Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) formou maioria, nesta sexta-feira (13), pela cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) pela divulgação de informações falsas sobre as eleições de 2022. A ação, proposta pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), também torna deputada inelegível por oito anos. A parlamentar pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O julgamento foi suspenso após um pedido de vista da juíza Maria Cláudia Bedotti. No momento, a ação tem quatro votos, dos sete possíveis, pela cassação da deputada.
Entre eles, o do relator do caso, desembargador José Antonio Encinas Manfré. O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e os juízes Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva acompanharam o relator. Além de Maria Cláudia Bedotti, ainda faltam votar os juízes Régis de Castilho e Rogério Cury.
Encinas Manfré disse que as ações da deputada influenciaram a livre vontade do eleitor e que ela praticou abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em conformidade ao artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar nº 64/1990”, afirmou.
O R7 tenta contato com a deputada. O espaço está aberto para manifestações.
Fonte: R7
Quanta perseguição!
Esse povo não fez nada.
Só querem implantar uma ditadura no Brasil…
Falou o indivíduo que defende a ditadura e achou a queda do golpe chorando a prisão do 02 do golpe. Só falta o Mito.
Tornaram o Governador de Goiás inelegível!!
Tú é doido?!
Brasil de perna pro Ar.
Essa mulher não era do FEMEN, do George Soros? Quinta coluna.
Alguém tem notícias do Janones?
A casa caindo. Terminar o ano com a cambada presa é presente demais. Felicidade ainda incompleta pq falta G. Heleno e o Bozo
Até agora quem tirou mais de 500 dias de cadeia,por ser ladrão? Foi o que acabou de tirar fezes da cabeça,em uma cirurgia,não é? Janine,vive de nine.
A alegria para esse pessoal de esquerda, é ver quem se opõe a eles na cadeia…
Ao longo dos 13 anos de governo do PT, o Brasil presenciou diferentes escândalos no poder público. Bilhões de reais foram desviados dos cofres do Governo para financiar esquemas ilegais, como compra de votos de parlamentares para a aprovação de projetos e lavagem de dinheiro em contratos superfaturados da Petrobras.
Tudo isso aconteceu há pouco menos de duas décadas, em um período no qual uma parcela importante do eleitorado brasileiro ainda era criança ou recém-nascida: 37,3 milhões de eleitores entre 16 e 29 anos têm pouca ou nenhuma lembrança do que ocorreu…
Todos os condenados, mesmo com provas robustas, foram liberados pelo nosso Supremo…
Os sinais que nossa Nação está desgovernada, estão aí (inflação sem controle, bolsa caindo, dólar nas alturas, precariedade da prestação dos serviços públicos…)…
Mito, chorão e fujão, sua hora vai chegar. Aguardem!!!