Política

VÍDEO: Bolsonaro participa de motociata com apoiadores em Orlando, nos EUA

Imagem: reprodução

O presidente Jair Bolsonaro participou de uma motociata com apoiadores em Orlando, na Flórida, na manhã deste sábado (11). Um grupo de motociclistas brasileiros se reuniu em uma rua para seguir o chefe do Executivo, que liderou a comitiva. Bolsonaro fez discurso aos apoiadores que se reuniram ao redor dele. “Com uma aproximação com o atual presidente [Joe Biden], bons frutos colheremos para todos nós.”

O evento foi transmitido pelas redes sociais do presidente. Enquanto dirigiam pela cidade, os manifestantes buzinavam e gritavam palavras de ordem. Simpatizantes de Bolsonaro nas calçadas balançavam bandeiras do Brasil e gritavam em apoio ao presidente.

A motociata ocorreu logo depois do discurso de Bolsonaro para a comunidade brasileira no estado americano. No encontro, ele aproveitou para enumerar posicionamentos da campanha eleitoral, como a manutenção da criminalização do aborto.

Mais cedo, ele participou ainda da inauguração do vice-consulado do Brasil em Orlando. A repartição é subordinada ao Consulado-Geral de Miami e deve auxiliar os brasileiros que moram na região e os turistas. Segundo o Itamaraty, cerca de 475 mil brasileiros vivem no estado.

Com informações de R7

Opinião dos leitores

  1. Esse ser é completamente transloucado. Um maluco abominável. Um doente mental. Adora uma montada. Agora imaginem nas épocas obscuras do quartel, “lutando” com o Aristides.

  2. O desespero bateu no GADO. Meu Deus a que ponto nós chegamos!
    O miséria realmente chegou e cegou os seguidores/idólatras do Bozo, passam fome, mas não deixam de aplaudir o Presidente Miliciano.

  3. Presidente da República Jair Bolsonaro, durante encontro com o Presidente dos Estados Unidos da América, Senhor Joe Biden, comete crime de lesa-pátria e diz a Biden que, ao contrário de Lula, trabalha para defender os interesses dos EUA. O que significa isso?

  4. A inveja mata e tô vendo a hora esses ESQUERDOBILÓIDES e comunistas morrerem do coração. Espero que aguentem até outubro pra verem o GENOCIDA, O BOZO, O MITO ser reeleito no primeiro turno.
    Será que dessa essas MULAS adestradas por lula irão morar em cuba, argentina, venezuela??.
    Juntamente com o ladrão den9 dedoa claro.

  5. Vagabundagem explícita. Poderia estar conseguindo apoios comerciais para o país. Mas é um parasita preguiçoso, trabalha(?) menos de 4 hs por dia.

  6. Esse povo do miliciano é muito extremista 😂🤣😂

    Como será que vão reagir quando os noticiários afirmarem, O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL É LUIS INÁCIO LULA DA SILVA!

    O choro vai ser grande 😂🤣😂

    1. Calma, ele vai ser novamente seu presidiário 😂🤣😂

  7. Quando vejo o pastor da minha igreja elogiando esse senhor, sinto vergonha, em ver os líderes das igrejas evangélicas sendo enganados, ainda bem que os membros não dão ouvidos.
    Ninguém tá cego.
    Voto em Lula.

    1. Este comentário comprova que o diabo está se disfarçando de anjo nas igrejas, para difundir falsas afirmações e atrapalhar o bem.
      Que os pastores consigam identificar antes das eleições, para não colocar o rebanho a perder, trazendo o cão de volta, direto da prisão, solto como foi Barrabás, pelos sacerdotes do Sinédrio brasileiro, o STF.

    2. O diabo está na sua mente doentia e desse presidente monstruoso, quem é você pra falar em colocar o rebanho a perder?
      Perdidos estão àqueles que idolatram um asno presidente, os crentes estão sim conscientes de que o mal está solto e encravado nesse presidente, o que resta é orar por ele e por aqueles, como você que usam essa viseira maldita.
      Deus seja contigo!

    3. O remedinho tá em em dia Laize? Você está comparando um ex-presidiário e chefe de quadrilha a um presidente sem um único processo por improbidade? Está comparando um presidente que é a favor do aborto com um que defende a família tradicional à décadas? Abra os olhos.

  8. Enquanto Isso é um tapa na cara do povo brasileiro!

    Enquanto isso, estamos sem poder tirar nossos carros da garagem, pela irresponsabilidade dele.

    Vou de Lula Presidente 13

    1. Este mostra como os membros do gado asinino do molusco presidiário tem memória e moral seletiva. Melhor pensar assim, do que saber que falam isso conscientemente, sabendo que o PT é a maior quadrilha da história da humanidade, e mesmo assim querem que volte para terminar de roubar o que restou do Brasil.

    2. Eita que o desespero dos imbecis já está demonstrando que a derrota tá próxima. O povo sabe quem é o Bozo e seu gado.

      Chora mais baba ovo.

    3. Como você merece estar ao lado desse presidente monstro, vocês se merecem!
      Não se preocupe, ou se desespe seu desesperado, que Lula está voltando e vai resolver todos os problemas da fome dos pobres de direita, como você que sofre aplaudindo a miséria do nosso país.

  9. Votei nesse burro, nunca pensei que fosse me arrepender tanto.

    Uma vergonha para o Brasil, nos representar em nada, todos os chefes de estado riem desse asno.

    1. Esse nunca votou em Bolsonaro, sempre comeu pão com mortadela e capim. Pensa que o povo é besta.

    2. Antes hoje ser pão com mortadela do que tá na fila dos ossos pra sopa.

      Coisa triste é pobre de direta sofrendo e se achando rico.
      Olha a fila do osso aí bolsominion!

  10. Quando as sujeiras desse ladrão forem expostas não vou nem me surpreender, é muita corrupção.

    Não é a toa que não fez nada pelo Brasil.

  11. Esse preguiçoso não sabe fazer outra coisa mesmo. Quando lembro que votei nesse jumento acreditando que era honesto, que as coisas iam melhorar, me arrependo terrivelmente.

    O Brasil tá um B.O.S.T.A e não tenho vergonha de falar igual a uns imbecis, não prestou a gente tira.

    Vou de LULA, com moto ou sem!

  12. Enquanto esse irresponsável organiza essas babaquices, como está economia meu gado?
    Já comeram carne hoje?
    E o tanque do carro, qual foi a última vez que você encheu?

    O povo não é idiota, vai dá o troco a esse ladrão, miliciano.

  13. Essas besteiras que esse velho louco faz não dá medo em ninguém. Na verdade ele quer distrair seu gado até o dia da eleição, onde ele vai levar uma lapada.

  14. Sorte desse louco que ainda tem o gado do curralzinho dando esperança a ele.

    Vai perder 🤣vai perder😂 vai perder🤣 vai perder😂vai perder🤣

    1. Gado nada seu imundo, somos milhões no mundo todo e vc ter ranger de lágrimas de vcs

    2. Imundo são vocês, desesperados por que sabem que vão perder.

      Seboso baba ovo do minto deu zebu!

  15. Depois da eleição ele vai dá voltinhas entre 4 paredes🤣😂🤣😂

    Todas nós sabemos que o povo que vai manda-lo pra longe da presidência está passando fome, não tem transporte pra andar.
    Somos mais de 46% dos brasileiros que vamos eleger Lula Presidente 13!

    1. Acredito que a grande maioria do povo brasileiro não são imbecis como você.
      O povo bota o povo tira!

  16. 🇩🇬⚠️ATENÇÃO ⚠️📣

    O Brasil ficou pequeno!
    A onda Bolsonaro 2022 cruzou as fronteira
    Chegou ao berço do Capitalismo
    A terra da liberdade
    Das eleições livre
    Onde todo mundo trabalha livre do governo
    E até Bidem estar apoiando o Mito que nasceu do Brasil para o Mundo!
    Cruza a fronteira de todos os hemisférios do mundo Bolsonaro que agente estar fazendo história!➡️🔜✅️💲🌐🏍🚀🍔

  17. Seu bandido de nove dedos é quem vive numa gaiola, não é nem bolha. Manda esse traste aparecer em algum lugar que não seja na gaiola ou seja, fechado.

  18. Até o bidê ficou com inveja. A CANHOTA PPPIIIIIRRRRRRRRAAAAAAA!!!!!!! Vai, bandido de 9 dedos! Dá uma voltinha na sua calçada!!!

  19. O homi tá estourado!!
    Alô TSE se liga!!!
    Vão botar fogo no país em outubro.
    É melhor Jair se Acustumando.
    Bolo no primeiro turno viu???

  20. Enquanto o preço faz turismo nos EUA 30 milhões de brasileiros não tem o que comer viu puxa-sacos

  21. A grande maioria humilde do povo brasileiro que vai eleger outro presidente está passando dificuldades. A fatia de menos de 30% dos que vão votar no atual presidente estão esbanjando dinheiro e passeando de moto, de jet-ski, lancha e off-road. Outros não estão passando dificuldades por não estarem morando no Brasil.

    1. O Brasil nunca foi tão evidensiado como estar sendo agora e decadente é vcs esquerdotralha

    1. Omi 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🫡🫡🫡🫡🫡🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  22. Esse nosso presidente é foda, não tem medo de nada, onde anda é aclamado pelo povo, que Deus o abencoe sempre, o Brasil precisa é de homens patriotas, de família, inteligente, aguerrido, sério, sem papas na língua, verdadeiro, que está tirando o Brasil da lama, viva JAIR MESIAS BOLSONARO, o enviado para nos salvar.

    1. Presidente É foda mesmo, destemido, só não divulga as pesquisas eleitorais que o governo pagou. Essas são feita diariamente, todas afirmam que ele perde para o outro ladrão, lula. Por isso ele insulta todo dia a justiça eleitoral. Pior é que continuaremos nas mãos de outros ladrões, mas pelo menos vão dar um mói de pêa nesses idiotas apoiadores que irão tentar fazer arruaça alegando que a eleição foi uma fraude. Eu vou rir muito, vai ser pior que nos eua quando trump perdeu. Kkkkkkkk

  23. Gastando nosso dinheiro com essa palhaçada!! Vagabundagem, só sabe viver na vagabundagem. O povo passando fome e esse mentecpto gastando no cartão corporativo.

    1. Arrotando b…. manė, no Assai tem promoção de mortadela aproveita vai lá e compra um extintor pra ir a festa do ladrão de nove dedos isso se ele for as ruas porque falam tanto inflação esquecem que o ovo deu um salto nos preços porque o consumo cresceu não pra alimentar o povo mas pra jogar no Ladrão

  24. Aei de lá é tão avançada que não tira nem a liberdade do cidadão de escolher ou não usar capacete isso sim é um país que todos deviam se emquiparar

  25. Ainda vai ter gente que vai culpar satanás!
    Ele não tem culpa de ter esse ser na terra.
    Outro deputado bolsonarista perdeu o cargo ontem.

    1. E eu com isso? Viva o MITO, o maio presidente do BRASIL, satanás se envolve com o capeta de nove dedos 👺👺👺👺👺👺👺👺👺

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ex-tesoureiro do PT em Mato Grosso é preso em Cuiabá por estupro


O ex-tesoureiro do PT em Mato Grosso, Valdebran Carlos Padilha da Silva, de 60 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (18), em sua casa no bairro Jardim Paulista, em Cuiabá. A prisão ocorreu em cumprimento a dois mandados judiciais, após ele ter sido condenado a 15 anos e dois meses de prisão em regime fechado pelos crimes de estupro de vulnerável e abuso sexual contra menores.

De acordo com a decisão judicial que o RepórterMT teve acesso, uma das vítimas é sobrinha da ex-companheira de Valdebran. A ordem de prisão foi expedida pela Justiça e cumprida por equipes policiais. Após a detenção, ele deve ser levado ao Fórum da Capital, onde passará por audiência de custódia.

Valdebran, que ficou nacionalmente conhecido em 2006 pelo “Escândalo dos Aloprados”, chegou a ser preso em 2022 acusado de abusar sexualmente de duas adolescentes em Cuiabá.

O caso atual, porém, envolve crimes sexuais cometidos contra adolescentes, pelos quais o ex-tesoureiro foi julgado e condenado.

‘Escândalo dos Aloprados’

Em 2006, Valdebran foi preso em um hotel com R$ 1,7 milhão, que seriam para pagar dossiê que beneficiaria o PT.

À época ele era filiado à sigla no Estado. Em novembro do mesmo ano, a direção municipal do PT de Cuiabá, o expulsou por conta do caso.

Em 2011, Valdebran foi preso novamente pela Polícia Federal durante operação que investigava um suposto esquema de fraude em licitações e obras da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

ReporterMT

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Isolda diz que apoiou festa “Bolsonaro na Prisão” do Rolé Vermelho como pessoa, sem destinar recursos públicos e piora situação de Brisa

Foto: reprodução

Está difícil para a vereadora Brisa Bracchi. Depois de ter o mandato ameaçado pelo pedido de cassação protocolado pelo vereador Matheus Faustino, agora foi uma aliada quem deixou a vereadora sozinha no meio do incêndio.

Em reportagem veiculada na InterTV Cabugi, a deputada estadual Isolda Dantas disse que apoiou o evento Rolé Vermelho – Bolsonaro na Cadeia apenas pessoalmente, sem qualquer destinação de recursos públicos e fora do gabinete.

A festa contou com 49 mil reais para pagamento de artistas locais, através de emendas impositivas, de dinheiro público.

A emissora também veiculou o vídeo postado por Brisa nas redes sociais, em que a vereadora afirma que o evento não teve conotação político-partidária, contradiz inclusive o vídeo da mesma reportagem, em que a vereadora afirma que a balada vai comemorar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Parece que Brisa está no meio de um furacão e uma das suas aliadas, para se livrar acabou piorando a situação dela.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

UFRN abre inscrições para empresas receberem consultoria gratuita de alunos de Administração

Foto: divulgação

O Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para empresas privadas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor interessados em receber trabalhos experimentais de consultoria organizacional. As atividades são desenvolvidas por estudantes da disciplina de Prática Profissional, sob a orientação de professores da instituição.

A iniciativa é realizada a cada semestre, envolvendo cerca de 360 alunos distribuídos em 30 equipes. O objetivo é aproximar o meio acadêmico das demandas reais do mercado, oferecendo diagnósticos e soluções personalizadas para desafios administrativos, ao mesmo tempo em que os discentes ganham experiência prática.

As organizações interessadas devem preencher a proposta de consultoria pelo formulário eletrônico https://forms.gle/fy2YHGWRts2jMW34A ou entrar em contato pelo WhatsApp (84) 99982-2290.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes nega recurso e mantém pena de 14 anos para “Débora do batom”

Foto: reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta segunda-feira (18/8), um recurso da defesa de Débora Rodrigues dos Santos e manteve a condenação de 14 anos da manicure por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

A defesa de Débora entrou no STF com embargos infringentes, argumentando a prevalência de votos divergentes dos ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin. No caso da manicure da Corte, houve unanimidade pela condenação e discordância sobre os crimes a serem imputados e dosimetria da pena.

A manicure foi condenada pela Primeira Turma do STF pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Fux votou pela condenação da ré apenas pelo crime de deterioração do patrimônio tombado, absolvendo-a quanto às demais imputações. Contudo, isso configurou apenas 1 voto vencido pela absolvição parcial, não atingindo o número mínimo exigido de dois votos absolutórios próprios.

Já Zanin divergiu exclusivamente quanto à dosimetria da pena, propondo condenação total de 11 anos.

Débora Rodrigues, conhecida como Débora do batom, ficou famosa após pichar a estátua A Justiça, em frente ao STF, com a frase “perdeu, mané”. Ela se tornou símbolo da mobilização de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela redução das penas dos condenados e pela concessão de anistia.

Atualmente, Débora cumpre prisão domiciliar por determinação de Moraes, após acompanhamento da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ela utiliza tornozeleira eletrônica e cumpre outras restrições, como a proibição de contato com outros envolvidos nos atos de 8/1, de usar redes sociais e de conceder entrevistas.

Metropoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

EUA alertam para restrições contra Alexandre de Moraes e reforçam risco de sanções internacionais

Foto: divulgação

Autoridades norte-americanas afirmam que Alexandre de Moraes é considerado “tóxico” para empresas e indivíduos que buscam manter relações com os Estados Unidos ou acessar seus mercados.

Segundo o comunicado, nenhuma decisão de tribunais estrangeiros pode anular as sanções impostas pelo governo americano ou proteger pessoas das consequências por descumpri-las.

De acordo com as orientações, pessoas e entidades sob jurisdição dos EUA estão proibidas de manter qualquer relação comercial com Moraes. Já fora do território americano, empresas e indivíduos devem agir com extrema cautela: qualquer apoio material a pessoas consideradas violadoras de direitos humanos pode resultar em novas sanções.

O alerta reforça que o descumprimento dessas restrições pode gerar severas penalidades econômicas e legais, ampliando os riscos para quem ignorar as medidas impostas por Washington.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Erika Hilton quer garantir INSS a pais e mães de santo

Foto: reprodução

A deputada federal Erika Hilton (PSol) protocolou um projeto de lei com o objetivo de incluir autoridades religiosas de matriz africana como segurados individuais da Previdência Social.

O texto propõe que líderes espirituais como yalorixás, babalorixás, mães e pais de santo, mestras e mestres passem a ter os mesmos direitos previdenciários já garantidos a ministros de outras confissões religiosas.

Na justificativa, a parlamentar afirma que a exclusão atual representa “uma profunda injustiça social calcada no racismo institucional e religioso que nega direitos fundamentais a um segmento expressivo da população brasileira”.

Segundo o documento, a legislação previdenciária tem sido aplicada de forma “restritiva”, resultando na negativa de aposentadoria para sacerdotes de terreiros, ilês e barracões, ainda que desempenhem funções equivalentes às de ministros de outras religiões.

Erika Hilton sustenta que a proposta não cria novos benefícios, mas “corrige uma grave e histórica omissão”, ao assegurar isonomia de tratamento entre líderes religiosos, respeitando “a diversidade que forma a identidade nacional”.

Para a deputada, o reconhecimento previdenciário desses líderes se trata de uma medida de reparação histórica frente à “discriminação e à marginalização sofridas por essas comunidades” e ao “racismo institucional”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Morre o empresário e poeta Celso Cruz, aos 69 anos

Foto: divulgação

Faleceu nesta segunda-feira (18), em Natal, o empresário e poeta Celso Cruz, uma das figuras mais queridas e respeitadas da região Seridó. Aos 69 anos, ele deixa um legado marcado pela sensibilidade artística e pela contribuição ao desenvolvimento do turismo local.

Proprietário da tradicional *Pousada do Cruzeiro*, em Currais Novos (RN), Celso teve papel fundamental na valorização do setor turístico da cidade. Sua atuação à frente da pousada, aliada à passagem como *ex-secretário municipal de Turismo*, consolidou seu nome como um dos grandes incentivadores da economia e da cultura locais.

Além do espírito empreendedor, Celso Cruz era reconhecido por sua *alma de poeta*. Com versos carregados de emoção e profundidade, transformou sentimentos e paisagens em palavras que continuam tocando gerações.

A notícia de sua morte causa comoção entre familiares, amigos e admiradores. Celso será lembrado não apenas pelo que construiu, mas por como viveu: com delicadeza, talento e humanidade.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após pedido de cassação de mandato, vereadora Brisa nega polêmica sobre evento “Rolé Vermelho” com dinheiro público


Um pedido de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT) foi protocolado na Câmara Municipal de Natal nesta segunda-feira (18). A solicitação alega que a parlamentar utilizou recursos públicos para custear uma festa com o tema “Bolsonaro na Cadeia”.

Em nota divulgada nas redes sociais, Brisa negou irregularidades e afirmou que o mandato apenas destinou orçamento para contratação de artistas que se apresentaram no evento “Rolé Vermelho”, realizado no último dia 9 de agosto. Segundo ela, o apoio seguiu os trâmites legais e foi feito com “lisura, responsabilidade e transparência”.

“Nosso mandato sempre apoiou a cultura de Natal, incentivando iniciativas em todas as zonas da cidade e valorizando artistas locais. Há uma tentativa de distorcer a verdade, afirmando que os recursos teriam sido destinados a uma ação de caráter partidário, o que não é verdade”, declarou a vereadora.

Brisa também classificou o pedido de cassação como “perseguição política” e citou o vereador Matheus Faustino como responsável por tentar deslegitimar parlamentares do Partido dos Trabalhadores. “Não nos silenciarão”, afirmou.

Confira a nota completa: 

No entanto, vídeos publicados nas redes sociais da própria parlamentar mostram Brisa chamando o público para “comemorar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro”, o que reforça as acusações feitas no pedido.

Confira o vídeo: 

A Câmara Municipal de Natal ainda avaliará se o processo de cassação será instaurado.

Blog do BG 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cavaleiros do Forró inicia turnê nos Estados Unidos em agosto

A banda potiguar Cavaleiros do Forró dá início, no dia 28 de agosto, à sua primeira turnê internacional. O grupo, ícone do forró eletrônico, se apresentará em três cidades norte-americanas: Newark (29/8), Pompano Beach (30/8) e Orlando (31/8).

A excursão é organizada pela In Out Produções, empresa sediada em Orlando e especializada na promoção de eventos para a comunidade brasileira nos Estados Unidos. Pela primeira vez, a produtora atua como tour manager de um artista, coordenando toda a agenda da banda no exterior.

Fundada em Natal (RN) há 24 anos, a Cavaleiros do Forró acumula uma trajetória marcada por maratonas de shows — somente em junho deste ano, realizou 40 apresentações durante as festas juninas, dividindo palco com nomes consagrados da música nordestina. Nos EUA, o grupo integra o São JoALL, festival que busca recriar o clima e as tradições do São João para o público brasileiro residente na Flórida e região.

A In Out Produções, comandada por Glaucio e Gabriela Uchoa, junto ao empresário Aleiko Bezerra, já levou a Orlando artistas como Daniel, João Gomes, Mari Fernandez, Menos é Mais, Psirico, Durval Lelys e DJ Guga. Em outubro, será a vez da banda Limão com Mel; e em 16 de novembro, João Gomes retorna à cidade.

De acordo com Glaucio Uchoa, CEO da produtora, “o mais importante é o reconhecimento, não só do público que comparece, mas também dos empresários que procuram a empresa para trazer outros artistas ao nosso cast”. Para Janine Melo, sócia da banda, “essa turnê representa um marco histórico para a Cavaleiros do Forró. Pela primeira vez vamos cantar fora do país, levando nossa música, cultura e energia para brasileiros e estrangeiros que amam o ritmo nordestino. É o resultado de muito trabalho e da confiança dos nossos fãs, que nos impulsionam a sonhar cada vez mais alto.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Terminal Pesqueiro de Natal é leiloado por R$ 21 mil, após 15 anos das obras paralisadas

Foto: Sandro Menezes

O Terminal Pesqueiro Público de Natal, às margens do Rio Potengi, finalmente terá operação plena após mais de uma década de paralisação. Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realizou na B3, em São Paulo, o leilão que concedeu a gestão do equipamento à empresa Turque Operações Marítimas Ltda, única habilitada no certame.

A proposta vencedora ofertou outorga de R$ 21 mil e prevê investimentos superiores a R$ 11 milhões já no primeiro ano de contrato, cujo valor total pode ultrapassar R$ 185 milhões ao longo de 20 anos.

O projeto de concessão inclui revitalização, modernização, operação, manutenção e gestão do terminal, com destaque para a instalação de uma fábrica de gelo com capacidade para 60 toneladas/dia, um silo de 180 toneladas e estruturas frigoríficas de processamento.

Segundo o MPA, 90% do investimento inicial (CAPEX) deverá ser executado no primeiro ano, permitindo que os pescadores locais tenham, em pouco tempo, infraestrutura adequada para desembarque, armazenamento e comercialização do pescado em condições sanitárias ideais.

O projeto prevê ainda solução para o acesso ao terminal, atualmente dependente das instalações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Atualmente, o terminal não está em operação, e parte do cais é usada de forma improvisada para reparo de embarcações. Construído às margens do Rio Potengi, o espaço teve obras iniciadas em 2009 e interrompidas em 2010, quando estava 95% concluído, permanecendo fechado desde então.

O TPP de Natal possui capacidade para estocar 50 mil quilos de pescado e foi projetado para atender tanto a pesca oceânica quanto a artesanal. O espaço contará também com serviços de beneficiamento primário de peixe e uma fábrica de gelo com produção estimada de 60 toneladas por dia.

O ministro substituto da Pesca e Aquicultura, Édipo Araújo Cruz, ressaltou que o leilão marca um novo ciclo para a economia pesqueira potiguar: “Hoje, viramos a página de um projeto que aguardava sua vocação há mais de uma década. Estamos falando da criação de uma infraestrutura moderna, com logística integrada e qualidade capaz de atender aos mercados interno e externo. Este é um motor de desenvolvimento regional”.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 2 milhões de pescadores e pescadoras, 33 mil aquicultores e mais de 830 empresas do setor, responsáveis pela produção de 1,7 milhão de toneladas de pescado por ano. Apenas a pesca artesanal reúne mais de 1 milhão de trabalhadores diretos e 3 milhões indiretos, com forte presença de mulheres. No Nordeste, a aquicultura tem destaque na produção de camarão, ostras, mexilhões e algas.

Com a concessão, o governo federal e o setor privado esperam fortalecer a cadeia produtiva, gerar empregos e garantir melhores condições de trabalho para pescadores, além de impulsionar a competitividade da pesca no RN e no Brasil. O TPP de Natal se soma a outros terminais em processo de concessão, como os de Aracaju, Santos e Cananéia.

Agora RN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *