Saúde

VALE A PENA LER: Você provavelmente lava seus lençóis menos vezes do que o indicado; entenda

Foto: Getty Images (Rakop Tanyakam / EyeEm)

Não há nada como rastejar para a cama, enrolar-se nos cobertores e aninhar a cabeça no travesseiro. Mas antes de ficar muito confortável, você deve saber que sua cama não é muito diferente de uma placa de Petri.

A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas da pele e até partículas de alimentos tornam o ambiente ideal para o crescimento de uma série de germes, como bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos.

Sua cama pode hospedar bactérias

Nossas camas podem abrigar uma grande variedade de espécies bacterianas.

Por exemplo, uma pesquisa que examinou roupas de cama de hospital descobriu que a bactéria Staphylococcus era comum. Essas bactérias são normalmente inofensivas, mas podem causar doenças graves quando entram no corpo através de uma ferida aberta – e certas espécies de estafilococos podem causar mais danos do que outras.

A Staphylococcus aureus, por exemplo, é bastante contagiosa e pode causar infecções de pele, pneumonia e piorar a acne. Não apenas S. aureus vive em fronhas, como também as pesquisas mostram que algumas cepas são resistentes aos antibióticos.

A pesquisa também mostra que ao lado de Staphylococcus, E. coli e outras bactérias semelhantes, conhecidas como bactérias Gram-negativas, também são comuns em leitos hospitalares.

As bactérias Gram-negativas são um problema de saúde sério, pois são altamente resistentes a antibióticos e podem causar infecções humanas graves – incluindo infecções do trato urinário, pneumonia, diarreia, meningite e sepse.

Algumas cepas de E. coli também podem ser muito infecciosas e podem causar infecções do trato urinário, diarreia e pneumonia. É por isso que lavar bem as mãos depois de usar o banheiro é importante para evitar a transferência dessa bactéria para outras partes da casa.

Claro, os hospitais são muito diferentes do nosso ambiente doméstico. Mas isso não significa que ainda não seja possível que essas bactérias entrem em nossas camas. Na verdade, cerca de um terço das pessoas carregam Staphylococcus aureus em seus corpos. Pessoas portadoras de S. aureus podem liberá-la em grandes números – o que significa que seria muito fácil para a bactéria Staphylococcus ser transferida para sua cama em casa.

Camas podem atrair insetos

Você perde cerca de 500 milhões de células da pele por dia enquanto dorme na cama, e essas partículas podem atrair ácaros microscópicos. Esses ácaros e seus excrementos podem desencadear alergias e até asma.

Percevejos também podem ser perigosos. Embora esses pequenos insetos (com cerca de 5 mm de comprimento) não tenham demonstrado transmissão de doenças, eles podem causar marcas de mordidas vermelhas que coçam – junto com uma variedade de efeitos para a saúde mental, incluindo ansiedade, insônia e alergias.

Os percevejos podem ser carregados para dentro das casas em superfícies macias, como roupas ou mochilas, ou por outros membros da família.

Lavar e secar a roupa de cama em alta temperatura (cerca de 55°C) mata os ácaros, mas os percevejos podem precisar ser exterminados profissionalmente.

Germes domésticos

Você também pode trazer germes para sua cama de utensílios domésticos contaminados, como roupas, toalhas, banheiro ou banheira, superfícies de cozinha ou até mesmo animais de estimação.

Toalhas de banho e de cozinha abrigam uma variedade de espécies bacterianas, incluindo S. aureus e E. coli. A lavagem inadequada também pode espalhar esses germes para outros itens – incluindo nossos lençóis. Até mesmo doenças como a gonorreia podem ser transmitidas por meio de toalhas ou lençóis contaminados.

Diferentes espécies microbianas sobreviverão em tecidos por diferentes períodos de tempo. A S. aureus, por exemplo, pode sobreviver por uma semana com algodão e duas semanas com tecido atoalhado. E espécies de fungos (como Candida albicans, que pode causar sapinhos, infecções do trato urinário e infecções de fermento genital) podem sobreviver em tecidos por até um mês.

Os vírus da gripe também podem sobreviver em tecidos e tecidos por 8-12 horas. Alguns outros tipos de vírus, como o vírus Vaccinia, pode viver na lã e no algodão por até 14 semanas.

Higiene da cama

Lavagens adequadas e regulares são fundamentais para garantir que os germes não se tornem uma ameaça genuína à saúde. Mas com que frequência você deve trocar sua roupa de cama?

Como não podemos lavar nossos lençóis todos os dias, uma coisa que você pode fazer diariamente é arejar seu lençol todas as manhãs. Como a umidade se acumula enquanto dormimos, puxar o edredom para trás para que os lençóis possam respirar antes de fazer a cama significa que os lençóis e o colchão se tornam um local menos atraente para as bactérias e ácaros.

Os colchões também podem ser uma grande fonte de bactérias e micróbios devido ao acúmulo de células de pele, partículas de alimentos e fungos ao longo dos anos. Como é difícil lavar um colchão, usar uma capa lavável – e lavá-la a cada uma ou duas semanas – pode ajudar a reduzir o número de micróbios que vivem ali. Limpar o colchão e a base da cama todos os meses também ajudará a remover alérgenos e poeira. Vire o colchão com frequência – ou compre um novo, se ele tiver mais de dez anos.

É recomendado que você lave sua roupa de cama todas as semanas (ou com maior frequência, se possível) – especialmente se você passar muito tempo na cama, dormir nu ou suar muito à noite. Também é recomendado que as fronhas sejam trocadas a cada dois ou três dias.

Todas as roupas de cama devem ser lavadas em altas temperaturas (em torno de 40°C a 60°C) para matar germes de maneira eficaz. Evite sobrecarregar as máquinas de lavar, use sabão suficiente e certifique-se de que a roupa de cama esteja completamente seca antes de usar.

Tomar banho antes de dormir, evitar cochilos ou ir para a cama suando, remover a maquiagem e evitar loções, cremes e óleos antes de dormir podem ajudar a manter a roupa de cama limpa entre as lavagens. Não comer ou beber na cama, manter os animais longe dos lençóis e remover as meias sujas também ajudam.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após presidente, Michelle Bolsonaro anuncia que também testou negativo para covid-19

Foto: Reuters/John Minchillo

A primeira-dama Michelle Bolsonaro anunciou hoje, pelas redes sociais, que testou negativo para a covid-19. Ela integrou a comitiva presidencial que foi a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e eventos paralelos.

A delegação brasileira conta com três pessoas infectadas com o novo coronavírus até o momento: o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o deputado federal e filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e um diplomata que ajudou a organizar a viagem. A maioria da comitiva de Bolsonaro voltou ao Brasil na quarta-feira (22). Queiroga permaneceu nos Estados Unidos em isolamento.

Depois do anúncio do diagnóstico do ministro da Saúde, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu uma recomendação para que os integrantes da comitiva presidencial permanecessem em quarentena de 14 dias, mas, após cinco dias, o grupo poderia fazer um novo teste e ser liberado em caso de resultado negativo para a covid-19.

Michelle Bolsonaro se vacinou na viagem aos Estados Unidos. Pelas regras do governo do Distrito Federal, local onde mora, pessoas de sua faixa-etária já poderiam ter tomado a vacina desde o mês de julho.

O governo federal soltou nota afirmando que ela se vacinou por sugestão de um médico ao se submeter ao teste de PCR, obrigatório para autorização de embarque de volta ao Brasil. “Como já pensava em receber o imunizante, resolveu aceitar”, justificou a nota.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Televisão

Nego do Borel está ‘triste e sem entender o que aconteceu’ para ter sido expulso do reality show “A Fazenda”

Foto: reprodução

Nego do Borel está triste e “sem entender o que aconteceu” para que fosse expulso do programa “A fazenda”, da Record TV. Acusado por estupro de vulnerável contra a modelo Dayane Mello, outra participante do reality show, o cantor é alvo de uma investigação da Polícia Civil de São Paulo e será intimado a depor.

A amigos e pessoas próximas, como apurou o GLOBO, o funkeiro não esconde que está muito magoado com o fato. Sem compreender o “motivo real” para a expulsão do programa, ele deseja “resolver a situação da forma correta”, como tem afirmado.

De acordo com a assessoria de imprensa do artista, Nego do Borel contestará a acusação e contará a “verdade dele” por meio de vídeo em seu perfil nas redes sociais, na próxima segunda-feira (27/9).

Entenda o caso

A defesa de Dayane Mello, participante do programa “A fazenda”, alega que, após uma festa no reality na noite de sexta-feira (24/9), o cantor Nego do Borel deitou numa cama ao lado da modelo, que estava bêbada. Na ocasião, ela pediu que Nego do Borel se afastasse, mas ele teria tentado forçar um ato sexual, segundo representantes de Dayane. Outros participantes teriam falado para o cantor sair da cama da modelo (veja vídeo abaixo). No dia seguinte, Dayane afirmou que não se lembrava dos acontecimentos da noite anterior.

— Na visão de Nego, os dois estavam na festa, curtindo. Ela (Dayane) demonstrava carinho para ele, e vice-versa. Para Nego, eles se abraçaram na cama e não rolou nada oficial além daquilo. Dayane até deixou claro que tinha uma filha, e os dois só dormiram abraçados. Tudo acabou ali. É essa a visão de Nego — conta, ao GLOBO, uma pessoa próxima de Nego do Borel — Ele ainda está sem entender as coisas.

Os advogados de Dayane registraram a denúncia na Delegacia de Itapecerica da Serra (SP), onde o programa acontece, e apresentaram imagens gravadas para justificar a ocorrência. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o cantor. Após pedidos de patrocinadores e internautas, a Record TV decidiu pela expulsão de Nego do reality show.

Cantor tem ‘mix de sensações’ e sorri ao lado da mãe

Os representantes jurídicos da Record TV e do cantor Nego do Borel estão em contato, ao longo deste domingo, para entender os desdobramentos do caso. O cantor ainda é contratado pela emissora, e só pode se pronunciar com a devida autorização da empresa.

Assim que deixou o confinamento no programa, Nego do Borel recebeu atendimento psicológico e foi medicado para que se acalmasse. Apesar do “mix de sensações”, como conta uma pessoa próxima ao cantor, ele conseguiu descansar e dormir.

No momento, Nego do Borel segue em casa, no Rio de Janeiro, ao lado da mãe, Roseli Viana Gomes. “Meus fãs, eu cheguei em casa e estou muito feliz. Vamos! Cheguei na coroa”, afirmou o cantor, sorridente, em vídeo ao lado da mãe, neste domingo.

Roseli, mãe de Nego, escreveu numa de suas redes sociais, também neste domingo: “Não teve abuso. Por favor. Não façam isso com as pessoas. A emissora está mostrando tudo para a gente. Tiraram o Maycon (nome real de Nego) apenas porque a emissora foi ameaçada de perder patrocinadores”.

Defesa de Dayane se pronuncia sobre o caso

A equipe da modelo Dayane Mello compartilhou um texto nas redes sociais e orientou mulheres a não deixarem de se pronunciar quando se sentirem injustiçadas:

“Justiça! Extremamente tristes por ter chegado ao ponto da integridade física da Dayane ter sido colocada em risco pelo participante em questão para que alguma atitude tenha sido tomada, mas aliviados por saber que isso não vai mais acontecer dentro do programa. Agora precisamos cobrar que a justiça seja feita aqui fora, não só pela Day, mas por todas as outras mulheres que já passaram por algum tipo de abuso. Aproveitamos o alcance desse assunto, para informar que, a cada 8 minutos uma mulher é abusada no Brasil. Existem redes para acolhimento e denuncia desse crime. Para esse tipo de situações, disque 180 (Central de Atendimento à Mulher). Mulheres, não se calem! Ergam suas vozes, denunciem, clamem por justiça”.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

BEBÊ ON-LINE: Britânica compra kit na web, recebe sêmen de doador em casa e engravida com auxílio de tutorial no Youtube

Foto: reprodução

Stephenie Taylor queria aumentar a família e ter um segundo filho, mas a britânica não desejava se envolver com ninguém. O alto valor cobrado por clínicas de fertilização locais a assustaram: cerca de R$ 11,6 mil. A mulher de 33 anos então apelou a um “kit de inseminação” vendido on-line.

Por meio de um aplicativo, a britânica achou um doador. O sêmen chegou à sua casa três semanas depois. Na primeira tentativa, com ajuda de um tutorial no YouTube, a britânica engravidou. A pequena Eden, apelidada de eBaby em reportagem do “Daily Star”, já tem 11 meses.

“Você pode dizer que ela (Eden) é um bebê online real. Ela é um pequeno milagre”, disse moradora de Nunthorpe (Inglaterra). “Se eu não tivesse acesso a tudo isso eletronicamente, ela não estaria aqui. Mas estou feliz por ser mãe de novo e estou orgulhoso da maneira como ela veio ao mundo”, acrescentou a britânica, que é mãe também de Frankie, de 5 anos, gerado em um relacionamento.

Aplicativo usado por Stephenie para conseguir doador de sêmen | Foto: Reprodução

A mãe e a irmã de Stephenie apoiaram a decisão de engravidar dessa forma nada convencional, mas o pai dela foi contra.

Stephenie disse que não terá nenhum problema se Eden quiser conhecer o homem que “contribuiu com o DNA” para a sua geração quando ela for mais velha.

O doador, que deseja manter o anonimato, disse sobre a parceira:

“Ela é uma pessoa incrível e estou feliz em fazê-lo novamente se ela quiser mais filhos no futuro.”

Blog Page Note Found – Extra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Brasil derrota o Marrocos e vai à semifinal da Copa do Mundo de futsal

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil está a dois jogos de retomar a coroa de país número um do futsal. Neste domingo (26), a seleção nacional derrotou Marrocos por 1 a 0 e avançou à semifinal da Copa do Mundo de futsal, que é disputada na Lituânia. A partida foi disputada na cidade de Vilnius. O gol foi marcado pelo capitão do time, o fixo Rodrigo.

Os brasileiros voltam à quadra nesta quarta-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Kaunas, contra Argentina ou Federação Russa de Futsal – a Rússia não pode competir com a bandeira do país, como já aconteceu na Olimpíada de Tóquio (Japão), devido à punição aplicada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, sigla em inglês) por casos de doping.

Se ganhar, o Brasil disputa o título no próximo domingo (3), às 14h. Caso fique pelo caminho, o time de Marquinhos Xavier também joga no domingo, mas às 12h, pelo terceiro lugar.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN completa 15 dias com taxa ocupação de leitos de UTI Covid abaixo de 30%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 25,4%, registrada no início da tarde deste domingo (26). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 96.

Até o momento desta publicação são 156 leitos críticos (UTI) disponíveis e 53 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 112 disponíveis e 43 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 29,7% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 16,7% e a Região Seridó tem 17,6%.

A última vez que o RN registrou taxa de ocupação de leitos de UTI Covid acima de 30% foi no dia 11 deste mês, há 15 dias.

Opinião dos leitores

  1. Desastre é ver o que a justiça faz com o povo. Usando fórmulas e abrindo precedente nas leis para deixa bandidos nas ruas e povo preso em seus lares. É INCRÍVEL COMO NESSA ALDEIA, O posso é tá passivo com um time. Porém o vento tá mandando. Até os sindicatos estão mandando de cores pra escapar do que tá sendo soprado lá na bolsa de valores. Até Jorge S. Investimento .. vai ter medo do Brasil. Kkkkkk…O tempo mundo, Os Jovens são espertos. E A China tá podendo apoio da França. Os ventos mudaram, U.S. Vai ser administrado por uma mulher, que vai tá contra todos os procedimentos da China na América Latina. E já puxou a 👂do presidente do México.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 156 leitos críticos e 112 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 13h deste domingo (26).

Neste período, havia 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 01 aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 156 leitos críticos e outros 112, sendo clínicos.

Opinião dos leitores

  1. Isso só pode ser resultado da ivermectina e cloroquina né! Já que segundo uns “estudiosos” que postam aqui, vacinas contra covid não impedem nem pegar nem morrer da doença … Muuuu

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN não registra mortes por Covid nas últimas 48 horas

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (26). São 368.303 casos totalizados. No sábado (25) eram contabilizados 368.192, ou seja, 111 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 14 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.333 no total, sem registro de óbitos ocorridos nas últimas 48 horas. Também não houve registro de mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores, segundo a Sesap. Óbitos em investigação são 1.328.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.393 e descartados são 733.071. Em acompanhamento, são 101.480.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO E FOTOS: Polícia Civil retira câmeras instaladas por facção criminosa em Mãe Luíza para monitorar ações policiais

A Polícia Civil retirou na manhã deste domingo (26) diversas câmeras, cabos e equipamentos que haviam sido instalados de maneira irregular em postes no bairro de Mãe Luíza.

O material apreendido havia sido instalado por uma facção criminosa para monitorar a presença e ações policiais no local.

Opinião dos leitores

  1. Como prevemos, é o crime se sobrepondo ao Estado. Porque a secretaria de segurança não instalou essas câmeras, falta planejamento e atitude.

  2. Essas câmeras de monitoramento eram para terem sido implantadas pela Secretaria de Segurança para.onitorar aaçao de maeginais. No entanto eles foram mais ágeis.
    Bastava ter câmeras nos acessos das comunidades com maior índice de marginalidade

  3. O governo deve lutar com todas as forças para impedir este tipo de coisa. Isto mais uma amostra da uso maléfico de um benefício tecnológico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Hamilton vence GP da Rússia e se torna o primeiro piloto a conquistar 100 vitórias na história da F1

Foto: Peter Fox/Getty Images

Lewis Hamilton conquistou neste domingo (26) uma vitória surpreendente no Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1. O britânico da Mercedes fez uma largada ruim, mas conseguiu um ritmo competitivo, e acabou beneficiado pela chuva no fim.

Frente à chuva que esperou para cair nas voltas finais, o heptacampeão levou a melhor ao antecipar a troca de pneus. Lando Norris vinha liderando com a McLaren, mas tentou se segurar com os slicks, mesmo com o asfalto já molhado. Acabou não se segurando na pista e terminou em sétimo.

No fim, Hamilton ficou com o primeiro lugar e conquistou sua 100ª vitória na história da categoria, o único piloto a atingir a marca.

Max Verstappen foi o segundo, em uma prova competitiva que também acabou coroada pelo asfalto molhado. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio.

Com o resultado da prova, Lewis Hamilton chegou a 246,5 pontos na temporada e reassumiu a liderança do Mundial de Piloto. Max Verstappen, com 244,5, caiu para o segundo lugar. Valtteri Bottas (151), Lando Norris (139) e Sergio Pérez (120) completam as cinco primeiras posições.
Band

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Crianças se afogam no Rio Potengi e menino de 7 anos morre

Foto: reprodução/redes sociais

Um menino de 7 anos morreu afogado neste sábado (25) após tentar atravessar o Rio Potengi, às margens da RN-160, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Ele estava com outras três crianças, nadando no rio. Das quatro, duas delas se afogaram e uma foi salva por um pescador que estava perto e ouviu os gritos de socorro.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar foram acionados e localizaram o corpo do menino de 7 anos após 1h30 de buscas. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Com informações de G1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *