Política

VÍDEO: Bolsonaro participa de motociata com apoiadores em Orlando, nos EUA

Imagem: reprodução

O presidente Jair Bolsonaro participou de uma motociata com apoiadores em Orlando, na Flórida, na manhã deste sábado (11). Um grupo de motociclistas brasileiros se reuniu em uma rua para seguir o chefe do Executivo, que liderou a comitiva. Bolsonaro fez discurso aos apoiadores que se reuniram ao redor dele. “Com uma aproximação com o atual presidente [Joe Biden], bons frutos colheremos para todos nós.”

O evento foi transmitido pelas redes sociais do presidente. Enquanto dirigiam pela cidade, os manifestantes buzinavam e gritavam palavras de ordem. Simpatizantes de Bolsonaro nas calçadas balançavam bandeiras do Brasil e gritavam em apoio ao presidente.

A motociata ocorreu logo depois do discurso de Bolsonaro para a comunidade brasileira no estado americano. No encontro, ele aproveitou para enumerar posicionamentos da campanha eleitoral, como a manutenção da criminalização do aborto.

Mais cedo, ele participou ainda da inauguração do vice-consulado do Brasil em Orlando. A repartição é subordinada ao Consulado-Geral de Miami e deve auxiliar os brasileiros que moram na região e os turistas. Segundo o Itamaraty, cerca de 475 mil brasileiros vivem no estado.

Com informações de R7

Opinião dos leitores

  1. Esse ser é completamente transloucado. Um maluco abominável. Um doente mental. Adora uma montada. Agora imaginem nas épocas obscuras do quartel, “lutando” com o Aristides.

  2. O desespero bateu no GADO. Meu Deus a que ponto nós chegamos!
    O miséria realmente chegou e cegou os seguidores/idólatras do Bozo, passam fome, mas não deixam de aplaudir o Presidente Miliciano.

  3. Presidente da República Jair Bolsonaro, durante encontro com o Presidente dos Estados Unidos da América, Senhor Joe Biden, comete crime de lesa-pátria e diz a Biden que, ao contrário de Lula, trabalha para defender os interesses dos EUA. O que significa isso?

  4. A inveja mata e tô vendo a hora esses ESQUERDOBILÓIDES e comunistas morrerem do coração. Espero que aguentem até outubro pra verem o GENOCIDA, O BOZO, O MITO ser reeleito no primeiro turno.
    Será que dessa essas MULAS adestradas por lula irão morar em cuba, argentina, venezuela??.
    Juntamente com o ladrão den9 dedoa claro.

  5. Vagabundagem explícita. Poderia estar conseguindo apoios comerciais para o país. Mas é um parasita preguiçoso, trabalha(?) menos de 4 hs por dia.

  6. Esse povo do miliciano é muito extremista 😂🤣😂

    Como será que vão reagir quando os noticiários afirmarem, O NOVO PRESIDENTE DO BRASIL É LUIS INÁCIO LULA DA SILVA!

    O choro vai ser grande 😂🤣😂

    1. Calma, ele vai ser novamente seu presidiário 😂🤣😂

  7. Quando vejo o pastor da minha igreja elogiando esse senhor, sinto vergonha, em ver os líderes das igrejas evangélicas sendo enganados, ainda bem que os membros não dão ouvidos.
    Ninguém tá cego.
    Voto em Lula.

    1. Este comentário comprova que o diabo está se disfarçando de anjo nas igrejas, para difundir falsas afirmações e atrapalhar o bem.
      Que os pastores consigam identificar antes das eleições, para não colocar o rebanho a perder, trazendo o cão de volta, direto da prisão, solto como foi Barrabás, pelos sacerdotes do Sinédrio brasileiro, o STF.

    2. O diabo está na sua mente doentia e desse presidente monstruoso, quem é você pra falar em colocar o rebanho a perder?
      Perdidos estão àqueles que idolatram um asno presidente, os crentes estão sim conscientes de que o mal está solto e encravado nesse presidente, o que resta é orar por ele e por aqueles, como você que usam essa viseira maldita.
      Deus seja contigo!

    3. O remedinho tá em em dia Laize? Você está comparando um ex-presidiário e chefe de quadrilha a um presidente sem um único processo por improbidade? Está comparando um presidente que é a favor do aborto com um que defende a família tradicional à décadas? Abra os olhos.

  8. Enquanto Isso é um tapa na cara do povo brasileiro!

    Enquanto isso, estamos sem poder tirar nossos carros da garagem, pela irresponsabilidade dele.

    Vou de Lula Presidente 13

    1. Este mostra como os membros do gado asinino do molusco presidiário tem memória e moral seletiva. Melhor pensar assim, do que saber que falam isso conscientemente, sabendo que o PT é a maior quadrilha da história da humanidade, e mesmo assim querem que volte para terminar de roubar o que restou do Brasil.

    2. Eita que o desespero dos imbecis já está demonstrando que a derrota tá próxima. O povo sabe quem é o Bozo e seu gado.

      Chora mais baba ovo.

    3. Como você merece estar ao lado desse presidente monstro, vocês se merecem!
      Não se preocupe, ou se desespe seu desesperado, que Lula está voltando e vai resolver todos os problemas da fome dos pobres de direita, como você que sofre aplaudindo a miséria do nosso país.

  9. Votei nesse burro, nunca pensei que fosse me arrepender tanto.

    Uma vergonha para o Brasil, nos representar em nada, todos os chefes de estado riem desse asno.

    1. Esse nunca votou em Bolsonaro, sempre comeu pão com mortadela e capim. Pensa que o povo é besta.

    2. Antes hoje ser pão com mortadela do que tá na fila dos ossos pra sopa.

      Coisa triste é pobre de direta sofrendo e se achando rico.
      Olha a fila do osso aí bolsominion!

  10. Quando as sujeiras desse ladrão forem expostas não vou nem me surpreender, é muita corrupção.

    Não é a toa que não fez nada pelo Brasil.

  11. Esse preguiçoso não sabe fazer outra coisa mesmo. Quando lembro que votei nesse jumento acreditando que era honesto, que as coisas iam melhorar, me arrependo terrivelmente.

    O Brasil tá um B.O.S.T.A e não tenho vergonha de falar igual a uns imbecis, não prestou a gente tira.

    Vou de LULA, com moto ou sem!

  12. Enquanto esse irresponsável organiza essas babaquices, como está economia meu gado?
    Já comeram carne hoje?
    E o tanque do carro, qual foi a última vez que você encheu?

    O povo não é idiota, vai dá o troco a esse ladrão, miliciano.

  13. Essas besteiras que esse velho louco faz não dá medo em ninguém. Na verdade ele quer distrair seu gado até o dia da eleição, onde ele vai levar uma lapada.

  14. Sorte desse louco que ainda tem o gado do curralzinho dando esperança a ele.

    Vai perder 🤣vai perder😂 vai perder🤣 vai perder😂vai perder🤣

    1. Gado nada seu imundo, somos milhões no mundo todo e vc ter ranger de lágrimas de vcs

    2. Imundo são vocês, desesperados por que sabem que vão perder.

      Seboso baba ovo do minto deu zebu!

  15. Depois da eleição ele vai dá voltinhas entre 4 paredes🤣😂🤣😂

    Todas nós sabemos que o povo que vai manda-lo pra longe da presidência está passando fome, não tem transporte pra andar.
    Somos mais de 46% dos brasileiros que vamos eleger Lula Presidente 13!

    1. Acredito que a grande maioria do povo brasileiro não são imbecis como você.
      O povo bota o povo tira!

  16. 🇩🇬⚠️ATENÇÃO ⚠️📣

    O Brasil ficou pequeno!
    A onda Bolsonaro 2022 cruzou as fronteira
    Chegou ao berço do Capitalismo
    A terra da liberdade
    Das eleições livre
    Onde todo mundo trabalha livre do governo
    E até Bidem estar apoiando o Mito que nasceu do Brasil para o Mundo!
    Cruza a fronteira de todos os hemisférios do mundo Bolsonaro que agente estar fazendo história!➡️🔜✅️💲🌐🏍🚀🍔

  17. Seu bandido de nove dedos é quem vive numa gaiola, não é nem bolha. Manda esse traste aparecer em algum lugar que não seja na gaiola ou seja, fechado.

  18. Até o bidê ficou com inveja. A CANHOTA PPPIIIIIRRRRRRRRAAAAAAA!!!!!!! Vai, bandido de 9 dedos! Dá uma voltinha na sua calçada!!!

  19. O homi tá estourado!!
    Alô TSE se liga!!!
    Vão botar fogo no país em outubro.
    É melhor Jair se Acustumando.
    Bolo no primeiro turno viu???

  20. Enquanto o preço faz turismo nos EUA 30 milhões de brasileiros não tem o que comer viu puxa-sacos

  21. A grande maioria humilde do povo brasileiro que vai eleger outro presidente está passando dificuldades. A fatia de menos de 30% dos que vão votar no atual presidente estão esbanjando dinheiro e passeando de moto, de jet-ski, lancha e off-road. Outros não estão passando dificuldades por não estarem morando no Brasil.

    1. O Brasil nunca foi tão evidensiado como estar sendo agora e decadente é vcs esquerdotralha

    1. Omi 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🫡🫡🫡🫡🫡🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  22. Esse nosso presidente é foda, não tem medo de nada, onde anda é aclamado pelo povo, que Deus o abencoe sempre, o Brasil precisa é de homens patriotas, de família, inteligente, aguerrido, sério, sem papas na língua, verdadeiro, que está tirando o Brasil da lama, viva JAIR MESIAS BOLSONARO, o enviado para nos salvar.

    1. Presidente É foda mesmo, destemido, só não divulga as pesquisas eleitorais que o governo pagou. Essas são feita diariamente, todas afirmam que ele perde para o outro ladrão, lula. Por isso ele insulta todo dia a justiça eleitoral. Pior é que continuaremos nas mãos de outros ladrões, mas pelo menos vão dar um mói de pêa nesses idiotas apoiadores que irão tentar fazer arruaça alegando que a eleição foi uma fraude. Eu vou rir muito, vai ser pior que nos eua quando trump perdeu. Kkkkkkkk

  23. Gastando nosso dinheiro com essa palhaçada!! Vagabundagem, só sabe viver na vagabundagem. O povo passando fome e esse mentecpto gastando no cartão corporativo.

    1. Arrotando b…. manė, no Assai tem promoção de mortadela aproveita vai lá e compra um extintor pra ir a festa do ladrão de nove dedos isso se ele for as ruas porque falam tanto inflação esquecem que o ovo deu um salto nos preços porque o consumo cresceu não pra alimentar o povo mas pra jogar no Ladrão

  24. Aei de lá é tão avançada que não tira nem a liberdade do cidadão de escolher ou não usar capacete isso sim é um país que todos deviam se emquiparar

  25. Ainda vai ter gente que vai culpar satanás!
    Ele não tem culpa de ter esse ser na terra.
    Outro deputado bolsonarista perdeu o cargo ontem.

    1. E eu com isso? Viva o MITO, o maio presidente do BRASIL, satanás se envolve com o capeta de nove dedos 👺👺👺👺👺👺👺👺👺

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Marcinho VP vira membro da Academia Brasileira de Letras do Cárcere

Foto: Reprodução

O criminoso Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, apontado com um dos principais chefes do Comando Vermelho (CV), foi empossado como membro da recém-criada Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC), nesta quinta-feira (18/4), juntamente com outros cinco presos. As informações são do jornalista Ulisses Campbell.

Marcinho VP foi condenado a mais de 50 anos de prisão por associação criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, homicídio, entre outras acusações. Ele está preso há 37 anos. Atualmente, cumpre pena em regime fechado na penitenciária de segurança máxima de Campo Grande (MS).

Na cadeia, o criminoso escreveu três livros: “Preso de guerra”, “Execução penal banal comentada” e “Marcinho — Verdades e posições”. Na Academia Brasileira de Letras do Cárcere, ele ocupa a cadeira número 1, batizada com o nome do escritor Graciliano Ramos.

Advogada diz que Marcinho VP se tornou um escritor “de grande magnitude”

Como não pôde deixar a penitenciária para ser empossado, Márcio dos Santos Nepomuceno foi representado pela família. Mãe, esposa e uma advogada compareceram à cerimônia.

Paloma Gurgel, advogada de Marcinho VP e coautora da obra “Execução penal banal comentada”, afirmou em nota enviada ao blog True Crime, do jornal O Globo, que Nepomuceno se tornou um escritor com obras “de grande magnitude”, que “consegue sobreviver” no cárcere “escrevendo livros através de cartas”.

Ela ainda disse que o convite para integrar a ABLC representa um reconhecimento “pelo seu esforço e dedicação em se ressocializar através da produção literária”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Incra vai analisar invasão do MST em Ceará-Mirim

Foto: Adriano Abreu

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra) ainda não foi notificado oficialmente acerca da mais recente invasão do Movimento dos Sem Terra (MST) em uma propriedade privada localizada numa comunidade rural em Ceará-Mirim, nas imediações da antiga usina de açúcar. Trata-se de mais um flagrante desrespeito à propriedade privada no Rio Grande do Norte. Foi a segunda invasão do MST somente no mês de abril.

O Incra afirmou que fará a análise da terra e visitas ao espaço após receber a notificação oficial acerca da invasão. Segundo informações de interlocutores do MST-RN, o espaço deve receber cerca de 20 famílias invasoras de um conjunto de 48 famílias, com expectativa para levantar barracos no local até o próximo dia 06 de maio.

“Vamos nos apropriando dessas ocupações que o movimento fez e tomar as devidas providências institucionais. Sobre a ocupação oficial ainda não fomos notificados. Depois na pauta que eles vão determinar, vamos nos adequar e verificar as possibilidades se tem ou não de averiguação in loco”, disse Adans Rayne, superintendente interino do Incra-RN.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rede Social

Em meio à crise com X, STF analisa ação sobre derrubar WhatsApp

Foto: Getty Images

Em meio às discussões sobre regulamentação das redes sociais e embates entre o dono da rede X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um caso que trata do bloqueio ou suspensão de redes no Brasil.

A partir da meia-noite desta sexta-feira (19/4) até 26 de abril, os ministros analisam, em plenário virtual, liminar do ex-ministro Ricardo Lewandowski dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403.

A liminar derrubou decisão proferida por uma juíza do Rio de Janeiro que interrompeu as atividades da ferramenta em 2016. Lewandowski entendeu que havia violações às liberdades de expressão e de manifestação na ordem da juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias. Ela determinou o bloqueio por conta de uma investigação criminal que corria em sigilo na 62ª Delegacia de Polícia na cidade da Baixada Fluminense.

Já a ADPF questiona outra decisão judicial, que determinou o bloqueio nacional do WhatsApp, também em 2016, diante da recusa da empresa em fornecer, no âmbito de investigação criminal, o conteúdo de mensagens trocadas entre os usuários.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Recuperação de estradas do RN deve começar em junho, afirma SIN

Foto: Divulgação

O primeiro lote do programa estadual de recuperação das rodovias do Rio Grande do Norte, cujo prazo de execução é até o final do ano, conforme divulgado pela governadora Fátima Bezerra (PT), deve ter as obras iniciadas até o próximo mês de junho, segundo a Secretaria de Infraestrutura (SIN).

Ao todo, quase 800 quilômetros da malha estadual, em 33 trechos, serão recuperados. As vias que receberão as intervenções estão agrupadas em três lotes, com editais diferentes para cada um. Até o momento, no entanto, não há empresas vencedoras para nenhum deles.

A abertura de licitação do primeiro lote, que abrange nove trechos, ocorreu no dia 22 de março. Já para o lote 2, onde serão contemplados 10 trechos, a licitação foi aberta no dia 3 de abril. Para o terceiro lote, com 14 trechos, a abertura do processo licitatório ocorreu no último dia 9.

Há cerca de duas semanas, ao ser questionado sobre a estimativa de conclusão das obras, Gustavo Coelho, titular da SIN, disse à Tribuna do Norte que preferia não falar sobre prazos relacionados ao programa. Nesta quinta-feira (18), ao ser procurada, a pasta informou que, apesar de a licitação ainda não ter vencedores, os serviços referentes ao primeiro lote serão iniciados neste semestre.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes derrubou perfis a pedido de órgão chefiado por ele no TSE, mostra relatório

Foto: Sérgio Lima/AFP

O ministro Alexandre de Moraes derrubou uma série de perfis nas redes sociais e determinou exclusão de conteúdos da internet com base em pedidos de um órgão chefiado por ele mesmo após tomar posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dezenas de decisões de Moraes com base no órgão do TSE constam em relatório divulgado na quarta-feira (17) por uma comissão do Congresso dos Estados Unidos. O colegiado do Legislativo americano obteve as ordens judiciais e as publicou após intimação parlamentar feita ao X, o antigo Twitter, chefiado pelo bilionário Elon Musk, que protagonizou embates públicos com Moraes nos últimos dias.

A chamada Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação foi criada na gestão do ministro Edson Fachin, em 2022. O delegado da Polícia Federal José Fernando Chuy foi escolhido para comandar o setor. O órgão detém a atribuição de monitoramento das redes sociais, identificava publicações “irregulares” e encaminhava os casos para Moraes avaliar e, então, determinar a retirada do ar “com urgência”.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Foto: Sandra Sanders/Reuters

A diretoria da Anvisa se reúne nesta sexta-feira (19) para discutir se mantém a proibição no Brasil sobre a comercialização dos cigarros eletrônicos (também chamados de vapes).

Desde 2009, esses dispositivos não podem ser vendidos no país. Apesar disso, são facilmente encontrados no comércio popular ou online e o consumo, especialmente entre os jovens, só aumenta, com sérias consequências para a saúde.

O g1 apurou que a agência deve manter a proibição e ainda incluir pontos para endurecer o cerco aos vapes, como a recomendação de campanhas educativas e reforço na fiscalização, incluindo no meio online, principal meio onde o comércio ilegal acontece.

A consulta pública realizada pela Anvisa como parte do processo de revisão da norma vigente apontou que a maioria dos profissionais de saúde disseram ser contra a liberação no Brasil. Considerando o público participante total, quase 59% disseram ser a favor de mudar a regra atual, incluindo a liberação geral.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Bolsonaro pede que Zanin seja impedido de analisar recurso contra inelegibilidade

Foto: Mateus Bonomi/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Cristiano Zanin não analise o recurso contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.

Os advogados pediram para que o ministro se declare impedido ou suspeito de relatar o recurso. Caso o ministro se declare impedido, ele não poderá participar da decisão sobre o caso.

A defesa argumenta que, na época em que Zanin era advogado, ele e sua mulher, Valeska Zanin, ingressaram com uma ação na Corte Eleitoral com o mesmo tema. Segundo a defesa, isso “formalizou sua convicção profissional quanto à ilegalidade da conduta entabulada por Jair Messias Bolsonaro”.

“Não se está a questionar, na espécie, a imparcialidade do relator para julgar o ex-presidente por questões ideológicas, mas, especificamente, em razão de sua anterior atuação profissional, em favor de coligação adversária, no próprio pleito eleitoral (de 2022)”. complementa a defesa.

A definição de que a relatoria do recurso ficaria com Zanin — que é ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — veio por sorteio realizado em dezembro do ano passado.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Justo, muito justo, mas, todos sabem que a decisão será a mesma …com ou sem Zanin….!!! Ou a turma vai endoidar depois de todos os fatos…????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Israel revida ataque e bombardeia o Irã, segundo imprensa dos EUA

Israel lançou um ataque contra o Irã, informou a imprensa dos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira (16), citando um oficial dos Estados Unidos. O jornal “The New York Times” disse que autoridades israelenses confirmaram o ataque sob condição de anonimato. Explosões foram ouvidas próximas de uma base militar.

No sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones iranianos em um ataque sem precedentes contra Israel. Desde então, o governo israelense avaliava uma resposta militar.

A imprensa do Irã disse que, por volta das 21h30 (horário de Brasília), três drones que sobrevoavam a área de Isfahan foram abatidos. A região fica a 450 km de Teerã e tem instalações nucleares. O espaço aéreo chegou a ser fechado, e voos foram cancelados.

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Musk sobe tom e diz que Moraes “interferiu nas eleições do Brasil”

Imagem: reprodução/X

Em mais um capítulo envolvendo o aumento da tensão entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, o empresário disse que ministro interferiu nas eleições de 2022.

“De Moraes absolutely interfered with the Brazil elections”, escreveu o bilionário, no X [antigo Twitter], na noite desta quinta-feira (18/4). O comentário foi feito por Musk em uma publicação do jornalista norte-americano Michael Shellenberger, que fez reportagens sobre o que ficou conhecido como “Twitter Files”.

“De Moraes absolutely interfered with the Brazil elections” [De Moraes definitivamente interferiu nas eleições do Brasil”, escreveu Musk.

Nos últimos dias, Elon Musk usou a rede social para acusar o ministro de “censurar” parlamentares e militantes de oposição ao governo Lula. Alexandre de Moraes, por sua vez, incluiu o empresário como investigado no inquérito das milícias digitais que corre no STF.

Nesta quarta-feira (17/4), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgou relatório com decisões sigilosas de Moraes envolvendo o X e outras plataformas digitais.

Além de ocupar o posto de ministro do Supremo, Moraes também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a eleição ocorrida em 2022. A coluna procurou o ministro. O espaço segue aberto à manifestação.

Paulo Cappelli, Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Quero vê essa panela de pressão explodir, dentro daquele Senado no colo do paxequim de MG, senador covarde, fraco,corrupto, ele já deveria ter colocado um freio nessa bagunça, motivos não falta.
    Falta caráter e vergonha na cara, coisa que aquele cara de xôro não tem.

  2. Aguardem mais 72h
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Liguem seus celulares apontando para os satélites de Musk…ele chamará os ET’s…🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  3. Moraes sinaliza preocupação com bancada conservadora em 2026 FONTE – CNN . Não estou falando nada. Só pra refletir. Por que um ministro que já foi até do TRE tem essa preocupação?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘A lei quebrou a lei’, diz Elon Musk sobre decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes

Imagem: reprodução/X

O bilionário dono da plataforma X (antigo Twitter), Elon Musk, disse nesta quinta-feira, 18, que “a lei quebrou a lei” ao compartilhar uma publicação que critica a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Alexandre de Moraes. A afirmação se dá após a divulgação de um relatório sobre a suposta “censura do governo brasileiro” ao X por ala do Partido Republicano na Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA.

A publicação feita por Musk na própria plataforma é uma resposta a um usuário que compartilhou informações do relatório que inclui 88 decisões do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinam a retirada de perfis de redes sociais, como X, Facebook e Instagram.

De acordo com o STF, os documentos divulgados pelos deputados dos EUA não são as decisões fundamentadas que determinaram a retirada de conteúdos ou perfis, mas sim os ofícios enviados às plataformas para cumprimento da decisão. “Todas as decisões tomadas pelo STF são fundamentadas, como prevê a Constituição, e as partes, as pessoas afetadas, têm acesso à fundamentação”, informou o Supremo, em nota.

“O STF do Brasil assumiu poderes extraordinários para iniciar investigações de forma independente. (…) Esta decisão foi tão controversa que até antigos juízes a criticaram como sendo sem precedentes e totalmente inconstitucional”, escreveu o comunicador Mario Nawfal, na publicação que foi compartilhada por Musk.

Ainda segundo o relatório, Moraes, que preside o TSE, faz uma “campanha de censura” sob o argumento de combate ao discurso de ódio, fake news e atos antidemocráticos. Segundo Musk, em outra publicação sobre os dados revelados pelos deputados republicanos, a suspensão de perfis “de representantes eleitos” determinadas por Moraes “violam a legislação” brasileira.

A publicação original alega que as ordens do ministro do STF têm o objetivo de “censurar” a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

A suposta “perseguição” à direita brasileira tem sido usada por parlamentares aliados do ex-presidente para tentar fundamentar a tese de que o magistrado pode estar atuando para além de suas competências judiciais. Argumentos de “traição à Constituição” e “violação das leis do país” já foram utilizadas por Musk para afirmar que o ministro deveria “renunciar ou sofrer um impeachment”.

As decisões de Alexandre de Moraes pela desativação das contas foram tomadas ao longo dos últimos quatro anos no âmbito das investigações sobre milícias digitais e no chamado inquérito das fake news, que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *