Comportamento

VÍDEO: Desembargador sem máscara humilha guarda municipal e rasga multa

Um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo foi flagrado humilhando um guarda civil municipal de Santos, no litoral de São Paulo, após ser multado por não utilizar máscara enquanto caminhava na praia. Um vídeo mostra Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira chamando o GCM de ‘analfabeto’, rasgando a multa e jogando o papel no chão e, por fim, dando uma ‘carteirada’ ao telefonar para o Secretário de Segurança Pública do município, Sérgio Del Bel, para que o mesmo ‘intimidasse’ o guarda municipal.

O desembargador Eduardo Siqueira foi flagrado por uma equipe da Guarda Civil Municipal caminhando sem máscara pela faixa de areia da praia de Santos durante a tarde deste sábado (18). O vídeo mostra o momento em que os agentes abordam Eduardo, pedindo a colocação do item obrigatório. Na cidade de Santos, pessoas que não usam a máscara, por conta da pandemia do novo coronavírus, podem ser multadas.

Nas imagens, o desembargador diz que não vai assinar a multa e confronta o guarda afirmando que rasgaria o papel se ele insistisse em aplicar a sanção pela falta de uso do item de proteção. O Guarda Municipal, em seguida, alerta que se o desembargador jogasse a multa, ele seria autuado por desperdício em via pública, levando uma segunda multa. Ignorando o profissional, o desembargador rasgou o papel, jogou na faixa de areia da praia e foi embora em seguida.

“Você quer que eu jogue na sua cara? Faz aí, que eu amasso e jogo na sua cara”, diz o desembargador ao ser abordado sem máscara, se referindo à multa por não usar o acessório.

Em seguida, o homem pega o celular e, segundo ele, liga para o Secretário de Segurança Pública do município, Sérgio Del Bel Junior. “Estou aqui com um analfabeto”, diz o homem ao telefone. “Eu falei, vou ligar para ele [Del Bel] porque estou andando sem máscara. Apensar eu estou andando nessa faixa da praia e ele está aqui fazendo uma multa. Eu expliquei e eles não conseguem entender”, reclama ao telefone.

No momento em que o guarda municipal está finalizando o preenchimento do papel da multa, o desembargador arranca o papel da prancheta, o amassa e joga no chão. O homem dá as costas para a equipe e sai andando, indo embora do local.

A Prefeitura de Santos informou que, durante força-tarefa realizada neste sábado, o munícipe que aparece nas imagens foi abordado por não cumprir o decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020, que determina o uso obrigatório de máscara facial sob pena de multa no valor de R$ 100.

G1

Opinião dos leitores

  1. Desembargador, ridículo, arrogante e prepotente. Parabéns ao guarda municipal. Esqueçam o assaltante dos cofres públicos, Lula. Ou o doido Bolsonaro. João Macena

  2. Tá certo o cidadão!
    O GM pra pegar cidadão de bem enche o peito e fica posudo, mas pra entrar na favela e pegar bandido, fala fininho fininho.

  3. Omi! Parem de brigar, tem gente de todo tipo… A gente já teve o maior ladrão como presidente , e sobrevivemos!!!!

    1. Omar! Vc deve ser mais um babaca frustrado como esse desembargador que se acha melhor que os outros .

  4. O QUE É UM DESEMBAGADOR ? É GENTE, E POR SER GENTE DEVIA RESPEITAR AS NORMAS.
    O BRASIL TEM QUE ACABAR COM ISSO. O CARGO OU CONDIÇÃO FINANCEIRA NÃO DEVIA INTERFERI NA PANDEMIA. TODOS ESTÃO SUJEITOS A DOENÇA, É INGNORANCIA PURA ESSAS ATITUDES. MAIS ISSO É BRASILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

    1. Aposto que já te pegaram com documentação atrasada e não aceitaram tua "cervejinha".

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem filmado com padre Fábio de Melo se pronuncia após polêmica que resultou na demissão do gerente de uma cafeteria em SC


Foto: reprodução

O padre Fábio de Melo se envolveu numa confusão na semana passada após acusar o gerente de uma cafeteria de Joinville (SC) de desrespeito. O funcionário Jair Rosa acabou demitido. Em sua visita à loja, gravada por câmeras de segurança, o religioso estava na companhia de um amigo. Identificado como Leandro Rodrigues, ele se pronunciou.

Quem é Leandro?

Natural de Rio Claro, no interior de São Paulo, Leandro Rodrigues tem pouco mais de 33 mil seguidores no Instagram. Entre eles, está o padre Fábio de Melo. Nas redes, o jovem compartilha vídeos voltados à saúde e a prática de atividades físicas. Desde que a confusão na cafeteria ganhou proporções, no entanto, ele trancou seu perfil na plataforma.

Internautas apontaram, ainda, que Leandro manteria também perfis em plataformas de conteúdo adulto. Em uma postagem no seu perfil no X, antigo Twitter, o jovem se pronunciou e disse que todo seu conteúdo era apenas voltado à sua vida fitness.

“Ué, do nada eu entro aqui e tão falando de mim? Nunca postei e nunca postaria algo para me expor desnecessariamente. Meu conteúdo era de academia e só”, disse Leandro. “Agora tô numa outra fase da minha vida, até conteúdo de academia e demais abandonei. Abraço para vocês”, encerrou o amigo de padre Fábio.

Se eximiu de culpa

Na última quarta-feira (14/5), padre Fábio de Melo gravou um vídeo nas redes sociais dizendo que o gerente foi “deselegante” ao afirmar que o preço correto por dois potes de doce de leite era o do sistema, e não o que estava na gôndola. O funcionário teria dito, ainda, que se ele quisesse levar o produto, teria que pagar aquele valor.

“Ele tem dito que eu menti sobre o que aconteceu, não tenho nenhuma necessidade de mentir. Já que ele menciona as câmeras de segurança para dizer que não houve desrespeito, ele tem dito que eu nem vi o preço do doce de leite. (…) Ele veio e falou alto, pra todo mundo ouvir: ‘O preço é este. Quem quiser levar, que leve, não posso mudar no meu sistema’. Ponto, foi só isso que aconteceu”, recordou.

Jair Rosa acabou demitido da loja após a repercussão da confusão. O padre, então, disse que não teve culpa. “Lamento muito que ele tenha sido demitido, não sei o histórico dele, como ele liderava a loja. Só dei o testemunho que nenhum estabelecimento comercial está acima da Lei do Direito do Consumidor”, disse.

Fábia Oliveira – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Medicina, Direito e mais: decreto de Lula proíbe aulas à distância em 5 cursos; veja novas regras

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Após uma série de adiamentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira um decreto com a Nova Política de Educação à Distância. O documento proíbe os cursos de graduação de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia nessa modalidade.

De acordo com regras que vieram à público no domingo, nenhum curso poderá ser 100% à distância. As graduações de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia precisam ser oferecidas exclusivamente em formato presencial.

O texto estava previsto inicialmente para ser publicado em 31 de dezembro do ano passado. No entanto, foi adiado quatro vezes. A última portaria, de 10 de abril, dizia que ele seria publicado até 9 de maio, esta sexta-feira, o que não aconteceu.

A preocupação do governo com o ensino à distância se dá pela explosão de matrículas nos últimos oito anos — de 1,7 milhão para 4,9 milhões de alunos, um salto de 179% —, ao mesmo tempo em que os questionamentos sobre a qualidade dessa formação se multiplicam.

As críticas se dão especialmente pelo fato de algumas profissões que exigem aprendizado prático, como enfermeiros e professores, estarem sendo formados com carga horária on-line cada vez maior. Alguns casos, como as licenciaturas, possuem apenas os estágios sendo realizados presencialmente.

Cursos das áreas de saúde (como Fisioterapia, Educação Física e Farmácia) e licenciaturas (como Matemática, História e Letras) poderão ser presenciais ou semipresenciais, desde que a carga horária à distância não ultrapasse 50% da total.

Na outra metade do curso, ao menos 30% deverá ser presencial, enquanto os outros 20% poderão ser compostos por aulas on-line ao vivo. Nas aulas presenciais, o limite será de 70 estudantes por turma.

O decreto proíbe cursos 100% à distância

Agora, pelo menos 20% da carga horária dos cursos EaD precisa ser feita presencialmente (na sede da instituição ou em algum campus externo, com todos os participantes fisicamente presentes); ou por atividades síncronas mediadas (como aulas on-line ao vivo). Antes, não havia limite mínimo para atividades presenciais.

Pelo menos uma prova deve ser presencial a cada unidade curricular, com peso maior na nota final do aluno.

Além disso, os polos de EaD precisarão seguir critérios técnicos, com uma estrutura mínima de equipamentos e local aos alunos. O ambiente deverá conter, pelo menos:

  • recepção;
  • sala de coordenação;
  • ambientes para estudos, compatíveis com as atividades dos cursos ofertados e com o número de estudantes;
  • laboratórios;
  • equipamentos para acesso à internet e conexão estável e de alta velocidade, compatível com o número de usuários;
  • responsável para auxiliar os estudantes em avaliações e atividades.

As instituições de ensino terão até dois anos para adotar todas as novas regras, contados a partir da publicação do decreto. Já os estudantes matriculados em cursos EaD que deixarão de existir poderão concluí-los no mesmo formato acordado no início da graduação.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de motocicletas ultrapassa o de carros no RN, aponta Detran

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O número de motocicletas em circulação no Rio Grande do Norte ultrapassou o número de carros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).

De acordo com o órgão, são cerca de 12,4 mil motocicletas a mais que automóveis registrados no estado. Os números absolutos são:

  • Motocicletas – 680.948;
  • Carros – 668.460.

São considerados também como motocicletas as motonetas e os ciclomotores. Já os carros são aqueles com capacidade para até oito pessoas.

A frota de motocicletas alcançou, segundo o Detran, 41,43% do total dos veículos registrados em circulação no estado contra os 40,67% dos carros.

De acordo com o Setor de Estatísticas do Detran, houve um aumento de 67,6% na frota de motocicletas entre 2020 e 2024.

De 2020 para 2021, apontou o órgão, o número de novos registros anuais de motocicletas foi de 19.881. Já de 2023 para 2024, esse número passou para 33.315. A média de crescimento anual neste período foi de 26.150.

Na capital, frota de carros maior

O levantamento do Detran apontou que em Natal, no entanto, a frota de carros permanecia maior, representando 51,39% do total dos veículos contra 28,30% das motocicletas.

O crescimento no número de motos nos últimos anos também foi “expressivo” na cidade, de acordo com o Detran.

Entre 2020 e 2021 foram registrados 3.408 novos veículos dessa categoria, número que saltou para 5.525 entre 2023 e 2024, representando um aumento de 62,11%. A média anual de crescimento no período foi de 4.463 veículos.

Opinião dos leitores

  1. A maioria é são uns lisos, não tem habilitação, não paga as multas nem o IPVA e é que provoca a lotação do Hospital Walfredo Gurgel.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Fazenda projeta dívida pública em 80,3% do PIB em 2025

Foto: Arquivo / Agência Brasil

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para baixo o crescimento da Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) em 2025. Segundo o Boletim Macrofiscal divulgado nesta segunda-feira (19), o número saiu de 80,7% em fevereiro para 80,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em maio.

De acordo com a análise, a queda na projeção está relacionada à revisão para cima do PIB nominal, ao recuo nas estimativas de déficit primário e ao impacto das medidas de controle fiscal adotadas no primeiro quadrimestre. Segundo o texto, a expectativa é de um crescimento de 2,4% em 2025.

No fim do ano passado, o governo conseguiu aprovar um pacote de medidas de revisão fiscal que prometia uma economia de R$ 71 bilhões em dois anos.

Para 2025, a expectativa é de que o valor seria de R$ 30 bilhões, mas a equipe econômica diz que os valores são maiores e devem se tornar conhecidos no primeiro relatório de Receitas e Despesas, a ser divulgado no dia 22 de maio.

“Ademais, pode ter havido ajustes recentes por parte das Instituições quanto às expectativas em relação à duração e magnitude do ciclo contracionista da política monetária em 2025”, afirma o texto.

Em março, segundo dados oficiais do Banco Central, a dívida bruta estava em 75,9% do PIB. A melhora nas projeções inverte a trajetória de alta registrada entre maio e dezembro de 2024, quando a expectativa para a dívida havia subido de 80,1% para 82%.

Para os anos seguintes, o boletim aponta uma tendência de estabilização das projeções. A DBGG é estimada em 81,3% do PIB em 2026, 82,5% em 2027 e 83,7% em 2028.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os diretores do Banco Central aumentaram em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros, Selic, elevando o número para 14,75% ao ano — o maior desde julho de 2006.

Segundo a ata da reunião, publicada na semana passada, a expectativa é de que o aperto monetário ainda continue na próxima reunião, marcada para o mês que vem.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio atinge residência universitária da UFERSA em Mossoró

Um incêndio atingiu um quarto de uma casa da residência universitária masculina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Campus Sede, em Mossoró, na madrugada do domingo (18). O vídeo do momento foi compartilhado nas redes sociais e mostram as chamas se alastrando pelo local. O fogo teria começado por volta das 4h.

Estudantes acusam a universidade de negligência com a moradia estudantil. Segundo relatos, os alunos perderam computadores, livros, cadernos, colchões e roupas. A Ufersa afirma que os estudantes estão seguros e fora de risco, e diz ainda que a equipe de Assistência Estudantil está prestando atendimento.

Nas redes sociais, estudantes alegam também que as instalações elétricas estão deterioradas e sem manutenção. As circunstâncias do ocorrido devem ser apuradas.

Em nota, a Ufersa afirmou que foram adotadas ações para controle das chamas assim que foram notificadas sobre o ocorrido. A universidade reiterou também que todos os alunos estão “seguros e integralmente fora de risco”.

Confira a nota da Universidade na íntegra:

Nota de Esclarecimento sobre incêndio na Moradia Estudantil da Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi surpreendida na madrugada deste domingo, dia 18, com um incidente de incêndio em uma das unidades da Moradia Estudantil masculina do Campus Sede, em Mossoró.

De imediato, as unidades administrativas da instituição competentes foram acionadas para conter as chamas. É importante, neste momento, reiterar que todos os estudantes estão seguros e integralmente fora de risco.

Desde os primeiros momentos, a equipe de Assistência Estudantil está prestando atendimento, de modo que os discentes foram realocados e, quanto aos danos materiais e a investigação pericial das causas, o Gabinete da Reitoria determinou que todas as diligências sejam tomadas.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Economia brasileira cresce 1,3% no primeiro trimestre, mostra indicador do Banco Central

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A economia brasileira cresceu 1,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao período de outubro a dezembro de 2024, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O dado já desconsidera os efeitos sazonais. Frente ao primeiro trimestre de 2024, o crescimento foi de 3,7%%.

Só em março, o IBC-Br teve avanço foi de 0,8% ante fevereiro, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi de 3,5%. Em 12 meses, o indicador do BC mostra expansão de 4,2% da economia.

Esse crescimento mostra uma aceleração da atividade econômica em relação ao fim de 2024, quando o avanço havia sido de 0,5%. O IBC-Br é ajustado para compensar variações sazonais, como feriados e férias, permitindo uma comparação mais precisa entre os períodos.

O resultado reforça os sinais de que a economia brasileira manteve certo dinamismo no início do ano, mesmo com os juros ainda elevados. Apesar disso, o próprio Banco Central e o mercado financeiro esperam um ritmo de crescimento mais moderado nos próximos meses. As projeções apontam que o PIB deve crescer cerca de 2% em 2025, abaixo dos 3,4% registrados em 2024.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Bolsa batendo recorde.
    Desemprego em menor patamar da história.
    A gadaiada fica LOUCAAAAAAAAA..
    Dá-lhe LULA…🤣🤣🤣

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

11 motoristas são presos por embriaguez ao volante no fim de semana na Grande Natal

Foto: CPRE

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) registrou 11 prisões por embriaguez ao volante no último final de semana. A ação ocorreu em Natal e na Região Metropolitana, como parte da Operação Zero Álcool, que reforça a fiscalização e visa preservar vidas nas rodovias estaduais.

Os flagrantes foram realizados nos municípios de Natal (2), Macaíba (5), São José de Mipibu (2) e Nísia Floresta (2). De acordo com o CPRE, os motoristas foram detidos após apresentarem resultado superior a 0.33mg/l no teste de alcoolemia. Em alguns casos, mesmo com a recusa ao teste do bafômetro, os condutores demonstraram sinais claros de alteração da capacidade psicomotora, o que configura o crime.

A Operação Zero Álcool atua de forma complementar à Seção Lei Seca e tem como principal objetivo aumentar a segurança no trânsito. Para isso, os policiais intensificam as abordagens e verificam a condição dos motoristas, principalmente durante os fins de semana, quando há maior consumo de bebidas alcoólicas.

O crime de embriaguez ao volante está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. A pena pode chegar a três anos de detenção, além de multa e suspensão da carteira de habilitação. Segundo o CPRE, as prisões não visam apenas punir, mas principalmente prevenir acidentes graves.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Demitido após ser exposto pelo padre Fábio de Melo, gerente quebra o silêncio e pede justiça

Imagem: reprodução

No último dia 10, uma publicação do padre Fábio de Melo nas redes sociais desencadeou uma onda de ataques virtuais, linchamento moral e, segundo o próprio acusado, resultou na sua demissão. O religioso relatou ter sido tratado com desrespeito por um gerente de loja e, em tom de desabafo, compartilhou a situação com seus milhões de seguidores. A repercussão foi imediata e fulminante.

Dias depois, o gerente demitido Jair Aguiar, em postagem no Instagram, afirma ter sido injustamente exposto em rede nacional, sofrido uma campanha de ódio virtual e punido sem sequer ter tido a oportunidade de apresentar sua versão. “Minha imagem foi atacada, minha história deturpada e meu nome jogado ao julgamento da internet”.

Jair, que até então mantinha uma vida discreta, diz que jamais teve intenção de desrespeitar o padre. “Fui acusado de atitudes que não cometi. Meu único pedido é que as pessoas me ouçam com o mesmo interesse com que ouviram as acusações. Que a verdade prevaleça”.

A publicação original do padre, feita em tom pessoal e emocional, deu espaço a milhares de comentários inflamados. Internautas passaram a identificar e perseguir o suposto gerente, pressionando a empresa e exigindo sua demissão, o que de fato aconteceu.

O caso reacende o debate sobre a responsabilidade de figuras públicas nas redes sociais, sobretudo quando expõem indivíduos comuns a julgamentos sumários.

Influência e consequências

Com mais de 20 milhões de seguidores, o padre Fábio de Melo é uma das personalidades mais influentes das redes no Brasil. Suas palavras, mesmo quando não intencionadas para gerar punições, têm peso e alcance. Quando o alvo é um cidadão sem projeção pública, as consequências podem ser desproporcionais e irreversíveis.

Enquanto Jair tenta reconstruir sua imagem e pedir espaço para sua versão, o caso evidencia como as redes sociais podem se transformar em arenas de justiça paralela, movidas por comoção e ausência de escuta.

O episódio pede reflexão: onde termina o direito à indignação e começa o dever de responsabilidade pública?

BZ Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS exigirá biometria para desbloqueio de novos empréstimos consignados

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou que o desbloqueio para contratação de novos empréstimos consignados por aposentados e pensionistas será feito exclusivamente por meio de biometria na plataforma Meu INSS.

A medida foi oficializada em despacho publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU) e começará a valer a partir de sexta-feira (23).

“A partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”, afirma o despacho.

A medida foi assinada pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller. Ele justifica que medida acontece com objetivo de “mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”.

O despacho determina que o novo procedimento seja implementado pelas áreas técnicas responsáveis pelo relacionamento com segurados e pela tecnologia da informação da autarquia. Waller também determinou que as áreas tomem as providências para que a medida entre em vigor no dia 23 de maio.

No dia 8 de maio, o presidente já havia determinado que o bloqueio de descontos no empréstimo consignado para todos os aposentados e pensionistas.

A decisão foi considerada uma resposta emergencial diante dos indícios de irregularidades revelados por investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF). A medida também atendeu a uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que ordenou a suspensão de descontos vinculados a associações em aposentadorias e pensões.

Com a nova regra, a exigência de biometria passa a valer para todas as operações de crédito consignado, incluindo empréstimos novos, refinanciamentos e portabilidades. Esse tipo de crédito tem desconto direto em folha, o que geralmente garante taxas de juros menores.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *