Polêmica

VÍDEO: Estudante retira faixa com frase comunista no Setor 2 da UFRN e outros alunos se revoltam

O estudante do 7º período de jornalismo da UFRN, Rodrigo Maker, foi questionado e empurrado por outros alunos no Setor 2 da Universidade após retirar uma faixa que fazia referência ao Comunismo com a seguinte frase: “Que as classes dominantes tremam à ideia de revolução comunista” e a imagem de Karl Marx. A faixa era assinada pelo movimento ‘Faísca Revolucionária’. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (16).

“Eu me senti ofendido, porque a faixa fazia apologia a um regime criminoso e genocida”, disse Rodrigo que também contou que após retirar a faixa foi cercado por um grupo de estudantes questionando a atitude dele. “Ficaram revoltados, tentaram tirar a faixa da minha mão e um deles me empurrou. Eu revidei, claro, para me proteger”, contou Rodrigo.

“Desde o início do semestre que um grupo de alunos colocou uma faixa fazendo apologia e pedindo revolução comunista no Brasil. Isso me incomodou bastante, porque o regime comunista matou mais de 110 milhões de pessoas no mundo”, disse.

“Isso me causa revolta porque há uma seletividade dentro da Universidade. Se fosse uma faixa em alusão ao Nazismo, o que eu também condeno, eles estariam muito revoltados. Mas nota-se que há uma revolta seletiva”, disse o estudante.

Rodrigo contou que os estudantes tomaram à força a faixa das mãos dele, mas não recolocaram no local em que estava estendida.

Opinião dos leitores

    1. Por muito menos chamam Lula de cachaceiro, mas não lembro dele cair na lei seca…

  1. Universidades,:verdadeiros antros de pessoas alienadas e incentivadoras dos maus costumes… mas na hora de conseguir uma entrevista de emprego, posam de bons e corretos moços . Até mentem para os entrevistadoes. Mas procura no fundo que deve ter uma tatuagem igual à da Anitta… povo sem futuro…

    1. Né isso.
      Esses direitopatas idiotas não respeitam opinião que não seja as deles violando os direitos da democracia!
      Povo imbecilizado pelo lixo capitalista e pelos prefeitos da Santa madre igreja, padroeira dos imbecis

  2. Só um imbecil direitopata iludido com o lixo capitalista empurrado no rabo da direita podre, querendo aparecer.
    Vai estudar imbecil!

  3. Parabéns ao jornalista, tomara que ele trabalhe na rádio 98 no lugar daquele gordinho que só defende lula no jornal das 18h

    1. kkkkkkkkkkkkk………Boa, depois que esse cidadão apareceu por lá, já pulei fora…..100 condições! kkkkkkkkkkkk….

  4. É VERGONHOSO VER TURMAS DE UNIVERSIDADE ALIENADAS NO PASSADO, E COM IDEIAS DESEMCORAJADORAS PARA O FUTURO. DEUS SALVE O BRASIL E OS ESTUDANTES.

  5. O Maio Culpado Dessa Corrupcao Sem Controle SÃO TODOS OS GONVERNADORES DOS ESTADO QUE ESTÃO FAZENDO OPOSIÇÃO AO PRESIDENTE BOSSONARO, E DEPOIS DIZEREM AO POVO BRASILEIRO QUE O PRESIDENTE BOSSONARO É ANTE DEMOCRÁTICO E ASSIM PODER BOTAR A CULPA NO PRESIDENTE BOSSONARO E NA NOSSA FORÇAS ARMADAS ARMADAS

  6. Rodrigo Maker, cabra bom, é jornalismo ou medicina? Lidere pelo exemplo, tá para se formar faz quantos anos?

  7. Parabéns Rodrigo, você será um grande jornalista, pois essa sua atitude já o coloca nessa posição. Quanto a esses desocupados e maconheiros e baderneiros da esquerda que querem fazer da universidade pública o quintal de suas casas, só tem duas coisas a fazerem, solicitarem o deslizamento da UFRN para darem suas vagas a quem realmente quer estudar e serem alguma coisa na vida, e pegarem suas malas para ir morar em Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua, Venezuela, Bolívia ou mesmo na velha Argentina quebrada economicamente pelo socialismo.

  8. Comunismo é a igualdade dos mais miseráveis, Venezuela não tem embargos dos EUA, Argentina também não e hoje estão na miséria, os pobres ficam ricos quando os comunistas dizem ser classe média as famílias que tenham renda per capita a partir de R$ 291,00, impõem regulação das mídias, impõem desarmamento do cidadão, prendem pessoas por opinião, roubam o estado sugando toda a sua riqueza para distribuir entre os integrantes de sua gang, impõem aumento de impostos para a população e empresas para garantir a continuação da máquina pública, só que em algum momento população e empresas não aguentam e quebram ou tiram suas riquezas do país, ai o caos se instala.

  9. Por trás de todo estudante “revolucionário” de esquerda, que diz que o capitalismo é injusto, há uma família honesta, cristã e conservadora que paga suas contas. Simples assim.

  10. Cada pessoa que morre de fome, de frio, de doença, de miséria em um país capitalista, é vítima desse sistema, onde poucos tem muito e muitos tem nada. Dá pra calcular quantos milhões o capitalismo já matou??????

  11. A Polônia, cuja população sofreu na pele as mazelas desse regime defendido por esses descerebrados, tratou de criminalizar o comunismo, assim como o fez com o nazismo. Quem passou pelo pesadelo é que tem lugar de fala nessa história. Esses robozinhos com a mente lavada pelas viúvas da URSS, que ainda vivem na guerra fria, são de dar pena. Não acreditam na própria capacidade e sonham com bolsas pagas pelo estado para que fiquem eternamente sem trabalhar apenas fazendo política na universidade.

  12. Setor 2 sendo Setor 2…
    Ah uma pisa boa em casa… Mas esses “alunos” são assim pq n tem pais presentes… merecem pena…

  13. Por que esses idólatras de comunistas não vão morar em seus “paraísos”? Cuba, Venezuela e Nicarágua são próximos do Brasil. E tem os “novatos”, países que estão entrando nesse “seleto clube” mais recentemente. Sugiro a Argentina, por exemplo. O Comunismo é nada mais que uma utopia sanguinária, baseada no terror e na miséria do povão. Nada de bom veio ou virá desse regime absurdo, defendido por parasitas, incapazes, imaturos e pessoas de má índole em geral (há poucas exceções). Amadureçam, estudem, trabalhem, criem responsabilidade e sejam GENTE de verdade.

  14. Idiotas defendendo um regime falido e autoritário, responsável por milhões de mortes “matadas” e outros milhões de mortes “morridas” (principalmente devido à fome). Enquanto isso, o ídolo brasileiro dessa corja, o ladrão, alcoólatra, analfabeto e mentiroso de 9 dedos, casa-se com uma sonegadora de impostos (procurada pela Receita Federal), num casamento luxuosíssimo, regado com tudo o que há de melhor. Hipocrisia, mentiras e imbecilidade são marcas registradas desses vermes. Parabéns ao patriota que arrancou a faixa. Ainda há esperança.

  15. Parabéns Rodrigo, você fez o que o reitor deveria ter mando fazer, esses comunistas de papel, deveriam ser expulsos.

  16. Esses pseudos Comunistas que surtaram são todos sustentados pelos seus pais,muitos deles vivem dependendo das bolsas e auxílios que a Nação lhes paga e nunca produziram um “Didal” de nada, são uns inúteis,amebas natimortos como todo comunista o é!

  17. São os idiotas úteis , que não sabem nem diferenciar regime de governo e econômico e muito menos o significado de ideologia ! Gerações de alienados sem rumo e sem noção da ordem mundial.Nosso ensino universitário é a cara dos dirigentes da ORCRIM ESTRELADA E CIA , que invadiram nossas universidades, PRA FRENTE BRASIL…DO ABISMO !!!

  18. Esses mesmos criticam quem pede o AI5. Revolução comunista é muito pior. Aliás, comunismo deveria ser criminalizado.

  19. Parabéns jovem patriota. Esses covardes do agem em bando. Até q enfim uma nova leva de jornalistas está surgindo no antro do comunismo: UFRN.

  20. Somente mais um OTÁRIO que quer aparecer!
    Ou ele se faz de IDIOTA ou esquece que estamos numa DEMOCRACIA, pois os anos de chumbo comandados pelos milicos chupa ovos dos norte americanos, são apenas uma amarga lembrança de um passado sombrio.
    Os eua só são hoje o país mais desenvolvido do planeta por que depois da segunda grande guerra mundial, onde no seu território não caiu um tijolo, os países da Europa e Àsia estavam dizimados e começaram a atual corrida pelo progresso em total desvantagem!
    E claro que, o pai do capitalismo selvagem, onde o rico deve ser cada vez mais rico e o pobre cada vez mais fudido, jamais iria deixar que o comunismo – comum e igual para todos – fosse implantado no ocidente. Aqui por essas bandas, todos devem sempre engolir lixo capitalista e arrotar bosta sem conhecimento de causa! Quem se opuser sofre embargos, como aconteceu com Cuba e dissimuladamente no Brasil com o golpe militar de 1964.
    E o povo, levando fumo e cantando, foi se acostumando a essa cartilha, comunismo é coisa do satanás. Fortalecidos pela hipocrisia religiosa, que JAMAIS exploraria livremente a fé do povo e PAGARIA IMPOSTOS se aqui o regime fosse comunista!
    A elite hipócrita nem se fala!
    Se ja se sente incomodada por ver alguém das minorias numa faculdade ou fazendo cursos no exterior graças ao governo Lula, imagine se ver em igualdade de condições com os mais pobres!
    Claro que sempre vai evacuar pela boca idiotices contra o regime comunista…
    Por essas e muitas outras que está longe, muito longe desse pais deixar de ser província e quintal dos estados (des)unidos!

    1. Mas o regime contra revolucionário implantado no Brasil em 31 de Março de 64 tinha razão,os que foram presos lá no terrível regime ditatorial também o foram na democracia demonstrando que o caráter ou a falta deste é um traço que permeia a vida dos indivíduos independente do regime a que esteja submetido,um dos poucos erros dos Militares pós 31 de Março foi não ter feito o trabalho de forma profissional

    2. Deixa de conversar bosta !!! Por quê você não vai morar em um país comunista ? Comunismo = Fome e Mortes

    3. O rapaz está correto. O Comunismo foi tão genocida quanto o Nazismo. Não se deve fazer apologia a nenhum dos dois.

    4. Vai conversar merda pra lá. Você é covarde, nem seu verdadeiro nome tem coragem de escrever aqui.

    5. OTÁRIO Ê VOCÊ, COM UMA MENTE DESSAS. VAI PRA CUBA, OTÁRIO!!

    6. a) Não fossem os EUA toda a Europa teria sucumbido ao nazismo e ao stalinismo. O próprio front soviético (com os seus méritos) não teria a mesma eficiência se EUA e Inglaterra não tivessem devastado a indústria, sobretudo a de combustíveis, alemã, situada no leste. Tá achando que o Hiroito e Tojo eram bonzinhos com os demais asiáticos, né?

      b) Pobre cada vez mais pobre. Pra rir. Vai ver, por exemplo, a crescente a proporção de lares, ao longo do tempo (pode ficar aqui no RN mesmo), quanto à disposição de itens de consumo. Geladeira, fogão, TV. Carro já foi coisa de muito rico. E hoje? (cada jumento). Se vc tá querendo como referência ‘bens espirituais’, a conversa é outra.

      c) Dizer que o Brasil foi aliado incondicional dos EUA no pós-64 a mentira deslavada ou má-fé mesmo. Vcs comunas reclamam de que a relação comercial com os EUA é predatória, mas ao mesmo tempo culpam o embargo americano (que é só americano, demais países podem comprar e vender da ilha-presídio) pelas consequências naturais de um regime que ferra quem quer empreender.

      d) Lá vem de novo esse papo mistificador de ‘zelites’ incomodadas com pobre em faculdade. Como se parte da verdadeira elite mesmo (a das mantenedoras, aquela que financiam político, e não meia-dúzia de ‘reiados’ com complexo de Dona Florinda… sim existe) não tivesse lavado a burra com grana dos mais pobres ainda, via impostos, fabricando ‘canudos’ em escala ‘soviética’.

      e) A gente bem sabe que para quem esse Turismo sem Fronteiras serviu. Para meia-dúzia de famílias engajadas. Um treco que não trouxe retorno pro Brasil, não ser pra voltarem dizendo que país nórdico é socialista e que devemos imitá-los por que.

      Quem ama (sem broteragem, viu?) educa.

    7. f) Ter diferença é resultante das diferenças pessoais (de esforço, de meta, de talento, da capacidade de poupar para depois investir em algo produtivo, em vez de torrar dinheiro com raparigagem) das pessoas. Melhor que se não houvesse, mas a vida é assim (vamos ter maturidade, né), já e as tentativas de igualar tudo na marra só resultam em mais desigualdade e ruína.

      Com muito amor no coração, MAS SEM BRODERAGEM, de seu amigo Analfa, que torce que vc encontre o caminho da luz.

    8. Pra sua informação, os EUA só entraram de cabeça na segunda guerra porque foram atacados pelo Japão e a população exigiu uma reação ao ataque de Pearl Harbor. E mesmo assim ficaram fazendo jogo duplo, se fazendo de aliado e vendendo armamentos aos países do eixo.
      Só pra mostrar que você ainda precisa se informar muito mas não vou cobrar consusaltoria. E que vc encontre o caminho da cultura!

    9. Agradeça aos EUA. Se não fossem eles não haveria desestabilização do cenário na Euorpa e, por consequência, nos demais continentes. Que feio ele terem entrado na guerra depois de atacados por um país aliado de outro, né? Mas para quem acha o regime comunista o ápice do humanimo, só posso recomendar a busca de um psquiatra.

    10. Tá nervosX, santX? Quando eu terminar a minha alfabetização eu prometo que vou. Nunca li nada sobre isso. Vc é um potença. Mas agora vou pedir um McLanche Feliz, pelo aifude, no celular (Claude Shannon seja louvado) e girar um pouco a economia, enquanto adianto umas besteiras por aqui. Sacumé… preciso defender o leite das criancinhas. Bati a minha cota de dilentantismo aqui me embrenhando por estes umbrais, tentando resgatar umas almas.

  21. Parabéns, Rodrigo!!! Vc tem que defender mesmo a sua classe dominante!! Que o MESSIAS TERRESTRE blessed you! Somos todos Rodrigo Fazer!!

  22. Um universitário falar isso da vergonha. Primeiro o comunismo nunca foi implantado do jeito correto. Segundo. Matou 110 milhões onde ? Esse cálculo foi feito pela turma bolsonarista que e claro não estuda e nem sabe o que. Comunismo. Terceiro. Nazismo e comunismo kkkkk meu deus. Então tradução. Eleitor de Bolsonaro sendo eleitor de Bolsonaro kkkkkk

    1. China, 1949-1960.
      Rússia, 1917-1928.
      Cara, contribua com a discussão pública se calando quando não tiver noção do que estiver falando. É mais nobre que vomitar fezes. Obrigado.

    2. É simples Quer viver num um país comunista? Vá pra Cuba. Aqui NÃO!

    1. Ei, sinto informar, mas a guerra fria acabou faz tempo e sua amada URSS fracassaram enquanto regime modelo. Aliás, qual comunismo deu certo?

  23. esses idiotas queimadores de rosca deveriam ir para venezuela, aposto que a maioria sao hospedeiros do HIV,ou seja Baitolas

  24. Seria interessante enviar esses psedo-alunos comunistas para um estágio na Coreia do Norte.

  25. Pq esses alunos não vão estudar na Venezuela?? Afinal não é tão longe daqui, e o regime político lá é o que eles gostam. Vão pra lá!!

    1. Deixa de falar merda que a Venezuela, da qual vocês comedores de bosta capitalista tanto desdenham foi onde os Estados Unidos vieram com pires na mão pedir arrego depois que começou a guerra entre Rússia e Ucrânia!
      Vai estudar jumenta!

    2. Foi lá comprar durante um momento de choque de oferta, e daí?
      O mundo é cinza, criancinha.

  26. É um absurdo, estes alunos deveriam ser expulsos da universidade. Vejam o exemplo da Ucrânia: um povo que prefere morrer lutando, mas não querem fazer parte da Rússia. Se comunismo fosse bom,eles nunca teriam ficado independentes da antiga URSS. Vai uma dica façam intercâmbio com o faísca revolucionária e enviem eles para Ucrânia, para eles sentirem na pele, o regime que eles defendem.

  27. Cadê o fora da lei o imbecil o ditafone barato e criminoso Alexandre de Moraes para colocar na cadeia quem faz apologia ao regime assassino chamado CÃOMUNISMO e todos sabemos que as universidades brasileiras principalmente a UFRN se tornaram antros de PROFESSORECOS militantes PETRALHAS CÃOMUNISTAS que doutrinam e usam alunos como massa de manobra a serviço da ESQUERDALHA e da quadrilha dos Petralhas? Falar de AI-5 e de artigo 142 que está na constituição não pode falar do regime militar melhor governo da história do BRASIL não pode mas fazer apologia ao CÃOMUNISMO dentro de universidades pode né BANDIDOS DE TOGA?

  28. Pqp… cadê os país desses farsantes chamado de estudante, se eu estudasse na UFRN também tomaria a mesma atitude e tiraria essa faixa. Escola é lugar de estudar e não pra criar vagabundos. TNC… car…

  29. Nada me surpreende numa Universidade, principalmente daqui deste estado, onde os “ditos professores”, me desculpem se existirem exceções, não cumprem o dever pelo qual nós contribuintes pagamos os salários altíssimos para o qual deveriam servir a nobre e esquecida profissão de professores, para deixarem de serevmeros esquerdistas que não mostram a história como realmente foi, nao dizem que muitos “políticos” soltos por aí foram ladroes de bancos, sequestradores, participaram de guerrilhas, e não foi por amor à Pátria porque agora estão todos ávidos por dinheiro.
    Porque não mostram o sofrimento dos povos de países comunistas cujas economias estão destroçadas. Organizem excursões para Cuba, Argentina, Rússia.
    Estimulem os alunos para que abram mão dos seus IPhones, das férias no exterior, dos carros e comecem a exercer a divisão igualitária de bens.
    O ex presidiário disse há poucos dias atrás “para que uma casa ter mais de uma TV?”
    Ensinem aos alunos para que levem para suas casas os que moram nas ruas, afinal igualdade eh isso.
    Sros( sra) professores aceitem o resultado das urnas de 2018 afinal vocês juram que são incorruptíveis, assumam que o ex presidiário não pode sair às ruas, que nem o show da ultrapassada cantora que cantaria pela salvação da Pátria acompanhada de R$ 160mil foi um fiasco, o evento do último fim de semana foi vergonhoso; esqueçam Marielle ela eh só mais uma vítima como de milhões de outras que morrrem no nosso país e fica por isso mesmo.
    Vão transmitir aos alunos além de conhecimento, o verdadeiro significado da palavra honestidade, dignidade, e tantas outras que foram riscadas do nosso dicionário de 2002 a 2018.

    1. Esses pseudos Comunistas que surtaram são todos sustentados pelos seus pais,muitos deles vivem dependendo das bolsas e auxílios que a Nação lhes paga e nunca produziram um “Didal” de nada, são uns inúteis,amebas natimortos como todo comunista o é!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

COVID: RN possui 11 leitos críticos e 22 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 14h00 desta terça-feira (5).

Neste período, havia sete (07) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um (01) aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 11 leitos críticos e outros 22, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra 3 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 1.152

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (5). São 530.632 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 1.152 novos casos e três (03) óbitos (São Gonçalo do Amarante, Tenente Ananias e Macau).

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.278. Em investigação são 1.326. Recuperados são 530.632. Casos suspeitos somam 2.435 e descartados são 997.958. Estimativa de casos em acompanhamento: 12.010.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TIBAU DO SUL: Câmara aprova e prefeito sanciona lei que garante verba indenizatória para vereadores

Foto: Reprodução

Lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Valdenício Costa, o “Nicinho”, garante aos vereadores do município de Tibau do Sul, a partir de agora, o direito de receber mensalmente uma verba indenizatória. A verba, denominada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar Municipal (CEAPM), cobre gastos com passagens para vereadores e assessores, combustíveis para veículos alugados ou próprios, contratação de consultorias, assessorias, pesquisas e trabalhos técnicos, alimentação e hospedagem.

De acordo com a Lei Municipal nº 752, de 30 de junho último, a verba indenizatória não é forma de remuneração, não compondo o subsídio do parlamentar. A lei revoga outra lei municipal, a de nº 469, de junho de 2013, que criou a verba indenizatória no valor de 1 mil reais. Com a nova lei, a verba deverá atingir 6,5 mil reais.

A aprovação e sanção da nova lei despertou muitas críticas aos vereadores e prefeito. Este ano a Câmara aprovou lei encaminhada pelo prefeito que desmembrou secretarias e criou órgãos e cargos. No ano passado, os vereadores aprovaram o aumento do IPTU, coisa que Valdenício Costa já havia conseguido fazer em 2013, em sua primeira gestão.

Ainda no primeiro mandato, “Nicinho” conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse reajuste de remuneração de cargos na Prefeitura de Tibau do Sul. Houve também reajuste de subsídios de vereadores e assessores parlamentares.

Com esta sucessão de leis, os gastos públicos em Tibau do Sul só fazem aumentar. E o IPTU também. Enquanto isso, a média salarial do município não passa de 1,6 mil reais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEOS: Confira o caos que ficou Nova Parnamirim nesta terça-feira

As fortes chuvas causaram transtornos para os moradores de Nova Parnamirim.  Pelas imagens, é possível ver o quanto as ruas ficaram alagadas e intransitáveis.

Entre a segunda-feira e esta terça-feira, a região Leste do estado teve chuvas próximas aos 50mm em vários municípios, incluindo Parnamirim (47.8mm) e Natal (43.4mm), enquanto Parnamirim e Vila Flor registraram as maiores chuvas, com 53mm.

Neste vídeo mostra a Ayrton Senna:

Neste outro vídeo a Abel Cabral:

Vídeos: Mr. Cricricell

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Ônibus derruba muro de casa na zona Oeste de Natal

Vídeo: Reprodução

Um ônibus, que fazia a linha O-33B (Planalto/Lagoa Seca), derrubou o muro de uma residência na noite dessa segunda-feira (04). O caso aconteceu no bairro do Planalto, na zona Oeste de Natal, nas proximidades do terminal do transporte coletivo.

De acordo com informações iniciais, ninguém ficou ferido e o acidente teria acontecido por problemas mecânicos no veículo. O ônibus desceu a rua e bateu no muro com a parte traseira. Chovia no momento da colisão.

Ainda segundo populares, o ônibus só parou após bater em uma escada de concreto. Funcionários da empresa foram ao local para remover o ônibus.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Presidente da Assembleia coloca sistemas de gestão do Legislativo Potiguar ao dispor da Unale

Foto: Reprodução

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), participou nesta terça-feira (5) de uma reunião com o diretor geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Evaldo Bazeggio, e com o deputado Diogo Moraes (PE), vice-presidente Regional Nordeste da Unale. Na oportunidade, Ezequiel Ferreira, colocou a disposição dos demais legislativos os sistemas utilizados no Legislativo Potiguar de gestão de RH, dos processos legislativos, transmissão das sessões com participação híbrida e o processo de implantação de governança via Planejamento Estratégico.

O presidente da ALRN explicou que o Sistema E-Legis recentemente foi concedido a Câmara Municipal de Bauru e pode ser direcionado a outros legislativos do país. O Sistema E-Legis foi vencedor do prêmio Unale na categoria Gestão, também é exportado a outros legislativos do país como as assembleias de Santa Catarina, São Paulo e câmaras municipais aqui no Estado. Na ocasião o encontro ainda tratou da luta pelas prerrogativas dos parlamentares, defesa de pautas em comum como redução do ICMS para combustíveis e transposição do São Francisco e socorro às cidades nordestinas que estão passando por dificuldades com as chuvas acima da média nas últimas semanas causando estragos em ruas, avenidas e áreas de encostas.

“O Legislativo Potiguar é atualmente bicampeão do prêmio nacional da União Nacional Dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) na categoria Gestão, que destaca iniciativas modernas e que é modelo na Gestão Pública de parlamentos em todo o País. A boa imagem da ALRN nacionalmente vem sendo conquistada com reconhecimentos nacionais também direcionados às atividades da Escola da Assembleia; projetos da Procuradoria Geral; Diretoria Legislativa; Diretoria de Comunicação, que têm nos projetos de inclusão como campanhas institucionais premiadas, transparência e gestão com DNA Potiguar, premiações e honrarias em todo o País”, disse Ezequiel Ferreira.

O deputado Ezequiel Ferreira explicou o Planejamento Estratégico desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, denominado “Horizonte 2023”, validado por todas as unidades da Casa e aprovado pela Mesa Diretora. O plano estratégico contempla a definição da visão de futuro até 2023 e dos macrodesafios (objetivos estratégicos) que nortearão as ações da Assembleia Legislativa no próximo quadriênio. “O plano elaborado teve como base o levantamento dos cenários interno e externo e definição dos principias problemas identificados ao longo da elaboração do documento, com metas para serem alcançadas nos próximos quatro anos. Compõem o documento 68 iniciativas estratégicas, 28 indicadores e metas, 18 iniciativas específicas e 1 Projeto Institucional”, detalhou.

Opinião dos leitores

  1. Vixe o Nordeste tá tão ruim assim de parlamentares? Os parlamentares do RN serem bom campeão em gestão, deve ser uma piada de mal gosto ou os políticos do Nordeste foram nivelados por baixo.
    Que Bixiga é essa?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Em delação a PF, Marcos Valério diz que administrava caixa clandestino do PT com R$ 100 milhões

Foto: Reprodução

O publicitário Marcos Valério declarou em sua delação à Polícia Federal (PF) que era administrador de um caixa clandestino com R$ 100 milhões que pertencia ao Partido dos Trabalhadores (PT). As informações foram publicadas neste domingo (3) pela site da revista “Veja”.

Em 2005, Valério teria sido procurado pela legenda para entregar R$ 6 milhões do montante ao empresário Ronan Maria Pinto, que chantageava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para contar detalhes sobre a ligação do Primeiro Comando da Capital (PCC) com a morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel (PT), em 2002.

“Eu simplesmente, eu tinha muito mais que os seis milhões na mão deles, eu tinha umas dez vezes mais que isso na mão, então, pagar os 6 milhões não era o problema”, alegou Valério.

Segundo o publicitário, o pagamento não foi realizado por envolver o caso Celso Daniel. “Se eu não tivesse rastreado tudo isso, e não tivesse chegado a essa conclusão, eu teria feito, gente. Por que que eu não ia fazer? Eu tinha mais de 100 milhões deles na mão”, continuou Valério.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Sem novidades. Os esquerdistas gostam de pagar vida de luxo dos burguês e ladrões do PT. Isso é só a ponta do iceberg na podridão desses criminosos.

  2. É de lascar, essa imprensa imunda quer acabar com o PT, a VEJA agora resolveu abrir o bico toda semana, que escroto isso, bota sem cuspe e dó no partido e ex presidente mais honesto do mundo, vamos amigos escribas do BG, eu não gosto de me meter, mais vcs devem fazer alguma coisa, NOSTRADEU, SANTOS, PIXULECO, SAPIROTO, MARIA E outros menos cotados, vamos turma.

  3. Incrível é ver as pessoas desinformado votando em Lula, veja o que esse rapaz denuncia, são graves, mas o povo quer um ladrão de volta. Veja o que o amigo de Lula fez, assim que ganhou pra presidente da Colômbia, mandou soltar todos os presos, vcs entenderam? O cara mandou soltar todos os presos… Esse é mais um exemplo de LULA, caso ganhe. Voto em qualquer um, menos em Lula.

  4. na verdade a materia é uma cortina de fumaça para encobrir mais uma pesquisa que mostra fátima e lula ganhando no 1 turno e que o blog não teve coragem de publicar mas o blog do xerife e o de barreto que são serios publicaram,,, o resto é fumaça

  5. Primeira facção CRIMINOSA é é sempre será o PT… Depois veio o CV, PCC e mais facções.. agora ver aqui defensores do Luladrao, para mim, são doentes mentais ou bandidos com o luladrao defende. Roubar um celular para tomar uma cervejinha, embora que a vítima morra. Então o que me falar de Lula E PT sobre desonestidade, para mim é normal, esses pulhas ficam lacrando quem matou uma tal de Mariela e quem matou Celso Daniel? Quando a P..ca vai no r..bo. desses vagabundos, não interessa a eles.

    1. Quem vota ladrão, ladrão é. Simples assim. Hoje não tem nais ninguém desinformado. Portanto, quem vota no PT é porque divide os produtos do roubo.

  6. Eu sinceramente gosto muitooooooooo quando o nosso presidente diz com tanta ênfase que não tem acesso às investigações e operações da nossa gloriosa Polícia Federal. Kkkkkkkkkkkk.

    1. O bandido confessou há poucos dias que ficou sabendo antes do irmão ser preso. Será que ele interferia na PF, tinha infrações privilegiadas?

    2. Ele tem quer sabe mesmo, ou vc não sabe o que acontece na sua casa?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

21 das 48 lagoas de captação de Natal possuem risco elevado ou médio de transbordamento

Foto: Reprodução

A chegada de chuvas mais intensas, como aquelas observadas em Natal nesse último fim de semana, são um teste para verificar o funcionamento das lagoas de captação, que têm a importante função de garantir a drenagem e infiltração das águas pluviais. Mas, das 48 lagoas de captação localizadas na capital, pelo menos 21 apresentam um elevado risco de transbordamento.

A constatação foi divulgada por meio de relatório elaborado pelo Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), da Prefeitura Municipal do Natal. Dentre os principais problemas, a maioria das lagoas apresentam vegetação em sua área interna, algumas estão sem vigilância e tiveram suas bombas para drenar a água roubadas. Em alguns locais, também foram observadas ligações clandestinas de esgotos nas lagoas que foram projetadas para receber apenas águas de chuva.

Em Natal, a chuva do final de semana quase superou a média esperada para o mês de julho em todo o Rio Grande do Norte e foi maior do que o volume esperado para a Região Leste, onde está localizada a capital potiguar. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um acumulado de 235mm na capital, quando a média para todo o mês era de 245mm.

Sem a drenagem adequada, alguns pontos da cidade continuavam interditados na manhã desta terça (05), como o trecho da Avenida Ayrton Senna que fica ao lado da Lagoa de Pirangi ou Jiqui, no bairro de Neópolis, capital. A Defesa Civil do estado também vai visitar alguns municípios do interior nesta terça (05) que também apresentaram problemas decorrentes das chuvas mais intensas, como a cidade litorânea de Touros.

RISCO ELEVADO DE TRANSBORDAMENTO

Lagoa Dom Pedro I – bairro Pajuçara II

Lagoa de Santarém ou Nova República – Potengi

Lagoa Acaraú – bairro Panatis I

Lagoa do Preá – bairro Lagoa Nova

Lagoa dos Potiguares – bairro Morro Branco

Lagoa do San Vale ou Integração

Lagoa de Cidade Jardim I

Lagoa de Cidade Jardim II

Lagoa dos Xavantes I

Lagoa dos Xavantes II (Caiapós)

Lagoa de Pirangi ou Jiqui – bairro Neópolis

Lagoa do Makro

Lagoa de Pirangi II ou Lagoa do Society

Lagoa do Pirangi

RISCO MÉDIO

Lagoa do Pajuçara 2 ou Visconde de Ouro Preto

Lagoa do Panatis

Lagoa do Jardim Primavera ou Jardim Progresso

Lagoa de São Conrado

Lagoa da Cidade da Esperança

Lagoa do Horto

Lagoa de Mirassol

BAIXO RISCO

Lagoa do Gramorezinho ou do Sapo – bairro de Lagoa Azul

Lagoa do José Sarney – bairro Potengi

Lagoa Vila Verde I (Pajuçara ou Dr Carneiro Ribeiro)

Lagoa do Vila Verde – Parque das Dunas III – bairro Pajuçara

Saiba Mais

Opinião dos leitores

  1. FALTOU AI AS LAGOAS QUE FICAM DENTRO DO CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO EM LAGOA NOVA!!!

    1. A MANUTENÇÃO DE TODAS AS LAGOAS DE CAPITAÇÃO DA CAPITAL É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL!!!

    2. A MANUTENÇÃO DAS LAGOAS É DE COMPETÊNCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil 16 mandados de prisão por tráfico de drogas em Natal

Foto: Divulgação

A Polícia Civil realizou nesta terça-feira (5), a Operação Miragem com o objetivo combater o tráfico de drogas na capital potiguar. Ao todo, a operação visou o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão.

O trabalho foi realizado por meio da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal do Rio Grande do Norte. De acordo com a Defesa Civil, diversos bairros foram contemplados pela operação, dentre os quais, estão Mãe Luiza, Paço da Pátria, Felipe Camarão, Alecrim, Cidade Nova, Lagoa Nova e Gramoré.

Os resultados do trabalho vão ser apresentados à imprensa nesta terça-feira, às 12h, na sede da DENARC, localizada na Avenida Ayrton Senna, no bairro Neópolis, Zona Sul de Natal. Para expor os objetivos alcançados, como o número de presos e os materiais apreendidos, vão estar presentes a delegada titular da DENARC, Anna Laura, e o delegado-adjunto, Marcuse Cabral.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Jogos desenvolvidos por alunos na Maple Bear enfatizam soluções empreendedoras para mobilidade urbana em Natal

Foto: Divulgação

Estudantes do quinto ao oitavo ano da Maple Bear Natal, com idades entre 10 e 14 anos, colocaram em prática a conscientização social, o empreendedorismo e a solução de problemas durante o III Hackaton Educacional do Nordeste, uma maratona de ideias promovida em parceria com a For Education Edtech, empresa representante da Google no Brasil, que se encerrou na última sexta-feira (1º).

O tema dessa edição foi a busca por soluções para melhorar a mobilidade urbana e os transportes na capital.

A equipe vencedora foi a CH8, composta pelos alunos João Vinícius, Pedro Medeiros, José Arthur, José Madson, Theo Lima e Marcelo Melo. Eles desenvolveram o jogo Aventuras do Eduardo, no qual o personagem principal é um cidadão natalense que entende sobre mobilidade urbana, mas quer se aprofundar no tema por meio de entrevistas. Ele entrevista pessoas, que vão dando opiniões e soluções para os problemas observados na cidade.

Em segundo, ficou o grupo Spice Girls, composto pelas estudantes Ana Luíza Barbosa, Clara Lamartine, Luane Gianasi, Luíza Baêta, Luisa Leite e Maria Isabel Gurgel, que tiveram como tema central a mobilidade urbana e temas secundários o transporte e a infraestrutura, englobando os problemas que enfrentam as pessoas com mobilidade reduzida.

Em terceiro lugar ficou a equipe Martian Potassium, composta por Ana Clara Bezerra Moura, Gladstone Santos da Costa Junior, Pedro Souza Albuquerque de Araújo Bezerra, Arthur Dutra Torquatro, Henrique Matheus Neves Moreira e Rafael Zampier Ulbrich, que desenvolveram o jogo Metromania, no qual um indivíduo chamado Dan tem o objetivo de melhorar a mobilidade e o transporte público na cidade dele, passando por várias dificuldades no processo.

Sobre o III Hackaton Educacional do Nordeste

Participaram da maratona 15 equipes de 6 alunos, somando 89 crianças e adolescentes. O objetivo final de cada equipe era a programação de um jogo que propusesse soluções para o tema em questão. Os estudantes tiveram até a quinta (30) para finalizar os trabalhos, pernoitando na escola durante a maratona, numa imersão no melhor estilo Campus Party.

A apresentação final das ideais, a entrega das premiações e dos certificados aconteceu na sexta. O Hackaton Maple Bear Natal é destaque na rede Maple Bear, por ser uma iniciativa de sucesso da unidade de Natal. Uma das diretrizes da educação canadenses é a busca de soluções para problemas cotidianos.

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso as Escolas Públicas Estaduais não desenvolvem nem jogos de porrinhas.
    Eita Guvernadora sem futuro é essa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *