Diversos

Uso de celular em sala de aula dobra efeito negativo nas notas, aponta estudo

O uso excessivo de telefones celulares tem prejudicado o desempenho acadêmico de estudantes universitários brasileiros sem que eles percebam, já que a maioria tende a subestimar o tempo que dedica, diariamente, a seus aparelhos.

Essas conclusões são de uma pesquisa feita com alunos da FGV (Fundação Getulio Vargas) de São Paulo e publicada recentemente pela “Computers & Education”, revista especializada britânica.

A piora na aprendizagem associada à utilização intensa de smartphones leva a uma queda significativa dos alunos em um ranking que a FGV elabora para classificá-los —considerando suas notas, mas também fatores como o grau de dificuldade das provas.

Cada cem minutos diários dedicados ao celular fazem com que um estudante recue 6,3 pontos na escala, que vai de 0 a 100. Segundo os pesquisadores Daniel Darghan Felisoni e Alexandra Strommer Godoi, isso pode ser suficiente para tirá-los da lista dos 5% melhores da turma, impedir que alcancem pontuação para cursar determinadas eletivas ou prejudicá-los em avaliação dos critérios para obtenção e manutenção de bolsa de estudos.

O uso de smartphones no horário das aulas é ainda mais nocivo: faz com que a queda de desempenho quase dobre.

Ou seja, se os cem minutos forem concentrados no período em que os alunos deveriam prestar atenção nas aulas ou em rotinas da universidade, o recuo no ranking vai para cerca de 12 pontos.

O problema é agravado pelo fato de que o tempo dedicado aos aparelhos é alto e bem maior do que a maioria estima. Em média, os participantes do estudo passaram quase quatro horas por dia (230 minutos) mexendo em seus celulares, 48,5% a mais do que eles disseram imaginar.

Entre os 43 alunos acompanhados, o que ficou mais tempo no celular gastou 6,5 horas diárias no aparelho, e a menor marca foi de 38 minutos.

O resultado surpreendeu Daniel, que estudava o tema para seu trabalho de conclusão da graduação na FGV, e Alexandra, professora que o orientava. “Eu mesma testei o tempo que passava no celular na época e foi o dobro do que imaginava”, diz Alexandra.

Para Daniel, a surpresa maior veio com a mensuração do impacto do celular sobre a aprendizagem dos alunos.

A hipótese dele era que, acostumados desde cedo com a tecnologia, os jovens tinham capacidade de realizar tarefas concomitantes sem prejudicar sua capacidade cognitiva.

“Percebia que o uso do celular nos deixava momentaneamente ausentes, mas que o conteúdo perdido poderia ser recuperado em seguida com a volta da atenção”, diz Daniel.

Não foi o que ele e Alexandra descobriram ao analisar os resultados do experimento, que monitorou 43 alunos de administração de empresas por 14 dias consecutivos, em abril de 2016. O grupo aceitou instalar nos seus celulares aplicativos que medem o tempo gasto trocando mensagens, navegando em redes sociais, fazendo pesquisas e ligações.

Um desafio em pesquisas assim é garantir que o efeito que se busca mensurar seja consequência da hipótese levantada e não de outros fatores. Nesse caso, era preciso eliminar o risco de que as diferenças de desempenho fossem causadas por habilidades e conhecimentos acumulados pelos alunos anteriormente.

O impacto dessas aptidões foi, então, descontado com base nos resultados do vestibular e em um questionário utilizado internacionalmente sobre seu autocontrole (capacidade de se organizar, concentrar, realizar tarefas etc). A partir daí, eles estimaram o desempenho esperado dos alunos e os compararam com os resultados que eles, de fato, alcançaram.

Concluíram que o uso do celular é capaz de alterar a rota esperada. Sua utilização por cem minutos diários é suficiente para fazer com que um aluno ou aluna que tenha se classificado em 5º lugar no vestibular atinja na faculdade o desempenho esperado daquele que ficou em 100º.

“Essa queda na pontuação pode ter consequências graves para o estudante, afetando até sua vida profissional, já que as vagas para cursar determinadas disciplinas preparatórias para o mercado de trabalho são preenchidas conforme a posição no ranking da faculdade”, diz Daniel.

“O ideal seria repetir o experimento, expandindo-o para um grupo mais diverso, mas, estaticamente, nossos resultados se mostraram significativos”, afirma Alexandra.

PROIBIÇÃO EM ESCOLAS FRANCESAS DEU NOVO IMPULSO AO DEBATE

O debate sobre celulares na educação tem ganhado fôlego. Em julho, o governo da França proibiu a utilização dos telefones em escolas. No Reino Unido, algumas escolas tomaram a mesma decisão.

No Brasil, não há uma regra única. Em 2017, o Governo do Estado de São Paulo liberou o uso dentro de sala de aula sob supervisão (leia abaixo).

“Acho importante que o tema seja discutido porque o que notamos é que o efeito da distração é inconsciente e significativo”, diz Alexandra.

Um trabalho recente feito por quatro pesquisadores de universidades norte-americanas e publicado por um periódico da Universidade de Chicago com 800 usuários de smartphones concluiu que a proximidade física do celular reduz tanto a memória quanto a fluidez de ideias, provocando uma espécie de drenagem de recursos do cérebro (“brain drain”, em inglês).

Segundo os pesquisadores, mesmo quando os participantes conseguiam evitar mexer ou pensar nos seus celulares, a simples presença dos aparelhos diminuía sua atenção.

Táticas como deixar o aparelho com a tela para baixo ou silenciar as notificações não foram suficientes. A única estratégia eficaz foi a separação física do celular.

“Não tenho dúvida de que o celular atrapalha os estudos. Tenho notado piora na minha concentração, perda de memória e me sinto mais cansado”. O relato é de Renan Baleeiro Costa, 20, estudante de direito da USP. “Existe o lado positivo. Em um instante, tenho acesso a textos acadêmicos, leis. Mas, quando uso o celular em excesso, me sinto menos produtivo”, completa.

Outro estudo de acadêmicos turcos, recém-publicado na revista “Computers in Human Behavior”, apontou efeitos negativos sobre o desempenho escolar. No artigo, os autores concluem que a tecnologia pode ser positiva para a aprendizagem, mas ressaltam que os alunos não parecem estar usando os recursos disponíveis de forma benéfica à aprendizagem e que devem ser melhor orientados.

Folha de São Paulo

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Nilda traz de volta o São João do Povo em Parnamirim

A sexta-feira (27) marcou o primeiro dia do Festival de Quadrilhas Juninas de Parnamirim em um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e emoção. Realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, o evento marcou o resgate de uma das maiores tradições culturais do município, que retorna ao calendário oficial após 21 anos, graças ao compromisso da gestão da prefeita Nilda Cruz. É o São João do Povo.

A Prefeita Nilda acompanhou de perto as apresentações e celebrou a grande participação do público, que lotou o espaço em uma noite marcada por muito forró, animação e a presença de famílias inteiras prestigiando a cultura popular. “Estou muito feliz em termos resgatado nosso São João, depois de 21 anos fora do calendário, o povo de Parnamirim merece essa festa linda” comemorou a prefeita Nilda Cruz.

Mais de 40 grupos juninos de todo o Rio Grande do Norte estão confirmados ao longo do festival, que segue neste sábado (28) e domingo (29). O palco recebeu ainda shows de artistas locais, que deram um verdadeiro show de talento e reforçaram a valorização da cena cultural parnamirinense.

Além da festa e da tradição, o evento também movimenta a economia local, com dezenas de empreendedores atuando na área gastronômica e comercial. O Festival de Quadrilhas de Parnamirim é, acima de tudo, um grande encontro com a cultura nordestina, com o povo e com a memória afetiva de gerações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

6 em cada 10 estudantes com Fies estão inadimplentes

Foto: Agência Brasil

A taxa de inadimplência do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) alcançou 59,3% em 2024, o maior índice desde a criação do programa. Isso significa que 6 em cada 10 estudantes financiados estão devendo. E a dívida não é pequena: uma média de R$ 46.000 por aluno.

Os dados são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e foram obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação). As informações são referentes até maio de 2025.

Com mais devedores, menos estudantes se interessam pelo programa. A adesão também caiu: os novos contratos firmados por ano recuaram 88% desde 2015.

A região Sudeste concentra 1,01 milhão de contratos ativos. O Nordeste vem em seguida, com 711 mil.

Neste 1º semestre de 2025, foram apenas 34.000 novos financiamentos. O recuo acompanha mudanças nas regras, como o fim da carência total e o início dos pagamentos durante o curso.

O curso mais financiado é direito (397 mil), seguido por enfermagem (201 mil) e engenharia civil (172 mil).

Em nota, o Ministério da Educação afirmou que trabalha para ampliar o acesso ao ensino superior com condições diferenciadas para alunos de baixa renda. A pasta reconhece a necessidade de aprimorar o programa e afirma que renegociações já somam mais de 387 mil contratos.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Padre Fábio de Melo é acusado de impedir apresentação de banca católica em festa

Foto: reprodução/TV Brasil

Durante a tradicional festa de São João em Nordestina (BA), o nome de Padre Fábio de Melo se viu envolvido em uma polêmica.

A banda católica Ministério Sinal da Cruz afirmou, em nota nas redes sociais, que teve sua apresentação impedida pela equipe de um artista “de grande renome” — que, segundo o contexto, seria o próprio padre, já que ele era a única outra atração confirmada no evento.

O grupo relatou que não conseguiu montar seus equipamentos no palco principal, o que inviabilizou o show.

Apesar do contratempo, a banda permaneceu no evento e participou da Santa Missa, que foi transferida para outro espaço, sob os toldos. “Ali, entregamos a Deus o nosso louvor, mesmo em meio às limitações”, escreveram. A prefeitura da cidade e o padre não se pronunciaram sobre o episódio, limitando-se a divulgar trechos do show.

Canal Paulo Mathias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alunos do Fies devem R$ 17,9 bilhões em 2025

Foto: Adobe Stock

A dívida dos estudantes do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) em atraso há mais de 90 dias chegou a R$ 17,9 bilhões em 2025.

A alta foi de mais de R$ 2 bilhões em relação ao ano anterior e é o maior valor registrado desde a criação do programa federal de financiamento estudantil.

Dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação) mostram que cada aluno inadimplente deve, em média, R$ 46.000.

As informações são referentes até maio de 2025 e, ao todo, os contratos ativos do programa somam R$ 93,8 bilhões em valores ainda a serem pagos aos cofres públicos.

A maior parte dos recursos vem do orçamento do MEC (Ministério da Educação), abastecido por impostos. Quando um aluno deixa de pagar, o prejuízo recai sobre o Tesouro Nacional —o que impacta também os investimentos em educação.

Assim, a política criada para democratizar o ensino superior se transforma em um deficit bilionário nas contas públicas.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS: 30,6% acham Lula responsável por fraudes no INSS

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O levantamento da Paraná Pesquisas divulgado neste sábado (28) mostra que 30,6% dos brasileiros consideram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal responsável pelas fraudes e desvios registradas no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Só 12% disseram ser o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o responsável.

Outros 25% dos entrevistados atribuíram a principal responsabilidade aos funcionários da entidade.

Eis como responderam os entrevistados ao serem questionados sobre quem é o “principal responsável pelas fraudes e desvios do INSS”:

  • o presidente Lula – 30,6%;
  • os funcionários do INSS – 25%;
  • o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – 12%;
  • sindicado/associações – 7,1%;
  • Congresso Nacional – 0,9%;
  • todos – 3,3%;
  • outras citações – 12%;
  • não sabem/não opinaram – 19,9%.

A pesquisa foi realizada de 18 a 22 de junho de 2025. Foram entrevistadas 2.020 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

CONHECIMENTO SOBRE AS FRAUDES

A maioria (90,5%) dos entrevistados disse ter tomado conhecimento das fraudes no INSS. Outros 9,5% declararam que não tomaram conhecimento.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João de Natal atrai 70 mil pessoas à Avenida da Alegria, no bairro da Redinha, na sexta-feira (27)

Foto: Magnus Nascimento

A abertura do polo Zona Norte do São João de Natal levou cerca de 70 mil pessoas à Avenida da Alegria, no bairro da Redinha, nesta sexta-feira (27). O evento, promovido pela Prefeitura do Natal, marcou o início da última etapa do maior ciclo junino já realizado na cidade. Subiram ao palco Yuri Filho, Augusto Dantas, Banda Grafith, Kadu Martins e Henry Freitas, que encerrou a noite como atração principal.

O prefeito Paulinho Freire acompanhou a programação e destacou a consolidação da Avenida da Alegria como novo espaço de grandes eventos na cidade. “É uma festa de toda Natal, mas hoje é a Zona Norte quem recebe. A gente apostou na Avenida da Alegria durante o Carnaval e, com o São João, fica ainda mais claro que foi um grande acerto. Preparamos tudo com cuidado, pensando na segurança, no conforto e na tranquilidade das famílias que vêm pra cá”, afirmou.

Banda Grafith e Henry Freitas, os shows mais aguardados da noite,  levantaram o público. Natural de Natal, a Grafith sempre foi muito bem recebida, especialmente na Zona Norte, que acompanha os sucessos da banda ao longo de mais de 35 anos de carreira.

“Na Arena foi um sucesso. Na Zona Norte não foi diferente. Esse é mais um momento especial na nossa carreira, e também na história da cidade. Natal vive um momento muito bacana e só tenho a parabenizar toda a equipe”, disse o vocalista Júnior.

Henry Freitas, que consolidou sua carreira no Rio Grande do Norte, também protagonizou um dos grandes momentos da noite. Pernambucano, ele se destacou no Carnaval deste ano ao reunir 70 mil foliões no Ginásio Nélio Dias, e agora repetiu o feito no São João, no polo Zona Norte.

A festa também impulsionou a economia local. Na área destinada aos ambulantes — uma das maiores entre os polos — o movimento começou cedo. Bruna, vendedora de bebidas, veio de São Gonçalo do Amarante com a mãe e se instalou às 13h no ponto de comercialização.

“Essa é a segunda vez que viemos. A primeira foi na abertura e deu pra tirar um dinheirinho bom. A expectativa agora é a mesma. Vou ficar até domingo aqui”, contou.

A estrutura de atendimento ao público foi reforçada. A Avenida da Alegria conta com 12 postos médicos, todos com ambulâncias de suporte avançado. A área reservada para pessoas com deficiência, com visibilidade privilegiada e acesso facilitado, foi mantida.

Foi nesse espaço que estava Magna Bento, moradora da cidade. “Depois de um tempo difícil, esse espaço me deu segurança para voltar a participar desses momentos. É bom demais se sentir parte da festa de novo”, contou.

A segurança foi garantida por uma força-tarefa integrada pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além das equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), STTU, Urbana, Defesa Civil e demais órgãos da administração.

Programação de sábado (28)

A programação segue neste sábado (28), com shows de Garotões do Forró, Raynel Guedes e o cantor Léo Santana. As apresentações têm transmissão ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sem Lewandowski, Janja despacha com diretor-geral da PF para tratar de pedofilia

Foto: Divulgação

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, reuniu-se na tarde da última terça-feira (24) com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, para tratar da proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual.

O encontro, solicitado por Andrei, ocorreu por volta das 15h, na sala 301 do Palácio do Planalto — o mesmo pavimento onde a primeira-dama mantém seu gabinete. A reunião não consta na agenda oficial de Andrei Rodrigues, mas foi divulgada por Janja em sua página no site do Planalto.

Segundo apuração da coluna, Andrei apresentou os resultados de um programa da Polícia Federal de combate ao abuso sexual infantojuvenil, chamado Guardiões da Infância. A iniciativa busca não apenas reprimir esse tipo de crime, mas também prevenir o problema, inclusive instruindo jovens sobre o uso seguro da internet.

Além de Andrei, também participou do encontro o diretor de combate a crimes cibernéticos da PF, delegado Otavio Margonari Russo, responsável pelo programa Guardiões da Infância dentro da corporação.

Nenhum representante do Ministério da Justiça (MJ) participou do encontro. Não estavam presentes o ministro Ricardo Lewandowski, chefe de Andrei, nem a secretária de Direitos Digitais do MJ, Lilian Cintra de Melo, responsável pelo tema da regulação das redes no ministério.

Apesar de manter um gabinete no Planalto e realizar reuniões com autoridades como o chefe da PF, Janja não possui cargo formal na estrutura do governo.

Recentemente, a primeira-dama tem se envolvido em debates sobre cibercrimes. Em maio, ela abordou o tema durante um jantar com o presidente da República, Lula (PT), e o presidente da China, Xi Jinping.

Segundo a jornalista Andréia Sadi, do canal por assinatura GloboNews, Janja teria afirmado que o TikTok — rede de origem chinesa — está a serviço da extrema-direita e facilita a disseminação de conteúdos violentos contra mulheres e crianças.

Andreza Matais – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Não tenho lembranças de ter votado nessa mulher para mim representar não.
    Ela é o 22 é?
    Votei nesse aí.
    Essa daí é a que o filho casula do Luladrão disse que é puta é??
    É só uma pergunta tá?

  2. Moral da gota, culpa de Mácron, manda mais que Narizinho, Taxxad e Lewandowisk pamonha, estamos entregues as traças e baratas, pegue no espinhaço.

  3. Pensem num governo de moral e de excelência. Dizem que panela que muitos mexem, o pirão termina não prestando, taí a confirmação do adágio popular.

  4. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Nunca essa máxima valeu tanto nesse país. Até o Ministro da Justica, chefe dos convocados por Janja, obedece. Alguém duvida do protagonismo da primeira-dama (ou primeira-ministra) ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Sebastião Segundo Dantas, presidente do SETCERN e empresário do setor de transportes no RN

Foto: Reprodução

Faleceu na madrugada deste sábado (28), vítima de infarto, o empresário Sebastião Segundo Dantas, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Rio Grande do Norte (SETCERN). Ele também era proprietário da Transportadora Novo Nordeste, uma das mais tradicionais do setor no estado.

Figura respeitada no meio empresarial potiguar, Sebastião ocupava há anos a liderança do sindicato patronal e era conhecido pelo empenho em defender os interesses da categoria, sempre atuando com firmeza nas pautas ligadas à logística e ao desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas no estado.

Ainda não há informações oficiais sobre o velório e sepultamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bruno, da dupla Bruno e Marrone, canta em festa privada de luxo no Quintas do Lago, em Mossoró

Vídeo: Blog Ismael Sousa

Antes de subir ao palco do Mossoró Cidade Junina, Bruno agitou uma festa exclusiva para milionários e emergentes em mansão no Quintas do Lago.

A “senha”? R$ 10 mil por casal, valor simbólico para bancar o cachê do artista. Ano passado esse mesmo show particular o cachê custou algo em torno de R$ 180 mil.

Após a festa exclusiva, Bruno e Marrone se apresentaram no palco da Estação das Artes, no Mossoró Cidade Junina.

Com informações do Blog Ismael Sousa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PIPOCO: Primeira noite do São João no polo Zona Norte leva multidão com shows de peso

Vídeo: Todo Natalense

A Zona Norte de Natal foi tomada pelo clima junino na noite desta sexta-feira (27), com a abertura oficial do São João no Polo Zona Norte. O evento aconteceu na tradicional Avenida da Alegria, que ficou lotada de ponta a ponta com a presença do público, que compareceu em peso para curtir a festa.

No palco, uma programação de tirar o fôlego. A noite começou com shows de Yuri Filho e Augusto Dantas, e esquentou ainda mais com a energia contagiante da Banda Grafith, que levantou a galera com os grandes sucessos que marcaram gerações. Em seguida, foi a vez de Kadu Martins animar o público com os hits que vem dominando o Brasil e outros sucessos, preparando o terreno para o encerramento em grande estilo com Henry Freitas, que fez um verdadeiro show e levantou o público natalense.

Vídeo: Todo Natalense

O São João de Natal segue se consolidando como uma das maiores festas juninas do estado. Com polos espalhados por todas as zonas da cidade, a capital potiguar tem oferecido uma programação diversificada, gratuita e segura, valorizando artistas locais e trazendo grandes nomes nacionais.

Além da música, o evento movimenta a economia com ambulantes, comerciantes e trabalhadores temporários, além de garantir momentos de lazer e tradição para milhares de famílias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *