UTILIDADE PÚBLICA: Nova calculadora do INSS permite saber quanto tempo falta para a aposentadoria

Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu mais um passo na desburocratização de processos, que promete facilitar a vida dos segurados. Já está disponível no site Meu INSS uma calculadora que simula o tempo de contribuição e diz se o trabalhador já tem tempo para pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.

A novidade é que, a partir de agora, todo o período contributivo do segurado é mostrado de forma automática. Antes, o trabalhador tinha que, com todas as carteiras de trabalho em mãos, inserir os períodos de contribuição, para somente depois, o portal informar o tempo total de contribuição. Para ter acesso ao serviço, o segurado deve realizar um cadastro simples: basta informar o nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Em seguida, será fornecida uma senha provisória, que pode ser mudada imediatamente por uma pessoal.

Depois desse processo, o segurado já pode conferir, na tela, todo o tempo de contribuição, com detalhes específicos como empresa, e o tempo trabalhado, em anos, meses e dias. A calculadora também informa para o trabalhador quantos pontos ele tem para consgeuir a aposentadoria por tempo de contribuição, levando em conta a fórmula 85/95 — em que a soma de idade e do tempo de contribuição deve dar 85 (mulheres) ou 95 (homens) — para que seja concedida a aposentadoria integral.

 Vale ressaltar que esta simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’, como destaca o INSS, do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade de pedir a aposentadoria, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício.
Também é importante esclarecer que, se no resultado da simulação for informado que há ‘Vínculo com Pendência’, o segurado não precisa ir imediatamente a uma agência corrigir, uma vez que o vínculo já consta no cadastro do INSS e a análise da pendência já será tratada quando o segurado fizer o pedido de um benefício.

 

O ‘Meu INSS’ é uma central de serviços que permite fazer agendamentos e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Extra – O Globo

 

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Ricardo Santos disse:

    Importantíssimo que o segurado do INSS acompanhe sempre suas contribuições, e consulte seu benefício periodicamente. Para saber como, você pode visitar: http://ajudagov.com/inss/guia-da-previdencia-social-e-inss-beneficios-e-consulta/

  2. Pedro disse:

    7 anos após seu falecimento!

  3. António Medeiros Nunes disse:

    Tempo de contribuição

  4. paulo disse:

    BG
    A SET – secretaria Estadual de tributação a tarde todas fora do "ar" e o empresario Potiguar sem poder comprar um ALFINETE fora do estado pois não pode-se gerar Danfe nem GNRE. Isto é uma VERGONHA, estado falido sem deixar ninguém trabalhar nem produzir. É arrumar as malas e ir embora deste estado FALIDO administrado por INCOMPETENTES.

    • Asessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Tributação. disse:

      Boa tarde, Paulo. Gostaríamos de informar que a chuva que ocorreu no fim da tarde de ontem (22), alagou todo o setor de informática da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos (Searh), causando problemas na internet de outras Secretarias do Estado, o que causou transtorno também no nosso sistema, já que ambos são interligados.

      Apesar deste contratempo causado pela chuva, a Searh resolveu prontamente o ocorrido, normalizando o sistema da SET o mais rápido possível. A página da SET ficou sem funcionar no fim da tarde, mas às 20:50h já estava funcionando normalmente.

      O problema causado ontem não impactou de forma alguma a GNR-E , já que o autorizador de sua emissão fica localizado em outro estado.

      Sabemos que eventualidades dessa natureza ocorrem em todos os tipos de sistemas informatizados públicos e privados, mas estamos sempre atentos a resolver com rapidez e competência para que não prejudique nenhum dos nossos contribuintes.

      Esperamos que tenha conseguido resolver o seu problema e qualquer duvida pode nos contactar.

COMENTE AQUI