Em seu comício na Geórgia na noite de segunda-feira, Donald Trump rapidamente se voltou ao argumento defendido desde que perdeu as eleições de 3 novembro: “Nós nunca perdemos a Geórgia. Não tem como”. Enquanto sua viagem ao Estado tinha o objetivo de apoiar os candidatos republicanos ao Senado que disputavam o segundo turno, Trump aproveitou para reforçar uma pressão que tem dividido o partido: não certificar a vitória de Joe Biden nesta quarta-feira, 5, no Congresso.
A Geórgia foi um dos Estados que deram a vitória ao democrata, um resultado que o presidente republicano nunca aceitou e tenta até o último momento mudar. Hoje, o Congresso deve confirmar certificar a votação do colégio eleitoral, procedimento basicamente cerimonial que ganhou agora outro peso.
Nos últimos dias, Trump vem aumentando sua pressão sobre aliados e colegas do Partido Republicano a subverter a ordem democrática usual e barrar a eleição vitoriosa de um adversário. Nesse esforço, seu vice, Mike Pence, como presidente do Senado, virou o principal alvo.
Na Geórgia, Trump sugeriu que Pence poderia não reconhecer a vitória de Biden na sessão conjunta do Congresso. O argumento voltou em uma postagem do presidente no Twitter ontem. “O vice-presidente tem o poder para rejeitar eleitores escolhidos de modo fraudulento”, escreveu Trump. Um pouco antes, ele havia postado que os dois candidatos que disputavam o segundo turno na Geórgia, Kelly Loeffler e David Perdue, decidiram se juntar ao grupo de congressistas que pretende obstruir a certificação hoje.
Segundo o jornal Washington Post, Trump está efetivamente sabotando o Partido Republicano em seu caminho para deixar a Casa Branca. Na avaliação do jornal, assim como fez em seus quatro anos de governo, Trump criou uma divisão profunda e apaixonada dentro do partido, com legisladores forçados a escolher entre certificar os votos de seus constituintes ou satisfazer um presidente em sua cruzada sem fundamento.
Leia matéria completa no Estadão.

Menino Trumpinho sempre com suas maldades.
Os marcianos já estão entre os terráqueos para sabotarem todo e qualquer processo eleitoral. E o pior! Já tem como aliado o povo de Plutão, que indignado com a desclassificação do seu planeta, juraram vingança contra os terráqueos. Help, Napoleão!
Esse homem ainda está lutando com isso ? Oh derrota que não desce!
O Trump do Paraguai daqui, vai tentar os mesmos artifícios
O americano pelo menos é empresário, o daqui nunca trabalhou.
Quem trabalhou foi o seu metralha ladrão, procura uma carteira assinada do seu político ladrão de estimação seu FDP?