Geral

TSE marca julgamento de Sérgio Moro, absolvido pelo TRE-PR

Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou o julgamento do senador Sergio Moro (União Brasil) para as sessões dos dias 16 e 21 de maio.

O Ministério Público Eleitoral apresentou parecer ao TSE na terça-feira (7) defendendo rejeição dos recursos contra a absolvição de Moro da acusação de abuso do poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

Os recursos à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que absolveu Moro, foram apresentados no mês passado pelo PL e pelo PT.

Acusação

A chapa de Moro foi acusada de caixa dois, utilização indevida de meios de comunicação social, além de abuso de poder econômico. As ações foram protocoladas pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança em novembro e dezembro de 2022.

Em parecer emitido pela Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná em dezembro de 2023, os procuradores Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado descartaram as acusações de uso indevido de comunicação social e de caixa dois.

No entanto, os procuradores entenderam que houve abuso de poder econômico devido ao gasto de pelo menos R$ 2 milhões durante a pré-campanha, feito com investimentos conjuntos do Podemos e do União Brasil.

Os procuradores também analisaram o fato de que a pré-campanha de Moro, em um primeiro momento, estava voltada para a corrida presidencial. Por fim, o parecer recomendou a cassação da chapa e a inelegibilidade de Sergio Moro.

Decisão do TRE-PR

Por maioria dos votos, o TRE-PR decidiu contra a cassção de Moro. Quatro desembargadores seguiram o voto do relator Luciano Carrasco Falavinha Souza e entenderam que as acusações não procedem. O julgamento foi finalizado no dia 9 de abril, em Curitiba.

Ao longo do julgamento, os desembargadores apresentaram diferentes interpretações de quais gastos informados nos processos deveriam ser considerados gastos de campanha e de pré-campanha.

Entre os valores estão, por exemplo, gastos com alimentação, contratação de escritórios de advocacia, empresas de comunicação, locação e aluguel de carros.

Dessa forma, houve divergência entre os membros da Corte quanto à soma a ser considerada dos valores gastos no período por Moro e, por consequência, se houve abuso de poder econômico.

Falavinha, relator do caso, entendeu que as acusações contra o senador por abuso de poder econômico na eleição de 2022 não procedem.

Ele destacou que despesas de eventos realizados por Moro em outros estados na pré-campanha à presidência foram consideradas como pré-campanha ao Senado pelos partidos autores das ações.

Ainda votaram contra a cassção os desembargadores Anderson Ricardo Fogaça, Sigurd Roberto Bengtsson, Guilherme Frederico Hernandes Denz e Claudia Cristina Cristofani.

Já os desembargadores José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior votaram a favor da cassação e pela inelegibilidade de Moro.

Após a decisão, Moro disse que a Corte preservou a “soberania popular” e “honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses”.

Blog Júlia Dualibi – g1

Opinião dos leitores

  1. O corporativismo paranaense ainda conseguiu dar uma sobrevida a esse pilantra, que dormiu juíz e acordou ministro.
    Mas a hora do marreco abandonado pelo patrão, está chegando.
    Prepare a mala, marreco.
    Que a Papuda te espera!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

Mulher presa por stalkear médico chegou a ligar 500 vezes e a enviar 1,3 mil mensagens em um dia

Foto: Reprodução

Kawara Welch foi presa no início do mês por “stalking”, prática considerada crime desde 2021. Ela se apresenta nas redes sociais como artista plástica e começou a alimentar uma obsessão pelo médico, na expectativa de ter um relacionamento amoroso com ele.

O “stalking” é quando uma pessoa persegue outra, pessoalmente ou por qualquer outro meio, como telefonemas e mensagens. A pena varia de seis meses a dois anos de prisão.

Kawara foi acusada por um médico, que preferiu não ser identificado, de persegui-lo desde 2019. Ele diz que conheceu Kawara em 2018. Segundo o médico, com problemas de depressão. Depois de outros dois atendimentos, Kawara procurou a clínica onde o médico também trabalha. Foi quando o stalking começou a ganhar força.

“Ela teve acesso ao meu celular e começou a passar mensagens e fotos perturbadoras mesmo, amarrando lençol, corda no pescoço, se despedia de mim. Eu entrei em pânico”, conta ele.

Foi aí que, segundo o médico, Kawara passou a mandar mensagens em tom de ameaça. Ele, então, decidiu parar de atendê-la na clínica, mas Kawara insistiu. E quando ela ia ao hospital particular durante os plantões dele, o médico pedia à direção que outro profissional a atendesse. Ele passou a evitar contato com Kawara, mas não imaginava que a situação iria se agravar.

“Ela chegou a me passar 1.300 mensagens em um dia. E mais de 500 ligações num único dia. Eu troquei de número de celular umas três ou quatro vezes, mas parei de trocar porque vi que era totalmente inútil. Ela tinha uma facilidade incrível em achar meu número novo”, afirma o médico.

Kawara também fez ligações insistentes para a mulher do profissional e para o filho dele. Além dos telefonemas e das mensagens, as investigações da polícia encontraram montagens feitas por Kawara em redes sociais para dar a impressão de que os dois tinham um caso.

O médico também afirma que ela começou a persegui-lo nas ruas, no momento em que ele chegava ao trabalho e a um congresso de medicina. Ele conta que em 2022, Kawara invadiu o consultório onde uma paciente era atendida, e houve troca de agressões com a mulher dele. Um ano depois, mais um ataque no mesmo local, com xingamentos e até acusação de roubo.

“Tinha momentos de horrores, que eu entrava em pânico, porque ou ela aparecia ou ela fazia alguma coisa inesperada”. A polícia prendeu Kawara em flagrante, mas ela ficou apenas uma semana detida. Pagou fiança de R$ 3,5 mil e passou a responder ao processo em liberdade. Em março de 2023, a Justiça determinou a prisão preventiva dela por voltar a descumprir as medidas cautelares. Kawara ficou mais de um ano foragida até ser presa na semana passada, numa faculdade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde estudava nutrição.

O advogado de Kawara afirma que houve um envolvimento entre ela e o médico. Ele nega que tenha mantido qualquer relacionamento com ela. “Nós acreditamos não houve esse relacionamento. E, mesmo se houvesse, não justifica de forma alguma esse tipo de ação, esse tipo de conduta da Kawara”, afirma o delegado Rafael Faria.

O psiquiatra Daniel Barros, ouvido pelo Fantástico, diz que a prática de stalking pode ou não ter relação com transtornos psíquicos. No processo, não há nenhum laudo sobre as condições mentais de Kawara. Há um ano, o médico e a mulher dele estão em tratamento para controlar o pânico.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Marechal Restaurante completa 7 anos e tem programação temática em maio

Foto: Divulgação

Um dos mais conceituados restaurantes da cidade completa 7 anos de história e preparou uma programação temática para mês de maio. Com gastronomia contemporânea requintada, ambiente diferenciado e uma carta de drinks exclusiva, o restaurante é conhecido também por seus eventos, que reúnem clientes, amigos e casais potiguares em uma atmosfera de alegria e descontração.

A celebração oficial dos 7 anos acontece nos dias 22 e 23 de maio, em mais uma edição do projeto Marechal Convida, que recebe o chef Nando Carneiro (SP) em um Menu exclusivo em 5 etapas, sob comando do chef convidado e os chefs da casa. As vagas são limitadas e as reservas já estão disponíveis.

Reservas: (84) 98846-1647 (Whatsapp)
@marechaloficial

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Policial militar morre após bater na traseira de ônibus na BR-406 na Grande Natal

Foto: Reprodução/TV Tropical

Um aluno do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar morreu em um acidente na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na manhã desta segunda-feira (20). Ele foi identificado como Yury Haddad, de 28 anos.

De acordo com a polícia, o policial militar estava em uma motocicleta no sentido Natal quando bateu na traseira de um ônibus, que estava na mesma direção. Após o choque, o homem ainda foi atingido pelo veículo de transporte de passageiros. Ele tinha saído da cidade de Poço Branco com destino ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar.

Ele havia passado no concurso da PM e teria aula no curso de formação. Yury se formaria soldado da corporação em setembro deste ano. Parentes e amigos do praça estavam muito abalados com a morte dele. Policiais militares também estiveram no local do acidente.

O trânsito ficou lento na BR-406 até o recolhimento do corpo pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN). O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Girão confirma apoio à pré-candidatura de Paulinho Freire

Foto: Magnus Nascimento

O deputado federal General Girão (PL) anunciou que irá apoiar a pré-candidatura de Paulinho Freire (União Brasil) à Prefeitura de Natal. A decisão foi confirmado em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (20).

“A gente não faz política sozinho. Fazemos política sempre procurando unir as forças”, afirmou Girão, ao justificar a escolha. O deputado também ressaltou que a decisão partiu da análise das pesquisas e de reuniões internas do partido, lideradas pelo senador Rogério Marinho. A ideia é apoiar o candidato que estivesse melhor nas pesquisas.

“Nessa última eleição, liderados por Rogério Marinho, fizemos uma base muito forte. E mesmo assim, o PL é um dos partidos (que compõe essa base). E liderados por Rogério Marinho, identificamos que para fazer o apoio em Natal, em uma candidatura própria, pensamos em unir forças”, explicou o Girão.

Além do parlamentar federal, Paulinho Freire também tem o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). No evento, também estiveram presentes Joanna Guerra, secretária municipal de planejamento e pré-candidata à vice, e José Agripino.

Durante o anúncio do apoio do deputado federal general Girão aa Paulinho Freire, que é pré-candidato a prefeito de Natal, o ex-senador e presidente do União Brasil no RN, José Agripino, ressaltou que “Paulinho é candidato de centro”. Ele explicou também que apoio como o do general Girão “será valorizado durante e depois da campanha”.

Ainda em sua fala, José Agripino destacou que é “importante que vocês participem de uma gestão preocupada com o interesse real do cidadão”.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, que já tinha anunciado seu apoio a Paulinho Freire, afirmou que a adesão do general ao projeto de Freire “representa o apoio de um segmento importante da sociedade natalense”. Dias citou a “postura nítida, definida, de direita, que representa este segmento”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Se o candidato de centro votou 67% das vezes apoiando o PT, imagine o resto… está aí na sua cara. Só cai quem quer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] DEPLORÁVEL E COVARDE: Homem agride idoso em frente de conveniência na zona Norte de Natal

Vídeo: Via Certa

Um homem chamado Álvaro agrediu um idoso na frente de uma conveniência no bairro Pajuçara. De acordo com as informações, não houve motivo aparente para a agres:são.

O agressor correu em direção ao idoso e o agrediu, como mostram as imagens das câmeras de segurança. O idoso foi socorrido e levado para a UPA, onde, apesar de estar bem machucado, está em estado estável.

Em outro vídeo, é possível ver o mesmo agressor tentando arr:ombar um veículo no mesmo local.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar

Foto: Renato Medeiros

Terceiro maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, a barragem de Umari chegou à sua capacidade máxima e transbordou na madrugada desta segunda-feira (20), segundo confirmou o presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Paulo Sidney.

A sangria, como o transbordamento é conhecido, começou por volta das 3h30 e acontece pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, a barragem sangrou no dia 9 de abril, depois de 14 anos.

O reservatório é oficialmente denominado Barragem Senador Jessé Pinto Freire e fica localizado no município de Upanema, no Oeste potiguar. Essa é a terceira sangria resgistrada no local, desde a conclusão da sua construção, em 2022.

Segundo o Igarn, a água vertida pelo sangradouro percorre o rio do Carmo, que se encontra com o Rio Mossoró e desagua no mar em Areia Branca.

“A gente já tinha perdido um pouco da esperança que ela sangrasse esse ano, porque já havia chegado muito perto e não sangrou, mas houve uma forte chuva em Campo Grande, ontem, que provocou essa sangria”, explicou Paulo Sidney.

De acordo com o boletim divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), na manhã desta segunda, a chuva registrada em Campo Grande foi de 162,4 milímetros.

A barragem tem capacidade de armazenar 292,8 milhões de metros cúbicos de água – ficando atrás apenas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves (1,9 bilhão de m³) e da barragem Santa Cruz, em Apodi (482 milhões de m³).

Embora Umari tenha uma grande capacidade de armazenamento, não é utilizada para abastecimento humano. Segundo o Igarn, a água é usada principalmente por agricultores, na irrigação de suas plantações.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire comenta falta de liderança da governadora para unir bancada federal

Foto: Elpídio Júnior

O pré-candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire, considera que falta liderança da governadora Fatima Bezerra (PT) para unir a bancada federal do RN em Brasília.

Em entrevista ao Jornal da Mix, apresentado por Diógenes Dantas, Kadja Alves e Lázaro Jordão, o deputado federal falou sobre a obra do desvio da BR 304. Paulinho relembrou que a bancada já cobrou agilidade ao DNIT para as providências e criticou a ausência de coalizão por parte do executivo estadual.

“Falta liderança (da governadora). Falta trazer argumentos para juntar a bancads, para unir. Já estamos no segundo mandato e não vimos ainda essa articulação do Governo do Estado em querer unir a bancada”, disse Paulinho.

Opinião dos leitores

  1. Quem falou que Fátima tá preocupada em reunir bancada? Só agora Paulinho Freire observou isso, em que mundo ele anda?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar duas crianças em Natal

Foto: Reprodução

Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Natal (DPCA/Natal) deram cumprimento a um mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem, de 32 anos, condenado por dois crimes de estupro de vulnerável. Ele foi detido no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal.

De acordo com as investigações, o suspeito havia cometido o crime de estupro de vulnerável contra duas crianças do seu entorno familiar. Ele estava foragido desde o ano de 2020.

O mandado de prisão definitiva foi expedido pela 15ª Vara Criminal da Comarca de Natal. O suspeito foi condenado a 13 anos e 4 meses de prisão em regime fechado. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A prisão faz parte da “Operação Caminhos Seguros”, deflagrada em âmbito nacional para combater os crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ SANTA MARIA LIDERANÇA: Prefeito Raniery é a maior liderança política para 34% da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ SANTA MARIA também avaliou quem a população considera a maior liderança política. O prefeito Raniery foi o mais citado por 34,1%, seguido de Nilson com 11,3% e Alex com 10%, confira lista completa abaixo.

 

 A pesquisa foi realizada no dia 11 de maio, com registro do TSE:  RN-04936/2024, com 360 entrevistas e margem de erro de 5,1%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ SANTA MARIA ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 49% da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ SANTA MARIA avaliou o cenário administrativo federal.

 

O governo Lula foi aprovado por 49,7%, enquanto 44,4% reprovam e 5,8% não sabem dizer.

 

 A pesquisa foi realizada no dia 11 de maio, com registro do TSE:  RN-04936/2024, com 360 entrevistas e margem de erro de 5,1%.

Opinião dos leitores

  1. MAIS UMA, que comece o blá blá blá dos seguidores do louco, dos seguidores dos grupinhos do whatts, que até hoje acreditam que a eleição foi fraudada, dos que acreditam que a Terra é plana, dos que acreditam em videod adulterados. Os que não conseguem assimilar que o país está melhor, que a economia está fortalecida, que a saúde está funcionando, que o comércio e as indústrias estão faturando, as pessoas consumindo mais. Viva o governo Lula.

    1. Amigão, acho que você deveria tá preocupado. Quem não sabe que nordestino gosta de sofrer, principalmente, os potiguares? Você deveria tá preocupado por esse percentual. Não acha que a coisa tá feia, Lula com menos de 50% em cidades do nordeste? E sua governadora? Qual sua explicação pra isso? O que Lula faz mais do que Fátima faz? Mostra aí!!!! 🫏🫏🫏🫏😵‍💫😵‍💫😵‍💫

    2. O rombo provocado pelas despesas do governo Lula (PT), que prometeu “déficit zero”, já superou R$ 79,2 bilhões nas primeiras semanas de 2024. Foram R$771,8 bilhões torrados em despesas, segundo o Portal da Transparência, com arrecadação inferior, de R$692,6 bilhões. Em 2023, as contas públicas fecharam o ano com um déficit de R$250 bilhões, mas se a diferença entre gastos e receitas continuar no ritmo atual até o fim do ano, o rombo do ano passado pode até dobrar.
      TÁ TIRANDO O BRASIL DO BURACO OU LEVANDO EM DIREÇÃO AO HAITI, CANALHA?

    3. Em qual planeta você está,é sério que você está no Brasil? Ou você é totalmente desinformado ou me desculpe você tem problemas Psico, a cebola por 16,90,tomate por 12,90,cenoura 12,90,feijão 10,00
      Açúcar 6,00,gasolina 6,39 e sem pandemia,milhares de empresas fechadas, 50 bilhões em Prejuízo na Petrobrás só na última semana.aaahhhhh
      Suas fontes estão perdidas
      No governo anterior o pobre ainda comiam galinha que custava 4,90 o kg e agora no governo da picanha essa mesma galinha custa 9,90.
      Tá bom pra você,
      Me poupe deixa de idiotice, essa merda de governo já era nunca prestou.
      Ah e pra não viu com blá-blá-blá eu também já fui assim e votei nessa merda e mim arrependi profundamente.

    4. Esse bichim é leso mesmo, faz isso para provocar, afinal, quem poderia ser tão ignorante para acreditar nessas baboseiras todas? Indivíduos assim se alumentam de provocação, o melhor aí é deixar ele é o nine falando para os que só entendem a sua língua de pobre coitado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *