Transferência de empregados da Petrobras do RN para Sudeste preocupa Governo do Estado

Foto: Sandro Menezes

Com o intuito de debater a situação dos empregados da Petrobras no Rio Grande do Norte, o governador em exercício, Antenor Roberto, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 18, com o representante da Associação dos Engenheiros da Petrobras – AEPET, João Rocha, e com integrantes da Diretoria do SINDIPETRO-RN. O encontro atendeu a um apelo feito pela procuradora do Trabalho, Ileana Neiva, e pela deputada federal Natália Bonavides, que também participaram da agenda.

No último dia 28 de outubro, o SINDIPETRO-RN apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) para tentar barrar transferências compulsórias de empregados impostas pela Petrobras. Devido ao novo plano estratégico, recentemente divulgado pela empresa, com foco no desenvolvimento de atividades na região Sudeste, tem-se a iminência do encerramento das atividades da companhia aqui no RN e em outros estados do Nordeste.

Diante deste impasse, o Ministério Público Trabalho, por meio da procuradora Ileana Neiva, quer apurar se as transferências estão dentro do poder diretivo da empresa ou se ele está sendo extrapolado. Considerando os aspectos políticos e as repercussões para a sociedade norte-rio-grandense, a deputada federal Natália Bonavides deverá levar a discussão do tema para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o SINDIPETRO-RN, a retração de investimentos da Petrobras nas atividades de exploração e produção, nos últimos anos, já provocou a perda de mais de uma dezena de milhares de empregos diretos e indiretos no RN. Além do impacto na cadeia produtiva de óleo e gás, outros segmentos, como os da hotelaria, alimentação e transporte, foram e estão sendo duramente afetados.

O Governo do Estado se soma às preocupações manifestadas pelos trabalhadores, solidarizando-se com os seus pleitos, ao mesmo tempo em que se opõe aos movimentos de encerramento das atividades que vêm sendo adotados da companhia, em território potiguar e em outros estados do Nordeste. A Petrobrás é patrimônio do povo brasileiro e constitui um importante instrumento de fomento ao desenvolvimento econômico e de redução das desigualdades regionais.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Alves disse:

    Estude, seja aprovado em um concurso com 30 vagas disponíveis disputadas por 2000 pessoas.
    Vá trabalhar em uma plataforma durante 15 dias em turnos diários de 12 horas.
    Seja submetido a riscos de toda ordem; ruídos altíssimos, incêndios, queda de helicópteros, depressão..
    Gere riquezas para o estado, contribua para a abertura de postos de trabalho agregados à cadeia produtiva do óleo e gás.
    Ao fim e ao cabo , já aposentado, consumindo uma carga enorme de psicotrópicos em decorrência de doenças ocupacionais seja apontado como petralha.
    Isso porque uma decisão equivocada das direções da empresa e do governo interrompe as atividades no estado e joga na rua da amargura milhares de trabalhadores.
    O que você tem a ver com isso?
    – Nada.
    Qual sua responsabilidade nessa decisão?
    – Nenhuma.
    Você apenas sustentou sua família com o suor do seu trabalho, seu esforço e sua honestidade.

  2. Ivan disse:

    Basta privatizar e esse problema, instataneamente, deixa de ser nosso…

  3. Pedro disse:

    Além de nojo de bosta, não tenho ela na cabeça, nem como ela….kkkkk vcs petistas gostam de obsta, ela está na cabeça de vcs é vcs a comem.

  4. NOJO DE BOSTA disse:

    Tem certos comentários que da NOJO, PRINCIPALMENTE DESSES FANATICOS POR BOSTANARO, ESSE DISCO JA FUROU DE TANTO ACUSAR O PT, ARRANJA OUTRA BABACAS, vão OLHAR O FUCINHO DO PINICO PRESIDENTE E SUA TRUPE DE DELINQUENTES , QUEIROZ DESVIADO, FLAVIO LADRAO, EDUARDO MILICIANO, A MULHER LARANJA, O IRMAO GOIABA ETC. ..OS MILHOES NO EXTERIOR DESVIADOS PARA A CONTA DO PREGUIÇOSO DEBIL MENTAL. FALAR MAL DO PT SO ME FAZ LEMBRAR DE TUDO DE BOM QUE LULA FEZ PARA OS POBRES OK….VIVA LULA

    • Rodrigo disse:

      Lulismo Babaca

    • Humilde Iconoclasta disse:

      Esse é um bom exemplo de alienado. Um imbecil dessa qualidade consegue até ler e escrever alguma coisa. Mas não se enganem , não passa de analfabeto funcional.

  5. Santos disse:

    O tem deputado que está trabalhando pra homenagiar o flamengo, que vai muito bem e obrigado, deveria estar se destacando sendo pragmático e trabalhando para o nosso Estado, afinal ele foi eleito deputado pelo RN.

  6. Flavio disse:

    Discordo de grande parte das críticas registradas aqui contra todos os funcionários da Petrobras. Nem todos concordavam ou apoiavam os governos do PT, eu inclusive fui punido, transferido e demitido por me insurgir contra os descalabros realizado por alguns diretores e apoiado pelas direções dos sindicatos durante os governos de lula e Dilma. Porém não basta ficar contra, tinha que ir pra luta e nem todos tinham coragem de se insurgir contra o sindicato pelego e uma direção autoritária. Não podemos generalizar, todos são funcionários concursados, porém nem todos ocupam cargos de chefia, e os mesmo que ocupavam não fazia parte do alto escalão da.empresa onde se registravam grandes roubos, e ninguém sabia dos esquemas pois a grande maioria mais 90% sequer sabiam que isso existia dentro da empresa. Hoje sabemos como funcionava e mesmo assim ainda é difícil de comprovar mesmo com PF, MP, justiça, imagina um simples empregado se insurgir e ter informação do que ocoria na direção geral. Já os sindicatos, todos do PT ou PC do b apoiavam e apoiam até hoje os governos de LULADRAO e dilmão, se locupletando com o governo e apoiando todas as safadezas que estes faziam.

    • Jorge disse:

      Concordo Flávio, maioria são apenas empregados e não sabiam e nem imaginavam como funcionava os esquemas nas altas direções, eram simples empregados e como tal só queriam fazer o seu trabalho digno e honesto. Já o sindicato apoiado pelo PT só fez ficar mais forte e apoiar os absurdos que ocoriam no interior da empresa, desde punições, assédio moral, transferência e até demissão contra quem se insurgia contra e tinha um olhar mais aguçado com o que ocoria na empresa. Esse clima pesado fazia com que a maioria como simples empregados só buscassem a cabeça e fizessem seu trabalho com medo das demissões. Não é fácil passar em um concurso público super concorrido, e depois ter que se submeter aos caprichos de alguns chefetes, e baba ovo, que em toda repartição tem, e ter de ficar calado, ou ser demitido. Quem é Trabalhador com T maiúsculo, sabe do que estou falando.

  7. Kleiton disse:

    MPT a empresa vai reduzir muito suas atividades no RN, por questões estratégicas e para o fortalecimento da empresa. No entanto, mantém seu corpo funcional, sem demissões, cumprindo, de certa forma função social. Agora não podemos deixar engenheiro de 30 mil por mês coçando o saco no RN, quando precisamos deles no RJ.

    • Marcos disse:

      O trabalho hoje é online, demanda por tempo real sendo observada e respondida via sistema. Não haveria a necessidade de transferência de vários cargos para p sul, fora que deixa de circular dinheiro no mer ado interno para circular no sudeste, especificamente no sul, local que o Senhor Presidente quer aumentar a economia com mais dinheiro e renda. Entretanto, o Nordeste fica cada vez mais pobre. Se não observarem a circulação aqui é ficar em ideologias, cada vez mais irão tirar renda do nosso estado e estaremos com menos circulação interna de dinheiro.

  8. Antenado disse:

    No salário dos empregados e dos aposentados da petrobras há um desconto considerável mensal de cada um para cobrir o rombo causado pelo assalto que o PT fez na empresa. Vida garantir o pagamento para os aposentados. Ninguém se insurgiu contra esse desconto indevido e imoral??

  9. Antônio Turci disse:

    Primeiro os petralhas precisam entender que a Petrobrás não é deles; segundo que é uma empresa e, terceiro: vivemos num país capitalista. Aliás, onde esses reclamantes estavam quando a Petrobrás estava sendo saqueada nos governos Lula e Dilma?

  10. Zanoni disse:

    Assistiram passivos as roubalheiras contra a Petrobrás, mas somente agora estão reclamando. Piadistas escrotos.

  11. Luciana Morais Gama disse:

    Roubar pode! Transferir funcionários não. Vá entender um negócio desse.

  12. Manoel disse:

    O PT trata a Petrobrás como sendo dele faz tempo… Quase afundaram a Empresa de tanto roubar. Agora vem chorar o leite derramado? Kkk . A Petrobrás, assim como qualquer empresa, visa o lucro! Se não está dando lucro a extração de petróleo aqui no estado, ela tem que ficar pra que? Pra manter os apaniguados do PT por aqui?

  13. NÃO TENHO PENA disse:

    Nenhum sindicato ou empregado veio a público se queixar ou reclamar das roubalheiras pelo seus partidos PTRALHAS, agora estão chorando ??? Colham oque plantaram , pra mim fecha tudo e coloca TODOS NO OLHO DA RUA

  14. Rindo até 2030 disse:

    Acho é POUCO ….eles PTralhas deveriam ter se preocupado e NÃO ROUBAR A PETROBRAS, ficaram quietos , todos ,sindicatos e funcionários, pra mim estavam TODOS NO OLHO DA RUA

COMENTE AQUI