Vencedor das eleições presidenciais na Colômbia no último domingo, 19, Gustavo Petro se dirigiu à população para falar sobre os planos para o país nos próximos anos. Uma das intenções iniciais do candidato de esquerda é soltar presos, tirando da cadeia principalmente os jovens.
O futuro presidente colombiano se dirigiu diretamente ao procurador-geral do país, para adiantar o pedido de soltar presos, sem entrar em detalhes sobre critérios. O discurso foi saudado por seus simpatizantes com gritos de “liberdade, liberdade”.
“Quantas pessoas estão na prisão hoje neste momento, quantos jovens acorrentados, algemados, tratados como bandidos, simplesmente por terem esperança, simplesmente porque tinham amor”, declarou Gustavo Petro, em menção a presos políticos.
O mais interessante de tudo o que se comenta por aqui é o possível mal que o futuro governo fará ao povo da Colômbia, pergunto, durante toda história esse país foi governado pela tal direita, e qual a situação social que a grande maioria de seu povo se encontra? Por acaso a Colômbia é alguma potencia? Seu povo vive muito bem? O IDH é muito relevante?? As vezes é necessário se questionar, qual o motivo a tal direita não consegue avançar na qualidade de vida das pessoas as quais gerencia? Há de se perguntar, porquê a direita nesses anos todo no poder não resolveu no todo ou em grande parte os problemas sociais da sociedade Colombiana?… São indagações que cidadãos precisam fazer quando de suas escolhas…. Sempre é tempo de mudar e buscar novas opções que permitam mudanças na vida da sociedade.
Leva o Daniel Silveira, o Adriano da Nóbrega, e o Lessa pra tua casa também. Todos patriotas e homens de bem como você deve gostar.
O que molesta tem esses políticos safados de esquerda que só tem olhos para bandidos de toda espécie, é imoral. Essas pestes de esquerda parece que são movidos a serem contras o que é de bom para a sociedade. A Colômbia vai ser o próximo país sul americano a quebrar economicamente, já temos, Venezuela, Argentina Bolívia e por aí vai.
Lamento pelos Colombianos, pois só agora irão ver o que é desgoverno, descaso com o povo. Perder a liberdade de ir e vir, perder a liberdade de expressar seus sentimentos.
Como assim???? A Colômbia com 40% da população em extrema pobreza, violência altíssima, narcotráfico, desemprego, jovens presos por se manifestarem contra o governo de direita. Pior do que isso não pode ficar .
A situação do Chile, Peru e Argentina está uma maravilha…😂😂😂 O próximo a se lascar é a Colômbia…👈👈👈👈👈
E do jeito que as coisas estão indo os próximos só.os nós
Meus comentários não estão sendo publicados porque falo a verdade. Esses jovens presos por se manifestarem contra o governo de direita, eles não são criminosos . Apenas descordaram das reformas nocivas aos trabalhadores
Basta usar um nome pra defender marginais. Com todo respeito, mas certos historiadores….
E os presos em Cuba, por protestarem contra o Governo de Esquerda?
O blog não sabe o que é isso.
Nossa senhora, o professor de história colocou os alunos para “descordar”, isso sim é defesa de qualidade.
O nível do brasileiro nunca vai melhorar. Um dito “professor de história” não sabe nem escrever correto.
Paulo Freire e seus discípulos kkk São essas as qualidades que votam e defendem a esquerda. Talvez seja mais um aluno da nossa governadora. Já não aparece nenhum. Esse deve ser.
O cara usou professor, professor de história e Roberto, pra falar merda. Tá usando mais apelido do que mané F. Quem sabe, os bichinhos estão amarrados com cordas. Aí descorda. Ficam livres iguais aos 10 meninos do maior ladrão do Google. O cearense, logo em seguida foi capturado fazendo o BEM.
Pois é, vocês estão discordando da minha “descodância” sem problemas, não vou entrar nessa discussão idiota de erro ortográfico causado pelo celular. O mais importante é a informação, a mensagem correta , como vocês não têm argumentos vai na ortografia e agressão a Paulo Freire, não sabe nem que foi Paulo Freire, nunca leram o livro dele . Se vocês conhecessem a obra dele não o citava de forma pejorativa. Mas entendo bolsominios têm algumas características: burrice, violentos, mentirosos ”
Queria apenas lembrar ao “Nobre Professor de História” que o corretor do celular faz correção e não o inverso, quanto ao Paulo Freire, vc está profundamente errado, vá estudar e aprender história e português, o silêncio é sábio.
O corretor do seu celular trabalha ao contrário? Por que você não aproveita e vai morar na Colômbia, Cuba, Venezuela, Argentina? Aqui no Brasil a esquerda não forma.
Tinha que ser professor. P/falar merda
A linha de pensamento do Professor está correta sobre a realidade social na Colômbia. A questão ortográfica é o de menos até porque nesta página fica difícil fazer uma revisão no texto e também poder deletar o texto após o envio.
Coitada da nação que não exalta os professores e pior ainda os que xingam.
Parabéns Professor, eles não sabem o que dizem…
Os jovens presos na Colômbia não são criminosos , eles protestaram contra o governo fascista de direita e foram presos . É bom informar quem são os presos.
Acredito que 100% desses presos, são jovens que estavam lutando por democracia.
A esquerda vai tomar conta de toda América do Sul blog, nem se preocupe.
Chile ✅
Peru ✅
Argentina ✅
Colômbia ✅
Brasil: Quase lá!!
Regime cubano processa centenas de manifestantes por crimes como sedição, e cidadãos comuns que foram às ruas contra o governo podem passar décadas atrás das grades.
Agora diz como esses países estão das pernas kkkkk
Qual o problema de um jovem roubar um celular para tomar uma cerveja??
Como se arrepender??? Sempre o governo da Colômbia foi de direita, é a primeira vez que à esquerda chega ao poder na Colômbia, e vai pegar um país com 40% da população na miséria, desemprego e violência altos, um país que está destruído pela direita, fome ao extremo, pobreza ao extremo, desemprego e muita violência, narcotráfico.
Poeta, você é poeteiro… E pra acabar com a violência, os colombianos elegeram um guerrilheiro narcotraficante, né? Tem mais é que se F…
Poeta, você é poeteiro… E pra acabar com a violência, os colombianos elegeram um guerrilheiro narcotraficante, né? Tem mais é que se F…
Sim escolheram um guerrilheiro já que à direita não deu jeito né??! Vamos de esquerda
Normal … soltando os colegas , aqui não será diferente, veja o exemplo do CESARE BATISTTE.. terrorista condenado na Europa, o ladrao condenado Lula deu anistia 🤮
Esqueceu de mencionar os sequestradores de Abílio Diniz que Lulinha foi solicitar a seu parça (FHC) pra os soltarem, pois os bichinhos estavam fazendo greve de fominha… Bandido defende bandido!
O governo Lula analisa se prestará auxílio às famílias dos 117 suspeitos mortos na megaoperação policial realizada pela administração de Cláudio Castro no Rio de Janeiro.
A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, tem se manifestado pelo apoio formal da União aos familiares.
O Palácio do Planalto, no entanto, vê com cautela um maior envolvimento do governo federal nessa questão. Há o receio de que a iniciativa faça a opinião pública associar a administração Lula ao tráfico e ao crime organizado.
Diante do impasse, o mais provável, hoje, é que a União não forneça assistência às famílias. Há também a avaliação de que tal iniciativa teria de ser oferecida pelo governo estadual, responsável pela incursão nas favelas.
Macaé Evaristo visitou na manhã da última quinta-feira (30/10) o Complexo da Penha, na zona norte da cidade, para ouvir moradores sobre as ações relacionadas à megaoperação.
A titular da pasta classificou a operação como “um fracasso”. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participou da agenda.
A Polícia Civil deflagrou uma operação nesta terça-feira, 4, para desarticular o núcleo de um grupo armado e financeiro do Comando Vermelho que atua na Bahia e no Ceará. A operação é realizada nos dois estados ao mesmo tempo e já conseguiu prender 31 pessoas e cumprir 46 mandados de busca e apreensão. Não há notificações de mortos ou feridos até o momento.
Intitulada Operação Freedom, a ação ocorre em Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, nos municípios de Aratuípe e Ilhéus, e também na cidade de Eusébio, no Ceará. Ao todo, mais de 90 ordens judiciais foram expedidas e estão sendo cumpridas ao longo do dia.
Além das ações de prisão e busca, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo investigado. As autoridades ainda não informaram o montante bloqueado e nem quais itens foram apreendidos até o momento.
Os alvos são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades da Bahia. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.
“A Freedom tem como foco enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o domínio territorial e a prática de homicídios”, descreveu a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
Continua após a publicidade
Mais de 400 policiais civis e militares participam da operação.
Estão agindo em conjunto equipes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), além da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
A Freedom também conta com o apoio do Denarc da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).
A Polícia Militar atua com efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhões de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão Gêmeos, Apolo, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Esquadrão Águia, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Polo) e das Rondesp Central, Atlântico e BTS.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta 3ª feira (4.nov.2025) mostra que 43% dos entrevistados não guardam dinheiro para imprevistos, embora 59% se considerem razoavelmente, muito ou extremamente planejados financeiramente.
O levantamento ouviu 2.000 pessoas das classes A, B e C, com 18 anos ou mais e acesso à internet, em todas as regiões brasileiras, de 16 a 29 de julho de 2025. A margem de erro é de 2 p.p (pontos percentuais).
A ausência de reserva financeira atinge principalmente os brasileiros da classe C, que representam 78% dos entrevistados sem dinheiro guardado para emergências.
A pesquisa também indica que 84% dos participantes enfrentaram situações emergenciais nos últimos 12 meses, como atraso no pagamento de contas, empréstimos, uso de crédito ou negativação do nome.
Além disso, metade dos entrevistados (52%) afirma ter boa noção das despesas, mas não sabe exatamente quanto gasta por mês.
No último ano, 39% dos brasileiros gastaram mais do que receberam. A taxa sobe para 54% entre aqueles que não se consideram planejados e para 53% entre os insatisfeitos com a própria condição financeira.
O estudo também aponta dificuldades no planejamento de longo prazo: 56% dos entrevistados já pensaram em distribuir seus bens, mas só 7% têm testamento ou plano formal.
A pesquisa revela ainda que 57% dos brasileiros não contam com auxílio para organizar suas finanças. Apenas 2% já contrataram um planejador financeiro, embora quase metade (49%) considere essa possibilidade.
ATUAL CONDIÇÃO FINANCEIRA
Entre os entrevistados pelo Datafolha, 46% manifestaram insatisfação com sua condição financeira atual, enquanto 38% se declararam neutros e 16% satisfeitos.
O planejamento dos gastos mensais é prática recorrente para 64% dos brasileiros, segundo a pesquisa. No entanto, 39% dos entrevistados disseram conseguir pagar as despesas sem sobra de dinheiro, e 19% relatam que nem sempre conseguem quitar todas as contas.
O acompanhamento das despesas é prática de 82% dos satisfeitos com sua situação financeira, percentual que diminui para 55% entre os insatisfeitos.
Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproximando — as provas acontecem nos dois próximos domingos, dias 9 e 16 de novembro —, a tensão entre os estudantes cresce, e o papel da família se torna ainda mais importante. Na reta final da preparação, o apoio emocional e a postura dos pais podem fazer toda a diferença no desempenho dos filhos. Pensando nisso, o Colégio Porto reuniu orientações práticas de duas especialistas da instituição: a orientadora pedagógica Kennia Ísis e a psicóloga Assucena Guedes, que dão dicas sobre como transformar ansiedade em tranquilidade e cuidado.
Além da visão profissional, Kennia também fala com a experiência de mãe de um estudante do pré-vestibular, o que torna suas recomendações ainda mais humanas e próximas da realidade das famílias que vivem este momento decisivo. “Estou passando por isso em casa e vejo o quanto é essencial equilibrar o apoio e o respeito ao tempo do meu filho. É um momento de confiança mútua: dos pais nos filhos e deles em si mesmos.”
Com serenidade, empatia e cuidado, os pais podem ser grandes aliados nessa caminhada, ajudando os filhos a transformar a pressão do Enem em uma experiência de crescimento e autoconfiança.
DICAS DA ORIENTADORA PEDAGÓGICA KENNIA ÍSIS
1. Valorize o descanso e o equilíbrio emocional
“Agora não é hora de sobrecarregar o estudante. O descanso e o sono de qualidade são fundamentais para que o cérebro assimile o que foi estudado ao longo do ano. Estimule momentos de lazer e pausas na rotina. Eles ajudam a reduzir a ansiedade e melhoram o foco”, explica Kennia.
2. Evite cobranças de última hora
Segundo a orientadora, o excesso de expectativa pode gerar mais pressão do que incentivo. “Os pais devem transmitir confiança e serenidade. Cobranças de desempenho ou comparações com outros estudantes não ajudam, pelo contrário, aumentam a tensão.”
3. Cuide da alimentação e da rotina familiar
Kennia orienta que, nos dias que antecedem as provas, a família ajude a manter uma rotina leve, com alimentação equilibrada e horários regulares. “Comidas pesadas ou muita cafeína devem ser evitadas. Uma rotina estável passa segurança e conforto emocional.”
4. Esteja presente como apoio, não como gestor da prova
“Mais do que revisar conteúdo, o papel dos pais agora é acolher. Um simples ‘estamos com você’ tem um poder enorme. É um momento de confiança, não de controle”, completa Kennia, que reforça a importância de um ambiente afetivo e de incentivo.
DICAS DA PSICÓLOGA ASSUCENA GUEDES
1. Escute sem julgar
Assucena destaca que muitos jovens sentem medo de decepcionar os pais. “A escuta acolhedora é essencial. Deixe o estudante expressar suas inseguranças sem interrupção ou crítica. Isso alivia o peso emocional e fortalece a autoconfiança.”
2. Reforce o valor do esforço, não apenas do resultado
A psicóloga lembra que o Enem é importante, mas não define o futuro. “Valorize o percurso, o empenho, a dedicação e a superação ao longo do ano. Quando o foco sai do resultado e vai para o aprendizado, o estudante se sente mais seguro e tranquilo.”
3. Evite transmitir ansiedade
“O nervosismo dos pais pode ser facilmente percebido pelos filhos”, alerta Assucena. “Procure demonstrar calma e confiança. Um ambiente sereno em casa ajuda o estudante a manter o equilíbrio emocional.”
4. Esteja presente no dia da prova com afeto e leveza
No dia do exame, a recomendação é simples: apoio prático e emocional. “Acompanhar o filho até o local, garantir uma boa alimentação e oferecer palavras de encorajamento são gestos que fazem diferença. O importante é que ele sinta que não está sozinho.”
O Senado dá início, nesta terça-feira (4), a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o crime organizado no Brasil. Parlamentares de oposição terão espaço de destaque dentro do colegiado.
A CPI será voltada para investigar facções criminosas como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), sobretudo para buscar entender o crescimento de grupos criminosos e milícias no país, ao longo de 120 dias.
Onze senadores farão parte da CPI, mas até segunda-feira (3), dez deles haviam sido indicados. A relatoria da comissão deve ficar com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
Entre os parlamentares escolhidos para a CPI estão nomes críticos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sergio Moro (União-PR).
Do lado governista, foram chamados o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e o líder do PT na Casa, Rogério Carvalho (SE).
Haverá uma disputa direta pelo comando do colegiado. Tanto a base do governo quanto a oposição têm interesse no cargo. A presidência da CPI vai ser determinante para trilhar os caminhos da investigação, seja contra ou a favor do governo.
A comissão avança após a megaoperação policial que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Esse tema também tem dividido os discursos dos parlamentares no Congresso.
A oposição defende ações comandadas por governos estaduais, enquanto governistas são a favor de uma atuação mais estratégica e feita em parceria com a União.
Uma semana depois da megaoperação que deixou mais de 120 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, o principal alvo da ação, Edgar Alves de Andrade — conhecido como “Doca” ou “Urso” — continua foragido. Apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV), o criminoso teria fugido com apoio de cerca de 70 integrantes da facção, que formaram um cerco armado para garantir sua saída da região, segundo apuração do analista Leandro Stoliar, da CNN Brasil.
O Disque Denúncia oferece recompensa de R$ 100 mil por informações que levem à captura de Doca, valor equivalente ao pago quando Fernandinho Beira-Mar fugiu para a Colômbia. Natural da Paraíba, ele é apontado pelo Ministério Público como um dos chefes do tráfico do CV e responsável por ordenar atos de tortura no Complexo da Penha. Atualmente, lideraria o comércio de drogas no Morro do São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense.
Durante a operação do dia 28 de outubro, 121 pessoas morreram — 117 suspeitos e quatro policiais — e 113 foram presas. A ação, que envolveu 2.500 agentes, é considerada a mais letal da história do estado. Ao todo, 120 armas foram apreendidas, incluindo 93 fuzis, com prejuízo estimado em R$ 12,8 milhões ao crime organizado.
Apesar disso, a Polícia Civil confirmou que nenhum dos 115 mortos na operação estava entre os 58 réus com prisão preventiva decretada pela Justiça, entre eles “Doca” e “Pedro Bala”, outros dois líderes do CV. Ainda assim, 97 dos mortos tinham antecedentes criminais, e 59 possuíam mandados de prisão em aberto.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (3) um projeto que autoriza o governo federal a realizar gastos de até R$ 5 bilhões anuais com projetos estratégicos de defesa nacional sem que esses valores entrem no cálculo da meta de resultado primário e do teto de gastos. A medida vale entre 2025 e 2030 e já havia sido aprovada pelo Senado, seguindo agora para sanção presidencial.
O texto recebeu 360 votos favoráveis e 23 contrários — apenas o partido Novo se posicionou contra. Para 2025, o limite será de R$ 3 bilhões. Em 2026, o governo poderá utilizar o valor integral de R$ 5 bilhões, descontando os R$ 3 bilhões do ano anterior. Segundo o relator, deputado General Eduardo Pazuello (PL-RJ), a proposta fortalece a Base Industrial de Defesa, que reúne mais de 1.100 empresas e representa quase 5% do PIB brasileiro.
Pazuello afirmou que o projeto garante recursos “sem prejudicar o ajuste fiscal”, assegurando continuidade a programas estratégicos das Forças Armadas. Já a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) criticou a medida, afirmando que o governo “fura o arcabouço fiscal” e busca “populismo a qualquer preço”.
O líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), defendeu a aprovação e propôs destinar parte da verba à segurança pública, mas a emenda foi rejeitada por falta de compatibilidade orçamentária. “Ser pacífico não significa ser vulnerável”, declarou Pazuello ao defender a autonomia tecnológica da defesa nacional.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), criticou, na noite de segunda-feira (3), a recente operação policial no Rio de Janeiro que deixou mais de 100 mortos. Segundo ele, a ação representou uma forma de “demagogia com a vida das pessoas”.
A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. A declaração foi feita durante um jantar em sua homenagem promovido pela Casa Parlamento, do grupo Esfera. Boulos defendeu o investimento em ações de inteligência e operações coordenadas pela Polícia Federal como alternativas mais eficazes e menos letais no combate ao crime organizado.
“Operações de inteligência coordenadas pela Polícia Federal, sem disparar um único tiro. É muito melhor. É nisso que precisamos investir: no combate ao crime organizado, de maneira firme e inteligente, mas sem fazer demagogia com a vida das pessoas, que foi o que essa operação acabou demonstrando”, afirmou o ministro.
As críticas de Boulos contrastam com levantamentos recentes, incluindo pesquisas internas do Palácio do Planalto, que indicam que a maioria da população apoia a operação realizada pelas forças de segurança no estado.
Dois jornalistas estrangeiros — uma argentina e um chileno — foram assaltados no tradicional Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA), no último domingo (2). Os profissionais estão na capital paraense para acompanhar a COP30, que será realizada em novembro de 2025.
De acordo com a Polícia Civil, os criminosos, armados com uma faca e um terçado, abordaram os repórteres quando eles seguiam em direção à Estação das Docas. As vítimas tiveram um colar, um relógio e uma carteira com documentos levados. Ninguém ficou ferido.
O crime foi presenciado por dois policiais rodoviários federais à paisana, que perseguiram os suspeitos. Um dos assaltantes tentou escapar pulando no rio, mas foi capturado e preso. O outro conseguiu fugir e segue sendo procurado. Os objetos roubados foram recuperados e devolvidos aos jornalistas.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Pará informou que o policiamento foi reforçado em toda a região metropolitana de Belém, com mais de 19 mil agentes atuando de forma integrada entre forças estaduais, federais e municipais, para garantir a segurança e o monitoramento das vias antes da conferência climática.
A tia de Bárbara Elisa Yabeta Borges, de 28 anos, morta após ser baleada na cabeça durante um tiroteio na Linha Amarela, no Rio de Janeiro, desabafou e cobrou a atuação dos grupos de direitos humanos diante da morte da sobrinha. “Cadê os ‘direitos humanos’ sobre a Bárbara nesse momento que perdeu a vida na flor da sua idade?”, questionou Ângela Tursk de Ávila.
Durante conversa com repórteres, Ângela também rebateu as acusações de “chacina” contra as forças de segurança após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha. “A bandidagem se espalhou aqui de um jeito que ninguém mais tem paz de viver (…) Aí, quando o governo toma uma tendência, vêm os ‘direitos humanos’ reclamar. O povo tem razão”, afirmou.
O crime aconteceu na última sexta-feira (31), próximo ao Morro do Timbau, no Complexo da Maré, durante troca de tiros entre facções rivais. Bárbara estava em um carro de aplicativo quando foi atingida. O motorista também foi baleado, mas sobreviveu.
Funcionária de um banco, Bárbara havia sido recentemente promovida e planejava engravidar no próximo ano. Horas antes do crime, publicou nas redes sociais: “O que tem preço, a gente recompra (…). O que tem valor, quando vai embora, leva um pedaço da gente junto.”
Aqui no Brasil já foi feito isso , o bolsonaro soltou o Daniel Silveira , o bolsonaro é de esquerda ?
O mais interessante de tudo o que se comenta por aqui é o possível mal que o futuro governo fará ao povo da Colômbia, pergunto, durante toda história esse país foi governado pela tal direita, e qual a situação social que a grande maioria de seu povo se encontra? Por acaso a Colômbia é alguma potencia? Seu povo vive muito bem? O IDH é muito relevante?? As vezes é necessário se questionar, qual o motivo a tal direita não consegue avançar na qualidade de vida das pessoas as quais gerencia? Há de se perguntar, porquê a direita nesses anos todo no poder não resolveu no todo ou em grande parte os problemas sociais da sociedade Colombiana?… São indagações que cidadãos precisam fazer quando de suas escolhas…. Sempre é tempo de mudar e buscar novas opções que permitam mudanças na vida da sociedade.
Leve esses anjinhos pra tua casa seu vagabundo.
Leva o Daniel Silveira, o Adriano da Nóbrega, e o Lessa pra tua casa também. Todos patriotas e homens de bem como você deve gostar.
O que molesta tem esses políticos safados de esquerda que só tem olhos para bandidos de toda espécie, é imoral. Essas pestes de esquerda parece que são movidos a serem contras o que é de bom para a sociedade. A Colômbia vai ser o próximo país sul americano a quebrar economicamente, já temos, Venezuela, Argentina Bolívia e por aí vai.
Quero ver a Colômbia em doze meses.
Petro estava, claramente, falando das centenas ou milhares de presos durante os protestos de 2019 e 2021.
Será que esse eleito na Colômbia também rouba?
Porque o candidato aqui no Brasil é ladrão fino
Lamento pelos Colombianos, pois só agora irão ver o que é desgoverno, descaso com o povo. Perder a liberdade de ir e vir, perder a liberdade de expressar seus sentimentos.
Como assim???? A Colômbia com 40% da população em extrema pobreza, violência altíssima, narcotráfico, desemprego, jovens presos por se manifestarem contra o governo de direita. Pior do que isso não pode ficar .
A situação do Chile, Peru e Argentina está uma maravilha…😂😂😂 O próximo a se lascar é a Colômbia…👈👈👈👈👈
E do jeito que as coisas estão indo os próximos só.os nós
Meus comentários não estão sendo publicados porque falo a verdade. Esses jovens presos por se manifestarem contra o governo de direita, eles não são criminosos . Apenas descordaram das reformas nocivas aos trabalhadores
Descordam ou discordam? Não passe o pano mobral….
Basta usar um nome pra defender marginais. Com todo respeito, mas certos historiadores….
E os presos em Cuba, por protestarem contra o Governo de Esquerda?
O blog não sabe o que é isso.
Nossa senhora, o professor de história colocou os alunos para “descordar”, isso sim é defesa de qualidade.
O nível do brasileiro nunca vai melhorar. Um dito “professor de história” não sabe nem escrever correto.
Paulo Freire e seus discípulos kkk São essas as qualidades que votam e defendem a esquerda. Talvez seja mais um aluno da nossa governadora. Já não aparece nenhum. Esse deve ser.
O cara usou professor, professor de história e Roberto, pra falar merda. Tá usando mais apelido do que mané F. Quem sabe, os bichinhos estão amarrados com cordas. Aí descorda. Ficam livres iguais aos 10 meninos do maior ladrão do Google. O cearense, logo em seguida foi capturado fazendo o BEM.
Pois é, vocês estão discordando da minha “descodância” sem problemas, não vou entrar nessa discussão idiota de erro ortográfico causado pelo celular. O mais importante é a informação, a mensagem correta , como vocês não têm argumentos vai na ortografia e agressão a Paulo Freire, não sabe nem que foi Paulo Freire, nunca leram o livro dele . Se vocês conhecessem a obra dele não o citava de forma pejorativa. Mas entendo bolsominios têm algumas características: burrice, violentos, mentirosos ”
Queria apenas lembrar ao “Nobre Professor de História” que o corretor do celular faz correção e não o inverso, quanto ao Paulo Freire, vc está profundamente errado, vá estudar e aprender história e português, o silêncio é sábio.
O corretor do seu celular trabalha ao contrário? Por que você não aproveita e vai morar na Colômbia, Cuba, Venezuela, Argentina? Aqui no Brasil a esquerda não forma.
Tinha que ser professor. P/falar merda
A linha de pensamento do Professor está correta sobre a realidade social na Colômbia. A questão ortográfica é o de menos até porque nesta página fica difícil fazer uma revisão no texto e também poder deletar o texto após o envio.
Coitada da nação que não exalta os professores e pior ainda os que xingam.
Parabéns Professor, eles não sabem o que dizem…
Os jovens presos na Colômbia não são criminosos , eles protestaram contra o governo fascista de direita e foram presos . É bom informar quem são os presos.
Jovens presos por se manifestarem contra o governo de direita, não cometeram crimes, o crime foi não concordar com as reformas
Acredito que 100% desses presos, são jovens que estavam lutando por democracia.
A esquerda vai tomar conta de toda América do Sul blog, nem se preocupe.
Chile ✅
Peru ✅
Argentina ✅
Colômbia ✅
Brasil: Quase lá!!
Regime cubano processa centenas de manifestantes por crimes como sedição, e cidadãos comuns que foram às ruas contra o governo podem passar décadas atrás das grades.
Agora diz como esses países estão das pernas kkkkk
Qual o problema de um jovem roubar um celular para tomar uma cerveja??
Olha, colombianos vão se arrepender antes do esperado. Incrível como a moralidade desses esquerdistas é algo terrível.
Como se arrepender??? Sempre o governo da Colômbia foi de direita, é a primeira vez que à esquerda chega ao poder na Colômbia, e vai pegar um país com 40% da população na miséria, desemprego e violência altos, um país que está destruído pela direita, fome ao extremo, pobreza ao extremo, desemprego e muita violência, narcotráfico.
Poeta, você é poeteiro… E pra acabar com a violência, os colombianos elegeram um guerrilheiro narcotraficante, né? Tem mais é que se F…
Poeta, você é poeteiro… E pra acabar com a violência, os colombianos elegeram um guerrilheiro narcotraficante, né? Tem mais é que se F…
Sim escolheram um guerrilheiro já que à direita não deu jeito né??! Vamos de esquerda
Normal … soltando os colegas , aqui não será diferente, veja o exemplo do CESARE BATISTTE.. terrorista condenado na Europa, o ladrao condenado Lula deu anistia 🤮
Esqueceu de mencionar os sequestradores de Abílio Diniz que Lulinha foi solicitar a seu parça (FHC) pra os soltarem, pois os bichinhos estavam fazendo greve de fominha… Bandido defende bandido!