Geral

VÍDEO: “É o fim da minha vida, eu já estou com 70 anos. Completamente injusta uma possível prisão”, diz Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se tornou réu nesta semana no STF (Supremo Tribunal Federal) acusado de liderar uma trama golpista, concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo na sede do PL.

Bolsonaro é acusado de cinco crimes, cujas penas somadas superam 40 anos. Questionado se uma eventual prisão significaria o fim da sua carreira política, disse: “É o fim da minha vida. Eu já estou com 70 anos” e que uma eventual prisão seria “completamente injusta”.

Leia abaixo a entrevista na qual também falou da delação de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.

A Procuradoria-Geral da República pediu arquivamento da investigação contra o senhor por fraude no cartão de vacina. O Cid disse à PF que o sr. pediu para ele isso. Por que acha que ele falou isso? E o que acha da decisão da PGR?

Eu jamais faria um pedido desse para alguém, me desmoralizaria politicamente, porque sempre fui contra a vacina, que até hoje é experimento [o imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)]. Um delator, para seguir a regra, tem que ser espontâneo, falar a verdade e ter prova. Tanto é que o senhor [procurador-geral da República Paulo] Gonet chegou à conclusão que não tinha indícios mínimos de eu ter mandado falsificar o cartão. Esse pedido de arquivamento, se fosse a Lava Jato, já tinha anulado tudo. Mas como eu não sou tão poderoso assim…

O sr. acha que pode ser uma sinalização para os outros processos, como o das joias?

Mais que uma sinalização, uma luz vermelha contra o processo. Porque você não pode investigar o cartão de vacina, olhar do lado ali e ah, apareceu presentes, apareceu estado de sítio, não pode fazer isso aí. Até porque nunca vi um juiz começar um processo sem ser provocado. Uma vez provocado, ele analisa, se investiga. Por que eu sou diferente dos outros?

O sr. falou que conversou já com auxiliares sobre alternativas, mas não sobre ruptura. Quais foram essas alternativas?

Eu não esperava o resultado [das eleições]. Nós entramos com a petição e, no dia seguinte, o senhor Alexandre Moraes mandou arquivar e nos deu uma multa de R$ 22 milhões. Se a gente recorresse, podia passar para R$ 200 milhões. Se eu não vou recorrer à Justiça Eleitoral, pode ir para onde? Eu conversei com as pessoas, dentro das quatro linhas, que vocês estão cansados de ouvir, o que a gente pode fazer? Daí foi olhado lá, [estado de] sítio, [estado de] defesa, [artigo] 142, intervenção…

Essas foram as possibilidades discutidas na época?

É, não foi decisão. Reuni duas vezes com os comandantes militares, com umas outras pessoas perdidas por ali. Mas nada com muita profundidade, porque quando você perde a eleição, você fica um peixe fora d’água. Metade do seu ministério, você tem que tomar cuidado para conversar com os caras, né? E também eles querem voltar à normalidade da vida deles, você não pode botar pressão em cima deles. E daí, no depoimento do comandante do Exército, ele fala que foi discutida possibilidade de dispositivos constitucionais. Qual o problema? Nenhum. O PGR falou de estado de defesa ou sítio. Primeiro passo é convocar os conselhos da República e da Defesa. Isso não foi convocado, não houve nem cogitação de nada.

Em 7 de setembro de 2021, o sr. chegou a mencionar que chamaria o Conselho da República. Isso já era uma coisa que estava na cabeça do senhor desde 2021?

Eu quero saber quando eu falei isso, não estou lembrado… Mas, se falei, não tem crime nenhum nisso aí.

Por que o sr. discutiu essas alternativas com os militares?

Tem que discutir com várias pessoas. Eu tenho muita confiança nos militares. Não tem problema nenhum conversar. Conversa primeiro com o ministro da Defesa. Depois, na segunda reunião que apareceu os caras lá. Existe algo fundamentado, concretamente, para gente buscar uma alternativa? Chegou à conclusão que, mesmo que tivesse, não vai prosseguir. Então esquece.

Discutir uma alternativa com os militares que fosse para impedir o presidente Lula de assumir o mandato não seria uma tentativa de golpe de Estado?

Golpe não tem Constituição. Um golpe, a história nos mostra, você não resolve em meses. Anos. E, para você dar um golpe, ao arrepio das leis, você tem que buscar como é que está a imprensa, quem vai ser nosso porta-voz, empresarial, núcleos religiosos, Parlamento, fora do Brasil. O “after day”, como é que fica? Então foi descartado logo de cara.

Foi descartado porque o Freire Gomes [então comandante do Exército] não deu apoio a essa iniciativa? 

Não pedi apoio para ninguém. Pergunta para o Freire Gomes se, em algum momento, eu falei golpe. Vai responder que não. Se você quer dar golpe, troca o ministro da Defesa, troca o comandante de Força, bota um pessoal disposto a sair fora das quatro linhas. Mas isso não passou pela cabeça. Você não dá golpe à luz do dia. Você vai criando um fato, uma oportunidade, como o Lula diz, né? Então estão construindo narrativa. Porque, obviamente, a não eleição nossa nos pegou de surpresa. O TSE, é bom você publicar, tomou providências contra Jair Bolsonaro, o candidato.

O sr. se arrepende de não ter reconhecido firmemente o resultado das urnas em 2022?

Não me arrependo. Eu tinha meus questionamentos. Todo candidato faz isso quando ele vislumbra qualquer possibilidade. E eu jamais passaria faixa para ele [Lula] também, mesmo que tivesse dúvidas de nada.

E o sr. se arrepende de ter discutido essas alternativas que o levam hoje a ser julgado pela trama golpista?
É uma história contada por aquela parte da Polícia Federal vinculada ao senhor Alexandre de Moraes. Aqui [Constituição] é a minha Bíblia. Tenho um problema, recorro a isso aqui. Agora, se não se pode falar estado defesa, de sítio, se revoga isso aqui. Pronto. Agora, não pode quando alguém fala sobre esse assunto e outra pessoa tem opinião contrária, passa a ser golpe.

E o sr. apoiaria um projeto de anistia que não o contemplasse?

Olha só, quando começou a tramitar, eu falei não quero saber de anistia envolvendo meu nome. Como é que eu podia imaginar que me colocariam no [processo do] 8 de janeiro, se eu estava lá nos Estados Unidos? Não acharam nada a meu respeito. Olha só, anistia, você tem que fazer, não é para… Quando é individual, chama-se graça.

O sr. teme que, se for efetuada uma prisão, possa ser o fim da sua carreira política?

É o fim da minha vida. Eu já estou com 70 anos.

Como seria uma prisão para o sr.?

Completamente injusta uma possível prisão. Cadê meu crime? Onde eu quebrei alguma coisa? Cadê a prova de um possível golpe? A não ser discutir dispositivos constitucionais que não saíram do âmbito de palavras.

O sr. cogita se juntar ao Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, pedir asilo político? Já chegou a conversar sobre isso com algum chefe de Estado?

Zero, zero, zero. Eu acho que eu estou com uma cara boa aqui. Tenho 70 anos, me sinto bem. Eu quero o bem do meu país.

É ex-presidente do Brasil. Foi derrotado no segundo turno das eleições de 2022 por Lula (PT) e declarado inelegível pelo TSE até 2030. Antes havia sido deputado federal durante 27 anos. Capitão reformado do Exército, hoje é presidente de honra do PL. Tornou-se réu sob a acusação de liderar trama golpista no final de seu governo.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. O ômi era brabo todo, queria fechar o supremo com um cabo e 2 soldados! Hj está pianinho!

  2. Se fosse ladrão não correria o risco de ser preso…veja o caso da maior quadrilha de ladrões liderada pir Luladrão…bandido defende bandido

  3. “Espero que o mandato dela acabe hoje, infartada ou com câncer, ou de qualquer maneira”.
    Jair Bolsonaro, 2015.
    Que Deus te dê em dobro, Jair..🙏

  4. É só reclamar aos Direitos Humanos e esperar pelas “saidinhas”. Partiu, Papuda 🚓🚓🚓

  5. Lamento muito a oportunidade perdida por Bolsonaro de ter encerrado a carreira política de Lula, por consequência, Lula está fazendo com ele. Bolsonaro foi eleito na efervescência da operação “LAVA JATO” e colheu tributos, quando nomeou Sérgio Moro seu ministro da justiça. Perdeu tudo e comprometeu seu governo, quando matou a lava jato e demitiu Moro.

    1. O indicado dele, SEM MEDO, assume a presidência em 2026, ai o joho vira e o seu partido e toda a corja vao comer palito de dentes.

    2. Infeliz é quem vota em EX-PRESIDIÁRIO, condenado por CORRUPÇÃO, que foi para a cadeia por desviar os recursos públicos, o dinheiro do povo.
      Infeliz é quem vota no atraso, em quem defende um Estado ineficiente, que só retira dinheiro do contribuinte sem dar o devido retorno em serviços públicos.
      Infeliz é quem vota em quem defende manter a população na miséria vivendo de bolsas que sequer matam a fome.

  6. Ôôô veião macho!!
    Tô com o sr, não vir o senhor quebrar nada nem tão pouco roubar os brasileiros.
    Vir o sr fazer um governo totalmente voltado para as pessoas e o nosso País.
    O sr foi o único na historia do Brasil a baixar impostos.
    Vou votar em quem vc mandar votar, mesmo estando preso, confio na vossa força e ná sua honestidade.
    Errar, faz parte do jogo e da vida das pessoas.
    Vez por outra, até o Messias Bolsonaro erra.
    Tmj!!!

  7. Lula era mais velho e enfrentou de cabeça erguida a prisão injusta decretada pelo juiz parcial Sérgio Moro. Agora essa criminoso chorão vem com esse mimimi. Bandido e frouxo!! Prepare-se para a prisão canalha! Na hora de cometer crimes e planejar golpe de estado era jovem.

    1. E por conta de gente que pensa como você que o Brasil está nessa m…, o problema é que você se ferra e leva os outros juntos.
      O Lula não foi condenado só pelo Moro não, recorreu e suas penas foram aumentadas nas estâncias superiores.
      Como pode dar certo tirar
      um corrupto da cadeia e
      colocar na presidência do
      pais?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Janones é cercado, leva chute e diz à polícia que foi apalpado por deputado do RN

O deputado federal André Janones (Avante-MG) registrou boletim de ocorrência contra dois parlamentares da oposição por agressão, injúria e importunação sexual. O episódio aconteceu na última quarta-feira (9/7), durante uma sessão na Câmara dos Deputados, em Brasília. As informações são do colunista Paulo Cappeli, do Jornal Metrópoles.

Segundo o relato feito à polícia e obtido pela imprensa, Janones afirma que foi cercado por cerca de 20 parlamentares bolsonaristas enquanto gravava um vídeo no plenário, durante o pronunciamento do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a tarifa de 50% imposta pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Na gravação feita por Janones, ele aparece apontando para Nikolas e dizendo: “Está ali, defendendo o canalha que agora quer taxar os brasileiros”. Logo em seguida, é possível ver o grupo adversário se aproximando e gritando “Não à rachadinha”, em alusão às acusações que pesam contra Janones.

Entre os parlamentares que o cercaram, Janones destacou o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN), que, segundo ele, “se aproxima pela frente, dá a volta e desfere um chute atrás do joelho”. A ação foi registrada por outro deputado que também filmava a confusão no plenário.

Na própria gravação feita por Janones, ele reage e questiona o parlamentar: “O que é isso? O que é isso?”, afirma.

Em depoimento à polícia, Janones relatou que, ao tentar retornar ao seu assento, “foi impedido por cerca de 20 deputados que o cercaram e, especificamente, os deputados federais Evandro Gonçalves da Silva Junior (dep. Sargento Gonçalves PL/RN) e Giovani Cherini (PL-RS) o agrediram fisicamente com socos na altura do abdômen e costas, além de chutes na altura da canela”.

O parlamentar ainda afirmou que foi alvo de apalpadas e xingamentos. “O deputado disse ainda que levou vários empurrões desses parlamentares. Os demais agressores ainda não foram identificados. Informa ainda que, durante as agressões físicas, por diversas vezes, vários deputados – sendo identificado como um deles o deputado Evandro (Sargento Gonçalves) – apalparam suas partes íntimas, nádegas e pênis, causando-lhe grande constrangimento e sofrimento emocional”, diz o boletim.

Além disso, Janones relatou ter sido xingado com palavras de baixo calão: “bandido, ladrão, vagabundo, chupador de rola”, segundo o documento policial.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que instaurou inquérito para apurar as denúncias. Até o momento, nem Sargento Gonçalves nem Giovani Cherini comentaram publicamente as acusações.

98 FM Natal com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

Cidadãos denunciam venda de agendamento para emissão de RG por até R$ 20 no RN; serviço é gratuito

Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

Todo o processo para emissão da carteira de identidade é gratuito, mas tem pessoas pagando e outras ganhando dinheiro para agendar o atendimento pelo site do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) no Rio Grande do Norte.

Cidadãos que confirmaram que pagaram taxas a pessoas para realizarem o agendamento disseram que optaram pelo serviço após passarem dias tentando marcar o atendimento, mas sem sucesso.

“Você escolhe a Central do Cidadão, o horário da manhã ou tarde e amanhã eu agendo para você ir. Sempre agenda num dia para ir no outro. Eu cobro só a taxa do meu serviço, que eu presto serviço agendando, certo? A taxa é de R$ 20, cada pessoa. Você me passa os dados, faz o pix, deixa tudo certinho para no dia seguinte eu agendar. Quando eu agendar, mando o comprovante para você”, disse uma das prestadoras do serviço à reportagem, que se passou por um cidadão interessado.

A mulher ainda afirmou que chega a atender 10 pessoas por dia e também realiza agendamento para atendimentos no Detran e em outros órgãos públicos.

“Todo dia eu estou aqui agendando, faça chuva, faça sol, eu estou agendando meus clientes”, disse.

Outra ‘agendadora’ procurada pela reportagem do g1-RN cobra mais barato pelo serviço: R$ 10. Os serviços são oferecidos através de grupos de whatsapp.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou que já recebeu denúncias sobre a venda de agendamentos pela internet, disse que informa os casos à Polícia Civil e orientou a população a não pagar pelo atendimento.

Segundo o órgão, 1.400 vagas de agendamento são abertas diariamente em todo o estado, sempre às 8h, gratuitamente, pelo site do instituto.

“O que essas pessoas fazem? Elas abrem às 8 horas, ficam ali com os dados da pessoa e fazem o agendamento. Mas não precisa você pagar para fazer isso. Você mesmo pode fazer. Você abre às 8 horas. A gente vai lançar (o agendamento) sempre às 8 horas”, afirma Pedro Meira, subcoordenador do Instituto de Identificação do Itep.

Ainda de acordo com o subcoordenador, as atuais carteiras de identidade são válidas até 2032 e a população só deve procurar atendimento em caso de necessidade, como perda ou rasura da carteira atual.

Além disso, ele afirmou que o serviço de emissão da CIN também é realizado por mais de 100 Câmaras e Prefeituras municipais no Rio Grande do Norte.

Usuários relatam dificuldade

O mecânico Edmilson Ferreira não pagou para agendar atendimento no site do Itep, mas demorou dias para conseguir garantir a vaga.

“Foi uma dificuldade para fazer esse agendamento. Sempre que eu entrava no site pela manhã, a partir das 8h, dizia que estava indisponível ou já estava lotado. Eu ficava tentando, né? Tentando, tentando até conseguir”, relatou.

Já outra usuária do serviço, que pediu para não ser identificada, confirmou à reportagem que pagou R$ 10 para garantir o atendimento.

“Eu não estava conseguindo ter o acesso ao site, não conseguia fazer o agendamento por mais de 30 dias e a moça conseguiu em menos de 2 dias”, argumentou.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Educação de Assú é reconhecida com Selo Criança Alfabetizada


A educação de Assú recebeu um novo reconhecimento nesta segunda-feira (15). O município foi contemplado com o Selo Nacional Criança Alfabetizada, categoria Bronze, concedido pelo Ministério da Educação. A entrega da premiação aconteceu durante o 4º Seminário Estadual Pró-Alfa RN, realizado em Natal, evento coordenado em Regime de Colaboração entre SEEC e UNDIME.

Na ocasião, foram apresentados os índices de alfabetização do estado, com base nos resultados do SIMAIS ALFA – sistema estadual que avalia o desempenho da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O selo reconhece os municípios que obtiveram avanços concretos na garantia do direito à alfabetização na idade certa.

Com o selo Bronze, Assú marcou presença no evento com os articuladores regionais e municipais, além dos dirigentes da Secretaria Municipal de Educação e da 11ª DIREC, reforçando o compromisso coletivo com a qualidade do ensino.

Além da entrega dos selos, o seminário contou com uma programação formativa voltada aos professores alfabetizadores da rede pública municipal. Foram promovidos momentos de formação, trocas de experiências e apresentação de práticas pedagógicas voltadas à melhoria dos processos de alfabetização nas escolas.

A Prefeitura de Assú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemorou a conquista como reflexo do trabalho integrado entre escola, equipe técnica e gestão. O prefeito Lula Soares, que participou do evento ao lado do secretário de Educação, José Amilton de Oliveira, e de toda a equipe, destacou o valor desse reconhecimento:

“Estamos colhendo os frutos de um trabalho feito com responsabilidade, dedicação e muito amor pela educação. Esse selo é motivo de orgulho para toda Assú e prova que investir nas nossas crianças é investir no futuro da cidade”, disse Amilton.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bandidos rendem família na porta de casa em Nova Parnamirim e roubam celulares, bolsas e outros objetos

Uma família viveu momentos de tensão na manhã desta terça-feira (15) em Nova Parnamirim, por volta das 6h30, ao ser rendida por indivíduos armados na porta de casa.

Os criminosos obrigaram todos a voltarem para dentro da residência, inclusive o filho, que já estava no carro.

Durante o assalto, houve um disparo, mas ninguém ficou ferido. Os indivíduos roubaram celulares, bolsas e outros objetos pessoais.

Eles fugiram em um Siena branco com placa clonada. A placa verdadeira pertencia a um Siena vermelho.

A Polícia Militar foi acionada e chegou rapidamente ao local.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL: 51,2% acreditam que o governo Lula deve retaliar os EUA por taxas

Foto: reprodução

Para 51,2% dos brasileiros, o governo federal deveria retaliar o governo dos Estados Unidos (EUA) diante da decisão do presidente Donald Trump de taxar em 50% os produtos do país, de acordo com a pesquisa do AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (15). 

Já para 40,9% da população, não deveria haver retaliação do governo. Outros 7,9% não souberam responder. 

Foram entrevistados 2.841 eleitores brasileiros entre os dias 11 e 13 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O último levantamento para avaliar essa questão foi realizado em abril deste ano, quando indicou que 41,7% dos brasileiros concordavam com a retaliação. Enquanto 48,5% desaprovavam uma ação do governo. Outros 9,9% não souberam responder. 

A pesquisa também avaliou como os brasileiros acreditam que o governo federal deveria retaliar o país norte-americano. A mesma porcentagem de pessoas favoráveis à retaliação (51,2%), acreditam que a solução seria aumentar as tarifas sobre os produtos americanos. 

Como você acha que o governo deveria retaliar os Estados Unidos? 

  • Aumentar as tarifas sobre os produtos americanos: 51,2% 
  • Reforçar relações diplomáticas e comerciais com rivais dos EUA, como a China: 28,6% 
  • Reduzir a dependência do dólar americano: 14,5% 
  • Suspender pagamentos de direitos autorais e patentes de medicamentos americanos: 2,4% 
  • Impor restrições a investimentos norte-americanos: 1,5% 
  • Outra medida: 1,8%

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estudantes simulam a COP 30 em Natal e mergulham nos desafios da crise climática global

A COP 30, que será realizada no Brasil em novembro deste ano, chegou mais cedo para os estudantes do Colégio Porto, em Natal. Nesta terça-feira (15), os alunos participaram de uma mini simulação da conferência internacional sobre mudanças climáticas, como parte da programação do projeto interdisciplinar HUMANITAS 2025. O evento envolveu exposições científicas, debates temáticos, apresentações culturais e uma imersão no universo das negociações ambientais globais.

Com o tema “Ciência, povos, presente e futuro na COP 30”, o projeto propôs aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio refletir sobre questões como o papel da Amazônia no equilíbrio do clima, financiamento internacional, desmatamento zero e transição energética. A ideia foi construir um espaço de aprendizado onde o conhecimento científico se transforma em ação cidadã.

Na simulação da conferência, os alunos assumiram o papel de países, ONGs e setores industriais, negociando acordos e propondo soluções para os desafios ambientais. “Esse trabalho é muito importante para a gente entender que, não só para o Brasil, a transição energética é fundamental para o mundo inteiro. Ele reflete questões climáticas, sociais e econômicas”, destacou Maria Eduarda Sarmento, aluna do 1º ano, que representou o Brasil nas discussões.

Além das negociações, os estudantes apresentaram pesquisas em forma de banners e slides temáticos. A aluna Ana Carolina Barros, da 2ª série, contou que sua equipe estudou o cenário atual do financiamento climático internacional. “A gente viu que os países mais desenvolvidos são os que mais financiam, mas colocam seus interesses à frente das necessidades dos países que realmente sofrem com as mudanças climáticas. Isso abriu os nossos olhos”, afirmou.

O evento também teve espaço para produções artísticas e literárias, como o Farol Literário e um show de talentos que encerrou a programação. Para os mais jovens, como Ruy Barbalho, do 6º ano, o destaque foi a construção de uma linha do tempo e de uma maquete sobre a história e os costumes da Amazônia. “Entendi que esse tema foi escolhido porque a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e é muito importante para a COP 30 que vai acontecer em Belém”, explicou.

A orientadora pedagógica Kennia Ísis reforça que o HUMANITAS é uma oportunidade para os alunos vivenciarem o conhecimento na prática. “É importante debater temas de relevância mundial no cenário escolar. Isso contribui para a formação de cidadãos conscientes e protagonistas. Aqui, o conhecimento científico é posto em prática”, afirmou.

Ao conectar ciência, arte e cidadania, o Colégio Porto proporciona aos estudantes uma vivência transformadora — e coloca a educação ambiental no centro da formação das próximas gerações.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL: 50,3% desaprovam e 49,9% aprovam Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa divulgada pela AtlasIntel nesta terça-feira (15) mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 50,3% dos brasileiros. A taxa negativa oscilou 1,5 ponto percentual para baixo, dentro da margem de erro (2 p.p.), desde a última pesquisa, realizada no final de junho. No mesmo período, o percentual daqueles que dizem aprovar o governo variou 2,6 pontos percentuais para cima e foi de 47,3% para 49,9%.

A pesquisa foi realizada por Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel. Os dados foram coletados de 11 a 13 de julho de 2025. Foram entrevistadas, via questionários on-line, 2.841 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

A AtlasIntel também questionou os entrevistados sobre como avaliam o governo petista.

A maior parte dos entrevistados (49,4%) disse avaliar o governo do presidente Lula como ruim/péssimo, enquanto 43,4% disseram ser ótimo/bom. Os que consideram regular são 7,2%.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. SE TRUMP NÃO ESCLARECER LOGO QUE TÁ USANDO BOLSONARO PRA ENCHER LINGUIÇA E FALAR O MOTIVO REAL DE TÁ TAXANDO O BRASIL (POR CAUSA DAS MERDAS QUE LULA FALA, BRICS E AS PRÓPRIAS TARIFAS QUE O BRASIL USA) , EM BREVE, A APROVAÇÃO DO LULA CHEGA A 90%. SE TEM UMA COISA QUE A ESQUERDA USA BEM É O POPULISMO E VITIMIZAÇÃO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rio Grande do Norte tem o 2º pior índice de presos trabalhando do país

Foto: José Aldenir/Agora RN

Apenas 5,78% dos presos no Rio Grande do Norte trabalham dentro ou fora do sistema prisional, segundo levantamento divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) referente ao segundo semestre de 2024. O índice é o segundo pior do País, ficando à frente apenas do Rio de Janeiro (2,95%) e bem abaixo da média nacional, que atingiu o recorde de 25,4%. Em números absolutos, da população penal total em regime fechado (7.420), somente 429 pessoas desempenham algum tipo de trabalho dentro ou fora das prisões.

O cenário potiguar fica bem distante dos outros estados nordestinos. O Maranhão é o campeão nacional nesse quesito, com 79,84% da população carcerária inserida em alguma atividade laboral. Sergipe (53,83%) e Ceará (52,78%) já ultrapassaram a meta nacional estipulada pelo Ministério da Justiça de que metade dos presos estejam trabalhando até 2027. Outros estados da região, como Alagoas (30,71%), Bahia (20,53%), Piauí (16,50%), Paraíba (12,63%) e Pernambuco (12,98%), também apresentam resultados superiores.

Entre os que exercem algum tipo de trabalho, a maioria atua dentro das próprias unidades: 394. Além deles, 35 trabalham fora. Entre os presos trabalhadores, 214 também estudam. Quanto ao gênero, das 429 pessoas, 313 são homens (72,96%) e 116 são mulheres (27,04%), também de acordo com os últimos dados da Senappen. O trabalho prisional é uma das formas previstas na Lei de Execução Penal para a redução da pena, com três dias de trabalho equivalendo a um dia de remição.

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) informou que o Estado vem estruturando o sistema prisional para ampliar o número de internos com acesso ao trabalho. Uma das ações destacadas é a criação da Comissão Técnica de Classificação (CTC). Segundo a pasta, “a CTC consiste na identificação da periculosidade, conduta carcerária, aptidão ao estudo e ao trabalho, além de outros dados”.

Com a classificação dos detentos, a secretaria afirma que foi possível alcançar “mais de 450 internos trabalhando e outros 1.325 internos em qualificação profissional numa parceria da Seap, Senai e Ministério Público do Trabalho”. A pasta ainda destaca que a baixa escolaridade dos detentos, o estigma social e a falta de infraestrutura são entraves enfrentados nacionalmente, além da baixa adesão à Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional (PNAT), prevista no Decreto nº 9.450/2018 e regulamentada no RN por meio do Decreto nº 31.832/2022.

Ainda de acordo com os dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais, o Rio Grande do Norte possui atualmente 12.680 pessoas em cumprimento de pena, das quais 7.437 estão em regime fechado — incluindo 7.420 no sistema penitenciário estadual e outras 17 em carceragens de órgãos como Polícia Federal, Civil e Militar. Além disso, o estado contabiliza 5.243 pessoas em prisão domiciliar, sendo 2.582 sem monitoramento eletrônico e 2.661 com monitoramento eletrônico.

Percentual de presos trabalhando por estado

MA – 79,84%
AC – 67,26%
RO – 69,77%
SE – 53,83%
CE – 52,78%
TO – 43,34%
MS – 34,25%
PR – 32,18%
RS – 31,37%
AL – 30,71%
SC – 30,54%
MT – 27,76%
MG – 26,98%
AM – 26,20%
PA – 26,20%
ES – 23,05%
DF – 22,98%
SP – 20,84%
GO – 20,70%
BA – 20,53%
AP – 20,40%
PI – 16,50%
RR – 14,92%
PE – 12,98%
PB – 12,63%
RN – 5,78%
RJ – 2,95%

Fonte: Senappen/Ministério da Justiça

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Prefeitura aguarda avaliação do Idema sobre retirada de jacarés de Maracajaú

Foto: Idema

A Prefeitura de Maxaranguape aguarda uma avaliação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) para confirmar a necessidade de uma intervenção para a retirada de jacarés de um lago localizado na praia de Maracajaú. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Ambiental e Urbanismo (Sesurb), Pablo Ricelly, enquanto o monitoramento está em curso, uma cerca de contenção foi instalada no local, e a gestão tem atuado na promoção da educação ambiental, sobretudo para orientar a população a não alimentar os animais. Nesta quarta-feira (16), uma reunião pública promovida pelo Idema também vai discutir a situação na região.

A presença dos jacarés na região voltou a ser alvo de debate em abril deste ano. O lago onde as espécies estão concentradas, no entanto, é sazonal e se forma durante os períodos de maior intensidade de chuvas. Segundo o titular da Sesurb, a principal preocupação é o fato de a área estar próxima a uma região residencial, onde estão localizados uma creche infantil e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

No início deste ano, a Prefeitura afirmou ter encaminhado ofícios ao Idema solicitando o início das etapas de um estudo de Autorização de Captura de Material Biológico (ACMB). A autorização é necessária para regulamentar os processos de captura, coleta e transporte de animais silvestres, e envolve etapas como levantamento, monitoramento e resgate de material biológico das espécies.

Na época, conforme informou o Idema em reportagem publicada pela Tribuna do Norte, a Prefeitura foi orientada a contratar uma equipe técnica para a realização do ACMB, mas alegou falta de recursos financeiros.

Pablo Ricelly esclarece que a falta de recursos para realizar o estudo ainda é uma dificuldade enfrentada pela Prefeitura, mas a expectativa é que, caso o Idema constate a necessidade do processo, o órgão ambiental possa cooperar fornecendo uma equipe técnica. “O primeiro ofício que nós fizemos ao Idema foi para pedir apoio técnico e operacional. De lá para cá, fizemos várias reuniões e os entendimentos foram esses [de que o Idema vai monitorar o comportamento das espécies para verificar a necessidade da ACMB]. Estamos na espera de que, se for verificado, o Idema possa vir a realizar esse estudo”, completa.

Segundo o secretário, o acordo sobre a avaliação foi fruto de uma reunião realizada entre Prefeitura e Idema no fim de junho. A expectativa é que tanto a fiscalização do órgão quanto da gestão municipal possam avaliar a dinâmica das espécies de jacarés no lago em Maracajaú. Aliado a isso, há a expectativa de que os animais migrem naturalmente para um riacho próximo à região, o que poderia descartar a necessidade de um estudo para captura.

“O posicionamento da Prefeitura sempre foi, desde o início, pela retirada desses animais, ou seja, a captura e o manejo adequado para outro local. Mas os posicionamentos foram mudando ao longo das discussões e reuniões. O Idema falou [sobre a necessidade] de avaliar a situação e fazer um monitoramento das espécies para, a partir disso, esperar o momento adequado para fazer captura por meio da polícia ambiental e realizar a destinação adequada”, completa Pablo Ricelly.

Nos casos de presença de jacarés em via pública, o secretário observa que a Polícia Ambiental está atuando pontualmente na captura e destinação adequada. Nesta quarta-feira, uma reunião pública promovida pelo Idema e pela Prefeitura, no auditório do Ecoposto da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), em Maracajaú, também visa dialogar com a comunidade local sobre o manejo das espécies.

“A gente vai discutir, debater com a comunidade, chamar a classe empresarial, a classe turística. A gente sabe que Maracajá é um polo turístico do litoral norte. E, portanto, a gente tem que chamar a comunidade para participar dessa discussão. Sabemos que não é um lago permanente, mas está servindo de abrigo e reprodução dessas espécies”, afirma.

A reportagem da Tribuna do Norte entrou em contato com o Idema para saber o período de realização do monitoramento no local, quais são os principais pontos que estão sendo estudados e se há possibilidade de o órgão ambiental oferecer suporte para a realização do ACMB, caso o estudo seja considerado necessário, e aguarda retorno do Instituo.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Na mão da canhota , vão fazer um estudo , discutir entre eles , depois fazem uma audiência pública e pra finalizar um plebicito, neste ínterim vem as eleições e começa tudo do zero. Pt é sinônimo de corrupção passiva e ativa e principalmente atraso !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Escola Flamengo Aero Tirol brilha na Copa Fla Nordeste 2025 com títulos, artilharia e grande participação potiguar

Foto: Divulgação

A Escola Flamengo Aero Tirol, de Natal, foi um dos grandes destaques da Copa Fla Nordeste 2025, realizada entre os dias 11 e 13 de julho, em Fortaleza/CE. Com uma delegação formada por mais de 50 atletas, a unidade potiguar representou o estado com excelência e retorno técnico expressivo, conquistando dois títulos, um vice-campeonato e duas artilharias individuais.

Durante os três dias de competição, os jovens atletas mostraram que não sentiram a pressão de jogar fora de casa. Mesmo longe de Natal, demonstraram maturidade, disciplina e muito futebol. Foram jogos acirrados, com equipes de diferentes estados do Nordeste, e os rubro-negros potiguares mostraram evolução técnica e espírito coletivo.

Resultados expressivos marcaram a campanha da delegação:
🏆 Sub-9 (Vermelho) — Campeão da série prata
🏆 Sub-13 — Campeão da série prata
🥈 Sub-9 (Preto) — Vice-campeão da série ouro
Sub-11 — participação encerrada nas quartas de final
Sub-15 — participação encerrada na fase de grupos

Além das conquistas coletivas, dois atletas da escolinha foram premiados como artilheiros de suas categorias:
⚽ Rafinha (Sub-9 Preto) — 10 gols
⚽ Fernandinho (Sub-13) — 10 gols

Outro ponto alto da participação foi a avaliação de alguns jogadores da Escola Flamengo Aero Tirol por observadores técnicos do Flamengo/RJ e do Fortaleza, clubes com forte atuação na base. Essa oportunidade reforça o compromisso da escolinha em abrir portas e proporcionar experiências enriquecedoras aos seus alunos.

Para o gestor Aldo Clemente, o desempenho das equipes reforça a importância de vivências como essa no processo de formação. “Essas competições são fundamentais para que os alunos coloquem em prática, em ambiente real de jogo, todo o aprendizado adquirido nos treinos. E eles performaram muito bem, dentro e fora de campo, representando com orgulho as cores rubro-negras e nosso estado”, disse.

A delegação da Escola Flamengo Aero Tirol contou com o apoio e o envolvimento dos pais e responsáveis, que viajaram até Fortaleza acompanhando seus filhos e formando uma vibrante torcida fora das quatro linhas. O grupo foi conduzido pelos gestores Aldo Clemente e Luciana Pinheiro, com a parte técnica liderada pelo coordenador Anax e os professores Geo e Felipe, que estiveram à frente das equipes com competência e dedicação.

Rafinha, artilheiro do Sub-9 Preto, comemorou sua conquista com simplicidade e gratidão: “Fiquei muito feliz pelos gols, mas mais ainda por jogar com meus amigos e ajudar nosso time. A gente treinou muito para isso e conseguimos ser vice-campeões “, comemorou o mini craque.

Todos os resultados e bastidores da participação da escolinha na Copa Fla foram divulgados no perfil oficial da unidade no Instagram: @escolaflamengoaero.

Com mais essa campanha de destaque no cenário regional, a Escola Flamengo Aero Tirol reafirma seu compromisso com o esporte de base, cultivando valores como respeito, disciplina, dedicação, trabalho em equipe e superação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *