Segurança

‘TERRITÓRIO FANTASMA’: Expulsas por facções, 30 famílias deixam para trás casas com móveis e abandonam vila na Grande Fortaleza

Foto: g1 CE

Uma vila na cidade de Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, tornou-se um “território fantasma” após cerca de 30 famílias serem expulsas por facções criminosas. Casas trancadas, móveis deixados para trás e pichações cobertas por tinta revelam o abandono e o medo dos moradores.

Disputa entre facções

A região conhecida como Jacarezal foi palco de confronto entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP), que assumiu o controle após a Guardiões do Estado (GDE) perder domínio local.
A disputa se intensificou em setembro, com tiroteios, ações policiais e o assassinato de um morador que resistiu a sair, culminando no esvaziamento completo da vila.

Contexto da guerra das facções

O Jacarezal era controlado pela GDE e abrigava pontos de tráfico. No início de setembro, pichações do CV começaram a aparecer nas casas.

Em 15 de setembro, o CV comemorou com fogos de artifício o domínio de novas áreas. No dia seguinte, a GDE anunciou aliança com o TCP, e as marcas do CV foram substituídas por pichações do TCP.
Poucos dias depois, os confrontos se agravaram e, na madrugada de 22 de setembro, um morador foi morto por desobedecer a uma ordem de saída. Três dias depois, a comunidade estava completamente vazia.

Vila abandonada

O local, situado na Avenida Senador Carlos Jereissati, abrigava pequenas lojas, uma barbearia e até uma igreja evangélica. Hoje, as portas estão trancadas com cadeados, animais circulam pelas ruas e a sujeira toma conta.

A reportagem do g1 que esteve no local encontrou casas intactas por dentro, algumas com utensílios e roupas deixados às pressas.

Facção fez pichações por cima de símbolos de outra facção na comunidade Jacarezal, em Pacatuba (CE) — Foto: g1 CEFacção fez pichações por cima de símbolos de outra facção na comunidade Jacarezal, em Pacatuba (CE) — Foto: g1 CE

Depoimentos dos moradores

Moradores das redondezas relatam medo constante e restrições de circulação. Entrar na vila é proibido pela polícia, e quem tenta buscar pertences é impedido.

“Tem gente que vem pegar suas coisas e não consegue. A região está muito perigosa.”

“Depois das 21h, ninguém mais passa a pé.”

“Mataram um senhor que não quis sair. Vivemos com o coração na mão.”

Vila de casas na comunidade Jacarezal, em Pacatuba (CE), ficou vazia após moradores serem expulsos por facção — Foto: TV Verdes MaresVila de casas na comunidade Jacarezal, em Pacatuba (CE), ficou vazia após moradores serem expulsos por facção — Foto: TV Verdes Mares

Falta de segurança e resposta das autoridades

A população denuncia ausência de policiamento efetivo. Durante visita da reportagem, nenhuma equipe da PM estava no local. Segundo moradores, as viaturas só aparecem à noite.

A Polícia Militar afirma ter reforçado o patrulhamento, a Polícia Civil investiga as ameaças e o Ministério Público acompanha o caso.

A Prefeitura de Pacatuba disse que não foi formalmente procurada, mas promete ações para melhorar a segurança.

Histórico de expulsões no Ceará

Casos de expulsões em massa por facções ocorrem no Ceará desde 2015, em bairros da capital e do interior.

A Defensoria Pública registra centenas de ocorrências, mas mantém os dados recentes sob sigilo.
Especialistas apontam que o Jacarezal é estratégico, por ficar próximo à CE-060, rota que conecta várias cidades, o que explica o interesse das facções.

Com informações de g1

Opinião dos leitores

  1. Tudo graças ao Bolsonaro, flexibilidade para compra indiscriminada de armas, Deus , Pátria e Família, Me poupe.

  2. O Ceará fez o L, isso é o pagamento final para quem faz o L, o pt é seita satânica e diabólica não perdoa, o ignorante demora compreender, só pensa na esmola e esquece o futuro que é o inferno

  3. Esses meninos são apenas jovens trabalhadores oprimidos pela sociedade,não fazem nada de errado,são as vítimas desses humildes moradores opressores.

  4. Aguardando deitado o pronunciamento dos esquedopatas e dos “direitos dos manos”… Será que até 2030 eles irão se pronunciar sobre os que essas famílias estão sofrendo ou irão fazer que nem o Luladrão que diz que os marginais são vítimas dessas famílias?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Barragem do Açude Outeiro em Canguaretama rompe após fortes chuvas

A barragem do Açude Outeiro, na zona rural de Canguaretama, rompeu neste domingo (26) após o aumento do volume de água causado pelas fortes chuvas dos últimos dias. Até o momento, não há registro oficial de feridos, nem informações sobre dimensão de danos.

Vídeos gravados por moradores mostram a força da água após o rompimento. Após o incidente, moradores passaram a compartilhar alertas para que ninguém se aproxime da barragem ou entre no leito do rio, devido ao aumento da vazão.

Segundo a prefeitura de Canguaretama, o reservatório é de propriedade privada, que será responsável por reconstruir o trecho da estrada que foi destruído pelo rompimento da barragem. Segundo o município, a empresa já mobilizou máquinas para iniciar os serviços.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RUMO AO ACESSO: ABC goleia Luverdense-MT e vai disputar mata-mata valendo vaga na Série C 2027

magem: reprodução/YouTube Metrópoles

Após empatar sem gols no primeiro duelo contra o Luverdense, o ABC venceu o time mato-grossense pelo placar de 4 a 1 na Arena das Dunas na noite deste domingo (26), e garantiu vaga nas quartas de final da Série D, fase de mata-mata que dá vaga na Série C 2027 ao vencedor do confronto.

A vitória do Mais Querido foi construída com gols de Igor Bahia e Wallyson no primeiro tempo da partida. Wendel Barros diminuiu para o Luverdense, também no primeiro tempo. Brunão marcou o terceiro e o quarto gols do Alvinegro no segundo tempo, dando números finais à partida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Walter Alves oficializa candidatura a deputado estadual e destaca trabalho que garantiu mais de R$ 320 milhões para o RN

O presidente estadual do MDB, Walter Alves, oficializou na manhã deste domingo (26) a candidatura a deputado estadual durante a convenção da coligação Esperança e Trabalho, realizada no Palácio dos Esportes, em Natal. O evento reuniu milhares de apoiadores e lideranças políticas de todo o Rio Grande do Norte.

Ao longo de sua trajetória na vida pública, Walter Alves tem um trabalho consolidado em favor dos municípios potiguares. Como deputado federal, contribuiu para a destinação de mais de R$ 320 milhões em investimentos para todas as regiões do estado, contemplando áreas como saúde, infraestrutura, educação, assistência social, segurança, abastecimento de água e desenvolvimento.

Ao oficializar a candidatura, Walter afirmou que a experiência acumulada e os resultados alcançados fortalecem seu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte, agora buscando uma vaga na Assembleia Legislativa.

“Hoje é um novo começo. Um novo começo ao lado do povo do Rio Grande do Norte, com a mesma vontade de trabalhar, ouvir as pessoas e fazer ainda mais pelo nosso estado. Tenho muita gratidão por todo o apoio que recebo e sigo firme, com humildade, disposição e o compromisso de representar cada potiguar na Assembleia Legislativa”, afirmou Walter Alves.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SÉRIE D: América perde de virada para o Gama-DF no tempo normal e é eliminado nos pênaltis

Foto: Instagram/Gama

O América está eliminado da Série D 2026 após ser derrotado pelo Gama-DF nos pênaltis neste domingo (26), no estádio Bezerrão em Brasília. O meia Balotelli desperiçou a última cobrança do América, tirando o time rubro da disputa por uma vaga na Série C 2027.

No tempo normal, o Gama saiu na frente com gol de Renato aos 16 minutos do primeiro tempo. Ainda na primeira etapa o América virou com gols de Matheus Régis e Luiz Thiago, mas sofreu o empate no fim do primeiro tempo. O Gama fez o terceiro gol com Henrique Almeida aos 20 minutos do segundo tempo.

Com o placar de 3 a 2 para o time do Distrito Federal e a vitória americana por 1 a 0 no primeiro jogo na Arena das Dunas, a vaga foi decidida em cobranças de pênaltis.

Opinião dos leitores

  1. Quero ver até onde essa SAF, SAFADA vai enganar o torcedor do América. Acredito que nós torcedores somos comparados a Lixo por essa SAFADEZA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Petistas acionam Moraes após vídeo de IA de Bolsonaro em convenção do PL

oto: Taba Benedicto/Estadão

O Partido dos Trabalhadores (PT) acionou neste domingo (26) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ter descumprido medidas cautelares com a exibição de um vídeo gerado por inteligência artificial na convenção do PL.

Segundo a manifestação, o vídeo, exibido durante o evento que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência, teria violado a proibição de divulgação de manifestações político-eleitorais, inclusive por terceiros.

O PT afirma que o conteúdo reproduz a mensagem da “Carta aos Brasileiros”, publicada por Flávio Bolsonaro nas redes sociais, e sustenta que a exibição ocorreu em um evento partidário transmitido ao vivo para manifestar apoio à candidatura do senador. A sigla pede que Moraes avalie se houve descumprimento das medidas impostas ao ex-presidente.

LEIA TAMBÉM: Campanha de Flávio descarta punição por IA de Jair Bolsonaro em convenção

Opinião dos leitores

  1. Isso e uma afronta aos brasileiros. Morais precisa tomar uma decisão urgente. Isso é algo que merece repúdio e deve pagar no rigor da lei.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VALE POR DUAS: Convenção de Álvaro Dias reúne mais público do que as de Cadu Xavier e Allyson Bezerra juntas

Convenção de Álvaro Dias

Convenção de Alllyson Bezerra

Convenção de Cadu Xavier

A Convenção do PL marcou em grande estilo a largada da campanha de Álvaro Dias ao Governo do Estado. O evento realizado neste domingo (26) no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, foi maior do que as convenções juntas de Cadu Xavier (PT) e Allyson Bezerra (União Brasil), principais adversários do ex-prefeito de Natal nas eleições de 2026.

De acordo com estimativas do PL, 15 mil pessoas aproximadamente participaram da homologação da chapa de Álvaro Dias e Babá Pereira. As imagens do público, divulgadas nas redes sociais, impressionam e comprovam que foi a maior convenção da história do Rio Grande do Norte.

Cadu Xavier realizou sua convenção no sábado (25), no Ginásio do DED. Já a convenção de Allyson Bezerra também realizou sua convenção hoje, no Palácio dos Esportes. Embora também tenham atraído um grande número de pessoas, os dois eventos somados não conseguiram superar o público que compareceu à oficialização da chapa do PL.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DNA Fértil se aproxima de 30 anos e inicia um novo capítulo na medicina reprodutiva do Rio Grande do Norte

Nas últimas décadas, a medicina reprodutiva passou por uma transformação extraordinária. O avanço da ciência, das técnicas laboratoriais e da tecnologia ampliou as possibilidades de tratamento e tornou o cuidado com a fertilidade cada vez mais preciso, seguro e individualizado.

Essa evolução acompanha a trajetória do DNA Fértil, que se aproxima de completar 30 anos de atuação no Rio Grande do Norte. Uma história marcada pelo pioneirismo, pela inovação e pelo compromisso com a excelência, que agora ganha um novo capítulo com a inauguração de um novo espaço, projetado para ampliar a estrutura da clínica e oferecer uma experiência ainda mais completa, acolhedora e integrada aos pacientes.

Segundo o especialista em reprodução humana, Dr. Gustavo Mafaldo, procedimentos como a ICSI revolucionaram o tratamento da infertilidade masculina, enquanto o cultivo embrionário até o estágio de blastocisto tornou mais criteriosa a seleção embrionária. A vitrificação de óvulos, embriões e sêmen, aliada aos testes genéticos pré-implantacionais quando indicados, também contribuiu para tratamentos cada vez mais seguros e assertivos.

Hoje, o DNA Fértil reúne, no Rio Grande do Norte, tecnologia, estrutura laboratorial e equipe especializada que, durante muitos anos, levaram pacientes a buscar atendimento em outros estados.

“Conseguimos oferecer um cuidado cada vez mais individualizado. Cada paciente passa por uma investigação detalhada para que o tratamento seja construído de acordo com sua história, suas necessidades e seu momento de vida”, explica Dr. Gustavo.

A inauguração do novo espaço representa a continuidade dessa evolução. Mais do que uma ampliação física, a nova estrutura reflete a maturidade da clínica e acompanha os avanços da medicina reprodutiva, reunindo em um único ambiente tecnologia, conforto, segurança e uma equipe altamente especializada para oferecer um cuidado integral aos pacientes.

O perfil de quem procura a reprodução assistida também mudou. Além de casais com dificuldade para engravidar, cresce a procura de mulheres que desejam preservar a fertilidade antes de adiar a maternidade, bem como de pessoas solteiras e diferentes configurações familiares que planejam construir uma família.

Para Dr. Gustavo, essa mudança revela pacientes cada vez mais conscientes sobre a própria saúde reprodutiva.

“As mulheres chegam mais informadas e compreendem melhor o impacto da idade sobre a fertilidade. O congelamento de óvulos amplia as possibilidades de planejamento, mas a avaliação precoce continua sendo fundamental”, observa.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma condição médica, a infertilidade ainda costuma ser investigada tardiamente. A recomendação é buscar avaliação especializada após um ano de tentativas sem gestação para mulheres com menos de 35 anos ou após seis meses para aquelas com 35 anos ou mais.

Ao se aproximar de três décadas de história, o DNA Fértil reafirma o compromisso que sempre guiou sua trajetória: evoluir continuamente para oferecer aos pacientes o que há de mais moderno na medicina reprodutiva. O novo espaço simboliza esse momento, unindo tradição, inovação e excelência para ampliar as possibilidades de cuidado às famílias do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Um em cada oito municípios no Brasil tem mais eleitores do que moradores

Foto: Júnior Souza/TRE-AM

O Brasil tem 732 municípios —13,1% do total ou um em cada 8 — com mais eleitores aptos para votar em 2026 do que habitantes. Os dados são de um cruzamento feito pela coluna entre os números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e as estimativas populacionais mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 13 de janeiro.

A situação, apesar de parecer inusitada, é comum nas eleições do país e tem explicações técnicas, como a manutenção de vínculos afetivos ou políticos fora da cidade onde mora ou mesmo desatualização no cadastro.

A lista fechada do TSE aponta que o Brasil tem 158,7 milhões eleitores aptos a votarem em primeiro e segundo turnos de 2026. Já a população estimada em 2025 (a mais atual do IBGE) é de 213,4 milhões de habitantes.

Pequenas cidades lideram

A maioria das cidades que têm mais eleitores que habitantes são pequenas: somente 33 têm mais de 10 mil habitantes. A maior da lista, Mangaratiba (RJ), por exemplo, tem apenas 43 mil moradores.

A cidade com maior diferença em números absolutos é São João da Barra (RJ), onde há 4.456 mais eleitores que habitantes. Proporcionalmente, a maior é Davinópolis (GO) com o eleitorado correspondente a 220% do número de eleitores.

UOL, por Carlos Madeiro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Única deputada da direita, Carla Dickson oficializa candidatura à reeleição durante convenção do PL no RN

Foi com o Ginásio Nélio Dias completamente lotado, que a deputada federal Carla Dickson (PL-RN) oficializou, na manhã deste domingo (26), sua candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados. Única representante da direita do Rio Grande do Norte na bancada federal, a parlamentar afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos em defesa da população potiguar.

Durante destacou o compromisso com as pautas que marcaram sua atuação no Congresso Nacional, especialmente a defesa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e das mães atípicas, além da valorização da família, da vida e dos princípios conservadores.

“Tenho orgulho de ser uma voz firme na defesa daquilo em que acredito: Deus, a família, a vida e a liberdade. Vou continuar lutando por quem mais precisa, especialmente pelas famílias atípicas, que tantas vezes enfrentam desafios sozinhas. Vou seguir trabalhando para garantir mais inclusão, políticas públicas e dignidade para essas mães e filhos, sem abrir mão dos princípios cristãos e conservadores que sempre nortearam a minha vida pública”, afirmou Carla Dickson.

Em seu segundo mandato como deputada federal, Carla Dickson consolidou sua atuação por meio da apresentação de projetos de lei, destinação de recursos e articulação de políticas públicas voltadas à inclusão e ao fortalecimento da rede de apoio às famílias atípicas, tornando-se uma das principais vozes da causa no Parlamento.

A convenção do Partido Liberal também oficializou as candidaturas de Álvaro Dias ao Governo do Estado, de Babá Pereira como candidato a vice-governador, do senador Styvenson Valentim à reeleição para o Senado Federal e do Coronel Hélio como candidato ao Senado. O evento reuniu ainda o senador Rogério Marinho, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, além de candidatos a deputado federal e estadual, prefeitos, vereadores e diversas lideranças da direita.

Marcada por grande participação popular, a convenção reuniu milhares de pessoas e foi considerada um dos maiores atos políticos já realizados no Rio Grande do Norte. A mobilização das lideranças e apoiadores em torno das candidaturas comprovou que a direita potiguar chega com força pra disputa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Convenção da Federação PSOL-Rede homologa candidaturas de Robério Paulino ao Governo do Estado e de Sandro Pimentel e Sônia Godeiro ao Senado

A Federação PSOL-Rede homologou, neste domingo (26), em convenção realizada na Assembleia Legislativa, as candidaturas do ex-vereador Robério Paulino ao Governo do Estado e de Sandro Pimentel e Sônia Godeiro ao Senado.

A definição representa uma frustração para o PT, que sonhava com o apoio dos dois partidos para a chapa de Cadu Xavier e Larissa Rosado. Robério Paulino terá como vice Lenny Grilo.

“Os nomes representam o desejo da Federação de combater diretamente a extrema-direita no Brasil e no RN, apresentando uma proposta coerente com as demandas da classe trabalhadora e de pautas progressistas”, divulgou, em nota à imprensa, a assessoria dos partidos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *