Comportamento

VÍDEO: Alvo de protesto, professor que polemizou com aluna e filha de cinco anos bate boca com alunos na UFRN

O professor Alípio voltou a se envolver em polêmica na UFRN nesta terça-feira.

Os alunos realizavam um protesto contra o professor, que polemizou ao pedir para uma aluna e sua filha de cinco anos se retirar da sala de aula.

Alípio, que ensina Sociologia, decidiu retrucar os alunos, o que resultou nas cenas abaixo:

Opinião dos leitores

  1. O professor está corretíssimo. Quantas mães deixaram os bancos das universidades para se dedicar a seus filhos, e logo voltaram. Ou se possível, deixam os filhos com os pais, familiares, vizinhos e até amigos. Mas levar uma criança de 05 anos, todos os dias para o ambiente universitário é inadmissível. Fez bem o mestre.

  2. Essa é a prova da banalização do respeito nas escolas, fruto , pelo que entendi, que o próprio professor vem.colhendo, por defender um modelo de ensino onde , é mais importante polemizar do que aprender as próprias ideias!!
    .

  3. O fascismo avança na academia .Tem muitos iguais a eles que agora mostram sua cara.
    Leiam os comentários abaixo muitos sao colegas no pensamento e na academia.

  4. Esse é o padrão de ensino implantado pelo o Governo do PT, ou seja,deteriozação em número, gênero e grau nas Universidades e Escolas do Brasil. Professores alienados formando alunos genéricos. Transformaram a nossa educação, em samba de crioulo doido.

  5. O professor comunista recebeu a POMBA GIRA CIGANA, pra se defender, com gestos e trejeitos típicos de um PAI DE SANTO. É triste ver um pobre domador de jiboia sendo hostilizado no local de trabalho, local em que deveria ser aclamado como um mediador de conflitos entre os menos favorecidos e a classe opressora.

  6. Que pena! Podiam gastar essa energia em coisas produtivas. Professor é uma autoridade e sua decisão deveria ser respeitada em sala de aula. Um país de coitadinhos.

  7. Será que algum dia a mídia foi imparcial? Alípio é o agente do confronto, né? Será que ele não agiu num movimento de defensa. Desde que essa polêmica começou que ele recebe insultos. É bem verdade que o comportamento inadequado parte de ambos os lados. Esses alunos parecem urubus ao redor da carniça. O professor, por sua vez, sente na pele o efeito dos ataques de que as pessoas de Direita são vítimas quando os de Esquerda decidem destruir a reputação de alguém. "O direito de pensar diferente" só é válido quando o diferente pertence às ideologias da Esquerda. Alípio, estes que lhe atacam foram empoderados pelas ideias de Marx e Gramsci repassadas insistentemente por professores como vc, é vc bem sabe disso.

  8. Rindo litros com os comentários…poucos são coerentes…Tem gente questionando ate quem é o pai da criança(fugindo totalmente o foco do assunto).
    Aos que defendem de alguma forma o professor, em que exatamente ele está Certo? Em se posicionar contra a atitude de um estudante, e impor suas regras(O que é admissível), ou A FORMA como o fez, usando de palavras de discriminação, e humilhação pública(inaceitável )?
    Aliás…parece q no último vídeo do doutor, sobrou até para as colegas de profissão… baixaria isso…cadê a ÉTICA?
    Acredito que esse comportamento não representa os Doutores da UFRN…

    1. Luciana, exceptuando-se a grosseria do professor, seria interessante pensar o porquê de haver pessoas o defendendo. Primeiro, a sala de aula é o local de trabalho do professor. Em seu ambiente de trabalho, vc admite ser interrompida quantas vezes e por quem? Há pessoas estranhas ao local que tiram sua atenção? Deu para entender ou é preciso desenhar? Segundo, até onde sei, há um estatuto que determina a hierarquia em ambientes acadêmicos e o professor é a autoridade em sala de aula. Qualquer coisa estranha à prática docente e discente precisa necessariamente de permissão do professor, ou vc acha que uma sala de aula é a casa da mãe Joana? Terceiro, a jovem não tem com quem deixar a filha para poder trabalhar, mas isso não significa que outras pessoas sejam co-responsáveis. Todo mundo tem problemas e a maioria busca soluções sem tirar o direito do outro, ou vc acha que uma criança em sala de aula não tira a atenção? Terceiro, há um outro estatuto que determina que tal situação seja enquadrada como irregular – o ECA. Mesmo em companhia dos pais, é vedado a presença de crianças em lugares e horários que possam acarretar prejuízo ao desenvolvimento psicológico e emocional da criança. Como bem foi dito, o horário e os conteúdos ali propostos não devem ser apresentados para a criança por motivos óbvios. Quarto, se todos levarem seus filhos para a sala de aula, abre-se um precedente. Esse direto teria de ser estendido para outras profissões. Imagine um médico atendendo um paciente e o filho de sua secretaria abrindo a porta do consultório várias vezes. Absurdo não é? Se é absurdo para um consultório médico, por que a regra pode para o ambiente de trabalho do professor? Isso não existe porque existem creches que têm a função de cuidar das crianças. A UFRN disponibiliza creches para funcionários, mas para haver creches para alunos é preciso saber quem pagará por esse serviço? Aí se retorna para outra questão…

  9. Eu ouvi chamarem o Professor de "faxista", que deve ser quem segura uma faixa e um aluno disse que isso era "estrupo". Ao final só se conclui que a culpa é de Professores como este, pois são estes mesmos que apoiam e fazem lavagem cerebral com esses pseudos "estudantes". Futuro do Brasil. Cursei Engenharia e nunca vi aluna ou aluno com filho para assistir aula, pois que pelo informado, esta aluna levava a criança todo dia. Não parece ser o local correto para se estar com uma criança. Disso ninguém fala.

  10. Kkkkkk
    Seus criadores e suas criaturas, um dia a conta ia chegar! Professores que levantaram a bandeira de que todos tem direito a tudo, agora são os mais desmoralizados no ambiente acadêmico!

  11. PC, quem expôs essa situação foram os próprios alunos ao vazarem os áudios do professor, que fique bem claro isso, ok!

  12. Conheço Alipio como estudante na UFRN, sempre foi uma pessoa qualificada. Agora, não sei se essa estudante qdo vai trabalhar o encarregado vai deixar levar o seu filho para o trabalho. Onde estar o pai dessa criança?

  13. KKKKKK, esses professores (ou melhor DOUTRINADORES) estão enfrentando os "monstrinhos" que eles mesmos criaram….hahahahahahaha..facista…facista…facista…kkkkkkkkkkk

    1. concordo. eles merecem ter o trabalho de conviver com as próprias feras que criaram!!

    1. concordo, pode observar, os setores que de fato produzem alguma coisa na UFRN não tem essas putarias de cunho "social" .

  14. Num mundo onde ate nas empresas se permitam a presenca de filhos para uma melhor prudutividade, soa estranho ao fato do apoio ao docente da forma truculenta como ele agiu. Piora muito, qdo opinioes sobre partidarismo, homossexualismo, desconhecimento interfere. Haja Brasil para educação.

    1. Se essa moda pegar …teremos criança no tribunal ,em baixo de mesa no centro cirúrgico,dentro da cabine do avião ,no colo do motorista de ônibus ,no canteiro de obras ( com o pai pedreiro ) ,no poste da COSERN com o pai eletricista ,no cabaré com as raparigas

  15. Que nível chegou nossa Universidade, perdeu totalmente a sua essência.
    Ali ninguém estudo, nem a Universidade educa, é um picadeiro de circo, cujo palhaço somos nós, que financiamos com nossos impostos, esse braço sindical de inutilidades.

    1. Manda f char as universidades entao senhor. Fic so com a iniciativa privada para tudo, va usufruir de um mundo inde o dinheiro sera sua necessidade maior,

  16. Bando de jovens mimados que querem fazer tudo, não respeitam hierarquia, não têm disciplina, não sabem ser contrariados. Quando se formarem e tiver que encarar o mercado de trabalho só quero ver.
    Muitos não se enquandrarão, aí continuarão estudando fazendo mil e uma extensões, mba, pós, mestrado, doutorado…acabarão cheios de títulos e nenhuma experiencia. Com 40 anos na casa dos pais, sem capacidade mental e material de assumir compromissos e responsabilidades. Só restará virarem esquerdistas (muitos já o são) e exigir que o Estado lhes sustentem com alguma sinecura ou financiamento de pesquisas.

  17. Rindo muito ao imaginar a cara desses especialistas em educação e ciências sociais que comentam aqui, ao saberem que estão defendendo um homossexual de esquerda, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. A sexualidade do professor não importa. O que importa é que neste caso ele está certo. Aliás, não sei pq vc fez menção a isso…
      E o fato de ser de esquerda nesse caso tb não muda nada. Só fica mais engraçado os alunos militantes chamarem-no de facista. Apesar de ser cria da esquerda, os facistas não aturavam homossexuais. Prova que esses alunos além de mimados, são burros…

    2. O fato de ele ser homossexual e de esquerda não significa que tudo que ele diga esteja errado. Uma pessoa é honesta consigo mesma quando reconhece a verdade, independentemente de onde ela venha. Se formos escolher verdade que só um lado profere, estaremos sendo tão injustos quanto aqueles com quem discordamos.

  18. É bom q esses “estudantes” continuem nos ditos “movimentos sociais” pq com essa visão de mundo o que conseguirão comprar será apenas a mortadela q hoje recebem.

  19. O professor está coberto de razão, estão fazendo de tudo para que ele perca a razão, parabéns professor, estamos com vc! esses alunos aí,nada mais querem, que somente aparecer!!

    1. Ninguém se mantém com a razão quando precisa humilhar publicamente uma pessoa para poder fazer valer sua vontade.

      Era possível resolver cordialmente a situação se tivesse sido tratada diretamente com a pessoa, e até em conjunto com a universidade. Mas o professor optou por discursar em sala de aula palavras de ódio, soberba e truculência. Perdeu a razão.

      Procure se informar do que realmente aconteceu. Não emita opinião conhecendo apenas superficialmente os fatos.

    2. Tarde demais…colocou a ÉTICA fora de vista…infelizmente perdeu a razão no momento que deixou de tratar um assunto particularmente…para publicamente…lamentavel…

  20. Ridículo esse mundo!!!
    O Professor tem autonomia em sala de aula… afinal quem está matriculado na disciplina é a aluna Universitária, não a aluna com idade de creche!
    Absurdo esse liberalismo que dá conotação e denotação para tudo!!!

  21. Esses alunos da UFRN cada dia mais decadentes..a regra numero 1 eles nao obedecem que é respeitar o professor…o negocio deles é procurar polêmicas e chamar todos de fascistas…estudar que é bom ng estuda…as universidades estao tomadas por esses baderneiros analfabetos, quando um professor quer impor a regra os alunos se rebelam…ah cambada, viu

  22. Parabéns professor !!!! universidade não é jardim de infância nem muito menos creche, na hora fazer a criança ela não consultou ninguém sobre quem iria tomar conta. Agora me digam uma coisa, quem é o pai ? A mãe sabe ?

  23. Não da para entender o motivo dessa discussão. Entretanto, o professor não agiu errado em proibir a filha da aula na Universidade. O problema é que são regras que muitos alunos e adolescentes não seguem na UFRN e escolas em geral, sempre são os donos da razão. Alguém já imaginou se todos pais/mães levassem seus filhos para a Universidade, haveria cadeiras para todos ficarem sentados juntos com os alunos? Sei que há casos que não se possa deixar os filhos, mas há outras soluções. Respeito ao detentor do conhecimento é primordial, algo que os alunos atuais não tem.

  24. O fascista nao argumenta, so tenta jogar a outra professora contra os alunos.
    Mais um q possivelmente apoiou o golpe e hoje vive frustrado e depressivo.

  25. Os alunos não querem outra coisa que não a bagunça. O padrão da UFRN está cada vez mais rasteiro.
    Lamento que dinheiro público seja usado para sustentar anencefálicos com mais de 18 anos.
    A solução se não estão satisfeitos com as regras do ambiente acadêmico é procurar um que os atenda. Vão para UERN, querendo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

ENVENENADOS POR METANOL: Sobe para 8 o número de mortos em São Paulo por bebida falsificada

Foto: Divulgação/UFPR

Mais uma vítima da bebida adulterada com metanol morreu em São Paulo. Rafael Anjos Martins, de 25 anos, não resistiu após quase dois meses em coma e faleceu nesta quinta-feira (23). Ele havia consumido gin falsificado, comprado em uma adega na zona sul da capital paulista, no início de setembro.

Com a morte de Rafael, chega a oito o número de pessoas que perderam a vida por intoxicação causada por bebidas adulteradas no estado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), o esquema criminoso partiu de uma distribuidora em São Bernardo do Campo, que falsificava bebidas de marcas conhecidas com álcool combustível contaminado por metanol.

A Polícia Civil investiga se há ligação do grupo com o crime organizado, já que o combustível adulterado teria sido comprado em postos de gasolina do ABC paulista. Outros casos de intoxicação grave e mortes continuam sendo apurados na Grande São Paulo.

Em nota, o Hospital São Luiz Osasco lamentou a morte do jovem e prestou solidariedade à família. O caso escancara a falta de fiscalização e o avanço das quadrilhas que falsificam bebidas, colocando em risco a saúde e a vida de quem consome produtos vendidos sem controle.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

CORREIOS NA UTI: Caixa cria fundo bilionário com imóveis da estatal pra tentar tirar empresa do buraco

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal vai entrar em campo pra tentar salvar os Correios, que seguem com as contas no vermelho e em situação crítica. O banco prepara um fundo imobiliário bilionário com imóveis da estatal, numa tentativa de gerar novas receitas e equilibrar as finanças. A medida vem junto de um empréstimo de R$ 20 bilhões, que ainda está em negociação com outras instituições e o Tesouro Nacional.

Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, o patrimônio imobiliário dos Correios ultrapassa R$ 5,5 bilhões e seria usado no modelo de leasing back, em que a empresa vende os imóveis e depois passa a alugá-los do próprio fundo. O objetivo é levantar caixa sem parar as operações, atraindo também o interesse de investidores privados, que veem potencial no negócio.

A Caixa confirmou os planos à Agência Brasil, mas disse que os detalhes ainda estão em estudo e que o fundo não tem data pra sair do papel. Vieira afirmou que a proposta faz parte de um pacote maior de reestruturação dos Correios, que inclui revisão de contratos, enxugamento da logística e programas de demissão voluntária (PDV).

Com prejuízos acumulados e anos de má gestão, os Correios tentam se reinventar pra não virar mais um peso morto nas costas do contribuinte. O governo aposta na força da Caixa e na venda de parte do patrimônio da estatal pra ver se, enfim, a empresa sai da UTI e volta a respirar sem ajuda de aparelhos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF parte para o ataque: Figueiredo nos EUA é oficialmente convocado por carta rogatória por tentativa de golpe

Foto: Reprodução/Youtube

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a notificação de Paulo Figueiredo, que mora nos Estados Unidos, para apresentar defesa prévia em 15 dias na Petição (Pet) 12100. Ele é o único acusado da tentativa de golpe de Estado de fevereiro que ainda não teve a denúncia analisada pelo Supremo.

A notificação será feita por carta rogatória, mecanismo que permite à Justiça brasileira acionar autoridades estrangeiras para realizar atos processuais, como intimações e oitivas. Enquanto Figueiredo não for oficialmente notificado, o prazo do processo fica suspenso.

Figueiredo é acusado de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. Inicialmente, ele não foi localizado e a PGR tentou notificação por edital, que também foi contestada pela Defensoria Pública da União (DPU).

A DPU reforçou a necessidade da carta rogatória, alegando que prosseguir sem que Figueiredo tivesse ciência completa da acusação violaria garantias fundamentais. Agora, o STF pressiona internacionalmente, e a expectativa é que a análise da denúncia finalmente avance assim que a notificação for cumprida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eriko Jácome recebe apoio de cinco vereadores de Extremoz para sua pré-candidatura a deputado estadual

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (23), cinco vereadores de Extremoz oficializaram apoio à pré-candidatura de Eriko Jácome para deputado estadual. A decisão foi articulada pelo vereador Allan Dellon, que já integra o grupo de apoiadores de Eriko e foi responsável por aproximar os colegas, destacando o trabalho que o parlamentar vem realizando em Natal.

Os vereadores Alexandre Ramalho, Cleyton da Habitação, Eliane, Dicinho e Allan Dellon manifestaram publicamente o desejo de que as ações e projetos desenvolvidos por Eriko na capital potiguar possam se expandir por todo o estado, especialmente para a cidade de Extremoz.

Durante o encontro, o vereador Allan Dellon ressaltou a confiança no trabalho de Eriko Jácome. “Confio na seriedade e no compromisso dele com todos. Por isso, fiz questão de apresentar o seu trabalho aos meus colegas de Extremoz, que, assim como eu, acreditam no potencial dele para representar o nosso estado com dedicação e resultados”, afirmou.

Agradecendo o apoio, Eriko destacou a importância da união e do fortalecimento das lideranças municipais. “Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Fico feliz em ver que o trabalho que fazemos em Natal inspira confiança e chega a outros municípios. Extremoz pode contar comigo”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF abre brecha para políticos nomearem parentes em cargos de confiança: nepotismo político liberado?

Foto: Divulgação/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) praticamente abriu a porteira para que políticos indiquem parentes para cargos estratégicos, como secretários municipais, estaduais e ministros de Estado. Até agora, seis ministros votaram a favor da liberação, e apenas Flávio Dino ficou contra. A decisão final só sai na próxima quarta-feira (29), com o voto da ministra Cármen Lúcia.

O relator Luiz Fux e seus aliados defendem que a nomeação de parentes não é nepotismo quando se trata de cargos políticos, desde que os indicados tenham “idoneidade moral” e algum critério técnico — algo que, na prática, é avaliado pelo próprio político. Se confirmada, a decisão valerá para todo o país, impactando milhares de cargos de confiança.

O caso que motivou o julgamento envolve Tupã (SP), onde a lei municipal permitia que prefeitos colocassem parentes de até terceiro grau em secretarias. O Ministério Público de São Paulo contestou, alegando que a Constituição não permite esse tipo de exceção e que o nepotismo corrói a ética do governo, especialmente nos cargos do primeiro escalão.

A polêmica gira em torno da Súmula Vinculante nº 13, que proíbe a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau em cargos de confiança na administração pública. A dúvida é se essa regra se aplica ou não às nomeações políticas — ou seja, se políticos podem colocar familiares nos cargos mais estratégicos do governo.

Além disso, ainda falta definir detalhes da tese final, como limites para o chamado “nepotismo cruzado” e outros parâmetros. Ou seja: políticos podem respirar aliviados, mas o STF tenta colocar pelo menos alguma máscara de controle sobre as nomeações familiares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula insiste em taxar fintechs e bets; Motta reage com corte de isenções e orçamento sem remendos

Foto: Reprodução

O governo Lula perdeu a primeira batalha no Congresso, mas não vai dar trégua. Após ser derrotado na MP do IOF, o presidente decidiu enviar um projeto de lei para taxar bets, fintechs e Juros sobre Capital Próprio (JCP), tentando aumentar a arrecadação e passar a sensação de justiça tributária. A proposta retoma pontos da MP 1303, que expirou sem aprovação, e já acende o alerta no mercado.

Do outro lado, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiu com uma medida de impacto: quer votar um projeto que corta 10% de todas as isenções fiscais. Para Motta, a ação representa bilhões que podem ser revertidos em saúde, educação e infraestrutura. “O Brasil precisa de um orçamento com menos remendos e mais previsibilidade”, disse à GloboNews, colocando o Congresso no centro do debate fiscal.

O Executivo também mira controle de despesas. Estão previstas regras sobre o programa Pé de Meia, limites no seguro-defeso e mudanças em benefícios previdenciários, como auxílio-doença. Para acelerar a tramitação, essas medidas serão incluídas no “PL do Metanol”, que transforma em crime hediondo a adulteração de bebidas alcoólicas — uma manobra conhecida como jabuti. Paralelamente, o governo deve publicar uma MP para garantir validade imediata das regras.

Nos bastidores, Planalto e Congresso discutem emendas e cargos. Motta e deputados reclamaram de atrasos na liberação de emendas parlamentares. A ministra Gleisi Hoffmann prometeu celeridade, justificando a demora com regras mais rígidas do STF e a aprovação tardia do orçamento de 2025. Quanto aos cargos do PP no Ministério dos Esportes, o partido manteve seu time, e a pasta segue fora do pente-fino de Gleisi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TOFFOLI “SE DERRETE” NO STF: Emoção e choro ao defender ‘dimensão das cadeiras’ da Corte, lembrando seus 16 anos como ministro

O ministro Dias Toffoli não conseguiu segurar a emoção nesta quinta-feira (23), durante sessão do STF em homenagem aos seus 16 anos de atuação na Corte. Entre lágrimas, ele exaltou a “dimensão das cadeiras” do Supremo, enquanto o país observa criticamente o desempenho da Corte.

A sessão foi aberta pelo presidente Edson Fachin, que destacou o papel de Toffoli na “defesa da democracia e da independência do Judiciário”. Toffoli, por sua vez, interrompeu o discurso diversas vezes para conter o choro, enaltecendo colegas, antigos ministros e o simbolismo das cadeiras que ocupam, conforme informações do G1.

“Aprendi na vida que não podemos deixar a emoção envelhecer”, disse o ministro, exaltando a cordialidade no Supremo e o orgulho de servir à Constituição de 1988. Ele também lembrou o peso histórico do cargo e a responsabilidade de ser guardião da Carta Magna.

Para críticos do STF, o momento reforça a percepção de autopromoção da Corte. A emoção de Toffoli, embora legítima para alguns, foi vista como uma celebração da própria Corte e do poder que ela exerce, em vez de um foco nos reais problemas do país.

Mesmo entre lágrimas, Toffoli deixou claro seu orgulho pelas decisões e pela trajetória no Supremo, lembrando que 16 anos na Corte são sinônimo, para ele, de experiência e prestígio.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PSDB tenta “roubar” Michel Temer do MDB para 2026 e ex-presidente impõe condições impossíveis

Foto: Agência Brasil

O PSDB está de olho em Michel Temer. O ex-presidente recebeu convite da sigla para se filiar e disputar a Presidência em 2026. A justificativa dos tucanos: o MDB está dividido e dificilmente daria legenda para ele.

Temer, que é presidente de honra do MDB desde 1981, reagiu colocando suas condições. Ele só toparia se houvesse uma coalizão gigante entre PL, União Brasil, PP, PSDB, MDB e Republicanos em torno do seu nome. Uma articulação praticamente impossível, conforme a coluna de Andreza Matais, do Metrópoles.

No MDB, a iniciativa tucana é vista como tentativa de “prejudicar um projeto nacional”. O partido segue dividido: parte apoia Lula, parte quer lançar candidato próprio. Com três ministros no governo — Simone Tebet, Renan Filho e Jader Filho —, a decisão sobre candidatura de oposição deve ser deixada para o último momento.

O PSDB tenta se reerguer nacionalmente. O movimento começou com a saída de Ciro Gomes do PDT para disputar o governo do Ceará, e cinco deputados federais já negociam entrada na sigla, que será presidida novamente por Aécio Neves a partir de novembro.

Opinião dos leitores

  1. Um ex-presidente que teve 99% de rejeição ser cortejado pelo psdb isso mostra que o psdb chegou ao fundo do poço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-prefeito de Lagoa de Pedras é denunciado por desvio de mais de R$ 573 mil da Educação

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Lagoa de Pedras, Guilherme Affonso Melo Amâncio da Silva, está na mira do Ministério Público Federal. A Prefeitura, por meio da Comissão de Tomada de Contas Especial (CTCE), protocolou nesta quinta-feira (23) denúncia contra ele por possível desvio de recursos federais da Educação. Os valores envolvidos somam mais de R$ 573 mil, referentes ao Salário-Educação e ao programa Escola de Tempo Integral.

Segundo a investigação preliminar da CTCE, entre março e outubro de 2024, verbas federais foram transferidas das contas específicas para a conta geral do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O relatório aponta que o dinheiro teria sido usado para pagar fornecedores e despesas não previstas em lei, configurando possível crime de responsabilidade, previsto no artigo 1º, inciso III, do Decreto-Lei nº 201/67.

A denúncia ao MPF reforça o compromisso da atual gestão com transparência e uso responsável do dinheiro público. A Comissão de Tomada de Contas Especial, criada em maio deste ano pela Portaria nº 123/2025, tem como objetivo apurar irregularidades e recuperar o equilíbrio financeiro herdado da gestão passada.

Os trabalhos da CTCE seguem em andamento, com novas verificações sobre outras possíveis irregularidades. A Prefeitura reforça que colaborará integralmente com os órgãos de controle, garantindo que todos os responsáveis sejam identificados e que os recursos desviados sejam recuperados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NA CORDA BAMBA: Ministro do governo Lula terá de dar explicações à CPMI sobre fraudes no INSS

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Previdência Social do governo Lula, Wolney Queiroz, vai ter que encarar a CPMI que investiga fraudes no INSS. O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos), anunciou que a data para a convocação será marcada em breve e que o ministro poderá ter que se retratar por declarações infelizes.

“O ministro fez um desfavor ao Parlamento. Ele sabe que nosso trabalho é mais lento e exige paciência, não temos a estrutura da Polícia Federal”, disse Viana. “Quando ele vier, vai poder pedir desculpas. Foi muito infeliz a fala dele”, completou.

As investigações seguem firmes e já mostram a participação de pessoas próximas aos investigados, com movimentações financeiras suspeitas e advogados tentando barrar a apuração. “Os fatos mostram culpas claras. É questão de tempo para definir responsabilidades”, afirmou o senador.

Sobre uma das investigadas, Viana foi categórico: ela tinha total conhecimento das movimentações irregulares. “Não há como movimentar tanto dinheiro, fazer saques e pagamentos sem saber o que estava acontecendo”, declarou. Ele ainda espera que o marido da investigada colabore mais com a CPMI.

O presidente da comissão rebateu críticas sobre o ritmo dos trabalhos, apontando que parte da polêmica vem de “gente mal informada”. Ele reforçou que todas as investigações seguem dentro dos trâmites legais, garantindo que a CPMI vai continuar cobrando respostas claras sobre fraudes no INSS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *