Diversos

Tribunal de Contas entrega Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz no próximo dia 11; confira perfil dos agraciados

????????????????????????????????????

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) entregará no próximo dia 11 de novembro a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda designada pelo TCE para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.

A medalha será entregue em sessão solene a ser realizada no Plenário do TCE a partir das 10h30. A solenidade será presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Carlos Thompson Fernandes. A saudação aos agraciados ficou a cargo do conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves e caberá ao procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, o discurso de agradecimento em nome dos homenageados.

Serão 11 homenageados: o desembargador Amaury Moura Sobrinho; a auditora do TCE Ana Paula de Oliveira Gomes; o auditor do TCE Antônio Ed Souza Santana; o monsenhor Ausônio Tércio de Araújo; o fundador do Colégio Mater Christi, de Mossoró, professor Emerson Azevedo; o deputado estadual Hermano da Costa Moraes; o procurador do MPC junto ao TCU Júlio Marcelo de Oliveira; o professor Laércio Segundo de Oliveira; o médico Ovídio Borges Montenegro (in memorian); o consultor jurídico do TCE Peter John Arrowsmith Cook Junior; e o magistrado Roberto Francisco Guedes Lima.

Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.

Perfil dos agraciados:

Amaury Moura Sobrinho

Natural de Natal, Amaury de Souza Moura Sobrinho ingressou na Magistratura no ano de 1978, após atuar como advogado, e exerceu a magistratura nas comarcas de Pendências, São Tomé, Monte Alegre, São Miguel, Areia Branca e Natal. Tornou-se, por critério de merecimento, Desembargador no ano de 1996. Foi eleito presidente do Tribunal de Justiça para o biênio 2005/2006. Atualmente é o decano da Corte de Justiça e membro da Seção Cível.

Ana Paula de Oliveira Gomes

Ana Paula de Oliveira Gomes tomou posse como auditora do Tribunal de Contas do Estado em junho de 2016, sendo aprovada no primeiro concurso realizado com esse fim no âmbito do TCE-RN. Natural de Fortaleza, ela é formada em Ciências Contábeis e tem mestrado em Direito Constitucional. Ocupou o cargo de provimento efetivo de Analista de Regulação – Contadora, na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – ARCE.

Antônio Ed Souza Santana

Primeiro colocado no concurso para auditor do TCE/RN, Antônio Ed Souza Santana tomou posse em junho de 2016. Ocupava até então o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União e antes disso era Analista no Banco Central do Brasil. Formou-se bacharel, e posteriormente concluiu o mestrado, em Administração na Universidade Federal da Bahia.

Ausônio Tércio de Araújo

O monsenhor Ausônio Tércio de Araújo é o diretor do Colégio Diocesano Seridoense, cargo que exerce desde 1969. Natural de Currais Novos, o monsenhor ordenou-se padre em 1960 após cursar Filosofia e Teologia na Pontífice Universidade Gregoriana de Roma, entre 1955 e 1960. Foi diretor da Rádio Rural de Caicó até o ano de 2009. Tornou-se professor da UFRN em 1974, cargo do qual atualmente está aposentado.

Emerson Azevedo

Emerson Azevedo é natural de Fortaleza, no Ceará. Radicado em Mossoró, foi um dos fundadores da Sociedade Educacional Mater Christi. Formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1975 e foi professor de macroeconomia na Universidade Regional do Rio Grande do Norte. Também teve atuação destacada no setor industrial e na área de telefonia, sendo um dos responsáveis por implantar o serviço de telefonia interurbana no RN.

Hermano da Costa Moraes

Hermano Moraes nasceu em Natal e atualmente exerce o cargo de deputado estadual, após acumular quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal. É formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública pela UFRN. É bancário concursado e chegou a dirigir por duas vezes a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal. O deputado teve a sua cidadania reconhecida nos municípios de Nísia Floresta, Bom Jesus, São José do Campestre, Florânia, Lagoa Nova, Carnaúba dos Dantas, Acari, Guamaré e Areia Branca.

Júlio Marcelo de Oliveira

Júlio Marcelo de Oliveira é, desde o ano de 2004, procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União. Possui graduação em Direito e em Ciências da Computação, ambas pela Universidade de Brasília. Exerceu o cargo de consultor legislativo no Senado Federal no ano de 2004. O procurador foi o representante do Ministério Público de Contas que atuou no julgamento, e na reprovação, das contas da então presidente Dilma Rousseff no TCU.

Laércio Segundo de Oliveira

O professor Laércio Segundo de Oliveira nasceu em Jardim de Piranhas e licenciou-se em Letras em 1966. Teve atuação destacada na área de educação no Estado. Foi secretário estadual de Educação do RN nos anos de 1978 e 1979. Professor da UFRN e chefe de gabinete da Reitoria entre 1988 e 1991. Além disso, foi secretário-geral do TCE e diretor da Escola de Contas Severino Lopes. Recebeu o título de Professor “Honoris Causa” da UERN e da UnP, entre outras honrarias.

Ovídio Borges Montenegro (in memorian)

Natural de Assu, Ovídio Borges Montenegro formou-se em medicina na Faculdade de Medicina do Recife, em 1942. Diplomou-se especialista em cardiologia em 1967, área na qual teve atuação destacada, como sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Recebeu a Medalha da Academia Pernambucana de Medicina, título de cidadão do Recife, entre várias outras honrarias. Atuou também como professor da Faculdade de Medicina da UFRN e foi um de seus fundadores. Faleceu no dia 12 de julho de 2003.

Peter John Arrowsmith Cook Junior

Peter John Arrowsmith Cook Junior exerce atualmente o cargo de consultor jurídico do TCE/RN. Antes disso, foi procurador do Banco Central do Brasil, onde exerceu a função de subprocurador regional em Recife. É procurador da Fazenda Nacional, já tendo exercido os encargos de Diretor Estadual do Centro de Altos Estudos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no Rio Grande do Norte e de Coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Grandes Devedores da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no Rio Grande do Norte.

Roberto Francisco Guedes Lima

O juiz Roberto Francisco Guedes Lima nasceu em Natal e ingressou na magistratura em 30 de dezembro de 1993 como juiz substituto na Comarca de São José de Campestre. Em novembro de 94, foi promovido para Santana do Matos e em 1998 Juiz de Direito de 3ª entrância na Comarca de Assu. A partir de 2006 exerceu suas funções na 2ª (atualmente 1ª) Vara de Sucessões da Comarca de Natal. Foi Diretor do Foro da Comarca de Natal, no período 2007/2012 e membro do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2008/2010.

TCE-RN

Opinião dos leitores

  1. Fiquei feliz em saber de mais uma função do nosso Tribunal de Faz de Contas: dar comendas.
    Acho que já é bem a segunda utilidade conhecida. A primeira é servir de amparo a político fracassado e amigos do rei.

  2. Mais um ano em que nenhum servidor de carreira do TCE homenageado. Gestão "exemplar", que sabe valorizar e motivar seus servidores.

    1. Pelo portfólio apresentado o Sr. Antônio Ed. Souza Santana é servidor de carreira do TCE/RN sendo "aprovado em primeiro lugar para o concurso público de Auditor do TCE-RN".

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF aponta pelo menos 10 encontros presenciais entre Dias Toffoli e Daniel Vorcaro

Foto: Adriano Machado/Reuters; Ana Paula Paiva/Valor

A Polícia Federal registrou pelo menos 10 encontros presenciais entre o ministro do STF Dias Toffoli e o banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no caso do Banco Master. O relatório analisado pela investigação aponta que as reuniões ocorreram principalmente em eventos sociais em Brasília.

Segundo a apuração, mensagens e outros indícios corroboram os encontros, que teriam acontecido em jantares e festas na capital federal. O conteúdo do relatório vazado provocou repercussão e abriu uma crise interna no Supremo Tribunal Federal.

Ainda de acordo com a PF, os encontros, que ocorreram entre 2023 e 2024, indicam uma relação de amizade além do que mostra a conversa entre os dois no WhatsApp, na qual o ministro chamou Vorcaro para sua festa de aniversário.

Após a divulgação das informações, os inquéritos relacionados ao Banco Master no STF foram redistribuídos por sorteio ao ministro André Mendonça. A mudança na relatoria ocorre em meio a questionamentos sobre a condução anterior do caso.

Band Jornalismo e UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dino proíbe criação de novas leis ou atos que visem garantir ‘penduricalhos’

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Para conter os chamados “supersalários” no serviço público, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, proibiu nesta quinta-feira (19) a criação de novas leis ou atos normativos que autorizem pagamentos acima do teto constitucional, atualmente fixado em R$ 46,3 mil.

A decisão vale tanto para salários quanto para verbas indenizatórias — os chamados “penduricalhos” — frequentemente usados para driblar o limite remuneratório. Dino também vedou o reconhecimento de novos pagamentos retroativos que não estivessem em vigor até 5 de fevereiro de 2026, data da liminar original.

A medida complementa determinação anterior que suspendeu verbas não previstas em lei em órgãos dos três Poderes e de todas as esferas da federação. O objetivo, segundo o ministro, é impedir manobras legais que esvaziem a decisão do Supremo.

Dino manteve o prazo de 60 dias para que órgãos públicos revisem a base legal das remunerações pagas a seus servidores e suspendam valores irregulares. Ele também cobrou do Congresso a edição de uma lei que defina, de forma clara, quais indenizações podem ficar fora do teto.

Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou uma proposta que criava novos penduricalhos para servidores do Legislativo. Caso o Congresso não legisle sobre o tema, Dino afirmou que o STF poderá estabelecer um regime transitório para suspender os pagamentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morada da Paz divulga calendário de missas de 2026

O Cemitério, Crematório e Funerária Morada da Paz divulgou o calendário oficial das missas que serão realizadas ao longo de 2026. As celebrações, que já fazem parte da rotina espiritual de muitas famílias, são momentos de fé, acolhimento e memória, reunindo pessoas que encontram no espaço um local de oração, reflexão e homenagem aos seus entes queridos.

As missas acontecem mensalmente, sempre às 9h, na Sala de Velório Central do Morada da Paz, na unidade de Emaús (RN). Tradicionalmente aguardadas pelo público, as celebrações reforçam o compromisso do Morada da Paz em oferecer não apenas serviços, mas também cuidado emocional e espiritual às famílias.

Em 2026, as celebrações acontecerão, em sua maioria, no segundo sábado de cada mês. A programação tem três exceções: em maio e agosto, as missas serão realizadas no domingo nas datas especiais do Dia das Mães e do Dia dos Pais; já em novembro, a celebração ocorrerá no Dia de Finados, 2 de novembro, momento simbólico e de grande significado para as famílias.

Confira as datas das missas em 2026:

  • 10 de janeiro (sábado)
  • 14 de fevereiro (sábado)
  • 14 de março (sábado)
  • 11 de abril (sábado)
  • 10 de maio (mês)
  • 13 de junho (sábado)
  • 11 de julho (sábado)
  • 9 de agosto (pais)
  • 12 de setembro (sábado)
  • 10 de outubro (sábado)
  • 2 de novembro (Finados)
  • 12 de dezembro (sábado)

O Morada da Paz informa que, em datas comemorativas e celebrações especiais, a programação pode sofrer ajustes, incluindo a realização de eventos ou missas nos cemitérios.

Com essa agenda anual, o Morada da Paz reafirma seu propósito de ser um espaço de acolhimento contínuo, onde a memória, a espiritualidade e o respeito às histórias de vida seguem sendo cuidados com atenção e sensibilidade.

Mais informações: www.moradadapaz.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro Dias elogia Paulinho Freire e destaca legado da Avenida da Alegria e da Engorda, principais polos do Carnaval de Natal

Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, elogiou a gestão do prefeito Paulinho Freire e ressaltou que as obras da Avenida da Alegria e da Engorda da Praia de Ponta Negra — hoje os dois principais polos do Carnaval da capital — são fruto de um legado construído em parceria política, que permanece ativa e segue dando resultados.

Segundo Álvaro, as intervenções foram planejadas durante sua gestão com foco no fortalecimento do turismo e na criação de espaços permanentes para grandes eventos, como o Carnaval, e hoje têm continuidade sob a administração de Paulinho. Para ele, o sucesso dos polos carnavalescos comprova que o alinhamento entre as gestões foi correto.

Durante a programação carnavalesca, o ex-prefeito e o atual prefeito circularam juntos em alguns momentos pelos polos da festa, como sinal claro de sintonia política e de reconhecimento público da sucessão sem descontinuidade administrativa.

“A Avenida da Alegria e a Engorda são obras estruturantes, pensadas com visão de futuro. Ver esses espaços consolidados como polos do Carnaval mostra que a parceria deu certo e continua funcionando”, avaliou Álvaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

CRISE FINANCEIRA GRAVE: RN começa 2026 com rombo de R$ 3 bilhões e estoura limite da LRF

Foto: Elisa Elsie

O Estado do Rio Grande do Norte iniciou o ano de 2026 em uma situação fiscal crítica, figurando no “cheque especial” das contas públicas brasileiras. Segundo dados do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) enviados ao Tesouro Nacional, o governo potiguar começou o exercício com um caixa negativo de R$ 3 bilhões.

O valor se refere aos recursos não vinculados (aqueles que não têm destino carimbado por lei) e revela que o Estado não possui dinheiro suficiente para quitar despesas herdadas de anos anteriores e assumir novos compromissos.

A situação do Rio Grande do Norte é apontada como a mais delicada entre as unidades da federação. Além do déficit bilionário, o governo de Fátima Bezerra (PT) foi o único do país a ultrapassar o limite máximo de gastos com pessoal exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O Executivo potiguar consumiu 56,41% da sua receita corrente líquida com folha de pagamento, ignorando o teto de 49%. O descumprimento pode levar a sanções graves, como o bloqueio de repasses da União e o impedimento de novos empréstimos.

O cenário financeiro conturbado coincide com o ano de despedida de Fátima Bezerra do comando do Executivo. A governadora deve renunciar ao cargo nas próximas semanas para disputar uma cadeira no Senado Federal.

Para agravar o cenário, o vice-governador Walter Alves (MDB) já comunicou oficialmente a Fátima Bezerra que não assumirá o comando do Estado caso ela renuncie para disputar o Senado. Walter anunciou que será candidato a deputado estadual e que o MDB-RN rompeu com o projeto sucessório do PT.

A decisão de Walter Alves redesenha o tabuleiro eleitoral. O MDB não apoiará a sucessão governista (Cadu Xavier) e fechou aliança com Allyson Bezerra.

Sem o vice para assumir, a eventual saída de Fátima para o Senado obrigaria o presidente da Assembleia Legislativa a assumir o Estado, fazendo com que a máquina caia em mãos opositoras durante a eleição.

Bnews Natal

Opinião dos leitores

  1. Não sei qual a surpresa! Fátima nunca teve competência para gerir uma sala de aula que dirá um estado por 8 anos consecutivos. O PT e a extrema esquerda brasileira não passam de um bando de incompetentes. Midas ao inverso, células neoplásicas malígnas – destroem tudo o que tocam. Um antro de corrupção, banditismo, subversão e anarquia. “Teje entregue”!

  2. Para evitar o impeachment ela vai renunciar com a desculpa de concorrer ao cargo de senadora. E jogar toda culpa em quem assumir a bomba.

    1. Bem que a ciência relata a involução do cérebro quando se passa fome.

    2. Uma irresponsavel que ainda tem anacefalo para ficar babando. Otario, ela era para ser sido impichimada a muito tempo atrás mais tem uns deputados fraquissimos. Cadê os R$ 5.000.000,00 dos respiradores???.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

NÃO FALTA MAIS NADA: MPF aciona Globo por pronúncia de “recorde” e pede R$ 10 milhões de indenização

Foto: Reprodução

A TV Globo virou alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais por causa da forma como a palavra “recorde” vem sendo pronunciada em seus telejornais e programas esportivos.

O autor da ação é o procurador da República Cléber Eustáquio Neves, que pede a condenação da emissora ao pagamento de R$ 10 milhões por suposta “lesão ao patrimônio cultural imaterial da língua portuguesa”, além de uma retratação pública em rede nacional.

Na petição, o procurador sustenta que a Globo estaria adotando uma pronúncia incorreta — tratando “recorde” como proparoxítona (“RÉ-cor-de”), quando, segundo ele, a forma correta é paroxítona (“reCORde”). Para fundamentar a acusação, foram anexados vídeos de programas como o Jornal Nacional, Globo Esporte e Globo Rural, incluindo trecho com o jornalista César Tralli.

O MPF argumenta que, por operar concessão pública, a Globo teria o dever de observar rigorosamente a norma culta da língua portuguesa, sob pena de violar o direito coletivo à informação de qualidade. Também foi solicitado pedido liminar para que a correção seja aplicada com urgência.

Procurada, a emissora informou que não comenta processos em andamento. Até o momento, a defesa formal ainda não foi apresentada.

O caso abre um debate inusitado sobre os limites da atuação do Ministério Público e até que ponto a pronúncia de uma palavra pode, de fato, configurar dano coletivo que exija uma ação judicial.

Coluna F5 – Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Mais pruque este mistério púbico federais Ista fazenu istu, o que importa é intende. Viva a isqueda

  2. Se for processar o Rede Globo por erros propositais de desinformação e criação de narrativas contra o Povo Brasileiro, teríamos que criar um STF paralelo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Após hospitalização, prefeito Paulinho Freire está em casa e cancela agenda desta quinta (19)

Foto: Elpídio Júnior

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, recebeu alta hospitalar e já se encontra em casa, onde segue as recomendações e o tratamento médico.

De acordo com nota oficial divulgada nesta quinta-feira (19), toda a agenda do chefe do Executivo municipal foi cancelada ao longo do dia.

O retorno às atividades administrativas dependerá da resposta ao tratamento, conforme orientação médica. O quadro de saúde do prefeito segue sendo acompanhado.

A Câmara Municipal do Natal agendará uma Sessão Especial para a próxima segunda-feira, dia 23/02, às 09h, quando será realizada a leitura da Mensagem Anual pelo Prefeito.

Confira na íntegra:

NOTA

Após período de hospitalização, o prefeito Paulinho Freire se encontra em casa, seguindo as recomendações e tratamento médicos.

Toda agenda desta quinta-feira (19) foi cancelada. O retorno às atividades, seguindo as orientações, dependerá da resposta ao tratamento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Agressão contra jovem com deficiência auditiva durante Carnaval de Apodi gera revolta nas redes sociais

Um vídeo que circula nas redes sociais desde o fim de semana tem causado indignação e revolta entre internautas. As imagens mostram um jovem com deficiência auditiva sendo agredido por integrantes de uma equipe de segurança durante o Carnaval no município de Apodi, no Oeste potiguar.

De acordo com informações repassadas por testemunhas, os profissionais teriam dado uma ordem verbal ao rapaz nas proximidades do trio elétrico. Como ele não compreendeu a orientação, por conta da deficiência, não reagiu da forma esperada. Em seguida, teria ocorrido a agressão registrada em vídeo por pessoas que estavam no local.

Ainda segundo relatos, a vítima sofreu ferimentos que exigiram atendimento médico, incluindo pontos em um dos braços, trauma na cabeça e suspeita de fratura nas costelas. O estado de saúde atualizado não foi detalhado até o momento.

As imagens rapidamente ganharam repercussão nas redes sociais, com críticas à conduta dos agentes envolvidos e pedidos de responsabilização.

Em nota oficial publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Apodi informou que tomou conhecimento do episódio ocorrido durante o Carnaval 2026, envolvendo a abordagem de seguranças a um folião nas proximidades do trio elétrico. A gestão municipal manifestou solidariedade ao cidadão e afirmou que a orientação dada às equipes de segurança é para que atuem com respeito, diálogo e preservação da integridade de todos os foliões.

A Prefeitura informou ainda que determinou a apuração imediata dos fatos junto à empresa responsável pela segurança do evento, para que as circunstâncias sejam esclarecidas e as medidas cabíveis adotadas. A administração municipal também declarou que está à disposição para colaborar com os esclarecimentos e reafirmou o compromisso com a realização de um Carnaval seguro, organizado e acolhedor.

O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Não sabem distinguir as situações, botou a farda, é pau pra todo mundo sem prévia análise, tem q ter avaliação clínica de cada situação, merece investigação profunda.

  2. a nota da prefeitura soa fofa e com pouca substancial. Nao se entende como o individuo que se diz humano sai de casa exclusivamente com o intuito de bater, agredir, tentar matar outro, mostrando sua podridao humana, falta de carater e demonstrando sua falta de respeito pela vida alheia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia

Foto: Reuters

O MPF (Ministério Público Federal) decidiu arquivar o pedido de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua família por crimes como genocídio durante a pandemia e uso indevido da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), alegando falta de comprovação documental.

“Da análise dos autos, verifica este órgão ministerial que não subsiste motivo para a instauração de persecução penal em razão dos fatos, tendo em vista que as informações apresentadas são inespecíficas e genéricas, carecendo de prova documental mínima que corrobore as complexas e abrangentes alegações”, afirmou a procuradora da República Luciana Furtado de Moraes, em despacho de 23 de janeiro.

O processo, apresentado por meio da sala de Atendimento ao Cidadão, acusava a família Bolsonaro de diversos crimes durante a pandemia, incluindo envolvimento com milícias, tráfico de drogas, corrupção, “rachadinhas”, envenenamento de autoridades, perseguição política e atentados à ordem democrática.

Na análise do MPF, a manifestação tinha caráter opinativo, com críticas políticas e avaliações morais sobre a condução do governo federal.

Além disso, o órgão ressaltou que as afirmações eram “genéricas, sem indicação de tempo, modo ou lugar das supostas práticas criminosas”, sem material suficiente para abertura de investigação criminal.

“A representação é composta, em sua integralidade, por relatos pessoais, avaliações subjetivas, percepções políticas e referências a vídeos e conteúdos publicados em plataformas digitais e matérias jornalísticas, sem, contudo, apresentar fatos individualizados, elementos mínimos de materialidade ou indícios concretos que permitam a abertura de investigação criminal”, diz o documento.

O MPF comunicou que o caso foi arquivado, mas o denunciante tem dez dias para apresentar recurso. O processo tramita em sigilo a pedido do autor da representação.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Foi preciso fabricar um golpe de estado para que Bolsonaro fosse punido. Se Bolsonaro tivesse cometido algum crime, por menor que fosse, não teria sido jogado pra fora do governo antes de terminar o mandato? Quem não lembra das invenções mirabolantes que a esquerda fazia para tentar incrimina-lo? Leite condensado, Wal do açaí, importunação a baleia, Abin paralela, canibal, jóias roubadas, cartão de vacina, imitação de falta de fôlego, etc, etc, etc. Enquanto isso, estamos vendo a frase do atual vice-presidente se tornando a maior realidade que o Brasil já presenciou. Esse Alckmin é um profeta, pena que se vendeu, não se sabe por quais motivos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Greve na Argentina contra reforma de Milei cancela quatro voos entre Natal e Buenos Aires

Foto: Reprodução

Quatro voos na rota entre Natal e Buenos Aires (Aeroporto de Ezeiza) foram cancelados nesta quinta-feira (19) em razão da greve geral na Argentina. A informação foi confirmada pela Zurich Airport Brasil, concessionária do Aeroporto Internacional de Natal. O balanço inclui chegadas e partidas.

De acordo com o painel do aeroporto, foram canceladas duas partidas com destino a Buenos Aires e duas chegadas vindas da capital argentina, operadas pelas companhias GOL Linhas Aéreas e JetSMART.

Nas partidas, foram afetados os voos 3833 (JetSMART), previsto para 11h35, e 9485 (GOL), das 12h30. Já nas chegadas, os cancelamentos envolveram os voos 9484 (GOL), previsto para 10h25, e 3832 (JetSMART), das 10h35, todos na rota com o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires.

Em nota, a concessionária informou que os cancelamentos ocorreram “em função da greve geral vivenciada na Argentina” e orientou os passageiros a buscarem informações diretamente com as companhias aéreas.

A Zurich Airport Brasil recomenda que passageiros com voos marcados para esta quinta-feira (19) procurem os canais oficiais das respectivas empresas para obter informações sobre remarcação e evitem se deslocar até o aeroporto sem confirmação prévia da situação do voo.

Greve na Argentina

O governo de Javier Milei anunciou que adotará medidas rigorosas durante a paralisação de 24 horas convocada pelo maior sindicato da Argentina contra a reforma trabalhista apoiada pelo presidente. Além de prometer reprimir a greve, o governo também divulgou orientações específicas à imprensa diante da paralisação.

A reforma que motivou a greve propõe modernizar as relações de trabalho e reduzir o poder dos sindicatos e os custos trabalhistas. A fim de garantir os 37 votos necessários para sua aprovação no Senado, o governo – que conta com 20 senadores próprios – concordou em modificar alguns artigos a pedido da oposição.

A medida foi aprovada, ao contrário de outras iniciativas que naufragaram na Câmara depois que o governo deu como certo o apoio de outros blocos. O texto agora seguirá para a Câmara dos Deputados, que o debaterá em março e poderá fazer emendas ou revogar partes do projeto.

Os principais sindicatos do transporte de passageiros aderiram inicialmente ao protesto iniciado nesta quinta-feira: 255 voos foram cancelados, afetando 31 mil passageiros, segundo a companhia aérea Aerolíneas Argentinas. Trabalhadores portuários também participam da paralisação.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Sindicatos, sempre os sindicatos do atrazo.
    Vão pensar no País bando de jumentos.
    O país rico, exister a possibilidade de vcs todos melhorarem de vida as custas do trabalho produção.
    Aqui no Brasil é desse jeito, todo mundo na esmola, mais de 50% da população, isso graças aos sindicatos e os governos petistas do atrazo.
    Cadê, que nos Estados Unidos argentinos e brasileiros fazem essas papagaiadas??
    Todos ganhando com o seu suor razoavelmente bem, ninguém quer voltar.
    Detalhe, tem que ser corudo, gostar de trabalhar blz?
    Do contrário fazem carreira de volta, atrás da zona do conforto, preguiça e esmolas.
    Ou seja, um condenado a pobreza pelo resto da vida.

    1. Moradores do 4º andar. Essa é ótima!!!👍👏👏

      Um prédio de 4 andares foi totalmente destruído pelo fogo; um incêndio terrível.

      Todas as pessoas das 10 famílias de Sem-teto, que haviam invadido o 1º andar, filhos de presidiários que ganham salário reclusao de R$ 1.518,00, faleceram no incêndio.

      No 2º andar, todos os componentes das 12 famílias de retirantes, que viviam dos proventos da “Bolsa Família”, também não escaparam.

      O 3º andar era ocupado por 4 famílias de ex-guerrilheiros, todos beneficiários de ações bem sucedidas contra o Governo, filiados a um partido político influente, com altos cargos em estatais e empresas governamentais, que também faleceram.

      No 4º andar viviam engenheiros, médicos, enfermeiros, psicólogos, advogados, professores, empresários, bancários, vendedores, comerciantes, policiais, e trabalhadores com suas famílias. Todos escaparam.

      Imediatamente o “Presidente da Nação” indignado e toda a sua assessoria mandou instalar um inquérito para que o “Chefe do Corpo de Bombeiros” explicasse a morte dos “queridos companheiros” e por que somente os moradores, do 4º andar haviam escapado.

      O Chefe dos Bombeiros prontamente respondeu:

      – “Todos tinham saído para trabalhar.”

      Essa é top!
      Tem que repassar.
      👏👍👊🙏
      Bora trabalhar nós somos do quarto andar !!!
      😀😀😀😀🫣😱🤦‍♂️🤣🤣

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *