Judiciário

TJRN declara inconstitucionalidade de norma que alterava Plano de Cargos de servidores municipais em Natal

O Tribunal de Justiça declarou, à unanimidade de votos, a inconstitucionalidade de artigos de Lei Municipal de Natal com emendas parlamentares que dispuseram sobre criação de cargos e estabeleceram prazo para apresentação de proposição legislativa, relacionada à remuneração de servidores. Segundo o Poder Executivo, a lei trazia aumento de despesa em projeto de iniciativa exclusiva do prefeito.

Ou seja, a norma adentrava no seu campo discricionário com interferência indevida nas suas prerrogativas próprias. Para os desembargadores que compõem o Pleno do TJRN, houve violação dos princípios da separação e independência dos poderes, e, por isso, resultou em uma inconstitucionalidade formal configurada.

O prefeito de Natal, representado pela Procuradoria do Município, promoveu Ação Direta de Inconstitucionalidade com pedido de tutela de urgência contra o § 2º do art. 3º da Lei nº 4.108/1992 (acrescentada pelo art. 1º da Lei Promulgada nº 457/2016) e os §§ 1º, 2º e 3º do art. 2º, art. 3º e art. 4º (caput e Parágrafo Único) da Lei Promulgada nº 457/2016.

Na ação, ele afirmou que a Lei Municipal promulgada pela Mesa Diretora da Câmara do Natal (DOM de 30 de dezembro de 2016) alterou “o Plano de Cargos e Vencimentos dos Funcionários da Administração Direta e Autárquica da Prefeitura Municipal do Natal, instituído pela Lei Municipal nº 4.108, de 02 de julho de 1992, bem como atualizado e normatizado pela Lei Complementar nº 118/2010”.

O prefeito alegou vício de inconstitucionalidade material do Parágrafo Único do art. 4º da Lei por desrespeito aos arts. 2º e 64, III, da Constituição Estadual, visto que, ao obrigar o Poder Executivo Municipal a enviar projeto de lei, dentro do prazo de seis meses para apreciação do Poder Legislativo, afigura-se materialmente inconstitucional, ferindo explicitamente o princípio constitucional da tripartição e equilíbrio dos poderes (art. 2º CE).

O gestor alegou também que a iniciativa versando sobre estruturação e remuneração de carreiras da Administração Direta constitui prerrogativa inerente à soberania e à autonomia exclusivas do Poder Executivo, conferida pelo art. 46, § 1º, II, “a” e “b”, da Carta Política Estadual, que, por força do princípio da simetria (art. 25, caput, da CF c/c art. 21, caput, da Constituição Estadual), é norma de reprodução obrigatória em relação ao art. 61, § 1º, da Carta da República.

Sustentou, além do mais, que o Parágrafo Único do art. 4º também desrespeitou o postulado constitucional da direção superior exclusiva da Administração pelo Chefe de Governo, alçado à condição de cláusula pétrea pelo art. 64, III, da Carta Política Estadual, de observância obrigatória perante o Município do Natal, diante do princípio da simetria.

O prefeito enfatizou ainda que a Guarda Municipal já possui um plano de Cargos, o qual é regulado por meio da Lei Complementar nº 104/2008, razão pela qual o comando legal inquinado é até desnecessário.

Julgamento

Para o relator, desembargador Glauber Rêgo, resta claro e demonstrada a inconstitucionalidade dos dispositivos denunciados diante do art. 2º, do art. 46, § 1º, II, ‘a’, do art. 47, I, e do art. 64, III, todos da Constituição Estadual.

Segundo ele, os artigos dispuseram sobre criação de cargos e remuneração de servidores da Administração Municipal, aumentando despesa prevista em projeto de iniciativa exclusiva do Prefeito e, em certa medida, interferiram no regime jurídico de uma classe de servidores, além de fixar indevidamente prazo para o Chefe do Executivo enviar Projeto de Lei, adentrando no seu campo de discricionariedade com afronta as suas prerrogativas próprias, violando, consequentemente, preceitos constitucionais.

Glauber Rêgo seguiu julgados que retratam o posicionamento do Tribunal de Justiça do RN quando provocado a realizar o controle de constitucionalidade em casos semelhantes. Também seguiu posição do STF que vem reiteradamente declarando a inconstitucionalidade de alterações de textos normativos, efetuadas por emenda parlamentar, em projeto de lei de iniciativa reservada do Chefe do Poder Executivo.

(Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2017.002556-1)

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Chuvas alagam ruas de Pipa, em Tibau do Sul

Imagens: Tibau Notícias Pipa/Instagram

As chuvas que caem no RN ao longo desta sexta-feira (24) também provocaram transtornos em Pipa.

As imagens mostram a Rua dos Colibris totalmente alagada, na altura da Escola Municipal Domitila Castelo da Silva. O vídeo ainda mostra um cruzamento entre duas vias também alagado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Parte de teto de sala de aula da UFRN cai após fortes chuvas em Natal

Parte do teto de uma sala de aula da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), na UFRN, caiu nesta sexta-feira (24), em razão das fortes chuvas que caem em Natal.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Inmet emite novo alerta de chuvas intensas de até 100 mm para todo o RN

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um novo alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (24). O aviso, classificado na cor laranja (perigo) é válido até às 10h deste sábado (25).

De acordo com o órgão, a previsão inclui chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos. Entre os riscos associados estão corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O Inmet também emitiu orientações de segurança à população em caso de rajadas de vento, recomendando evitar abrigo sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Com atraso de seis meses na parcela de responsabilidade do Governo do Estado, médicos de média e alta complexidade anunciam paralisação

Foto: Ilustrativa
Os médicos de alta e média complexidade que prestam serviço para população do Rio Grande do Norte anunciam paralisação de todas as atividades a partir da próxima segunda-feira (dia 27 de abril). A medida ocorre devido ao atraso de seis meses sem receber a parcela que seria de responsabilidade do Governo do Estado. A última produtividade dessa parcela que receberam foi agosto.
A paralisação atinge pacientes que não são de Natal e envolve cirurgias e procedimentos de alta e média complexidade de pacientes SUS que não são da capital. O Hospital do Coração, Incor, Hospital Varela Santiago e Liga contra o Câncer estarão com esses serviços suspensos a partir do movimento dos médicos de média e alta complexidade.
O entrave de pagamento ocorre apenas com a parcela que deveria ser repassada pelo Governo do Estado, já que a Prefeitura de Natal e o Ministério da Saúde estão com repasses regulares para os profissionais. No entanto, a parcela referente ao Orçamento Geral do Estado é que apresenta o atraso.
Em relação a pagamentos da Secretaria Estadual de Saúde, os médicos de alta e média complexidade estão recebendo apenas as parcelas referentes ao pagamento dos meses de abril, maio e junho de 2025, que foram divididos em 14 meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

KIT CHURRASCO: Homem é flagrado furtando linguiça, contrafilé e queijo em Parnamirim

Foto: Divulgação

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio de uma equipe de Radiopatrulha do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), prendeu em flagrante, na última quinta-feira (23), um homem suspeito de praticar furto em um supermercado no município de Parnamirim, na Região Metropolitana.
A equipe do 3º BPM realizava patrulhamento ostensivo e preventivo quando foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) para averiguar uma ocorrência em um estabelecimento comercial.
Ao chegarem ao local, os policiais constataram que o suspeito estava em posse de diversas mercadorias subtraídas do supermercado, configurando o crime de furto.
Diante dos fatos, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis, permanecendo à disposição da Justiça.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Natal registra 120 mm de chuva em 24 horas e volume mensal já supera média histórica

Foto: Heilysmar Lima

Natal amanheceu sob forte impacto das chuvas nesta sexta-feira (24). De acordo com a Defesa Civil do município, foram registrados cerca de 120 milímetros de precipitação nas últimas 24 horas, volume que se aproxima da média histórica para todo o mês de abril, que é de 141 mm, considerando o período de 2003 a 2025.

Com os acumulados recentes, o total de chuvas em abril já chega a 375 mm na capital potiguar, ultrapassando com folga o esperado para o período. Os dados foram coletados por pluviômetros automáticos da rede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb/Geoma), entre as 10h da quinta-feira (23) e as 10h desta sexta-feira (24).

Entre os maiores volumes registrados no período estão o Parque da Cidade, com 120,8 mm, seguido de Neópolis e Guarapes, ambos com 109,4 mm, e Ponta Negra, com 101,6 mm. Também apresentaram índices elevados os bairros de Salinas (99,2 mm), Pajuçara (86,6 mm) e Tirol (83,6 mm). Já na estação Urbana, o registro foi de 23 mm, mas o valor pode estar subestimado devido a falha no equipamento.

Segundo o levantamento, a média de precipitação nas últimas 24 horas foi de aproximadamente 89,1 mm em toda a cidade. A Defesa Civil informou que a situação segue em monitoramento contínuo, com acompanhamento das condições meteorológicas e dos impactos provocados pelas chuvas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Transtornos da chuva: aulas são suspensas em escolas estaduais, barreira desliza e muro cai sobre casa

Foto: Reprodução 

As aulas da rede estadual de Pernambuco foram suspensas após o aviso da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) que indica estado de atenção devido às chuvas (veja vídeo acima). Portanto, as aulas desta sexta-feira (24) estão suspensas na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata (Norte e Sul) e em Fernando de Noronha.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a medida é preventiva e visa garantir a segurança de alunos e profissionais da educação. O governo estadual também informou que a reposição será organizada em cada unidade de ensino posteriormente.

Outro transtorno provocado pela chuva foi o desabamento de um muro sobre uma casa em Camaragibe, no Grande Recife, na noite da quinta-feira (23). O acidente aconteceu na Rua Três Marias, num imóvel onde estavam seis pessoas, e deixou mãe e filho feridos.

Em nota, a prefeitura de Camaragibe informou que:

Mauricélia Severina da Mata, de 45 anos, foi atingida por uma placa de cimento nas costas e teve uma lesão na cabeça;

o filho dela, Beijamim José da Mata, de 19 anos, foi atingido por tijolos na coluna;

os dois foram atendidos no Hospital Aristeu Chaves, de onde foram transferidos para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Lourenço da Mata para fazer exames de imagem;
a casa da famílioa foi interditada pela Defesa Civil do município;
“os demais integrantes da família foram acolhidos e encaminhados para a casa de parentes”.

Alagamentos causados pelo temporal

O Grande Recife voltou a ser atingido por chuvas fortes na noite da quinta-feira (23). O temporal causou alagamentos na capital pernambucana, especialmente na Zona Sul. Também houve pontos de inundação em Jaboatão dos Guararapes.

A Apac emitiu um alerta de chuva moderada a “pontualmente forte” para as regiões onde as aulas foram suspensas. O aviso meteorológico é válido até as 13h da sexta-feira (24).

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Avenida Solange Nunes registra novo alagamento após chuvas intensas em Natal

 

O trânsito na Avenida Solange Nunes, nas proximidades da Unimetais, no bairro de Cidade Nova, em Natal, está sendo afetado por alagamento registrado após as chuvas intensas desta sexta-feira (24). O ponto é conhecido por registrar alagamentos em períodos de chuva mais intensa, o que impacta a mobilidade na região.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a situação está sendo monitorada por equipes que acompanham as condições da via. A recomendação é que condutores evitem o trecho, quando possível, e busquem rotas alternativas até a normalização das condições de tráfego.

Veja o vídeo:

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Empresário envia vídeos ao BG e mostra que até chegar ao trabalho no RN está difícil

Um empresário fez um apelo público às autoridades estaduais e municipais ao denunciar as condições precárias de acesso ao Centro Industrial de Macaíba. Em vídeo, ele relata dificuldades enfrentadas diariamente por trabalhadores e empresas da região.

Segundo o relato, a situação das vias compromete diretamente a rotina de milhares de pessoas. “Essa é a situação nossa aqui para chegar dentro da empresa. São milhares de funcionários… como é que a gente chega ao trabalho dessa forma?”, questionou.

O empresário também destacou os impactos logísticos causados pelos problemas na estrada, incluindo veículos atolados. “Tem um caminhão nosso aqui dentro de um buraco. Olha a situação. Não é rali… é a realidade de quem trabalha”, afirmou.

Ele ainda cobrou ações do poder público, ressaltando que os empresários cumprem suas obrigações fiscais. “A gente paga todos os impostos, paga tudo, e a situação é essa. Não tem condição de trabalhar, pelo amor de Deus”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *