As três principais estatais do país já perderam quase R$ 100 bilhões em valor de mercado apenas neste ano, de acordo com um estudo da Economatica. O levantamento realizado pela provedora de informações financeiras monitorou o desempenho das ações da Petrobras, da Eletrobras e do Banco do Brasil.
Desde o início de 2021, as estatais têm uma história em comum: elas passaram por trocas de comando em meio a incertezas sobre o futuro dos negócios. Além de perder valor de mercado, as três companhias têm desempenho pior que o de rivais do mesmo do setor no mercado acionário.

Imagem: Economia G1
Neste ano, a Petrobras perdeu 22,5% (ou R$ 68,6 bilhões) em valor de mercado. Em dólar, a queda é ainda mais expressiva, de 34,5%. Já as concorrentes internacionais, como Exxon e Chevron, por exemplo, registraram um crescimento de 28,7% e 23,8%, respectivamente.
No último dia 18, foi a vez de André Brandão renunciar ao cargo de presidente do Banco do Brasil. Para o lugar de Brandão, o governo indicou Fausto de Andrade Ribeiro, funcionário de carreira da empresa. Ele será o terceiro presidente do BB na administração Bolsonaro.
Os papeis do BB também estão sofrendo mais do que as ações de seus pares. Bradesco, Santander e Itaú tiveram quedas de 2,6%, 10,3% e 11,7% em valor de mercado neste ano, respectivamente. Já o banco público perdeu 30,8%.
E esse imbecil quer se reeleger pra que?
Vão perder bem mais.
Quando descobrirem que o Brasil não tem petróleo e que importar é mais barato, quando descobrirem os salários dos funcionários e a lista de benefícios que ganham sem trabalhar, quando descobrirem que o pré-sal é impossível de explorar…nem de graça vai ter quem queira…
Puxa, como você é sabido! Só você sabe essas coisas. Conta pra eles.
Tem que vender todas e apagar o esloga a Petrobrás é nossa, Eletrobras é nossa, Banco do Brasil e nosso,, conversar fiada, é tudo dos funcionários que tem bons salário e os penduricalhos.
Um bando de imbecil que não sabe nem o que é valor de mercado de empresa quotada em Bolsa vindo vomitar merda.
Kkkk. Ninguém aqui precisa entender de mercado ou bolsa de valores mas quem investe tem vendido as ações das estatais exatamente pq não confia no governo do MINTOmaníaco que se diz liberal! Pela perda de confiança dos investidores, o mercado se autoregula e desvaloriza as ações das estatais já que muitos fundos internacionais não confiam mais no valor do ativo. Mas vc que parece ser bem entendido, explica aí pra "nóis" !
É o micto!
Governo fracassado e apoiado por fracassados.
Se privatizarem o BB, adivinha quem vai comprar? Bradesco ou Itau, aumentando ainda mais a concentração bancária em nosso país.
Esse povo ainda não entendeu que acabou a boquinha. Privatização já. Tem que botar para trabalhar. Esquece a vida boa. @bolsonaro 2022
Esquece a vida boa.. Agora é só desgraça, morte e cinismo. E um bando de porcos chafurdando na lama adorando viver assim
Graças ao Bostanaro…
A ideia do rapaz de Chicago é essa, sucatear, em seguida vender quase de “graça”.
Com a graça de Deus, Collor vai ser ministro desse governo.
Concordo , jogada de equipe econômica junto com os empresários amigos de Guedes
Tipo a Vale q FHC vendeu, que o ídolo de Calígula, num raro momento de lucidez, se declarou contra.
O pt de luladrão acabou com a Petrobrás, destruíram até credibilidade. A lava jato até conseguiu recuperar uns 5 bilhões de reais roubadas, mas como o stf anulou o processo de luladrão, vão ter que devolver essa fortuna recuperada aos lcanalhas ladrões, pior é que tem uns idiotas babacas nesses blogs que defende essa quadrilha inveterado..
To governo do MINTOmaníaco tá parecendo o da DilmAnta kkkk