Saúde

Vacina de Oxford tem ‘proteção de 100%’ contra formas graves de covid-19, diz AstraZeneca


Foto: Timur Matahari/AFP

O grupo farmacêutico britânico AstraZeneca afirmou ter encontrado, após pesquisas adicionais, “a fórmula vencedora” para sua vacina contra covid-19 desenvolvida com a Universidade de Oxford, sobre a qual a agência reguladora britânica deve comentar nos próximos dias. Em entrevista ao jornal Sunday Times, o CEO da farmacêutica, Pascal Soriot, disse que o imunizante garantiu “proteção de 100%” contra formas graves de covid-19. As vacinas desenvolvidas por Pfizer/BioNTech e Moderna apresentaram eficácia de 95% e 94%, respectivamente.

“Acreditamos ter encontrado a fórmula vencedora e como alcançar uma eficácia que, com duas doses, é tão alta quanto as outras”, declarou o CEO Pascal Soriot ao Sunday Times. Em resultados provisórios de ensaios clínicos em larga escala no Reino Unido e no Brasil, o laboratório britânico anunciou em novembro que sua vacina tinha uma eficácia média de 70%, em comparação com os índices de mais de 90% da Pfizer/BioNTech e Moderna.

Por trás desse resultado médio estão grandes diferenças entre dois protocolos diferentes. A eficácia da vacina AstraZeneca/Oxford é de 90% para voluntários que receberam primeiramente metade de uma dose, depois uma dose completa um mês depois; o índice cai para 62% no grupo vacinado com duas doses completas.

Esses resultados foram criticados porque houve um erro na injeção de meia dose, embora um grupo relativamente pequeno tenha seguido esse protocolo. A empresa anunciou posteriormente que sua vacina exigia “estudos adicionais”.

A vacina Oxford/AstraZeneca é muito aguardada porque é relativamente barata e não precisa ser armazenada a temperaturas tão baixas quanto a Pfizer/BioNTech, por exemplo, que deve ser mantida a -70 graus. Isso facilita a vacinação em grande escala e em asilos. O Ministério da Saúde espera ter 100,4 milhões de doses do imunizante de Oxford, de um total geral de 258,4 milhões de doses de diferentes vacinas.

O Reino Unido foi o primeiro país ocidental a começar a aplicar doses da vacina Pfizer/BioNTech, no início de dezembro. A segunda vacina Oxford/AstraZeneca é uma esperança para acabar com o aumento de casos atribuídos à nova variante do coronavírus. Diante dessa mutação, “pensamos por ora que a vacina deve continuar a ser eficaz”, disse Pascal Soriot. “Mas não podemos ter certeza, então faremos alguns testes.”

Ele garantiu que novas versões da vacina estão sendo preparadas caso o imunizante não seja eficaz contra a nova cepa de covid-19. Soriot disse no entanto esperar que não precisem delas: “Você tem que estar preparado.”

O governo do Reino Unido disse na quarta-feira que apresentou os dados completos da vacina Oxford/AstraZeneca ao órgão regulador do Reino Unido, o MHRA. Segundo a imprensa britânica, o órgão terá que se manifestar nos próximos dias, com o objetivo de começar a vacinação a partir de 4 de janeiro.

AFP e Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. O tempo é o senhor da razão.
    Logo logo os incrédulos verão o qto o governo federal agiu com acerto, sem açodamento na questão da compra das vacinas, nos investimentos, nos auxílios, na equipe formada.
    Só pessoas de alto gabarito.

  2. Contra a AFTOSA a eficácia é 100%.
    Um gado bem alimentado, com água e pasto bom, resulta numa carne de qualidade.
    A saúde do animal sempre vai ser prioridade para nós.

    1. Já tá na sua baia para tomar a xinglingvac na pistola, bicho de tração?

    2. O comunismo é uma seita.
      O zumbi alimentado com a ração diária de ódio repassada pela cúpula da seita deixa o idiota útil com todo ozônio para passar dia e noite nas redes sociais falando frases sem nexo.
      O comunismo mata e também deixa o contaminado fraco da cabeça.
      O comunismo é mais letal e causa mais sequelas do que a covid.
      É uma praga que assola a humanidade há 100 anos.
      Local mais fácil se se contagiar em universidades, sindicatos, blogs de extrema esquerda …

    3. Talvez seja melhor carne de JEGUE seu ZéGado, o que achas, saborear junto com seus corruptos de estimação, mas eu entendo seu desespero.

  3. Espero que a partir de agora a humanidade dê mais valor aos CIENTISTAS do que JOGADORES DE FUTEBOL… Tudo na vida tem um aprendizado!

    1. Sem olhar no Google… cite ai dez neurocientistas (não prescisam ser os mais renomados)… ou os dez maiores químicos da atualidade…. cinco nobeis em Medicina (não precisam ser os últimos), os três maiores matemáticos, fisicos, biológos… e quais são as suas contibuições… Enfim, a hipocrisia.

    2. Vc tem q se decidir: seguir a ciência ou o seu genocida predileto.

    3. Mané, já tá na sua baia para tomar a xinglingvac na pistola, bicho de tração?

    4. Vai mané, seja o primeiro da fila, a humanidade vai agradecer imensamente esse seu ato.

  4. Que notícia maravilhosa, Deus ilumine esses cientistas na busca de soluções para esse vírus. Depois dessa pandemia, nunca mais nenhum cientista ou pessoa da área de saúde deveria ser mal remunerada.

    1. Por essa opinião você deveria ser a primeira a tomar, os cientistas chineses são confiáveis igual ao governo de lá. Parabéns petista

    2. Independentemente da origem dos cientistas, eu confio na ciência seja do Reino Unido, China, Rússia, da Fiocruz, do Butantã ou mesmo do Instituto Do Suvaco da Cobra, eles estudaram pra isso, não se pode politizar tudo de forma ignorante , só não vou tomar a vacina chinesa pq faço parte da pesquisa de uma vacina . Se não, tomaria a primeira que apareça pq valorizo a vida , politicagem que se dane, gente besta vai morrer pq vai na onda da Besta-fera. Eu tomo mesmo que seja na testa e pronto.

    3. Sr. David , os insumos da vacina de Oxford são fabricados na China e agora? Não tomar pq tem cientista chinês no processo? Vamos ficar caladinhos e esperar , a que vier , se vier, mesmo atrasada, será de bom tamanho.

    4. Júlio, quais insumos da vacina são feitos na China?
      Ter os componentes signfiica ter o mecanismo todo?

  5. O Kwait já está vacinando. O Chile e União Europeia também. Argentina em breve.

    Aqui estamos sendo vacinados desde março com a vacina do Bolsonaro, a Sars-CoV-2.

    1. Cuba e venezuela na frete do Brasil,essa direita de Bolsonaro não está com nada
      Moro ou Doria 2022

    2. Vá para Cuba, Cláudio.
      Para o esquerdista, o melhor gestor do mundo é kim Jon um, pois ele diz que lá não tem nenhum caso.
      Doria: são Paulo é o estado com maior número de óbitos no Brasil.
      E a preocupação dele é com vacina chinesa que não é usada em nenhum pais desenvolvido…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Faltando 24 horas: Pesquisa ITEM coloca Taveira Júnior entre os 24 mais citados para deputado estadual

O deputado estadual e candidato à reeleição Taveira Júnior (PSDB) aparece entre os 24 nomes mais citados para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em pesquisa do ITEM divulgada pela Rádio Difusora de Mossoró. No levantamento espontâneo, Taveira registra 1,4% das intenções de voto e ocupa a 22ª colocação.

A pesquisa ouviu 1.250 eleitores em 60 municípios, distribuídos pelas 12 macrorregiões do Rio Grande do Norte, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 2,77 pontos percentuais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CNT-MDA/VOTOS VÁLIDOS: Lula tem 47,8% e Flávio Bolsonaro cresce 7 pontos percentuais e chega a 42,1% no 1º turno

Fotos: Estadão Conteúdo / Senado

A nova pesquisa CNT/MDA mostra Lula (PT) com 47,8% dos votos válidos no primeiro turno da eleição presidencial, enquanto Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 42,1%.

Em relação ao levantamento realizado pelo instituto em setembro, Lula avançou 1 ponto percentual, enquanto Flávio cresceu 7 pontos.

Na sequência aparecem Augusto Cury (Avante), com 3,6%, Ronaldo Caiado (PSD), com 3,4%, Renan Santos (Missão), com 1,7%, e Romeu Zema (Novo), com 0,9%. Os demais candidatos, somados, representam 0,6% e foram agrupados na categoria “Outros”.

A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 eleitores, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Confederação Nacional do Transporte e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-04756/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CNT/MDA: Lula tem 47,3% contra 43,1% de Flávio no 2º turno

Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Agência Senado

Na véspera do primeiro turno, uma nova pesquisa CNT/MDA aponta Lula (PT) com 47,3% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 43,1%. A pesquisa foi divulgada neste sábado (3).

A diferença é de 4,2 pontos percentuais. Como a margem de erro é de 2,2 pontos, o cenário configura empate técnico. Segundo o levantamento, 7,6% dos entrevistados votariam em branco ou nulo, enquanto 1,9% não soube ou não respondeu.

A CNT/MDA entrevistou 2.007 eleitores em todo o país, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, por meio de entrevista presencial. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-04756/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GERP: Flávio Bolsonaro tem 49% contra 44% de Lula no 2º turno

Fotos: Edilson Rodrigues/Agência Senado/Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa Gerp divulgada neste sábado (3) mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 49% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece com 44%.

Outros 6% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois, enquanto 1% não soube ou não respondeu.

No primeiro turno, considerando os votos válidos, Flávio aparece com 46% e Lula com 44%, segundo o instituto. Os 2 estão tecnicamente empatados nesse recorte.

Primeiro turno (votos válidos):

  • Flávio Bolsonaro (PL) – 46%;
  • Lula (PT) – 44%;
  • Augusto Cury (Avante) – 4%;
  • Ronaldo Caiado (PSD) – 3%;
  • Renan Santos (Missão) – 2%;
  • Samara Martins (UP) – 1%;
  • Edmilson Costa (PCB) – 0%;
  • Rui Costa Pimenta (PCO) – 0%;
  • Romeu Zema (Novo) – 0%;
  • Leonardo Avalanche (PRTB) – 0%;
  • Hertz Dias (PSTU) – 0%;
  • Wilson Grassi (Democrata) – 0%;
  • Clariana Barão (DC) – 0%.

A Gerp entrevistou 2.400 eleitores de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026 em todo o país. A pesquisa foi realizada por telefone e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,55%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00509/2026. A pesquisa custou R$ 20.000 e foi paga com recursos próprios.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Getúlio Rêgo agradece apoio dos potiguares e reafirma compromisso com a população na reta final da campanha

Na véspera da eleição, candidato destaca trajetória na medicina e no Parlamento e garante que manterá o atendimento direto aos cidadãos

Na reta final da campanha para deputado estadual, Getúlio Rêgo agradeceu as manifestações de carinho e apoio recebidas ao longo das últimas semanas e reafirmou seu compromisso com a população potiguar. Ao avaliar a caminhada até a eleição deste domingo (4), destacou que a confiança construída durante sua trajetória como médico e parlamentar é o principal patrimônio de sua vida pública.

Os encontros nas ruas, os abraços e os apertos de mão marcaram uma campanha sustentada, segundo Getúlio, pelo reconhecimento do trabalho realizado. Com 55 anos de atuação na medicina e uma trajetória de 40 anos como deputado, ele ressaltou os vínculos de amizade e a presença permanente junto às famílias, especialmente na região Oeste.

A proximidade com a população foi um dos pontos centrais de sua avaliação. Getúlio lembrou que sempre manteve contato direto com os cidadãos, incluindo moradores das comunidades rurais mais distantes. O diálogo, antes realizado principalmente por telefone, ganhou também o alcance das redes sociais, pelas quais recebe demandas e responde às mensagens conforme a disponibilidade entre os atendimentos e compromissos.

Para o candidato, essa relação representa uma responsabilidade que se renova a cada manifestação de confiança. Getúlio destacou que nunca deixou de exercer a medicina e que continua com disposição para atender no consultório e na sala de cirurgia, mantendo o cuidado com as pessoas como parte de sua rotina.

“O povo é credor, e eu vou ser sempre devedor. O mandato que você vai me dar vai pertencer a você”, afirmou.

Ao dirigir sua mensagem aos eleitores que ainda estão indecisos, Getúlio pediu que considerem sua trajetória, sua experiência e o compromisso de manter as portas abertas à população. Reafirmou que, caso eleito, o gabinete na Assembleia Legislativa será um espaço de acolhimento, diálogo e encaminhamento das necessidades dos potiguares.

Getúlio encerrou sua avaliação agradecendo a confiança recebida e reforçando que pretende continuar trabalhando com integridade, honestidade e disposição, tanto na atividade médica quanto na representação política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Robson Carvalho chega à reta final como a campanha que mais cresce na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do RN

Últimas pesquisas reforçam avanço da candidatura, que ganha força em todo o Rio Grande do Norte e transforma o sentimento das ruas em crescimento nas intenções de voto.

Nas vésperas da eleição, a campanha de Robson Carvalho entra na reta final embalada por um forte movimento de crescimento em todo o Rio Grande do Norte. As duas pesquisas mais recentes divulgadas sobre a disputa para deputado estadual colocam o candidato entre os nomes de maior destaque, fortalecendo uma percepção que já vinha sendo sentida durante as agendas de campanha: Robson cresce, amplia sua presença no Estado e chega a um crescimento extraordinário aos momentos decisivos da eleição.

Na pesquisa Exatus/Agora RN, Robson Carvalho aparece entre os nomes mais citados para deputado estadual, com 2,48% das intenções espontâneas, figurando numericamente na 5ª colocação geral.

O resultado se soma à sequência de pesquisas do Instituto Media/O Potengi que já vinha mostrando Robson entre os primeiros colocados. Na rodada realizada entre 21 e 25 de setembro, ele apareceu com 2,90%, entre os quatro maiores percentuais numéricos registrados naquele levantamento. Uma semana antes, havia alcançado 3% das citações espontâneas e na mais recente atinge a surpreendente marca de 2º colocado no geral.

Para a campanha, os números traduzem aquilo que vem sendo percebido nas ruas durante as últimas semanas: um sentimento crescente de confiança, renovação e desejo de levar para todo o Rio Grande do Norte um trabalho que já apresenta resultados em Natal.

Nas caminhadas, reuniões e encontros realizados pelo Estado, a recepção à candidatura ganhou intensidade. É esse movimento que a campanha define como “a campanha que mais cresce nesta reta final” impulsionada principalmente pela mobilização espontânea de apoiadores e pela multiplicação do voto.

“Por onde a gente passa, o sentimento é o mesmo. As pessoas conhecem o nosso trabalho, acreditam no que construímos e querem que ele chegue a todo o Rio Grande do Norte. As pesquisas começam a refletir aquilo que a gente já vinha sentindo nas ruas. Mas não existe eleição ganha. Agora é hora de multiplicar ainda mais, conversar com a família, com os amigos, com os vizinhos e lutar por cada voto até o último segundo”, afirma Robson Carvalho.”

A candidatura tem apresentado como principais bandeiras a causa animal, a geração de oportunidades para jovens para seu primeiro emprego, a inclusão, a atenção às pessoas que mais precisam e a ampliação para todo o Estado de iniciativas defendidas durante sua atuação política.

Na reta final, a estratégia é intensificar a mobilização nas ruas e principalmente nas redes sociais. A avaliação da campanha é de que, diante de candidaturas apoiadas por estruturas políticas tradicionais, a força de Robson está justamente na participação das pessoas e na capacidade de transformar cada apoiador em um multiplicador.

Chegamos até aqui com muito trabalho, pé no chão e com as pessoas acreditando nesse projeto. Agora precisamos transformar todo esse sentimento das ruas em voto. É multiplicar até o último segundo. Vamos fazer história com o apoio popular”, reforça Robson Carvalho.

Dados das pesquisas: A pesquisa Exatus/Agora RN ouviu 1.500 eleitores entre os dias 28 e 30 de setembro de 2026, com margem de erro de 2,53 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado sob os números RN-08811/2026 e BR-00242/2026. Já a pesquisa Media/O Potengi ouviu 2.000 eleitores entre os dias 21 e 25 de setembro de 2026, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, registrada sob o número RN-05948/2026. O Potengi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vereador do PT é apontado pelo MPSP como líder oculto de esquema de lavagem ligado ao PCC

Foto: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) denunciou o vereador Senival Pereira de Moura (PT) e outras 20 pessoas por suposto envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), por meio de empresas de ônibus.

Segundo a investigação, Senival seria o ‘líder oculto’ da Transunião e teria exercido influência sobre decisões e movimentações financeiras da empresa.

O parlamentar chegou a ser preso em 25 de junho durante a Operação Última Parada, mas foi solto no início de agosto após decisão judicial e responde ao processo em liberdade.

A defesa afirma que Senival é inocente e nega qualquer vínculo com o PCC ou participação em lavagem de dinheiro. O vereador também declarou anteriormente que confia na Justiça e que as acusações serão esclarecidas.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Álvaro, Styvenson e Coronel Hélio encerram campanha em Mossoró com Descida do Alto de São Manoel

Foto: Divulgação

Álvaro Dias (PL), Styvenson Valentim e Coronel Hélio encerram, neste sábado (3), a campanha em Mossoró com a tradicional Descida do Alto de São Manoel, a partir das 18h22.

A mobilização reunirá candidatos, lideranças e apoiadores marcando o encerramento da campanha no município.

Álvaro, Styvenson e Coronel Hélio convidam apoiadores e a população de Mossoró para participar da mobilização.

Serviço

Data: sábado (3)
Horário: 18h22
Local: Alto de São Manoel, e Mossoró

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

28 PESQUISAS ANALISADAS: Média das pesquisas de setembro aponta reeleição de Zenaide e Styvenson ao Senado neste domingo

Foto: Divulgação

Por Dinarte Assunção -Blog do Dina

Em 26 das 28 pesquisas de setembro que divulgaram resultado para o Senado no Rio Grande do Norte, a senadora Zenaide Maia (PSD) aparece entre os dois primeiros colocados. São levantamentos de 15 institutos, registrados na Justiça Eleitoral, que somam 43.862 entrevistas feitas entre 29 de agosto e 30 de setembro. Em 24 deles ela é a segunda colocada, atrás de Styvenson Valentim (Podemos). Em dois, aparece em primeiro. Styvenson, que lidera 26 dos 28 levantamentos, está entre os dois primeiros em todos.

Na média ponderada pelo tamanho das amostras, Zenaide fecha o mês com 16,8%, numa escala que junta os dois votos do eleitor: a soma do primeiro e do segundo, dividida por dois. Styvenson tem 21,8%. Logo atrás deles estão Samanda de Lula (PT), com 9,9%, e Coronel Hélio (PL) e Rafael Motta (PDT), ambos com 8,4%. A senadora fica 6,9 pontos à frente da terceira colocada e 5,0 pontos atrás do primeiro.

Imagem: Reprodução/Blog do Dina

Em agosto, na mesma régua, o balanço do Blog do Dina apontou Zenaide com 14,4% e uma distância de 6,4 pontos para o terceiro lugar. As duas médias reúnem pesquisas diferentes e não medem o mesmo eleitor duas vezes. Ainda assim, nos dois meses o quadro tem os mesmos dois nomes na frente.

As duas exceções de setembro ficam no fim do mês. Na Ipsensus (23 a 27 de setembro), Zenaide é a terceira, com 31,78% na soma dos dois votos, atrás de Samanda, com 33,48%. Na Affare, contratada pela BG Mídias (26 a 28 de setembro), ela aparece em quarto, com 14,4%, atrás de Samanda (16,5%) e de Coronel Hélio (16,1%). Nas duas, a distância para o segundo lugar é menor que a margem de erro da própria pesquisa.

Quem repetiu a pesquisa

Separadas pela data de campo, as pesquisas dão à senadora 17,4% de média nas dez concluídas até 15 de setembro e 16,4% nas 16 seguintes. Essa conta mistura institutos diferentes em cada metade do mês. A forma mais segura de medir movimento é comparar cada instituto com ele mesmo. Nove institutos têm pesquisa divulgada em agosto e em setembro. Comparando a última rodada localizada de cada mês, Zenaide sobe em oito: Metadata (de 13,6% para 16,23%), Consult/Tribuna do Norte (de 11,38% para 15,41%), Item (de 17,1% para 22,3%), Seta (de 20,0% para 22,4%), Quaest (de 10% para 12%), Media (de 12,15% para 13,75%), Data Capital (de 25,0% para 26,5%) e Perfil/BG (de 13,44% para 14,50%). Cai em uma, a DataVero, de 15,45% para 13,4%.


Em três desses casos, Metadata, Consult e Item, a alta é maior que a margem de erro das pesquisas. Nas outras seis variações, a diferença fica dentro dela. A Exatus, contratada pelo Grupo Agora RN, fez cinco rodadas só em setembro: a senadora foi de 13,57% na primeira para 17,73% na última, e ficou em segundo lugar em todas.

A alta não foi só dela. Styvenson também cresceu em sete desses nove institutos. Na média geral de cada mês, a distância entre os dois primeiros foi de 5,6 pontos em agosto para 5,0 em setembro.

A segunda linha da cédula

Vinte das 28 pesquisas divulgaram em separado o segundo voto dos principais candidatos, a segunda linha da cédula do Senado. Zenaide lidera essa pergunta em 15 delas. Nas outras cinco, o primeiro lugar no segundo voto ficou com Rafael Motta (nas duas da Item), com Coronel Hélio (Quaest e Consult) e com Styvenson (Media de 21 a 25 de setembro). Nenhum outro nome liderou o segundo voto mais de duas vezes no mês.

Onde ela aparece na frente

As duas pesquisas que colocam Zenaide em primeiro usam bases diferentes, e isso precisa ficar claro. Na Data Census, contratada pelo Mega Portal RN (23 a 26 de setembro), ela tem 30,2% contra 29,0% de Styvenson, num cálculo sobre votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos. Na Data Capital, contratada pelo Sistema Potiguar de Notícias (9 a 12 de setembro), o instituto divulgou os dois votos separados. Zenaide tem 26% no primeiro voto e 27% no segundo. Styvenson tem 30% e 16%. Na média dos dois votos, ela fica com 26,5% e ele com 23%.

Como a conta foi feita

Para o Senado, cada eleitor vota duas vezes, e os institutos divulgam o resultado de formas diferentes. Alguns somam as duas escolhas numa base que chega a 200%. Outros dividem essa soma por dois e apresentam o resultado em base 100%. Para pôr todas as pesquisas na mesma régua, os percentuais em base 200% foram divididos por dois. Quando o instituto divulgou só o primeiro e o segundo voto, a média dos dois foi calculada. A ponderação usa o número de entrevistas de cada levantamento. O critério é o mesmo de agosto.

Entraram as pesquisas estaduais com campo encerrado em setembro, registradas no TSE e com resultado de Senado divulgado. O registro do TSE tem 44 pesquisas no RN com esse período. Ficaram de fora seis pesquisas municipais e a da Real Time Big Data (5 a 9 de setembro), cuja divulgação foi suspensa pelo TRE-RN em representação da senadora, decisão confirmada pelo plenário do tribunal em 29 de setembro. Também ficou fora a segunda rodada do Instituto Pitágoras para a Via Certa, cuja divulgação cita um número de registro que não aparece na base do TSE. Em outros oito registros, de Veritá, Data Capital, Affare, AtlasIntel e Qualittá, não localizamos divulgação de números para o Senado.

A média de 16,8% considera as 26 pesquisas que apresentam o resultado sobre o total de entrevistados. Com as duas que usam votos válidos, Data Census e TS2, a média da senadora vai a 17,7%, e a de Styvenson, a 22,7%.

A eleição é neste domingo (4). Cada eleitor vota em dois candidatos ao Senado, e os dois mais votados ficam com as vagas.

Por Dinarte Assunção -Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais três pesquisas colocam Zenaide como reeleita para o Senado

Três pesquisas divulgadas na reta final da campanha colocam Dra. Zenaide entre os dois primeiros colocados na disputa pelas duas vagas do Rio Grande do Norte no Senado. Ou seja, como reeleita. Os levantamentos da DataCapital, Metadata e Seta apresentam resultados consolidados considerando a soma do primeiro e do segundo voto.

Na DataCapital, considerando a média dos dois votos, Zenaide aparece com 19%, reeleita junto a Styvenson, que registrou 23%. Samanda tem 10,5%, Rafael Motta, 8%, e Coronel Hélio, 7,5%. Na Metadata, Zenaide registra 16,23%, também se reelegendo junto a Styvenson, com 22,06%. Depois, o estudo registra 12,58% de Samanda, 9,45% de Coronel Hélio e 8,80% de Rafael Motta. Já na Seta, Zenaide chega a 22,4% e Styvenson a 25,6%. Fora do grupo de eleitos, aparecem Samanda, com 11,7%, Coronel Hélio, com 10,4%, e Rafael Motta, com 6,5%.

Os três levantamentos foram realizados pela DataCapital, entre 22 e 26 de setembro, com 2.300 entrevistados e registros RN-02599/2026 e BR-06680/2026; pela Metadata, entre 28 e 30 de setembro, com 1.536 entrevistas presenciais em 63 municípios, margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, sob os registros RN-07217/2026 e BR-01974/2026; e pelo Instituto Seta, entre 27 e 30 de setembro, com 1.500 entrevistados, margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, sob os registros RN-03891/2026 e BR-07902/2026.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *