
Um esquema de desvio de armas do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar do Exército levou à prisão oex-chefe da unidade, o tenente-coronel Alexandre de Almeida . O militar era a mais importante autoridade do setor no controle de armas que circulam no Rio de Janeiro e Espírito Santo . Preso nesta terça-feira, ele tinha como atribuições fiscalizar: a importação e o comércio de armas, os clubes de tiro, o comércio de explosivos, a blindagem de veículos, além das atividades de caçadores, atiradores e colecionadores, estes últimos são conhecidos pela sigla CACs.
O governo estuda, para os próximos dias, facilitar a aquisição de armas pelos CACs, por meio de um decreto que o presidente Jair Bolsonaro pretende assinar, aumentando o tempo de validação dos registros. A investigação do Exército ocorre também no momento em que o arsenal e a concessão de registros para caçadores, atiradores e colecionadores de armas de fogo dá um salto nos últimos cinco anos, como o GLOBO revelou na última segunda-feira. As novas autorizações para a categoria passaram de 8.988, em 2014, para 87.989, em 2018, ou seja, um aumento de 879%. Atualmente, há 255.402 licenças ativas no Brasil. Já o número de armas nas mãos dos CACs foi de 227.242 para 350.683 unidades.
De acordo com o inquérito policial-militar instaurado pelo Exército, armas desviadas pelo tenente-coronel Alexandre de Almeida eram repassadas ao Guerreiros Escola de Tiro e Comércio de Armas , na cidade de Serra, no Espírito Santo, por intermédio do irmão do oficial, Rafael Felipe de Almeida. O fio da meada foi o desvio de uma pistola calibre 9mm, da marca Taurus, entregue por um coronel ao Serviço de Produtos Controlados, assim que este oficial passou à reserva. Ao se informar em dezembro do ano passado sobre o destino da arma, o oficial descobriu que a pistola tinha sido repassada ilegalmente para o CAC Rafael de Almeida, que a enviou para o clube capixaba.
Após busca e apreensão no clube de tiro, o Exército constatou a existência de um esquema regular de desvio de armas do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região Militar para o mercado negro. O dono do clube, Marcos Antônio Loureiro de Souza, admitiu que a unidade havia recebido 110 “armas antigas”, que foram recolhidas por ele na própria casa do tenente-coronel e levadas para Vila Velha. Pelo lote, Marco Antônio disse que havia acertado o pagamento de R$ 90 mil, em 12 prestações, das quais já havia pago três, no ano passado, imaginando que o dinheiro iria para o filho do falecido dono da coleção de 110 armas.
O dono do clube capixaba contou ainda que, após ouvir do tenente-coronel que a sua geladeira estava velha, comprou um aparelho doméstico novo para Almeida. O eletrodoméstico foi entregue na residência do oficial do Exército, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Marco Antônio também entregou ao Exército registro de conversas mantidas com o tenente-coronel pelo aplicativo Whatsapp. Nelas, Almeida orienta o empresário a afirmar aos investigadores que a pistola 9mm, que motivou o início do inquérito policial-militar, “nunca esteve na empresa”.
No clube de tiro capixaba, o Exército apreendeu cinco armas brasonadas (pertencentes ao patrimônio do Exército Brasileiro), três delas atribuídas à Almeida e duas à Rafael. No entanto, não há nenhum registro no Serviço de Produtos Controlados de que as cinco armas apreendidas na filial do clube, em Vila Velha, pertenceram algum dia ao oficial e ao seu irmão. Havia apenas uma pasta arquivada em nome de Rafael mas que, no entanto, não tinha relação alguma com as armas em questão. A constatação chocou representantes do Ministério Público Militar (MPM) que lidam com as investigações sobre desvio de armas, uma vez que revelou a fragilidade do sistema.
O GLOBO
Sobre as Forças Armadas, recomendo esse link: http://eblog.eb.mil.br/index.php/menu-easyblog/militares-o-peso-da-espada.html
Se Brilhante Ustra foi condecorado pelos "serviços prestados", imagine esse aí!!
Que mentira absurda um santo militar cometeu este pecado!!!! Deve ser um Petralha travestido de MILITAR, no Exercito do Brasil não existe esta conduta. MENTIRA!!!!!
Depois de todos os comentários postados abaixo. Digam se esse tipo de gente ainda tem jeito. É difícil reconstruir uma nação com esse tipo de material humano. Mas, vamos em frente que a batalha é árdua.
A corrupção , a sacanagem , roubo estão enraizados em todos os setores do Brasil. É muito difícil acabar com isso. Onde iremos parar ? Só Deus sabe. Tem que confiscar os bens desse monte de Ladrão. Roubou , foi provado devolve tudo que levou.
Ta de parabéns, aos idiotas que falam mal do nosso exercito, saibam que existe má conduta em toda área, mas foi preso, e deve ser punido!!
desarmamento pra vocês, armamento pra mim, otários.
O corrupto só precisa da oportunidade
E tem corrupção no exército? desvios de conduta? Isso é fakenews.
Fala sério que você não sabia que tem corrupção no exército? O exército é formado por homens ou por santos?
Mas por lá isso é uma exceção a ser condenada e paga pelo erro, diferentemente de outros locais onde a palavra de ordem é corrupção e impunidade… Entendeu? Precisa desenhar?
Em todo lugar, em toda profissão há os bons e os maus mas, nas FFAA, os que não prestam podem ser contados nos dedos da mão. Os militares são constantemente observados e avaliados desde seu ingresso na vida militar. Outra (enorme) diferença é o tratamento que é dispensado nas FFAA a quem não presta. Lá não se tenta encobrir malfeitorias de ninguém. Muito pelo contrário, quem é pego sujando o nome da instituição passa a ser tido como um pária, um traidor, e irá efetivamente pagar por seus erros, o que nem sempre ocorre no ambiente civil.
Mas o que causa mesmo espanto e até tristeza é a reação esboçada por alguns, como ocorreu agora com vc, quase que exultante com a descoberta de um desvio de conduta no seio militar. É lamentável tal comportamento. As FFAA foram sempre as instituições nacionais melhor avaliadas em todas as pesquisas já realizadas no país. E não creio que isso venha a mudar. Procure se informar melhor sobre o funcionamento das FFAA e sobre sua enorme contribuição ao nosso Brasil. Com a internet, isso é bastante fácil.
Tem. Como em todo lugar preenchido por pessoas, há os bons e os ruins.
O que não tem por lá é arrumadinho para dispensar a punição ou movimento para soltar alguém.
Isso não tem.
Converse com um militar que vc logo perceberá que forças armadas não tem corrupção. É discurso tão bonito que lá tudo é perfeito e nada de ilícito acontece. Dá raiva de ouvir um militar falando da instituição. Mas vamos para frente. Espero que um dia nesse pais o crime não compense em nenhuma instituição.
Será isso a ponta do iceberg? Rapaz frustração total, a ultima instituição q ainda dava crédito.
Não Sandro, em todo local existe o espírito de porco que faz da desonestidade sua forma de trabalho.
Mas existe uma diferença do mundo civil, ele vai responder ao processo e se for condenado pode perder até a patente e o salário.
Bem diferente do que assistimos em outros poderes e na impunidade reinante de nosso ordenamento jurídico, onde existem incontáveis recursos, vários graus de jurisdição, redução de pena e todo tipo de indulto.
Eu tiro a foto de 1 que foi condenado. É só jogo de cena
Assim como seu PT que pelo visto você segue a cartilha do partido mais honesto, sempre tem corrupção mas a diferença é que esse rapaz vai ser expulso do exército preso e vai sai uma mão na frente e outra atrás. Lula ainda está preso.
Concordo com você, Salviano! O problema não está nas instituições, mas sim NAS PESSOAS!
O desvio de conduta não é uma prerrogativa institucional, ao contrário, é inaceitável e deve ser combatida com base na manutenção de princípios éticos e morais, da lei e da ordem! Nas Forças Armadas, no Setor Público, nas Instituições Privadas, no Poder Judiciário, sejam onde for! Apenas neste último exemplo (lamentável), o corruptor poderá ser "BONIFICADO" com uma bela aposentadoria!!!