Foto: Wallacy Medeiros
A cada dois anos, a população brasileira vai às urnas decidir os rumos políticos a serem adotados nas esferas municipal, estadual e federal. Símbolo máximo de uma democracia saudável, o voto direto é individual e secreto, mas, ao mesmo tempo, manifesta-se de forma livre quando se trata da defesa de ideologias e posicionamentos políticos que visam soluções para os problemas vivenciados diariamente na sociedade.
Elemento essencial para a decisão do voto, a discussão de ideias no período eleitoral se materializa nos debates entre postulantes aos cargos em disputa. Quem apresentou melhor suas propostas? Qual demonstrou mais preparo para o exercício do mandato? Quem não convenceu na argumentação? Esses são apenas alguns entre inúmeros aspectos analisados pelos eleitores e levados em consideração após os debates de candidatos.
Para contribuir, nesse sentido, com o eleitor potiguar, a TV Universitária (TVU), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove, nesta quinta-feira, 27 de setembro, um debate entre candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. A transmissão acontece simultaneamente no canal TVU (5.1), operadoras de tv por assinatura que transmitem o sinal da TVU, Facebook da TVU, Rádio Universitária FM (88,9 FM), Youtube e site da UFRN.
Dos oito concorrentes ao Governo do Estado, sete garantiram presença no debate: Carlos Eduardo (PDT), Carlos Alberto (PSOL), Fátima Bezerra (PT), Brenno Queiroga (Solidariedade), Freitas Júnior (Rede), Heró Bezerra (PRTB) e Dário Barbosa (PSTU). O candidato à reeleição Robinson Faria (PSD) não confirmou o comparecimento.
A mediação fica a cargo do jornalista Jadir Souza, apresentador do TVU Notícias, telejornal diário da emissora. Com experiências anteriores em eleições municipais na Bahia e em Pernambuco, esta é a primeira vez que Jadir conduz o debate entre candidatos na TVU. Para o jornalista, trata-se de uma grande responsabilidade. “Debates acabam sendo um espaço muito real porque acontecem sem a ação das equipes de marketing e da publicidade. São um momento de embate bastante franco entre os candidatos, o que é ótimo para que o eleitor tire suas dúvidas e conheça melhor quem pretende governar o estado”, explica Jadir.
E os eleitores têm voz garantida no evento. O primeiro bloco é dedicado às respostas dos candidatos às perguntas enviadas, em vídeos de até 1 minuto, pela população. Todas as mensagens passaram por uma triagem feita pela produção do debate, sendo selecionadas as mais pertinentes e adequadas.
No segundo bloco, os participantes debatem entre si temas de livre escolha, com 1 minuto para pergunta e 2 minutos de resposta. Réplicas e tréplicas têm 1 minuto de duração cada. Em seguida, no terceiro bloco, os candidatos respondem a perguntas previamente gravadas por pesquisadores da UFRN e pelo Diretório Central dos Estudantes
De acordo com a diretora da TV Universitária, Gorete Gurgel, esse é um dos grandes diferenciais do debate promovido na emissora. “Além das perguntas da população e do embate entre os candidatos, a participação de especialistas da UFRN, e a instituição tem pesquisadores nos mais diversos temas, é muito enriquecedora”, afirma Gorete, ratificando a tradição da TVU na cobertura jornalística das eleições.
Ainda segundo a diretora da emissora, no que depender da equipe da TVU, o público pode esperar por uma programação de qualidade e muito bem produzida. “Existe um grande esmero. Todos gostam e se dedicam a fazer o melhor. Todos demonstram muito entusiasmo”, conta Gorete.
Com informações da UFRN
A matéria, apesar de extensa, com 9 parágrafos , esquece de informar o essencial: o horário do debate!
queria muito que alguém perguntassem aos candidatos se eleito deixaria o preço da gasolina daqui do estado igual ao preço da paraiba, isso seria muito proveitosa a resposta deles.