual com agentes alfabetizados que da certo
Criar uma força policial… ?
AMADORISMO!!
Pq ñ investe na segurança pública de fato e de direito… Mudar as leis e assegurar o pleno exercício funcional da Polícia brasileira?
Isso é mais uma balela administrativa desse governo, nada mais e nada menos que os outros gov. já fizeram.
Vamos lá … Temos …:
PF PRF FN PM PC BM GCM … Fora as FFAA … Mais uma?
Sim, lembrei… Ainda querem criar uma guarda Nacional feita com recruta dispensados das FFAA.
Precisa aparelhar,reforçar as ja existentes sobretudo a PM e nao criar mais gastos para implementar o que ja existe e nao funciona como deveria por falta de investimento….Eiiiiiiiiiii…Brasil mal governado !!!