Geral

VÍDEO: Em missa, padre critica caminhada de Nikolas Ferreira: “Quer o poder”

O padre Ferdinando Mancilio criticou a “caminhada pela liberdade” realizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) na última semana. A declaração foi feita pelo religioso durante s homilia de uma missa realizada no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

Não adianta querer fazer uma marcha para Brasília, alguém que nunca teve nenhum projeto a favor do povo e dizer que está defendendo a vida. Mentira, quer o poder. Acho que você entende o que eu estou dizendo”, disse o padre aos fiéis.

A declaração foi feita no último dia 25 de janeiro, mas ganha repercussão nas redes sociais nesse fim de semana, com a circulação de vídeos nas redes sociais.

A caminhada pela liberdade

A mobilização percorreu mais de 200 km, com início em Paracatu (MG) e término em Brasília (DF). Além do deputado mineiro, a caminhada contou com o apoio de outros políticos, como o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), o deputado federal André Fernandes (PL-CE), além de prefeitos e vereadores. Outros políticos de direita também demonstraram apoio à ação.

Um dos principais motivos da peregrinação, segundo o político bolsonarista, foi a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

No último dia, a caminhada foi marcada por uma tragédia, quando pelo menos 30 pessoas foram atingidas por um raio e precisaram ser levadas ao hospital, algumas em estado grave.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Como católico sinto nojo desses falsos padres de Aparecida! Preferem a corrupção que matam milhões! Vocês não representam a minha igreja, vocês são militantes! Uma pena que eu nunca assisti uma missão que algum padre se posicione dessa forma! Pois eu estando presente não passaria em branco!!!

  2. O Padre só falou verdade. POR ISSO MESMO DEIXEI DE SER EVANGÉLICO. PQ A MAIORIA DA DIREITA É MENTIROSA
    ALÉM DE OUTROS ADJETIVOS. QUE NÃO IREI CITÁ-LOS,, POIS VCS JÁ SABEM. PORTANTO NÃO DÊ SEU VOTO A MENTIROSO NESSA ELEIÇÃO.

    1. Senhor, então não vote no nove dedos, ele é o maior mentiroso da face da terra.

  3. Nunca vir esses padres e nem o bispo de Aparecida criticar os desmandos e corrupção como mensalão, petrolão, escândalo do INSS, para eles isso não é problema, o problema é a caminhada pacífica, sem dinheiro público, do Nicolas, é por essas e outras que deixei de ir ao santuário, para rezar fico na minha paróquia onde o padre não defende corrupto

  4. Seria um seguidor do senhor Júlio Lancellotte?
    Mais um que usa a casa de Deus como palanque político, soltando suas fantasiosas narrativas, plasfemando em local sagrado?
    Lamentável saber que tem padre usando o altar para soltar tanta distorção.
    Bem como, NÃO houve tragédia, pois as pessoas que foram espontaneamente e o raio atingiu, nenhuma teve risco de morte, sequer tiveram ferimentos graves.
    Mas temos que a VERDADE é a “arma” que destrói a esquerda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeitura de Extremoz entrega unidade de Saúde do Araçá e reforça atendimento na zona rural com novo veículo

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Extremoz realizou a entrega oficial do Anexo de Saúde da comunidade de Araçá, fortalecendo a rede de atendimento na zona rural do município. A reabertura do espaço representa a retomada de um serviço aguardado pela população local e amplia o acesso aos cuidados básicos de saúde.

Foto: Divulgação

O anexo passa a oferecer atendimento médico, assistência de enfermagem, vacinação, realização de testes rápidos, serviços voltados à saúde da mulher, além de outros procedimentos essenciais da atenção básica.

Além da reativação da unidade, a gestão municipal também realizou a entrega de um veículo novo para a saúde. O automóvel irá reforçar especialmente as ações da Vigilância Sanitária, ampliando a capacidade de fiscalização e atendimento em todo o município.

Foto: Divulgação

A gestão municipal reforça que o investimento na saúde segue como prioridade, com foco na ampliação da cobertura e na melhoria contínua dos serviços oferecidos aos moradores de Extremoz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio nega racha com Tarcísio e Michelle e fala em “desavença zero”

Comissão de Segurança Pública (CSP) realiza audiência pública interativa para discutir os fatos descritos no relatório investigativo intitulado “Arquivos do 8 de Janeiro: por dentro da força-tarefa judicial secreta para prisões em massa”, publicado pela organização internacional Civilization Works. Mesa: presidente da CSP, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ); autor do REQ 18/2025-CSP, senador Magno Malta (PL-ES). Foto: Saulo Cruz/Agência SenadoFoto: Saulo Cruz/Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, negou nesta quarta-feira (11), uma eventual desavença com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e também com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) no contexto da escolha do seu nome para a eleição deste ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INDICAÇÃO DO MDB: Presidente da Caern é exonerado


Foto: João Gilberto/ALRN

Foi confirmada nesta quarta-feira (11), a exoneração do presidente da Caern, Sérgio Rodrigues. Ele havia sido indicado ao cargo pelo vice-governador Walter Alves.

Quando Walter anunciou o rompimento com o governo Fátima, deixou os cargos indicados à disposição da governadora, e nesta quarta-feira saiu a primeira exoneração. Sérgio Rodrigues presidia a Caern desde julho de 2025.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nomeada por Lula ao TSE vai relatar ação contra desfile de escola de samba que homenageará presidente

Foto: reprodução/Instagram

A ação que acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido dos Trabalhadores e a escola de samba Acadêmicos de Niterói de propaganda eleitoral antecipada será relatada pela ministra Estela Aranha no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A representação foi apresentada pelo partido Novo, que questiona o samba-enredo escolhido pela agremiação para o Carnaval de 2026, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Para a sigla, o desfile ultrapassa o caráter cultural e assume contornos de pré-campanha eleitoral.

No pedido, o Novo solicita a aplicação de multa de R$ 9,65 milhões, valor que afirma corresponder ao custo econômico total do desfile, além da proibição da apresentação na Sapucaí e do uso de imagens, sons ou trechos da música em qualquer propaganda partidária ou eleitoral.

A legenda também requer a remoção imediata de conteúdos já divulgados nas plataformas digitais relacionados ao enredo.

Segundo o partido, o samba faz referência direta à polarização das eleições de 2022, utiliza jingles históricos do PT, menciona o número da legenda nas urnas e emprega expressões que configurariam pedido explícito de voto.

A ação ainda destaca que o presidente de honra da escola, Anderson Pipico, é vereador em Niterói pelo PT, o que, na avaliação do Novo, comprometeria a neutralidade artística da homenagem.

Especialista em regulação digital, Estela Aranha tomou posse no TSE em agosto de 2025. Procurados, o PT e o Palácio do Planalto não se manifestaram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa Genial/Quaest aponta redução de vantagem de Lula para Flávio Bolsonaro na eleição de 2026

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Andressa AnholeteAgência Senado

Pesquisa Genial/Quaest divulgada na tarde desta quarta-feira aponta que a distância entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) diminuiu no início deste ano, em comparação ao fim de 2025.

Em um eventual segundo turno na disputa presidencial de 2026, Lula aparece agora com 43% das intenções de voto, contra 38% do senador do PL, uma diferença de cinco pontos. Em dezembro, a vantagem do petista era de dez pontos (46% a 36%). Lula e Flávio também encabeçam o ranking de rejeição.

O levantamento sugere que Flávio é, por ora, o candidato mais competitivo de oposição a Lula. Em simulações de primeiro turno, testando diferentes candidaturas, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu três pontos em um cenário que envolve o próprio Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Nesse cenário, Flávio sai de 28% de intenções de voto no primeiro turno, conforme o percentual medido pela Quaest em janeiro, para 31% na pesquisa de fevereiro. Lula fica estabilizado com 37%, enquanto o apoio a Ratinho Jr. caiu de 11% para 7%.

Nas simulações de segundo turno em que Lula enfrenta diferentes candidatos da oposição, Flávio é que o obtém a pontuação mais alta contra o atual presidente. Ratinho Jr., que é o segundo mais competitivo em um embate direto com Lula, viu a distância para o petista oscilar um ponto para cima nesta pesquisa.

Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), e de Minas, Romeu Zema (Novo), marcam 32% cada em hipotéticas disputas de segundo turno contra Lula. Em ambos os casos, o atual presidente aparece com aproximadamente dez pontos de vantagem.

Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), é o que menos pontua entre os governadores de oposição a Lula: faz 28% em um hipotético segundo turno, contra 42% do petista.

Cenários de 1º turno

Nas simulações do primeiro turno da disputa presidencial, Ratinho Jr. tem desempenho ligeiramente superior ao dos demais governadores nos cenários em que seu nome é testado. O governador do Paraná é um dos três pré-candidatos do PSD, que também tem o gaúcho Eduardo Leite e ainda filiou recentemente o goiano Ronaldo Caiado.

A aglutinação de candidaturas no PSD foi interpretada como uma tentativa de consolidar um bloco que não se alinhe nem ao PT, nem ao bolsonarismo na eleição presidencial. Por ora, de acordo com a Genial/Quaest, o melhor desempenho deste bloco aparece com o próprio Ratinho Jr., que marca 8% das intenções de voto em um cenário no qual, além de Lula e Flávio Bolsonaro, enfrenta o mineiro Romeu Zema (Novo) no primeiro turno.

Nesta hipótese, Lula, aparece com 35% das intenções de voto, segundo a Quaest, e Flávio marca 29%. Zema, por sua vez, aparece com 4%.

O desempenho de Ratinho Jr. oscila para 7% em outro cenário, sem Zema, enquanto Lula vai a 37% e Flávio marca 31%. Os dados sugerem que a pulverização de candidaturas, com a entrada do governador mineiro neste caso, consegue tomar votos tanto do atual presidente, quanto do senador do PL.

Nos quatro cenários de primeiro turno em que seu nome foi testado pela pesquisa, Zema aparece com os mesmos 4% das intenções de voto. Segundo o levantamento, o mineiro pontua melhor entre eleitores classificados como “direita não bolsonarista”.

Caiado e Eduardo Leite também atingem picos de 4% quando são testados contra Lula e Flávio Bolsonaro, em cenários sem os demais governadores. O governador de Goiás se sai melhor no grupo de eleitores das regiões Centro-Oeste e Norte, enquanto o gaúcho cresce na região Sul.

A pesquisa testou ainda os nomes de Renan Santos (Missão) e de Aldo Rebelo (DC). Ambos oscilam entre 1% e 2% em diferentes simulações de primeiro turno.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00249/2026.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. O MALABARISMO DO BB MOUNJARO PRA DEIXAR A MANCHETE FAVORÁVEL AO RACHADINHA É DE FAZER INVEJA A UM MALABARISTA DE SINAL DE TRÂNSITO.

  2. Há quatro anos, a Quest estava dando uns 25 pontos de Lula sobre Bolsonaro (para se traduzir numa margem, na votação, de menos dois pontos). Se, a essa altura, a diferença está só em cinco pontos…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Allyson Bezerra anuncia que deixará a prefeitura de Mossoró no fim de março

Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (11) que deixará o cargo no fim de março para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Com a saída, o vice-prefeito Marcos Medeiros assumirá a gestão do município.

O prefeito afirmou que a transição será tranquila e disse que Marcos Medeiros está preparado para assumir o comando do Executivo, por conhecer a estrutura administrativa, os servidores e o secretariado.

Ele disse ainda confiar que a próxima gestão avançará em áreas como educação, obras e infraestrutura, e declarou apoio à continuidade do trabalho desenvolvido em Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘CHUVA DE DINHEIRO’: saiba quanto tinha na mala jogada do 30º andar por alvo de operação da PF

RioprevidênciaFotos: PF

Uma mala contendo R$ 429 mil em dinheiro foi apreendida pela Polícia Federal após ser arremessada pela janela de um apartamento no 30º andar, durante a terceira fase da Operação Barco de Papel, deflagrada nesta quarta-feira (11), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

A tentativa de descarte ocorreu no momento em que agentes da PF cumpriam mandado de busca e apreensão em um endereço ligado aos investigados. Parte das cédulas se espalhou pela área externa do prédio, mas o dinheiro foi rapidamente localizado e recolhido.

Além da quantia em espécie, os policiais apreenderam dois veículos de luxo, celulares e documentos que podem ajudar no avanço das investigações.

Segundo a PF, a operação busca localizar e recuperar bens e valores ocultados após o início das apurações sobre um esquema de crimes contra o sistema financeiro envolvendo a gestão de recursos da Rioprevidência.

A ação é um desdobramento da investigação que resultou, na semana passada, na prisão do ex-presidente da Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes. Para a PF, há indícios de que investigados tentaram ocultar patrimônio e apagar provas após a deflagração da primeira fase da operação.

A Operação Barco de Papel apura suspeitas de irregularidades em investimentos de cerca de R$ 970 milhões feitos pela Rioprevidência em Letras Financeiras do Banco Master, instituição posteriormente liquidada pelo Banco Central. A PF investiga quem autorizou as aplicações, se houve pagamento de vantagens indevidas, o destino dos recursos e a ocultação de bens e valores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nos primeiros 11 dias do mês, volume de chuvas em Natal já supera média de fevereiro

Foto: Adriano Abreu

As chuvas intensas registradas nos primeiros 11 dias de fevereiro já fizeram Natal ultrapassar a média histórica prevista para todo o mês. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado chegou a 140 milímetros, acima dos 100 mm esperados para o período.

Dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo mostram que, entre a noite de terça-feira (10) e a manhã desta quarta-feira (11), foram registrados 80,2 mm no Parque da Cidade, na Zona Sul, e 93,6 mm no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital.

Diante do cenário, quase todo o Rio Grande do Norte permanece sob alerta do Inmet, que prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar a 60 km/h até a próxima sexta-feira (13).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa fala em risco de morte e faz novo pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro

BolsonaroFoto: Reuters/Amanda Perobelli

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentaram nesta terça-feira (11) um novo pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele cumpra a pena em prisão domiciliar, alegando risco concreto à sua vida durante a permanência no sistema prisional.

O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes e sustenta que o estado de saúde de Bolsonaro é frágil e incompatível com a custódia carcerária. A defesa cita parecer do médico Cláudio Birolini, que aponta aumento do risco de complicações graves, como insuficiência respiratória, crises hipertensivas, arritmias, tromboembolismo e até morte súbita.

Segundo os advogados, a própria perícia médica da Polícia Federal reconheceu que a ausência de monitoramento contínuo e de cuidados assistenciais rigorosos pode provocar uma descompensação clínica súbita com risco de morte. O laudo oficial também destaca a presença de comorbidades crônicas e sintomas neurológicos que elevam o risco de quedas.

Bolsonaro está preso desde novembro de 2025. Inicialmente, ficou detido na Superintendência da PF, mas foi transferido para a Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, após decisão de Moraes que atendeu a pedidos por melhores condições de custódia.

A cela conta com quarto separado, banheiro com água quente, cama de casal, televisão, geladeira e adaptações para evitar quedas, após o ex-presidente sofrer um traumatismo craniano leve em janeiro.

Mesmo com as adequações, a defesa sustenta que o ambiente prisional segue sendo mais perigoso do que a prisão domiciliar, onde, segundo os advogados, seria possível garantir acompanhamento médico contínuo e resposta imediata a eventuais intercorrências clínicas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novos cargos e ‘penduricalhos’: em 9 meses, Poderes ampliaram gasto com pessoal em R$ 33 bilhões

Foto: Cristiano Mariz/Agência Globo

Medidas aprovadas integral ou parcialmente pelo Congresso Nacional desde maio do ano passado devem gerar um aumento de R$ 33 bilhões nos gastos com pessoal entre 2025 e 2026. Os projetos envolvem reajustes salariais, criação de cargos e ampliação de gratificações para servidores dos Três Poderes, o que acendeu o alerta de especialistas para o risco de efeito cascata no funcionalismo.

Entre os textos mais recentes estão os reajustes de cerca de 9% para servidores da Câmara e do Senado, além da reestruturação de carreiras e da ampliação de gratificações vinculadas ao desempenho. O impacto estimado para 2026 é de R$ 790 milhões, segundo o Orçamento.

Os projetos também criam uma licença compensatória para cargos mais altos do Legislativo, garantindo um dia de folga a cada três trabalhados — benefício que pode ser convertido em pagamento e ultrapassar o teto salarial do serviço público. As propostas ainda aguardam sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Benefício semelhante já foi aprovado para servidores de confiança do Tribunal de Contas da União (TCU), com impacto de R$ 197 milhões, além da atualização de gratificações de desempenho que podem dobrar o salário básico.

Especialistas alertam que a formalização da licença compensatória em lei federal pode estimular pedidos de equiparação por outras carreiras. “É a permanente luta contra o teto”, resume o professor Carlos Ari Sundfeld, da FGV Direito SP.

O debate sobre os chamados “penduricalhos” ganhou força após o ministro do STF Flávio Dino determinar que os Três Poderes revisem adicionais que permitem pagamentos acima do teto constitucional.

No Executivo, o Congresso também aprovou a criação de 17,7 mil cargos e a reestruturação de carreiras, com impacto estimado de até R$ 5,3 bilhões em 2026. Outro reajuste concedido em 2024 já gerou despesas de R$ 16,2 bilhões em 2025 e mais R$ 8 bilhões previstos para este ano.

O Judiciário e o Ministério Público também foram contemplados com reajustes e novos adicionais, elevando ainda mais a pressão sobre as despesas obrigatórias.

Opinião dos leitores

  1. Trabalha 3 dias e folga 1.
    Como se trabalhar todos os dias não fosse uma obrigação.
    Querem transformar em privilégio.
    Brasil sendo Brasil.

  2. Besta quem fica brigando aqui em baixo, principalmente sobre essa polarização lula x Bolsonaro, quem tá no andar de cima não se importa com os outros. É pau e pronto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *