Foto: reprodução
Em sessão ordinária na próxima terça-feira (14), em regime híbrido, às 19h, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai apreciar processo relativo ao deputado eleito, não diplomado e não empossado à Assembleia Legislativa do RN, Wendel Fagner Cortez de Almeida (PL), o “Wendel Lagartixa”. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.
O registro de candidatura de Wendell Lagartixa foi questionado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que considera o policial militar da reserva inelegível por ter cumprido pena por crime hediondo encerrada em 2021. O ministro indeferiu o registro monocraticamente e agora o TSE vai se pronunciar.
Wendell Lagartixa teve 88.265 (4,69%) dos votos, a maior votação da história de um candidato a deputado estadual no RN. Porém, acabou impedido de assumir mandato, ascendendo em seu lugar Ubaldo Fernandes (PSDB), que não tinha sido reeleito. Lewandowski determinou a retotalização dos votos no dia 16 de dezembro do ano passado.
Lagartixa foi condenado por portar arma e munição de uso restrito, que até 2019 era considerado crime hediondo, passível de inelegibilidade. Além disso, Lagartixa responde a quatro processos: triplo homicídio (pelo qual estava preso preventivamente até o dia 15 de setembro), homicídio simples, homicídio qualificado e formação de quadrilha.
Em sua decisão, o ministro Lewandowski foi enfático em determinar a retotalização dos votos, escolhendo assim um outro nome para o lugar de Lagartixa. Esse procedimento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 19 de dezembro, acabou ensejando a reeleição de Ubaldo.
Se não empossar lagartixa. Então não é pro luladrao tomar posse tbm. Kkkkkkkkk
Eu quero q Wendel seja empossado sim!! Ele foi eleito pelo povo…..q merece respeito 👍
Wendel. Maus de 88 mil votos. Eleito com a maior votação concedida a um candidato à Assembleia Legislativa do RN. Deve tomar posse, sim. Que o TSE seja justo, espero.
PRISAO PERPÉTUA PRA ESSE MARGINAL
Se justifica existe,que COLOQUEM ESSE ASSASSINO NA CADEIA,E NUNCA MAIS TIRE DE LA. UM CRIMINOSO,QUE TIROU A VIDA DE VARIAS PESSIAS, QUE ATE HOJE NAO FORAM JULGADOS. TODOS ACOBERTADOS COM APOIO DE POLICIAIS BANDIDOS E TERRORISTAS. ESSE MARGINAL PRECISA SER JULGADO,E MOFAR NA CADEIA OU NO QUINTO DOS INFERNOS
Pior câncer do Brasil tá na presidência e ninguém nunca julgou e LADRÃO SAFADO LULARÁPIO, pq q um cidadão q combate a marginalidade não pode assumir 🤬
Amigo bom dia, concordo em tudo que vc falou, parabéns pelo seu comentário
É verdade!!😃 concordo é só no nosso 🤬
O maior bandido nós tiramos e fugiu pros Estados Unidos, agora quer voltar com joias em dinheiro de propina , pq ainda choras?
Se ele deu um show de votos na cara de mto q tem nome na política do RN,não tem nem familiar e nem histórico político,merece sim atuar e ser empossado o povo quem o escolheu.
Só não assumiu pq não é do PT.
Por ser preso é quem assume
Sendo deputado ele iria defender a nossa segurança que não temos nesse governo lulático.
Wendell será empossado se Deus quiser, meu voto não foi em vão, Tmj
Força Wendel. Veja o exemplo de Nicolas Ferreira. Uma cassação não vai acabar sua vida. Em 2026 vc vai ter 100 mil votos.
Palhaçada esses julgamentos. Jogo de cartas marcadas. Só teatro, os resultados já estão todos acertados. Infelizmente Wendel não tem chance, só pq não é do PT e não apoia a bandidagem.
Se um descondenado assumiu a presidência, porque Lagartixa nao pode assumir ?
Pelo nível dos nossos Deputados estaduais, lagartixa é um santo.
O juiz que condenou o “descondenado” foi parcial. Só isso. Estuda mais.
Força Lagartixa!!!! A sociedade de vem está com você!