VAZA-JATO: Greenwald diz que se fosse nos EUA Moro teria sido afastado da magistratura

Foto: Câmara dos Deputados

O jornalista Glenn Greenwald classificou de chocante o suposto conluio entre o ex-juiz Sergio Moro , hoje ministro da Justiça, e o procurador Deltan Dallagnol em processos da Operação Lava-Jato,especialmente no caso que levou à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, se fosse nos Estados Unidos, Moro teria sido afastado da magistratura e, depois, não poderia nem mesmo advogar.

–  Nos Estados Unidos (a colaboração secreta entre juiz e procurador) é impensável. Se um juiz fizesse uma única vez lá o que Sergio Moro fez aqui durante cinco anos ele perderia o cargo e seria proibido de advogar – disse Greenwald.

O jornalista fez a declaração na abertura da sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara no início da tarde desta terça-feira. Greenwald também reclamou das críticas que vêm recebendo de políticos ligados ao governo Jair Bolsonaro. Ele se queixou, sobretudo, da tentativa dos adversários de desqualificar o trabalho dele chamando-o, de forma pejorativa, de estrangeiro.

O jornalista disse que mora no Rio de Janeiro desde 2005, é casado com um brasileiro e tem dois filhos adotados no Brasil.

O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Nilvan Rodrigues da Silva disse:

    Juiz nenhum pode tomar partido. A quebra da imparcialidade é um pressuposto básico no poder judiciário e na garantia do Estado Democrático de Direito. O jornalista Glen só fez tornar clara, só fez tornar evidente a ação criminosa do Juiz militante Sérgio Moro.

    Não só o Artigo X da Declaração Universal dos Direitos do Homem prevê, define o comportamento de um Juiz. O Código Processo Penal em seus artigos 252 e 254 também define regramento. O Código Processo Civil em seus artigos 134, 135 e 138 também consta essa exigência prévia.

    O comportamento do Juiz não só quando define estratégias, testemunhas, promotor pra tocar o processo, quando dirige a promotoria, quando repassa informações do processo em segredo de justiça pra viciar a eleição, mesmo que o ré tenha culpa, seja culpado, esse juiz toma partido e quebra a imparcialidade.

    Sérgio Moro pisou feio na bola e precisa ser punido. Parabéns Glenn. Você presta um serviço da mais alta relevância a democracia do nosso país.

  2. Manoel disse:

    Se fosse nos Estados Unidos Lula teria sido condenado a prisão perpétua!

  3. francisco nunes disse:

    Esse é um oportunista. Até hoje ainda não esclareceram se houve ou não interferência da Rússia na eleição americana.

  4. Lulapreso disse:

    Esse baitola deveria ir morar na venezuela ou em Cuba. É um bandido igual a Lula e deveria estar preso por espionagem.

  5. Luladrão Encantador de Asnos disse:

    Se fosse nos EUA esse vagabundo estaria preso.

  6. Walsul disse:

    Para o jornalista divulgar documentos só precisa de duas coisas: comprovar a autenticidade do teor e se tem interesse público. O Glenn está dando uma aula de jornalismo na Câmara. Tem muito jornalista precisando dessa aula.

  7. Carlos disse:

    Os eleitores de Bolsonaro já estão cansados de ver essa revolta do Globo.
    BG, o povo tá cansado de ver essa palhaçada.

  8. disse:

    E se o Brasil fosse um país serio esse canalha era pra está preso.
    Divulgando notícias Rakyadas. Sem provas sem, perícia sem nada.

  9. Fabrício Júnior disse:

    E Se LULALADRAO TIVESSE ROUBADO NA CHINA ELE SERIA PUNIDO COM PENA DE MORTE.

  10. M.Vinícius disse:

    Fazê me rir GG. Nos EUA você estaria enjaulado por crime.

  11. Cigano Lulu disse:

    Como na Amazônia só tinha veados dóceis e saltitantes, o governo Lula resolveu se equipar com um exemplar venenoso importado da terra do Tio Sam.

  12. Waldemir disse:

    E se fosse nos EUA. voce estaria preso

  13. Walmir disse:

    Se fosse nos EUA Lula teria pegado prisão perpétua!

  14. Joaquim disse:

    Se fosse nos Estados Unidos Lula pegava prisão perpétua

  15. Tonho disse:

    Esse canalha terminou de formar a quadrilha que junto com o hacker e os petralhas, criminosa, clonaram dados de agentes de estado e com estardalhaço tentam dar uma conotação distorcidas às supostas conversas sem o carimbo de veracidade, pois, jamais poderão serem periciadas, tudo de forma criminosa, nisso, eles sorrateiramente, divulgam por trechos, dando margem a omitir e juntar frases, palavras, contextos enfim, de forma a induzir o leitor a entender como eles queiram, pior, tudo a conta gotas, onde mais condições terão de fraudar, escamoteam toda a verdade, pior de tudo é que, mesmo tentando passar imagem negativa do nosso herói, Sérgio moro, o que se vê na leitura é o zelo pela coisa pública, onde nosso herói luta bravamente contra o descaminho que gestores inescrupulosos dão aos bens públicos, saqueando a já combalida finanças públicas, é uma batalha onde imprime todos os esforços, e a todo custo defende o estado e pune os ladrões que vivem a enganar o povo e se locupletar financeiramente do descuido do olhar administrativo, que deveria ser mais cuidadoso.

  16. Teixeira disse:

    Se fosse nos EUA,vc e Lula apodrecia na cadeia!

  17. Coutinho disse:

    Esse cidadão é inimigo da nação Brasileira, tem que ser enquadrado na lei de segurança Nacional, preso e deportado!!

  18. Ana leticia disse:

    Veio para o brasil e se juntou com o pior que existe no país, so com o esterco da politica. Deveria está. Preso pelo crime que vem cometendo

COMENTE AQUI