Tecnologia

TIM é proibida de cortar dados ao fim da franquia

20141021202258_660_420O advogado Vinicius Koptchinski Alves Barreto conseguiu uma a limitar que determina que a TIM pare de cortar o 3G quando a franquia de dados é atingida. Edmundo Lellis Filho, juiz da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Santana, em São Paulo, deferiu um pedido liminar nessa quarta-feira (18) estabelecendo que a operadora volte a oferecer o serviço como antes. Mas a decisão ainda pode ser contestada pela TIM.

Procurada para reportagem pela UOL, a TIM informou que ainda não foi intimada da decisão da 1ª Vara Cível.

O advogado tomou a decisão após ter seu serviço de dados cortado ao atingir a franquia de 30 MG. Ele afirma que antes ao atingir a franquia a velocidade da internet era reduzida, mas não impedia e bloqueava o acesso às mensagens e email.

Fim da ‘velocidade reduzida’

A Vivo foi a primeira operadora a anunciar o corte da internet ao término da franquia, em novembro do ano passado. Claro e Oi seguiram a estratégia da rival e repassaram o novo formato aos clientes em dezembro. Agora, a TIM foi a última empresa de telefonia entre as grandes a aderir ao modelo.

A medida irrita usuários e também chamou a atenção do Procon. A entidade recorreu à Justiça por entender que as operadoras alteraram os acordos que mantêm com os clientes de forma unilateral, o que vai contra determinações da Constituição e do Código de Defesa do Consumidor.

As operadoras alegam que o fim da “velocidade reduzida” ao estourar a franquia acabará ajudando os usuários. É assim que funciona em países da Europa e nos Estados Unidos, onde os clientes têm uma experiência mais fiel em relação à internet que contrataram, ao contrário do que acontece aqui, quando muitos estouram o pacote rapidamente e continuam navegando em uma velocidade inferior.

No entanto, a medida é polêmica porque obviamente as operadoras lucrarão bastante com isso, com a venda de pequenos pacotes adicionais ao fim da franquia e o consumidor terá que tirar esses valores do seu próprio bolso.

Olhar Digital, UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IFRN afasta professor por 60 dias para apurar denúncia de assédio sexual

Foto: reprodução

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) determinou o afastamento preventivo de um professor do Campus Central, em Natal, por 60 dias, para apurar denúncias de suposto assédio sexual. A medida foi oficializada por portaria publicada nesta semana.

O docente, cujo nome não foi divulgado, será investigado por meio de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Segundo o instituto, a apuração seguirá a Política de Enfrentamento ao Assédio e outras Violências, com atuação de equipe multidisciplinar.

Em nota, o IFRN afirmou que trata todas as denúncias com seriedade, respeito ao devido processo legal e atenção à proteção da comunidade acadêmica. O teor da denúncia não foi informado. O afastamento passa a valer a partir de março, início do semestre letivo de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste sábado (28) após ataques ao Irã

Imagem de satélite mostra fumaça saindo do complexo do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei | Foto: Airbus via CNN Newsource

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá neste sábado (28) após os ataques realizados por Estados Unidos e Israel contra o Irã, elevando a tensão no Oriente Médio. A sessão está marcada para 16h em Nova York (18h em Brasília) e será presidida pelo Reino Unido, que ocupa a presidência mensal do colegiado.

A reunião de emergência foi solicitada por Rússia e China, com apoio de França, Bahrein e Colômbia. Moscou classificou os ataques como “agressão armada não provocada” e disse que cobrará a interrupção imediata das ações militares e a retomada do diálogo.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, deve discursar na sessão. Mais cedo, ele condenou a escalada militar e pediu cessar-fogo imediato, alertando para o risco de um conflito regional mais amplo e graves consequências para civis e a estabilidade da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Morre aos 78 anos Dennis Carvalho, ator e diretor de novelas

Foto: Globo/ João Cotta

O ator e diretor Dennis Carvalho morreu na manha deste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A unidade de saúde confirmou o falecimento do diretor.

“O Hospital Copa Star confirma com pesar o falecimento de Dennis de Carvalho neste sábado e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.

Dennis Carvalho foi um dos nomes mais influentes da televisão brasileira, com trajetória marcada por sucessos tanto diante das câmeras quanto nos bastidores.

Diretor de sucessos

Ao longo das décadas seguintes, Dennis Carvalho dirigiu algumas das produções mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira.

Sua parceria com o autor Gilberto Braga resultou em obras como “Vale Tudo” (1989), “Anos Rebeldes” (1992) e “Celebridade” (2003). Os trabalhos são considerados marcos da televisão por abordarem temas políticos e sociais e por inovações na linguagem de direção.

Dennis também esteve à frente de novelas como “Babilônia” (2015) e “Segundo Sol” (2018), além de ter participado de inúmeros outros projetos na TV Globo.

Conhecido pelo estilo firme nos estúdios, popularizou bordões como “Fora, Vídeo Show!” e o característico “Silêncio!”, ao iniciar gravações.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL / BLOOMBERG: Corrupção, criminalidade e tráfico de drogas são maiores problemas do país

Uma pesquisa realizada pela AtlasIntel, em conjunto com a Bloomberg, apontou que pouco mais da metade dos brasileiros acredita que a corrupção (54,3%), e a criminalidade e o tráfico de drogas (53,3%) são os maiores problemas do país atualmente.

Já economia e inflação ficaram em terceiro lugar (19,2%), segundo o levantamento, realizado em fevereiro com 4.986 pessoas, ao qual a CNN teve acesso, onde cada entrevistado poderia citar até 3 opções sobre quais são os maiores problemas do Brasil.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita de Pendências declara apoio à pré-candidatura de Walter Alves

A prefeita de Pendências, Dra. Lays, declarou apoio ao nome do presidente estadual do MDB, Walter Alves, como pré-candidato a deputado estadual nas Eleições 2026.

O apoio foi confirmado em recente reunião e reforça a parceria construída ao longo dos anos entre Walter e o município. A gestora destacou que a decisão é fruto do trabalho já realizado em favor de Pendências, com ações, articulações e presença constante ao lado da população.

Para Walter, o apoio é motivo de gratidão e responsabilidade. “Fico muito feliz com a confiança da prefeita Dra. Lays. Nosso compromisso com Pendências vem de muito tempo, com trabalho concreto e resultados. Esse apoio é natural, fruto de uma relação construída com diálogo, respeito e serviço prestado”, afirmou.

A pré-candidatura de Walter Alves a deputado estadual vem ganhando musculatura com o apoio de outras lideranças em diferentes regiões do estado, fortalecendo o projeto e ampliando sua base política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Exército de Israel divulga imagens de ataques no Irã

O exército de Israel divulgou um vídeo que mostra ataques ao Irã que ocorreram neste sábado (28), em ação conjunta com os Estados Unidos. Segundo as Forças de Defesa israelenses, alvos militares foram atingidos no oeste do Irã.

A ofensiva ocorreu em ação coordenada entre Israel e os Estados Unidos na madrugada de sábado, com explosões registradas em Teerã e em ao menos outras quatro cidades. Em resposta, o Irã lançou mísseis contra Israel e atacou bases americanas no Oriente Médio.

Autoridades israelenses afirmam que o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e o presidente Masoud Pezeshkian estavam entre os alvos, mas o resultado da operação ainda não é conhecido. Segundo a Reuters, Khamenei não estaria em Teerã no momento do ataque. Já a agência estatal iraniana informou que Pezeshkian está em segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil condena ataque conjunto dos EUA e Israel ao Irã e faz apelo por respeito ao direito internacional

Teerã, capital do Irã, durante ataques dos EUA e Israel contra o país | Foto: Reprodução/AP/CNN Internacional

O Itamaraty condenou neste sábado (28) o ataque conjunto de EUA e Israel ao Irã e disse que as negociação entre as partes é “único caminho viável para a paz”. Estados Unidos e Israel realizaram um ataque coordenado contra o Irã, no início da manhã deste sábado (28). Explosões foram registradas na capital Teerã e em ao menos outras quatro cidades. Em resposta, o Irã disparou mísseis contra Israel e atacou bases americanas no Oriente Médio.

Autoridades de Israel afirmaram que o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, e o presidente Masoud Pezeshkian foram alvos do ataque, mas os resultados da ação ainda não estão claros, segundo informações da agência Reuters.

“O Governo brasileiro condena e expressa grave preocupação com os ataques realizados hoje (28/2) por Estados Unidos e Israel contra alvos no Irã. Os ataques ocorreram em meio a um processo de negociação entre as partes, que é o único caminho viável para a paz, posição tradicionalmente defendida pelo Brasil na região”, afirmou o Itamaraty em nota.

Na manifestação, o Ministério das Relações Exteriores “apela a todas as partes que respeitem o Direito Internacional e exerçam máxima contenção”, para evitar a escalada de hostilidades e a assegurar a proteção de civis e da infraestrutura civil.

O Itamaraty afirmou que as embaixadas do Brasil na região acompanham os desdobramentos do conflito e que o embaixador brasileiro em Teerã está em contato direto com a comunidade brasileira, para transmitir atualizações sobre a situação e orientações de segurança.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parque Linear pode sair do papel após revisão de zoneamento ambiental do Parque das Dunas proposto pela Prefeitura do Natal

Imagem: Reprodução

A Prefeitura do Natal apresentou ao Conselho Gestor do Parque das Dunas uma proposta de revisão pontual do zoneamento ambiental do Parque das Dunas. A mudança busca viabilizar a implantação do Parque Linear em área de 10 hectares cedida pelo Exército Brasileiro, às margens da Avenida Engenheiro Roberto Freire.

A proposta, apresentada pela Semurb na sexta-feira (27), prevê a reclassificação de parte da Zona Primitiva 3 (ZP-3), ampliando a Zona de Uso Intensivo 2 (ZUI-2). Com isso, cerca de 8,1 hectares (81% da área) poderiam ser utilizados para o novo parque, mantendo 1,9 hectare preservado na ZP-3.

Segundo a Semurb, o objetivo é criar um espaço de lazer e educação ambiental, respeitando o plano de manejo da unidade de conservação.

Após a apresentação, o Conselho decidiu criar uma Câmara Técnica, que terá 60 dias para analisar a proposta e emitir parecer para deliberação final.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Exército indica primeira mulher para ser promovida a general na história do Brasil

Foto: Centro de Comunicação Social do Exército

A indicação da coronel médica Cláudia Lima Gusmão Cacho ao generalato pode marcar um feito histórico no Exército Brasileiro. Se confirmada por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela será a primeira mulher a alcançar o posto de oficial-general nos quase 400 anos da instituição.

Médica pediatra, pernambucana do Recife e com 57 anos, Cláudia ingressou no Exército em 1996, no início da integração feminina à Força. Formou-se em Medicina pela Universidade de Pernambuco, fez residência no Instituto Materno Infantil de Pernambuco e possui especializações em gestão, incluindo MBA pela Fundação Getulio Vargas.

Ao longo de quase três décadas de carreira, ocupou funções estratégicas na área de saúde militar e comandou unidades relevantes, como o Hospital de Guarnição de Natal e o Hospital Militar de Área de Campo Grande. Atualmente, atua como subdiretora técnica do Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro.

A promoção foi aprovada em votação secreta pelo Alto-Comando do Exército e aguarda formalização pelo Palácio do Planalto. O avanço ocorre em meio à ampliação da presença feminina na Força, que em 2025 promoveu as primeiras mulheres ao posto de subtenente e iniciou o ingresso de mulheres no Serviço Militar obrigatório, com incorporações previstas para 2026.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns pelo pioneirismo a nível nacional e em especial por ter servido em nossa cidade Natal, no Hospital da Guarnição do Exercito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Imagem de satélite revela destruição em complexo ligado ao líder supremo do Irã; paradeiro de Khamenei é desconhecido

Imagem: reprodução

Imagem de satélite divulgadas um complexo ligado ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, em Teerã, após o ataque  dos EUA e Israel neste sábado (28). Vários edifícios foram destruídos ou severamente atingidos após o bombardeio.

O local é associado à residência oficial e a funções estratégicas do aiatolá, o que confere ao ataque forte peso simbólico e político. Até o momento, o paradeiro de Khamenei segue desconhecido, e autoridades do Irã não se pronunciaram sobre sua condição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *