Brasil

Viagens de Lula ao exterior custaram R$ 45 milhões; Petista visitou 21 países desde o início de seu terceiro mandato

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com um roteiro intenso de visitas a outros países desde que assumiu seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva gastou ao menos R$ 45 milhões com viagens internacionais desde o início do ano. Dados obtidos pelo GLOBO via Lei de Acesso à Informação mostram que os custos vão além de hospedagens e diárias pagas às comitivas que o acompanharam nos percursos, mas incluem também despesas extras, não previstas inicialmente, que somaram R$ 16,6 milhões, o que representa 35% do valor.

Há gastos, por exemplo, com locação de sala de apoio (cerca de R$ 3,2 milhões), veículos (R$ 12 milhões), contratação de intérpretes (cerca de R$ 875 mil) e outras despesas variadas, como material para escritório, contratação de café e água e até uma coroa de flores (R$ 628 mil), além de contratação de coffee break, coquetéis e recepções (ao valor de R$ 230 mil).

Viagem mais cara foi para a China

Até agora, Lula visitou 21 países. A viagem mais cara foi para a China, com um gasto total de R$ 6,7 milhões. Nos três dias em que ficou lá em abril, Lula participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Banco dos Brics e fez uma série de reuniões, entre elas com o presidente Xi Jinping, com o chefe do Congresso Nacional do Povo, Zhao Leji, e com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.

Falta de transparência

A viagem ao país asiático também é a que teve mais gastos extras, cerca de R$ 2,5 milhões — em torno de 37% das despesas totais da viagem. A lista de gastos adicionais inclui cerca de R$ 134 mil em serviço de coquetel; R$ 996 mil em aluguel de carro, além de R$ 425 mil com intérprete.

Embora a comparação não seja precisa, pois inclui roteiros e base de dados diferentes, o ex-presidente Jair Bolsonaro também foi à China, num tour pela Ásia no qual passou ainda por Japão, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita em 2019, no primeiro ano de mandato. A despesa na ocasião foi de R$ 1,29 milhão (em valores corrigidos pela inflação) em dez dias de viagem, como mostrou o site Poder360 à época. A cifra, contudo, não incluiu os gastos do Itamaraty.

Renato Morgado, da ONG Transparência Internacional Brasil, destaca que os gastos eram esperados já que Lula tem uma agenda de viagens mais intensa que seus antecessores. Ele pondera, contudo, ser necessário analisar como os recursos foram efetivamente utilizados.

— Informações sobre os gastos com hospedagem, alimentação, deslocamento, listas de participantes das comitivas, atividades realizadas, dentre outras, devem estar disponíveis de forma pública e atualizada. Dessa forma, é possível identificar despesas pouco razoáveis ou eventuais irregularidades.

Portugal, a segunda viagem mais cara

Em segundo lugar aparece a viagem para Portugal e Espanha, também em abril, com um gasto de R$ 5,9 milhões. Na ocasião, Lula se reuniu em Lisboa com o presidente português Marcelo Rebelo e com o primeiro-ministro António Costa, encontrou empresários e participou da entrega do Prêmio Camões ao compositor Chico Buarque. Em Madri, teve um encontro com representantes de centrais sindicais locais, se reuniu com o presidente Pedro Sánchez e foi recebido pelo rei Felipe VI.

O GLOBO considerou para o levantamento dados do Itamaraty com o pagamento de diárias e passagem de funcionários da pasta, das comitivas, custos com hospedagem e os gastos extras. O cálculo inclui ainda as despesas com o cartão corporativo da Presidência da República. Os valores foram convertidos para o real tomando como base a cotação atual da moeda americana.

Gastos com hospedagem

Além dos custos extras, as hospedagens representaram o maior gasto das viagens de Lula, com R$ 15,8 milhões (35% do total). As despesas pagas com cartão corporativo, que costumam ser usadas para alimentação e outros tipos de gastos eventuais, representaram R$ 5 milhões (11%). A Presidência, contudo, divulga apenas os valores das faturas dos cartões usados pelo presidente, sem o detalhamento do que foi comprado, sob justificativa de preservar a segurança do chefe do Planalto e seus familiares. A Força Aérea Brasileira (FAB) também mantém sigilo sobre o custo de transporte no avião oficial.

Com mais visitas a outros países, Lula reduziu as viagens nacionais em relação a mandatos passados. As agendas pelo país, por sua vez, custaram cerca de R$ 10,8 milhões ao governo.

Opinião dos leitores

    1. Enquanto isso os municípios amargando uma crise financeira sem limites por falta de repasses do governo federal.

  1. ENQUANTO ISSO – Governo bloqueia R$ 1,5 bi do Orçamento 2023. Saúde e Educação são pastas mais atingidas. BELO TRABALHO QUE A QUADRILHA VEM EXECUTANDO. 👒😵‍💫🔨. PARABÉNS AOS RETARDADOS QUE COLABORARAM PRA VOLTA DA QUADRILHA.

  2. Gasta como um sheik Árabe, depois é fácil repor os gastos, é só cortar os gastos com alguns milhões de brasileiros que ganham o bolsa família, cortar do vale gás , cortar repasse para os municípios , cortar verbas para saúde, educação, segurança, aumentar e criar novos impostos e f…se a nação.

  3. Gado, pode mugir com força. O Messias não sabia dialogar com os líderes mundiais, no máximo batia uma foto, chamava Donald de amigo e afagava Putin como um conservador. Enfim, o mito das rachadinhas só sabia fazer motociata em horário de serviço, andar de jetski e chorar escondido quando perdeu a eleição.

  4. Com nossa diplomacia destroçada, com o BRASIL literalmente sendo conhecido como pária internacional , o nosso amado e querido presidente Lula , teve que se esforçar em viagens e Contatos internacionais para fazer o BRASIL voltar ao lugar que merece. Mesmo com problemas no quadril o esforço foi grande e o objetivo foi atingido. Na época do farofeiro conhecido como o maior ladrão de jóias do mundo e pela alcunha de BOZO , a nossa diplomacia era um desastre. Eu só queria ser uma bengala para ajudar o presidente Lula a andar . Obrigado meu presidente a cada dia te amo mais , espero que vc mesmo em recuperação esteja firme e forte namorando com a nossa bela, inteligente e preparada primeira dama , JANJA LULA DA SILVA

    1. Aproveite as viagens e vá você mundiku e o molusco dá aquela forcinha ao h@m@s

  5. Pode viajar mais,maior ladrão mundial da história de todos os tempos, que tem uns otários que te idolatram

    1. Como o esse tal de Raimundo Xavier aí de cima. Que cara babão meu irmão! Acho que é o babão Mor do Lula ladrão. Vergonha alheia!

    2. Homi, não dá moral pra esse cérebro de latrina! É isso que ele quer. Deixa ele ficar falando as merdas dele sozinho. Pra inicio de conversar, esquerdistas são todos retardados. Deixa essa babaca falando sozinho. Ele sabe que só fala merda

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal

Foto: Sérgio Henrique

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como:

Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.

A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão.

Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.

Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Anvisa revoga parte da suspensão de produtos da Ypê; veja lotes

Foto: Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revogou parte da suspensão de produtos da Ypê, restringindo a medida a lotes mais antigos de detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca.

A mudança foi publicada nesta 2ª feira (22.jun.2026) no Diário Oficial da União, por meio de 4 resoluções da agência. Três delas revogam trechos da decisão anunciada em 15 de junho, enquanto uma nova norma redefine quais produtos permanecem sob restrição.

Segundo a nota oficial, a Anvisa liberou produtos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2026 que apresentaram resultados satisfatórios em análises laboratoriais. Por isso, a medida foi restringida aos produtos fabricados até o fim de 2025.

Eis a lista dos produtos liberados:

Lava-louças (detergentes) com enzimas ativas Ypê;
Lava-louças (detergentes) Ypê;
Lava-louças (detergentes) concentrado Ypê Green;
Lava-louças (detergentes) Ypê toque suave;
Desinfetante Bak Ypê;
Desinfetante Pinho Ypê.
Para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a manutenção da restrição até março de 2026 está relacionada às ações previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de risco apresentado pela fabricante à Anvisa.

Eis os produtos que continuam sujeitos à suspensão de comercialização, distribuição e uso:

Lava-louças Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Lava-roupas líquidos Tixan Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de março de 2026.
A orientação da Anvisa para os consumidores é verificar o número do lote impresso na embalagem dos produtos da Ypê.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Cela que Bolsonaro ocupou é preservada na Papudinha para eventual retorno

Foto: Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ocupar a mesma cela em que esteve no 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, no complexo da Papuda, em Brasília, caso o ministro Alexandre de Moraes decida encerrar a prisão domiciliar temporária humanitária concedida.

A decisão completa os 90 dias definidos na quarta-feira (24), pois começou a valer com a alta do ex-presidente do hospital onde ficou internado após sair da prisão.

O espaço na Papudinha tem uma área, quarto, banheiro e cozinha separados. Ele é destinado a militares, ex-militares e presos vulneráveis.

A unidade foi preservada pela Polícia Militar do Distrito Federal para eventual retorno de Bolsonaro. Ela é higienizada e tem roupa de cama lavada em dias definidos pelos responsáveis. Segundo militares ouvidos pela reportagem, o espaço foi reservado “por precaução”.

Apesar da reserva, o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa foi alojado na mesma cela onde ficou Bolsonaro quando chegou à Papudinha. Com todas as outras lotadas, ele precisava de um espaço isolado para receber seus advogados em meio à negociação de uma proposta de delação premiada.

No mesmo local, mas em unidades separadas, estão o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques, também condenados no processo chamado de trama golpista.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Garis fazem paralisação em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22)

Foto: Sérgio Henrique

Os garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A manifestação ocorre em outras unidades da federação para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que estabelece o piso salarial nacional da categoria.

A manifestação começou às 6h. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp), a categoria vai atuar com 40% do efetivo, respeitando a Lei de Greve.

Os garis buscam a aprovação de um projeto de lei de 2020 conhecido como PL dos Garis e Margaridas. Atualmente, o projeto aguarda apreciação no Senado.

A paralisação acontece em:

Natal;
Parnamirim;
São Gonçalo do Amarante;
Extremoz;
Ceará-Mirim;
Mossoró.

Segundo o Sindlimp, as atividades retornam ao normal na terça-feira. A princípio, explicou Milklenilson Leite, presidente do Sindlimp, a categoria não pretende realizar greve.

“A nossa PL já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está no Senado esperando só ser pautada. Essa regulamentação da categoria é super importante porque há uma diferença gigantesca de piso de salário. Só aqui no RN são 4, 5 pisos. São seis tipos de vale. E isso acontece em todo o Brasil. E tendo em vista que o lixo é o mesmo, o trabalho é o mesmo. Então, o que que nós queremos? Regulamentar essa categoria”, falou Milklenilson Leite.

A recomendação do sindicato é para que as pessoas não coloquem o lixo para ser recolhido nesta segunda-feira.

“Vai estar comprometido. Então a gente pede à população que não coloque o lixo para fora hoje. Mas amanhã [terça-feira] volta ao normal”.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro sobre eleição na Colômbia: “Direita segue triunfando”

Screenshot

Foto: Kebec Nogueira

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal nome do bolsonarismo na disputa pelo Planalto em outubro, parabenizou Abelardo de la Espriella (Defensores de la Patria, de direita) pela vitória nas eleições presidenciais da Colômbia. O resultado do peito é preliminar.

Flávio falou em espanhol e afirmou que a eleição representava a “vitória do bem sobre o mal”. “As agendas de direita continuam triunfando em toda a América, porque lutamos contra as organizações narcoterroristas, contra a corrupção, contra o aumento de impostos e para que nossas nações sejam livres e prósperas”, declarou o senador.

Se confirmado pela comissão eleitoral, Espriella assumirá o comando da Colômbia em 7 de agosto, quando sucederá o presidente de esquerda Gustavo Petro.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Primeiro-ministro do Reino Unido renuncia e abre crise no governo britânico

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo após 23 meses à frente do governo britânico, conforme informações do Poder360.

Segundo a declaração feita no número 10 da Downing Street, Starmer informou que já comunicou a decisão ao rei Charles III durante conversa realizada na manhã desta segunda.

O premiê afirmou que a saída ocorre após pressões internas dentro do Partido Trabalhista e uma crise política em seu governo, com setores da legenda defendendo a mudança de liderança.

Em pronunciamento oficial, Starmer declarou que aceita a avaliação de seu partido de que não seria o nome mais indicado para liderar os trabalhistas nas próximas eleições gerais.

“A pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar e a aceito de bom grado”, afirmou.

Ele acrescentou que todas as decisões tomadas tiveram como objetivo “colocar o país em primeiro lugar” e confirmou que deixará a liderança do partido.

TRANSIÇÃO DE PODER

De acordo com o cronograma citado no anúncio, o novo primeiro-ministro deve assumir em meados de julho, caso haja consenso interno, ou até o fim de agosto, caso seja necessária uma disputa interna no Partido Trabalhista.

Starmer também informou que permanecerá no cargo até a conclusão do processo de sucessão, garantindo uma transição considerada “organizada e sem interrupções” no governo britânico.

Ao final do discurso, o premiê afirmou que pretende deixar a política ativa em primeiro plano para dedicar mais tempo à vida pessoal, mencionando o papel de pai e marido como prioridade após sua saída do cargo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Zenaide participa de tradicional almoço de São João Batista e reforça parceria com Assú

Foto: Divulgação

A senadora Zenaide Maia participou neste domingo do tradicional almoço de São João Batista, em Assú, um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que celebra 300 anos em 2026.

“É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.

Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, pré-candidato a deputado estadual. Os dois apoiam a pré-candidatura da senadora ao Senado.

No município, o mandato de Zenaide já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para as mais diferentes áreas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF vê risco de constrangimento e ministros temem ser barrados em estádios da Copa nos EUA

Foto: Victor Piemonte/STF

Ministros do STF têm evitado planejar viagens para assistir aos jogos da Copa do Mundo nos Estados Unidos. O motivo é a incerteza sobre possíveis restrições de visto e o receio de serem barrados em aeroportos ou estádios devido a efeitos ainda não totalmente esclarecidos de sanções aplicadas no passado.

Segundo relatos internos, ainda não há confirmação oficial se os magistrados seguem, total ou parcialmente, sujeitos a eventuais restrições associadas à Lei Magnitsky, conforme a coluna Andreza Matais do Metrópoles.

Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump chegou a aplicar sanções ao ministro Alexandre de Moraes com base na legislação. Na ocasião, também houve restrições de visto a autoridades brasileiras, enquanto outros ministros, como Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques, não teriam sido atingidos.

Embora parte das medidas tenha sido revista posteriormente após articulações diplomáticas envolvendo o presidente Lula, permanece a dúvida sobre a situação atual dos vistos de autoridades brasileiras, o que alimenta a cautela dentro do STF.

O ex-presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, chegou a comentar publicamente o tema, classificando a restrição de vistos como “desagradável” e afirmando que se trata de uma decisão soberana de cada país, ainda que considerada injusta por ele.

Opinião dos leitores

  1. Oxente! Xandão não manda no universo? Mandou prender e deportar nos EUA, Itália, Espanha, Argentina, etc. Por que teria problemas nos EUA? Que vergonha!!! Um integrante do STF temer visitar algum país democrático.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

GASTO PÚBLICO: 94% do “pacote de bondades” de Lula fica fora do arcabouço fiscal

Foto: Reprodução

Um estudo aponta que a maior parte dos benefícios anunciados pelo governo federal não entra nas regras do arcabouço fiscal. As informações são da Revista Oeste.

Segundo levantamento do economista Marcos Mendes, pesquisador associado ao Insper, cerca de 94% das medidas do chamado “pacote de bondades” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficam fora dos limites de controle de gastos.

O total anunciado pelo governo chega a R$ 187,2 bilhões entre janeiro e junho deste ano. Desse montante, aproximadamente R$ 176,7 bilhões não são contabilizados dentro das regras fiscais, segundo o estudo. Isso representa 94,3% das medidas analisadas.

Entre os programas citados estão iniciativas como o Move Brasil, Move Aplicativos, Desenrola Brasil, Gás do Povo, ampliação do Minha Casa Minha Vida, além de mudanças em tributos e liberação de recursos do FGTS.

O arcabouço fiscal, aprovado em 2023, estabelece limites para o crescimento das despesas públicas.

O estudo destaca que, apesar das regras, a maior parte das medidas recentes do governo acaba ficando fora desses limites formais de controle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Cadu Xavier diz que é julgado por ser “branco, hétero e bonito”

Imagens: Reprodução/Mossoró Notícias

Oo pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier (PT), comentou sobre sua trajetória pessoal e disse que, em alguns momentos, já foi julgado de forma superficial. Segundo ele, a forma como é percebido por algumas pessoas pode estar relacionada também à sua aparência física.

“Eu sou um cara branco, hétero, tem gente que diz que eu sou bonito, mas a minha família é uma família muito humilde”, afirmou, em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Clube RN .

Cadu Xavier destacou ainda que vem de origem simples e que nem sempre sua história de vida é reconhecida à primeira vista. O pré-candidato integra o grupo político do PT no RN.

Opinião dos leitores

    1. Tem algo errado, para ser petralha raiz tem que ser gay, preto e outras costas mais!!@

  1. A minha família também me acha bonito rsrs
    O cara é político até na hora de se achar kkkkkk
    Outra coisa: o Cadú pode até ser de Lula (embora Lula não tenha derramado dinheiro no RN), mas claramente/obviamente o Cadú é de Fátima, secretário desde sempre da governadora (e ele esconde isso). Pq será?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *