O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou que o Facebook e o Instagram excluam dois vídeos que denigrem a imagem de Garibaldi Alves (MDB), candidato ao Senado, informou o G1RN.
A defesa do candidato também acionou a Polícia Federal, para que as pessoas que publicaram o conteúdo sejam punida.
O TRE considerou que a “paródia negativa ofende a honra e a imagem” do candidato. “Em situações como a dos autos, o TSE considera a veiculação em testilha como propaganda antecipada negativa, passível de sancionamento pela Justiça Eleitoral”, afirma a juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira.
Pra trabalhar pelo Estado e fazer alguma coisa no Senado, não se mexe. Pra calar quem lhe crítica e bem ligeirinho . Acorda garibaldi , vai se aposentar que é o melhor que vc faz
Verdade engraçado eu pensei q isso era liberdade de expressão q está na constituição q Porra de democracia é essa quando é pra políticos e difamação calúnia se essa cocha não quisesse se hostilizado se dava respeito coisa q políticos não tem nessa bodega chamada Brasil
Quando é "pixuleco", esses juízes acham graça.
Agora quando mexem com os Alves, é um mimimi, um aiaiai, um chororô. Justiçazinha sem moral.
O ministro Alexandre de Moraes pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a retirada completa do sigilo dos processos relacionados ao caso Banco Master. A solicitação ocorre após parte das investigações ser tornada pública pelo ministro André Mendonça. As informações são do Metrópoles.
Mendonça liberou 15 procedimentos, mas manteve sob sigilo apurações envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o financiamento do filme Dark Horse, sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Moraes defende que todo o conteúdo seja divulgado.
“Ao cumprir parcialmente a decisão de Vossa Excelência, o Ministro André Mendonça, diretamente interessado no julgamento de ambas as PETs 16.704 e 16.662, selecionou subjetivamente o levantamento do sigilo, tornando público somente o que entendeu conveniente”, escreveu Alexandre de Moraes.
Bartogaleno Saldanha fugiu da penitenciária Mário Negócio, em Mossoró — Foto: Divulgação/Seap
O sistema prisional do Rio Grande do Norte registrou a terceira fuga em menos de dez dias nesta sexta-feira (11). Desta vez, um detento escapou da Penitenciária Mário Negócio, em Mossoró, durante uma trabalho na unidade.
Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), o detento Bartogaleno Alves Saldanha pediu para ir ao banheiro e fugiu enquanto era escoltado. As forças de segurança foram mobilizadas para tentar recapturá-lo.
Bartogaleno já havia ficado foragido em 2025, após romper a tornozeleira eletrônica. Na época, ele havia sido condenado a 18 anos de prisão por um assassinato em Campo Grande.
As outras duas fugas ocorreram nos dias 3 e 8 de setembro. Na primeira, um detento escapou de uma UPA em São José de Mipibu e foi recapturado dias depois. Na segunda, um preso fugiu da Penitenciária de Alcaçuz por uma obra de ampliação no módulo de saúde da unidae prisional e ainda não foi localizado.
A nova fuga registrada nesta sexta-feira ocorre dois dias após o secretário Helton Edi Xavier e a adjunta Arméli Marques serem exonerados da Seap. O coronel Francisco Canindé de Araújo, secretário de Segurança Pública, assumiu interinamente a pasta.
Uma pesquisa da Futura Inteligência, divulgada nesta sexta-feira (11), mostra Lula na liderança do primeiro turno da corrida presidencial, com 39,2% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 33,6%. Na sequência aparecem o escritor Augusto Cury (6,4%), Ronaldo Caiado (4,4%), Renan Santos (4,3%) e Pablo Marçal (2,3%). Os demais candidatos somam menos de 1% cada, enquanto brancos/nulos chegam a 3,1% e os indecisos a 5,2%.
Já no cenário de segundo turno simulado entre Lula e Flávio Bolsonaro, o candidato do PL aparece na frente, com 45,4%, contra 45,0% de Lula, uma diferença de apenas 0,4 ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa, configurando um empate técnico. Ninguém/branco/nulo somam 7,1%.
Ficha técnica: a pesquisa foi realizada pela Futura Inteligência, contratada pela 100% Cidades, que entrevistou 2.000 eleitores por CATI entre os dias 4 e 10 de setembro de 2026. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Registro no TSE sob o nº BR-02322/2026.
Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo e Divulgação/Banco Master
A Polícia Federal identificou indícios de que Flávio Bolsonaro (PL) teria se encontrado com Daniel Vorcaro antes de enviar áudios cobrando recursos para o filme Dark Horse, sobre a trajetória de Jair Bolsonaro. A informação foi revelada pela coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo.
A informação consta no relatório da Polícia Federal (PF) tornado público através de decisão do ministro André Mendonça, após pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.
Em uma das mensagens, gravada em novembro de 2025, Flávio teria cobrado parcelas atrasadas e afirmado que a produção vivia um “momento decisivo”. A conversa ocorreu às vésperas da prisão do então dono do Banco Master. O candidato do PL à Presidência da República negou inicialmente ter pedido dinheiro, mas depois confirmou a negociação e afirmou que se tratava de patrocínio privado, sem irregularidades.
Uma ocorrência de emergência terminou de forma inusitada na manhã desta quinta-feira (11), em Natal. Policiais militares do 16º Batalhão foram acionados durante um patrulhamento após um motociclista pedir ajuda porque a esposa estava em trabalho de parto.
A equipe da viatura B16-17 seguiu até uma residência na Rua Anum, no bairro Guarapes, Zona Oeste de Natal. Os policiais acionaram o Samu, mas o bebê não esperou pela chegada da equipe médica.
Com o apoio dos policiais, a mulher deu à luz uma menina dentro da própria residência. A recém-nascida aparentava estar saudável. Na sequência, equipes do Samu realizaram os primeiros atendimentos e levaram mãe e filha para a Maternidade Municipal Arakém Pinto, onde passaram por avaliação médica.
Após ser exonerada do cargo de adjunta da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Arméli Brennand defendeu a apuração das responsabilidades pelas fugas registradas no sistema prisional do Rio Grande do Norte e negou que tenha negociado com detentos durante visita ao Complexo Penal de Alcaçuz.
Em entrevista à TV Ponta Negra, Arméli afirmou que o vídeo que circulou nas redes sociais mostra apenas parte de uma ação realizada na unidade. De acordo com ela, a gravação foi retirada de contexto e não representa uma negociação com presos.
“É uma imagem seletiva que serve para alimentar uma fake news”, afirmou. Nas imagens, ela aparece aparentemente negociando o retorno das visitas íntimas com lideranças da facção criminosa Comando Vermelho.
O vazamento do vídeo e as última lá fugas em Alcaçuz, além da saída de Arméli, também levaram à demissão do ex-titular da Seap, Helton Edi. A exoneração dos dois foi publicada na edição de quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE). O secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, assumiu interinamente o comando da pasta.
Comerciantes da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), em Natal, denunciam uma sequência de roubos que estaria atingindo lojas do local. De acordo os relatos, os estabelecimentos vêm sendo alvo frequente de criminosos, causando prejuízos e aumentando a sensação de insegurança entre trabalhadores.
Vídeos e relatos obtidos pelo Blog do Gustavo Negreiros mostram comerciantes reclamando da situação e cobrando providências para reforçar a segurança na área.
A Ceasa recebe diariamente comerciantes, trabalhadores e consumidores, especialmente durante a madrugada e as primeiras horas da manhã, período de maior movimentação no local.
Os comerciantes pedem que as autoridades adotem medidas para impedir a continuidade dos furtos e garantir mais segurança para quem trabalha e circula pela central.
Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles e Brenno Carvalho/Agência O Globo
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) tem feito duras críticas, nos bastidores, à condução da campanha de reeleição do presidente Lula. Em conversas reservadas, ele aponta falhas de organização e estratégia que, na sua avaliação, podem comprometer a disputa.
Uma das principais críticas é à demora da campanha para reagir à crise no STF envolvendo as mensagens trocadas entre Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro. Lindbergh avalia que o PT passou quase uma semana “apanhando” nas redes sociais antes de Lula divulgar um vídeo defendendo o fim do sigilo dos inquéritos do caso Master.
Para o deputado, não basta a campanha se concentrar em propostas enquanto Flávio Bolsonaro (PL) tenta associar Lula à crise no Supremo.
Lindbergh também reclama da desorganização das agendas do presidente, da falta de materiais de campanha e do atraso na distribuição de recursos do fundo eleitoral para aliados.
Com informações da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles
O crescimento de Cabo Deyvison (PL) na disputa por uma vaga de deputado federal começa a ganhar contornos de fenômeno eleitoral no Rio Grande do Norte. Em ascensão nos levantamentos de intenção de voto e aparecendo na liderança de várias pesquisas divulgadas recentemente, o candidato do PL vem transformando sua candidatura em uma das mais badaladas do Estado.
Apenas nesta semana, em três levantamentos diferentes o Cabo Deyvison aparece entre os futuros eleitos do Estado para a Câmara Federal. Na pesquisa Exatus/Agora RN desta sexta-feira (11), ele surge em segundo lugar geral na disputa. Na Datavero é o segundo do partido, enquanto na Seta aparece coml terceiro do PL.
Já na pesquisa Media/O Potengi, divulgada no começo deste mês, Cabo Deyvison surge como o mais citado do Estado na disputa para deputado federal, desbancando favoritas como Nina e Natália Bonavides. O mesmo resultado foi constatado na pesquisa Mensury/Blog do Barreto. Já na pesquisa Parla Mentors/Portal Gazeta do RN, é o primeiro colocado do PL. E, quando não aparece em primeiro, está sempre entre os 5 mais citados em praticamente todos os levantamentos.
A sequência de bons resultados nas pesquisas vem acompanhada de uma forte mobilização popular. Nas últimas semanas, Cabo Deyvison tem reunido multidões em atos de campanha, principalmente em Mossoró e demais cidades da região Oeste, além de ampliar sua presença em municípios da Grande Natal e do interior.
“Eu acredito muito na força do povo. Não estou fazendo essa campanha para defender interesses pessoais. Estou percorrendo as comunidades, ouvindo as pessoas e mostrando que é possível fazer política com coragem, defendendo quem trabalha e quem quer viver em paz”, afirma Cabo Deyvison.
A pesquisa DataVero está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-00919/2026 e RN-08285/2026. Os registros da Exatus são RN-07539/2026 e BR-01764/2026. Já a Seta está registrada sob os procolos BR-07019/2026 e RN-03092/2026.
O registro da pesquisa Media/O Potengi é RN-02043/2026. A pesquisa Mensury/Blog do Barreto está sob o número RN 00968/2026 e BR 01818/2026. Já a ParlaMentors/Portal Gazeta do RN tem número 09908/2026.
Três pesquisas divulgadas nas últimas 48 horas colocam Dra. Zenaide (PSD) dentro das duas vagas para o Senado pelo Rio Grande do Norte e mostram a senadora cada vez mais próxima da primeira colocação. Os levantamentos da Seta, DataVero e Exatus apresentam cenários diferentes para a disputa. Na Seta, Zenaide aparece com 41,4% na soma do primeiro e do segundo voto. Na DataVero, registra 13,4% no resultado unificado. Já na Exatus, a mais recente, chega a 27,74% na soma das duas opções de voto.
Mais do que os percentuais. Os levantamentos mostram Zenaide com vantagem sobre o terceiro colocado e encurtando a distância para a liderança. Na Seta, por exemplo, são 5,9 pontos percentuais entre Zenaide e Styvenson. Na DataVero, a diferença para Styvenson é de apenas 7 pontos. Na Exatus, são 19,41 pontos entre os dois.
Sobre a vantagem sobre o terceiro colocado. Na Seta, são 20,4 pontos percentuais de diferença para Samanda. Na DataVero, a distância é de 4,2 pontos para Samanda, acima da margem de erro. E na Exatus, a senadora aparece 12,45 pontos à frente de Rafael Motta.
Os levantamentos foram realizados por institutos diferentes e em períodos distintos. A Seta ouviu 1.500 eleitores entre 3 e 5 de setembro. A DataVero ouviu 1.500 entre 6 e 8 de setembro. E a Exatus ouviu 1.500 eleitores entre 7 e 9 de setembro. As pesquisas estão registradas na Justiça Eleitoral sob os números RN-03092/2026 (Seta), RN-08285/2026 (DataVero) e RN-07539/2026 (Exatus).
o unico FAKE sobre o ex senador Garibaldi doi relatar um bom trabalho probidade e amor ao estado do RN…fora Alves, Maia, Rosados…
Capitão na Cabeça
Somos todos Capitão!!
So pra lembrar
O senador possui a terceira melhor avaliação entre os senadores.
Quero sangue novo na política, vou de Capitão…chega de oligarquias, ORA corruptos!
os Alves se doem com a verdade.
daqui a pouco, não se poderá mais nem chamar henrique de riquinho…
Capitão nele
Pra trabalhar pelo Estado e fazer alguma coisa no Senado, não se mexe. Pra calar quem lhe crítica e bem ligeirinho . Acorda garibaldi , vai se aposentar que é o melhor que vc faz
Verdade engraçado eu pensei q isso era liberdade de expressão q está na constituição q Porra de democracia é essa quando é pra políticos e difamação calúnia se essa cocha não quisesse se hostilizado se dava respeito coisa q políticos não tem nessa bodega chamada Brasil
Quando é "pixuleco", esses juízes acham graça.
Agora quando mexem com os Alves, é um mimimi, um aiaiai, um chororô. Justiçazinha sem moral.
Essa falácia é de um esquerDIOTA!! Mimimi é característica dos militontos