Diversos

VÍDEO: Autor da charge da prova do Marista Natal se pronuncia, fala em “patrulhamento ideológico” e pede para professores não se intimidarem

 

Ver essa foto no Instagram

 

Autor da charge que ilustrou uma prova do Colégio Marista de Natal, que causou polêmica diante de policial com cara de porco atirando, entre outras referências negativas sobre a entidade, o cartunista Carlos Latuff se pronunciou em vídeo, e pediu que professores continuem, e não se intimidem “porque ainda estamos numa democracia”. O chargista ainda criticou a “patrulha ideológica”. O vídeo foi publicado pelas mídias do Movimento Policiais Antifascistas. Vale destacar, que no episódio noticiada nessa quarta-feira(02), entidades das polícias no Rio Grande do Norte publicaram manifestações de repúdio a atividade escolar do ensino fundamental, e teve a retratação da direção do colégio pelo conteúdo abordado. [Arrasta para o lado e veja continuação do vídeo.] Vídeo: Reprodução/Youtube

Uma publicação compartilhada por Blog do BG (@blogdobg) em

Autor da charge que ilustrou uma prova do Colégio Marista de Natal, que causou polêmica diante de policial com cara de porco atirando, entre outras referências negativas sobre a entidade, o cartunista Carlos Latuff se pronunciou em vídeo, e pediu que professores continuem, e não se intimidem “porque ainda estamos numa democracia”.

O chargista ainda criticou a “patrulha ideológica”. O vídeo foi publicado pelas mídias do Movimento Policiais Antifascistas. Vale destacar, que no episódio noticiada nessa quarta-feira(02), entidades das polícias no Rio Grande do Norte publicaram manifestações de repúdio a atividade escolar do ensino fundamental, e teve a retratação da direção do colégio pelo conteúdo abordado.

 

Opinião dos leitores

  1. Esse chargista, do qual nada concordo, tem o direito de fazer o desenho que bem entender.
    Enquanto a ideologia dele – comunista, não estabelecer uma ditadura por aqui, como ocorre em outros países, ele tem o direito de criticar a todos que quiser.
    Depois que a ideologia dele vingar e tivermos uma ditadura, que ele defende, aí ele poderá escolher entre dizer 'amém' ou levar uma bala na nuca. Simples assim.

  2. Infelizmente muitos por portar um diploma acadêmico se acham com direito de expor suas próprias convicções egocêntricas como sendo verdadeiras, de forma persuadir a alusão a elas desconsiderando conhecimentos e experiências dos demais profissionais nas mais diversas áreas; temos sim vários problemas em toda categoria, classe social, profissional e política; inclusive, na própria unidade escolar… pouco se fala, expõe ou especula sobre esses profissionais mestre do SABER; viralizar na rede social nos dias de HOJE, está sendo muito rentável como pretenso "YOUTUBER" caso seja essa a real intenção. Existe uma grande diferença e distanciamento entre a"CULTURA" e a "CUR…TURA".

  3. Negativo. Comunismo nao é democracia, nem jamais será. Não dá mais pra enganar ninguem. Assumam que são comunistas, tem até o PC do B. Só não venham falar em democracia. China, Cuba e Venezuela, so pra citar 3 exemplos, não são paises democraticos. É esse tipo de democracia que querem para o Brasil. Foi corretissima a reação da PM e dos muitos comentaristas do blog. Eles precisam saber que as coisas mudaram. E vão continuar mudando.

  4. Ahhhh, essa turma é uma comédia! Paradoxalmente são pessoas que prezam pelos bons costumes, moral e família brasileira tradicional. Tá certo, a polícia é truculenta mesmo, a polícia é desumanizada! Dizem que ela existe p ajudar, dizem que ela existe p proteger…..

  5. Democrático mesmo é um professor apresentar uma questão e não deixar que o aluno tenha uma altenativa não esquerdista de resposta. Não questão do Marista, não havia nenhuma alternativa de resposta, fora do molde comunista.

  6. O que me encomoda nesse camarada é a generalização, a grande maioria da nossa polícia é gente de bem é preto é pobre , mas que enveredou pelo caminho da honestidade, são homens e mulheres de bem de todas as raças, esse camarada quer justificar uma coisa injustificável, estudei no setor 2 da ufrn é sei como as coisas andam lá, sou policial e sou professor de história, é não concordo em nada que esse camarada falou , vc dar autonomia aos professores é uma coisa e querer que eles emplementem as ideologias deles é outra totalmente diferente .

  7. O chargista lacrador já fez alguma charge criticando ou zoando o tráfico de drogas? Aí eu digo que é valente; senão é mais um nutelão. No dia que estiver sofrendo um assalto é o primeiro a gritar "polícia socorro"!

  8. Só mostrou a verdade! Via de regra, os policiais são extremamente mal educados e truculentos. Não têm urbanidade! Outra coisa, se a sociedade precisar da polícia, que sejam atendidos imediatamente, pois são PAGOS pra isso, não estão fazendo nenhum favor.

  9. Não tem nem comentar uma aberração desta, ele que abra uma escola e ensine aos seus filhos , aos meus mesmo não já tirei do local onde eu pensava que eles iam para estudar

  10. Por que esquerdistas falam tanto em democracia? Será que a democracia dá direito a roubos, tentar introduzir nas pessoas esse tipo de coisas, bagunçar o país? Isso é democracia? Fazer o errado é ser democrático? Basta ser "politicamente correto"?

    1. O diretor teve bom senso, ao que faltou a esse cara. Se usasse a mesma moeda pra mostra como agem os bandidos, tipo o que matou o jovem ontem aqui em lagoa seca com seis tiros, isso pra eles é regra. O policial com com problemas, é excessão. Portanto, além de falta de bom senso, faltou justiça também. Zero pra ele.

  11. Disse tudo. Tabu. Do mesmo jeito quando se começa a mexer em coisas extranhos da classe política, do STF, do PT da família miliciano e seu laranjal. Parabéns prof. Sr. Chargista e q osnorofessors não nse intimidem até pq o lugar q foi usado a charge e exatamente o lugar certo, lugar de abrir a mente pnq não se transformem em pessoas com aqueles tapa-vista q se coloca nos burros p q eles só vejam um lado.

    1. Quando ele precisar a polícia tem que ajudar. Pois é seu dever e obrigação, pois ganha pra isso

  12. Parabéns ao Professor pela coragem e principalmente, pelo preparo.
    Esse Professor, tem meu respeito e admiração.
    O gado imundo, vai tentar achincalhar a reputação do Professor, disso, eu não tenho DÚVIDAS!!!!!

    1. Só não concordo com o entregador de pizza, porque seria duas pessoas falando bosta.

    1. Essas charges são antigas e já alardeadas, vá se informar antes de falar baboseiras. E outra, liberdade de expressão…

    2. Manoel, a Venezuela é logo ali, se quiser ir pra longe sugiro Cuba.

    3. Essa sra não cansa de passar vergonha, add. Mummmmmm

    4. Luciana, você fala tão mal de Cuba, mas não tem condições de ali na Paraíba. Te enxerga.

      Queria eu ter condições de passar umas boas férias na terra de Fidel.

    5. Não preciso de Cuba, mas iria para passar férias. Entretanto, aqui AINDA há liberdade de expressão, então Sr. Latuff ainda fará as charges dele. Já a senhora, que gosta de cercear a liberdade de expressão, Venezuela, China e Coréia do Norte são a sua cara.

    6. Amigo, se essa Luciana não for uma homônima, ir para Cuba, Tóquio ou Londres para ela é como pegar o Circular do Campus. Pronto. Pode criticá-la agora por ter dinheiro.

    7. É isso aí Luciana, tem que botar pra torar nesses caras mal intencionados.
      São uns crápulas, querem ensinar o que não precisa ser ensinado.
      Segue a canalhada quem quer, por isso vivemos numa democracia, agora querer empurrar goela a baixo seus custumes, tá errado.
      E muito!!
      Manda esse manelão e esse entregador ir conta os postes da Cosern, trata de uma mesma pessoa desocupada da canhota, escrevendo merda o dia todo aqui no BG.

    8. Realmente a educação tá em baixa no Brasil, e desde antes de redemocratização. Olha o nível dos comentários, ninguém atentou ao fato que essas charges já existiam, e que pedir Polícia Federal, que mal consegue prender os comentaristas de injúria racial na internet, é uma insanidade, ferindo o direito básico a liberdade de expressão.
      Falam tanto mal de regimes totalitários, mas a primeira coisa que querem fazer e tolher o discurso alheio.
      E desocupado aqui não tem só canhoto, tem destro que madruga no trabalho para metralhar, tome tento, Sr. Tolete.

  13. A questão não é a charge, é onde ela foi usada. Não é aceitável esse tipo material, seja de direita seja de esquerda, em um ambiente educacional de crianças e adolescentes. O responsável por ter colocado as charges na prova deve ser responsabilizado e SIM sofrer alguma punição, nem que seja uma simples advertência p/ que isso não se repita. Foi irresponsável pois colocou uma escola prestigiada da cidade em uma situação no mínimo vexatória.

    1. Isso mesmo. Se for aceitável, quero virar chargista e enviar minhas charges sobre radicalismo sem pena nem dó. Ou a moeda só vale de um lado

    2. Dede Costa Gournnon, vai estudar p/ ver se aprende a interpretar um texto.

    3. Sou professor pós graduado e você tem pelo menos o MOBRAL?

    4. Se esse Dedé Costa for professor tenho até pena dos alunos. Vão terminar o ensino fundamental semi analfabetos, mas experts em bobagens como “Ele não” e “ É gópi”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasileiro criador do “Aedes do bem” que bloqueia dengue, zika e chikungunya é eleito pela Nature um dos cientistas mais influentes de 2025

Foto: Peter Ilicciev/WMP Brasil/Fiocruz

O engenheiro agrônomo Luciano Andrade Moreira foi escolhido pelos editores da revista Nature como uma das dez pessoas ao redor do mundo que moldaram a ciência em 2025. Seu nome configura na lista “Nature’s 10”.

Em associação com outros cientistas, Moreira estuda há mais de uma década o uso da bactéria natural Wolbachia, comum em diferentes insetos, em mosquito Aedes aegypti para bloquear a transmissão de vírus como os da dengue, zika e chikungunya.

A técnica desenvolvida a partir da pesquisa é chamada de “Método Wolbachia.” Como demonstrou em artigo assinado em 2009, os mosquitos portadores da bactéria têm menor probabilidade de contrair esses vírus.

Segundo a revista Nature, “os cientistas ainda não compreendem o mecanismo, mas a bactéria pode estar competindo com o vírus por recursos ou estimulando a produção de proteínas antivirais.”

A aplicação do método pode ser decisiva no controle de doenças. Os mosquitos infectados com a bactéria, chamados de wolbitos, ao serem liberados em áreas urbanas e ao se reproduzirem com outros Aedes aegypti reinfectam a bactéria para as novas gerações de mosquitos.

A Revista Nature é uma publicação britânica em circulação desde 1869 e é considerada a revista científica mais citada do mundo. A lista “Nature’s 10” não configura como prêmio ou ranking acadêmico, mas coloca em destaque internacional pesquisadores e iniciativas de impacto.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Motta pauta cassação de Zambelli, Eduardo Bolsonaro, Ramagem e Glauber Braga

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu pautar para sessão plenária desta quarta-feira (10/12) a cassação do mandato dos deputados federais de Carla Zambelli (PL-SP) e de Glauber Braga (Psol-RJ). O caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ) deverá ser analisado na semana seguinte. O plenário da Casa decidirá o futuro dos casos.

As situações são distintas. Carla Zambelli e Ramagem foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a perderem seus mandatos, mas a Câmara vai votar se acata a decisão.

Autoexilado nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro pode ser cassado por faltas. No caso dele, segundo a assessoria da Câmara, a decisão será da Mesa Diretora, e não há prazo para a assinatura do ato.

Já Glauber Braga será julgadopor seus colegas sob a acusação de quebra do decoro parlamentar em uma briga com um militante.

Motta também pauta PL da Dosimetria

O presidente da Câmara também anunciou, para esta terça-feira (9/12), a votação do PL da Dosimetria, que reduz as penas para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro de 2023.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN volta a descumprir metas de equilíbrio fiscal, diz Tesouro Nacional

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A Secretaria do Tesouro Nacional concluiu, por meio da Portaria nº 2.980/2025, que o Rio Grande do Norte descumpriu três metas do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF) em 2024: geração de poupança corrente, disponibilidade líquida de caixa e controle de gastos com pessoal — indicadores essenciais para demonstrar equilíbrio fiscal. A Secretaria da Fazenda do Estado não respondeu aos questionamentos.

Mesmo com a avaliação negativa, o RN não perdeu automaticamente o acesso a novos empréstimos. No fim de novembro, o STF homologou um acordo entre o Estado e a União, criando novas exigências e regras de governança para garantir a continuidade do crédito — um modelo considerado inédito por reunir ajustes fiscais e garantias jurídicas em um único instrumento.

O PEF, criado pela Lei Complementar 178/2021, permite que estados com baixa capacidade de pagamento retomem operações de crédito desde que cumpram metas e adotem medidas de ajuste. O RN aderiu ao plano em 2023, estimando acesso a até R$ 1,6 bilhão até 2026, com parte dos recursos planejados para recuperação de rodovias.

A portaria do Tesouro indica que o ajuste fiscal do Estado avançou menos do que o esperado. Ainda assim, o RN cumpriu obrigações ligadas ao Programa de Acompanhamento Fiscal, o que abriu espaço para o acordo no STF — solução articulada para evitar bloqueio de investimentos e manter a contratação de crédito mesmo sem o cumprimento das metas.

Com informações de Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça determina remoção de perfil no Instagram da filha do humorista Ceará a pedido do MP por suspeita de trabalho infantil

Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

O humorista Ceará e a influenciadora Mirella Santos afirmaram que o Instagram da filha, Valentina Muniz, foi removido por ordem da Justiça a pedido Ministério Público sob suspeita de trabalho infantil.

O casal nega a acusação e diz que a conta era sempre monitorada e usada apenas para diversão, e que nunca houve monetização através do perfil. Segundo Mirella, o perfil caía e voltava desde o início do ano, e a família só soube do motivo após nova queda em 7 de setembro.

O perfil permanece suspenso enquanto os pais planejam recorrer judicialmente para reverter a situação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump dobra a aposta e ameaça Maduro: “dias contados” e ataque “em terra muito em breve”

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mirar o ditador venezuelano Nicolás Maduro e deixou claro que a paciência acabou. Em entrevista ao site Politico, nesta terça-feira (8), Trump disse que Maduro “está com os dias contados” e não descartou operações em solo venezuelano. Questionado sobre uma possível invasão, ele não confirmou — mas avisou: “vamos atingir eles em terra muito em breve”.

Trump reforçou uma acusação que repete desde a campanha: segundo ele, o regime chavista teria enviado milhões de imigrantes para os EUA, incluindo criminosos, traficantes e até pacientes de hospitais psiquiátricos. A afirmação, embora contestada, alimenta o debate mais quente da política americana hoje — a crise migratória na fronteira.

O republicano também voltou a atacar o ex-presidente Joe Biden, dizendo que a antiga gestão “abriu as portas” para a entrada de criminosos.

Segundo Trump, há estrangeiros tão perigosos que os EUA evitam até deportar, porque “eles sempre dão um jeito de voltar”. Para ele, muitos são “assassinos de sangue frio” liberados graças à fragilidade das políticas democratas.

A tensão entre EUA e Venezuela cresce num momento em que a ditadura de Maduro segue isolada internacionalmente, e a oposição tenta sobreviver em meio à repressão.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Indústria do RN despenca em outubro — e o vilão é o setor de combustíveis mais uma vez

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A indústria potiguar voltou a tomar fôlego curto em outubro: depois de dois meses de crescimento, o RN registrou uma queda pesada de 9,5% na produção, segundo o IBGE. O principal responsável pelo tombo é o velho conhecido setor de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis, que derreteu 27,6% e segue puxando para baixo o desempenho do estado ao longo de 2025.

Apesar da crise no segmento de combustíveis — que tem enorme peso no RN — todos os outros setores avançaram. A indústria extrativa cresceu 7,1%, alimentos subiram 6% e o destaque nacional ficou para a confecção, que explodiu 110,2% em outubro, o maior crescimento do Brasil. O salto, segundo o IBGE, ocorre por causa da base fraca de 2024 e do aumento na produção de bermudas, shorts, camisas e peças femininas.

Mesmo com alguns segmentos reagindo, o acumulado do ano continua no vermelho: de janeiro a outubro, a indústria do RN caiu 12,7%. O setor de combustíveis sozinho amarga retração de 23,8%, enquanto extrativas (+13,3%), vestuário (+37,9%) e alimentos (+5,6%) tentam segurar a barra.

No recorte de 12 meses, o cenário se repete: crescimento em quase tudo, menos no setor que mais pesa. Combustíveis seguem afundando — queda de 21,3% — e arrastam o resultado geral da indústria, que recua 11,9%. Mais um mês em que o RN mostra força no que cresce, mas sente o baque no setor que deveria ser motor econômico.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio crava 2026: “Candidatura é irreversível” — e Bolsonaro manda recado a Tarcísio

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro confirmou, nesta terça-feira (9), que sua candidatura à Presidência em 2026 está decidida e não tem volta. Depois de visitar o pai, Jair Bolsonaro, ele afirmou que a escolha é “irreversível” e que o momento agora é de construir alianças para disputar o Planalto no próximo ano.

A fala acontece após dias de tensão dentro da direita, quando Flávio disse que havia um “preço” para sua candidatura não ir até o fim. Hoje, recuou do tom e declarou que seu único “preço” é “Bolsonaro livre”, reforçando que não há negociação sobre sua permanência na disputa.

Flávio também revelou que o ex-presidente pediu para agradecer publicamente o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que era cotado para assumir o lugar de Bolsonaro nas eleições. Tarcísio já disse que estará ao lado do senador na corrida presidencial, assumindo um papel de peso dentro da oposição.

Para Flávio, a força política de Tarcísio em São Paulo será decisiva para impulsionar seu nome nacionalmente. “É isso que vai tracionar e fortalecer nosso projeto”, afirmou o senador, mostrando que a direita entra em 2026 com alinhamento, discurso e estratégia afinados.

Opinião dos leitores

  1. Inerente a matéria, Tarcísio mostra sabedoria, já Flávio, herda o desprovimento de inteligência do pai. Prova é que estar preso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Fim de ano vai injetar quase R$ 2 bilhões no RN — Natal dispara, Mossoró corre atrás e dívidas ainda pesam no bolso

Foto: Reprodução

As compras de fim de ano devem movimentar R$ 1,95 bilhão no RN, segundo o Instituto Fecomércio RN. O aumento de 8,1% em relação a 2024 mostra fôlego do comércio potiguar, impulsionado pelo 13º salário, renda em recuperação e mais gente trabalhando. É o tipo de notícia que anima lojista e consumidor — apesar dos pesares da economia nacional.

Em Mossoró, a previsão é de R$ 163,74 milhões circulando no comércio, uma alta de 9,3%. A cidade segue forte como polo regional, mas o endividamento ainda pesa: 56,9% dos consumidores querem usar o 13º para pagar dívidas.

Mesmo assim, 61,6% afirmam que vão às compras, com gasto médio de R$ 372,19 em presentes. E mais da metade pretende parcelar — sinal de que o crédito ainda é muleta para muita gente.

Já em Natal, o clima é bem mais otimista: 76,9% dos natalenses vão comprar presentes, o maior índice em seis anos. Aqui, o planejamento pesa mais: 54% devem pagar à vista, e quase um quarto guardará parte do 13º para despesas de janeiro.

O gasto médio deve subir para R$ 374,25, e a capital deve movimentar R$ 649,91 milhões, consolidando seu papel de motor econômico do estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: PF desmantela quadrilha que drenava milhões com “empresas de fachada” em Natal

Imagens: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (9), a Operação CA/CL para desmontar uma organização criminosa que agia como uma verdadeira máquina de fraudes bancárias no país. A ação ocorreu em Natal também. O grupo usava empresas de fachada e documentos falsos para conseguir empréstimos milionários sem qualquer intenção de pagar, causando prejuízo que a PF estima em milhões de reais.

O esquema era profissional: empresas inativas viravam “negócios milionários” da noite para o dia, laranjas eram colocados como sócios, documentos fiscais falsos eram apresentados e até máquinas pesadas “fantasmas” eram usadas como garantia.

Para piorar, um funcionário de uma instituição financeira federal ajudava a quadrilha ao inserir informações falsas nos sistemas internos de risco, aprovando créditos que jamais passariam por uma análise séria.

Depois de liberar os valores, o dinheiro era espalhado entre contas de laranjas, empresas de fachada e usado na compra de carros de luxo e imóveis para esconder o rastro — muitos registrados em nomes de terceiros e até enviados para outros estados, numa tentativa de driblar a fiscalização.

A PF já identificou ao menos 20 empresas usadas entre 2022 e 2025, mas acredita que o rombo pode ser bem maior.

Balanço 

Ao todo, oito equipes cumpriram prisões e mandados de busca, com bloqueio de contas, apreensão de documentos, veículos e registros contábeis. Os envolvidos devem responder por crimes financeiros, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa — mais um capítulo do velho Brasil onde a corrupção corre solta, mas desta vez com a PF no encalço.

Opinião dos leitores

  1. Caso um assalariado for atrás de um empréstimo pra comprar um carro véio é mil e uma dificuldade, já para os estelionatarios, é uma facilidade incrível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes reage e chama de “absurdos” pedidos para que Fux volte a julgar casos da trama golpista

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes rebateu com irritação os pedidos de defesa para que Luiz Fux participe do julgamento do chamado núcleo 2 da trama golpista. Segundo Moraes, a solicitação é “absurda”, “protelatória” e “causa espanto”, já que o regimento do STF é claro: nenhum ministro pode atuar em duas turmas ao mesmo tempo.

A defesa do general Mário Fernandes argumentou que, por ser uma continuidade de um mesmo contexto, todos os núcleos deveriam manter a mesma composição, incluindo Fux — que integrou os julgamentos dos núcleos 1 e 4.

Os advogados alegaram “igualdade entre os réus”, mas Moraes cortou de imediato, dizendo que o pedido “não tem a mínima pertinência” e que talvez exista “desconhecimento sobre como funciona o Supremo”.

Na segunda-feira, os advogados de Filipe Martins já haviam apresentado a mesma solicitação, também negada. A confusão começou após o pedido de Fux para mudar de turma, aceito em outubro por Edson Fachin.

Embora o ministro tenha se colocado à disposição para seguir em julgamentos antigos, essa possibilidade não existe no regimento.

Com a saída de Fux, a Primeira Turma tem julgado com apenas quatro ministros — Moraes, Cármen Lúcia, Zanin e Dino — e tem mantido decisões unânimes em casos sensíveis da direita, como recursos de Jair Bolsonaro, denúncias contra Eduardo Bolsonaro e etapas do processo da tentativa de golpe.

A ausência da voz divergente de Fux virou peça central dessa nova dinâmica no STF, agora questionada, sem sucesso, pelas defesas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *