Vídeo: Reprodução
A operadora Humana Saúde acionou a Polícia para intervir em um protesto que reuniu mães de pacientes e profissionais da clínica Janela Lúdica. No local, que é referência no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os policiais encontraram um cenário de tensão e revolta entre os familiares, pacientes e profissionais de saúde. A mobilização ocorreu no bairro de Lagoa Nova, na última quarta-feira (20), e foi motivada diante de cortes drásticos nos honorários dos profissionais e da interrupção de atendimentos, o que deixou famílias em situação de desespero. Vídeos que circulam na internet mostram a revolta de mães e pacientes no local.
Uma testemunha, que preferiu não se identificar, relatou que a mobilização surgiu diante da redução de 50% dos pagamentos aos profissionais, feita sem qualquer negociação prévia. “Essas mães estavam revoltadas porque durante muitos meses tentam consultas, têm dificuldades em função da alta demanda e ontem esse tratamento foi interrompido. Os profissionais não pararam por completo, mas houve uma paralisação parcial. As mães entenderam perfeitamente a reivindicação deles e acharam justas. Elas ficaram extremamente insatisfeitas com a atitude do plano de saúde”, afirmou.
Segundo a mesma fonte, a presença da polícia acirrou os ânimos. “O pior é que ninguém da operadora foi lá para conversar, dizer o que estava acontecendo ou mediar o assunto. Preferiram o caminho da polícia para coibir. Mas não era um caso de polícia. Se fosse, seria contra a operadora por negar atendimento e reduzir de forma abrupta o salário de profissionais dedicados”, criticou.
A dona de casa Camila Georg, mãe do Emerson Gerg, de 5 anos, uma criança autista, que precisa do atendimento, reforçou as denúncias contra o plano de saúde. “Descredenciaram clínicas e jogaram todas as crianças dentro da Janela Lúdica, sem ter condições de atender, sem profissionais suficientes. Estão pagando R$ 17 a hora trabalhada, menos 10%, ou seja, R$ 15,30.
Resumindo: nenhum profissional quis ficar. Eles estão saindo e avisando aos pais que estão se desvinculando da clínica. Nossos filhos vão ficar sem tratamento”, lamentou.
Ainda de acordo com Camila, a situação se agravou após mudanças na política da clínica. “Na sexta-feira houve uma reunião com os profissionais colocando as novas regras: se a criança faltar, mesmo com atestado médico, o profissional não recebe. E as mães, mesmo justificando, podem perder a vaga se houver três faltas. Isso é um absurdo. Ano passado a Humana foi adquirida pelo grupo Atenas, do Paraná, e aí começaram todos os problemas”, destacou.
A superlotação é outro ponto levantado pelas famílias. Antes, a clínica atendia cerca de 60 crianças. Hoje, já são aproximadamente 300, de acordo com os relatos. “Não bastasse a superlotação, a Humana fechou contrato para mandar mais crianças para cá. E ainda fazem terapia em grupo, colocando quatro ou cinco crianças em uma mesma sala, o que não é adequado. Não é isso que nossos filhos precisam”, criticou Camila.
Para os profissionais de saúde, a redução nos valores pagos e a falta de diálogo representam um golpe duro. Psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais relatam dificuldades para manter seus planejamentos financeiros. “Cada um tem seu cronograma de vida, e esses recursos já fazem parte do dia a dia. Retirar de forma abrupta impacta diretamente na vida das famílias dos profissionais também”, relatou a testemunha.
Diante do impasse, mães e profissionais organizaram um protesto para a próxima segunda-feira (25), às 14h, em frente ao supermercado Nordestão, na Av. Salgado Filho, em Natal. O ato busca chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o que consideram um desrespeito grave à saúde e ao direito de crianças com autismo. “Nossos filhos não podem ficar sem tratamento. A Humana precisa ser responsabilizada”, concluiu Camila.
Diário do RN
O projeto é de quem mesmo? Pergunto porque o Blog é meio “esquecido”.
Sabe lê não ele falou aprovado pelo congresso onde esta o erro aí sumidade
Os enfermeiros merecem todo o nosso respeito. Parabens pelo novo piso salarial… Parabens ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que sancionou a lei.
Mais do que merecido, Parabéns!
Projeto do senador do PT. O mentiroso ainda meteu a colher para prejudicar, mas seu veto vai ser derrubado.
A senadora Zenaide será sempre lembrada por essa importante conquista.
Não se esqueçam: SÓ ASSINOU PQ TEM FINALIDADE ELEITOREIRA. PARABÉNS, VCS MERECEM. AGRADEÇAM, MAS NÃO VOTE NELE NÃO. ELE NÃO ENGANA MAIS NÃO.
Ele realmente não engana mesmo, já tá provado pela a honestidade dele, agora o seu de nove dedos engana e rouba pra si e toda sua corja.
Verdade ele não engana ninguém, mas já o Lula Molusco , esse sim engana e vive de enganar troças como vc
Quá, vão tudo perder os empregos e dar espaço para técnicos e terceirizados KKK
Parabéns para todos os enfermeiros, TEC de enfermagem, parteiras…
E parabéns para o nosso presidente Bolsonaro, pelo reconhecimento a todos os enfermeiros e enfermeiras espalhados por esse Brasil, que foram uns verdadeiros GUERREIROS durante o fique em casa, que a economia a gente vê depois…
Parabéns verdadeiros heróis brasileiros 👏👏👏👏👏👏👏👏
Interessante 16 anos de governos que se dizem defensores dos trabalhadores e nunca se lembraram dessa classe trabalhadora, que durante a pandemia ficou clara que eles são tão importantes. Então senhores disfarçados de defensores dos trabalhadores, vamos deixar de demagogia e aceitar o que vcs não tem coragem de fazer, vcs só sabem viver da miséria do povo. Parabéns enfermagem!
Que maravilha.. essa classe trabalhadores merecem tudo de ótimo.. isso foi uma grande benção de DEUS
Só tem um habitante da gadolândia idolatrando o MINTO das rachadinhas… KKK
Coitado de vc! Kkkkkkkkkk chora não bebê
A inveja mata. Eis mais adestrado pelo LADRÃO de 9 dedos.
Bolsonaro fazendo a alegria dos profissionais esquecidos pelos presidentes que se diziam dos trabalhadores.
Parabéns Bolsonaro o Presidente dos Pisos salariais.
Vetando o reajuste pelo INPC, eis o legado do Messias.