
No pacote que vai levar a investidores chineses na semana que vem, o governo brasileiro vai apresentar a oferta de leilão das quatro usinas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig): Miranda, São Simão, Volta Grande e Jaguara. A bancada mineira tem pressionado para que elas continuem sob o comando da estatal mineira. Na comitiva do presidente Michel Temer estará, entre alguns parlamentares, o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), que está na linha de frente da resistência ao leilão das usinas.
O programa de concessão e privatização será incluído em todas as palestras que Temer fizer para os empresários chineses. Nas reuniões, os projetos de privatização serão apresentados pela equipe do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), coordenada pelo Secretário Especial do programa, Adalberto Vasconcellos.
O pacote que será levado à China vai destacar os projetos de energia, que têm grande possibilidade de participação chinesa. O governo também vai “vender” aos asiáticos os projetos nas áreas de transportes, rodovias, hidrovias, ferrovias, terminais portuários, e a Eletrobrás.
O ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, comentou que a visita de Temer à China será importante principalmente no campo econômico. A expectativa é que sejam anunciados grandes investimentos, em várias áreas.
De acordo com Tarcísio Freitas, secretário de coordenação de projetos do PPI, que vai integrar a comitiva brasileira em Pequim, já está agendada para o dia 1.º de setembro uma reunião com a State Power Investment Overseas (Spic), que em junho deste ano apresentou proposta para comprar a participação da Cemig na Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia.
Você está bem desatualizado em relação ao regime econômico da China. Dê uma olhada nesse artigo de 2002.
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2002/021103_ericbuschefinal.shtml
Independente de quem venha a arrematar o que for privatizado, seja dos EUA, da EEUU, da China ou da Conxinxina, o importante é justamente isso, retirar o Estado de setores onde não é vital sua participação e assim, cortar as tetas de muitos políticos e apaniguados. E ressalto que a China tem sim, um estado forte e atuante, mas que só tem se sobressaído nos ultimos anos graças ao capitalismo outrora tão criticado pelos comunistas, e que hoje gera riqueza e renda para aquele país. Outro ponto a ressaltar, e que é do conhecimento geral, é que a mão de obra chinesa é baratíssima, o que contribui para inumeras empresas de alcance mundial se instalarem lá. Vamos aguardar pra ver quem eram os patos.
O interessante dessa situação é que os patos amarelos adestrados ficam euforicos com as privatizações pq acham que os bens públicos serão adquiridos por empresas de países que eles idolatram como EUA e Reino Unido, mas a realidade é que a China, que é um país oficialmente comunista e se tornou uma potência graças a politicas conduzidas por um estado forte e atuante e que vai ultrapassando os EUA em relevancia no mundo, é que vai abocanhar esse patrimonio.
"Políticas conduzidas por um estado forte e atuante"? O nome disso é escravidão. Vá lá na China conferir a situação dos trabalhadores. Isso sem falar no descumprimento de normas ambientais, o que vem deixando a China com as cidades mais poluídas do mundo. A China hoje só está crescendo porque se rendeu ao capitalismo da pior espécie.
O revés esquerdista revoltado aparece mesmo diante de uma opinião simples. A China sempre foi grande, só que até os anos 2000 se resumia ao mercado interno e países asiáticos. Ao se abrir para o mundo, se mostra um país que aos poucos vai quebrando as amarras do assistencialismo populista.
Privatizar = Impossibilitar o apadrinhamento estatal, situação que o PT ODEIA, afinal serão vários cargos que o partido não vai poder distribuir aos filiados, caso um dia volte a poder.
Se a China é assim tão comunista, porque o PT NUNCA se alinhou a ela? Fica trocando amores com as ditaduras da Venezuela e de Cuba?
China…mão de obra escrava… já está comprovado que nossos governantes não tem condições de gerenciar nada..essas estatais só serve para cabide de emprego.
Você está bem desatualizado em relação ao regime econômico da China. Dê uma olhada nesse artigo de 2002.
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2002/021103_ericbuschefinal.shtml
A mãe de obra escrava foi justamente o atrativo das empresas de países como os EUA para instalarem suas fabricas lá. O governo chinês "preparou terreno" ao longo de decadas para se tornar uma potência industrial, o que depois colaborou para o enriquecimento do país e sua projeção na comunidade internacional. Os países ricos como EUA e as nações europeias também se beneficiaram de mão de obra semi escrava (e as vezes até escrava!) no seu processo de industrialização. A alta qualidade de vida desses países foi conseguida através de politicas de bem estar social conduzidas por governos de linha ideologica de centro-esquerda!