Saúde

VÍDEO: Hospital Rio Grande esclarece confusão com familiar de paciente na madrugada deste domingo

NOTA DO HOSPITAL

O Hospital Rio Grande lamenta o ocorrido na noite deste sábado (7) no Pronto Socorro Pediatrico da unidade. 

Esclarece que o acompanhante de um paciente encontrava-se visivelmente alterado, fora do seu comportamento normal, ameaçando funcionários e provocando riscos para si, para equipe de saúde e para os demais clientes que aguardavam por atendimento, entre elas várias crianças. 

Diante do fato e do difícil diálogo, a direção precisou intervir para estabelecer a capacidade de atendimento do hospital que ficou paralisado temporariamente devido às reações agressivas apresentadas pelo acompanhante. 

O médico ao ser chamado para avaliar a situação, chegou a ser agredido algumas vezes com empurrões e xingamentos, necessitando conter o acompanhante para acalmá-lo. 

A situação durou poucos minutos, sendo resolvida em seguida, com entendimento e pedido de desculpas de ambos os lados. 

SOBRECARGA DE ATENDIMENTO 

Os hospitais de todo o país estão enfrentando uma sobrecarrega de atendimento em decorrência da epidemia de viroses respiratórias e de arboviroses e infelizmente aqui no RN não é diferente!

O Hospital Rio Grande está trabalhando no MÁXIMO da sua capacidade física e profissional, com três médicos no plantão e todos os demais profissionais dando o seu melhor. 

A unidade está completamente ocupada! E diante disso lamentamos pela não possibilidade de aumentar a nossa capacidade de atendimento pois chegamos ao patamar máximo possível! 

Esperamos superar esse difícil momento em breve!

Opinião dos leitores

  1. O grande problema é que alguns hospitais não estão atendendo clientes da Unimed, principalmente na pediatria, sobrecarregando alguns hospitais que ainda estão atendendo, no caso do hospital Rio Grande, o mesmo virou um Walfredo Gurgel privado.

  2. Sobre carga normal nos hospitais particulares, proceda como os demais, se chegou só limite, feche as portas por algunhas horas e retorne o atendimento posteriormente, fácil de se resolver, uma questão de saber gerir.

  3. O Hospital Rio Grande TEM E SEMPRE TEVE UM EXCELENTE ATENDIMENTO, Já passei por um grande procedimento cirúrgico no referido hospital, onde fui atendido “MUITO BEM” venho me solidarizar com o HOSPITAL RIO GRANDE E TODOS OS QUE FAZEM AQUELA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR, SEM DUVIDA UM DAS MELHORES DO BRASIL.

  4. Boa noite, pessoal, a situação não é fácil, para o diretor, uma vez que ninguém conteve o acompanhante antes do diretor chegar, o mesmo acompanhante já havia agredido vários funcionários, ao diretor chegar ele agrediu ao diretor. Coloca o caso em si numa situação dessa, ninquem gostaria de ser agredido sem fazer sua defesa para conter o agressor. Acho que o diretor não pode ser condenado com falatórios. Coloca o caso para si, só assim entenderá melhor.

  5. Ganância dos hospitais públicos que não aumentam as escalas de plantão, e, consequentemente, a demora no atendimento é flagrante.

  6. E nosso presidente querendo armar a população que não tenha problemas psíquicos ou criminais. TEMPOS ESTRANHOS E PERIGOSOS. Nosso maior líder é destemperado e isso reflete e influencia a população. Só repercute nas redes hoje em dia esse tipo de comportamento. A nação precisa ser pacificada. A presidente do PT essa semana falou em dar uma tapa, Ciro também teve uma atitude inaceitável, o nosso presidente quase que diariamente destila ódio em falas, já vimos marchas com tochas, disparos de morteiros contra a sede de um dos poderes. “QUE PAÍS É ESSE?”

  7. Passei 27 dias internado covid, tive o melhor atendimento e com a graças de Deus minha vida salva. Parabéns a toda equipe de médicos e enfermeiros.

  8. Não era um idoso??? Pelo vídeo era um senhor, e o outro o do hospital, era uma pessoa jovem e forte. Não foi uma reação desmedida???? Não foi possível tirar conclusões. Vamos ouvir os DOIS lados.

  9. Péssimo o atendimento Bg, cheguei aqui as 14 é só me medicaram as 17. . Desorganização total.

  10. Todo mundo louvando a atitude do ‘doutor’, basta ver os videos e ver que ele não teve nenhuma sensibilidade de lidar com a situação. Descontrolado e colocando o dedo no nariz do cidadão, que exaltado certamente pelo absurda situação do atendimento.

  11. Péssimo atendimento para um socorro minha avó está internada nesye hospital passou mas de três horas esperando a médica aparece para ser levada para a UTI.

  12. Nunca vi um atendimento tão desorganizado, passei 3 horas , para ser atendido, ao ser encaminhado a enfermaria com suspeita de dengue esperei ainda um bom tempo em pé para poder sentar em uma poltrona para receber o medicamento, que para minha surpresa, foi um comprimido de dipirona

    1. BG é imparcial.
      Você que tem lado.
      Fazer comparações entre hospitais do estado e privado já é uma aberração, nenhum hospital público do estado é igual ou melhor que, o pior hospital privado.

    2. Os hospitais do Estado em comparação com o Rio Grande é uma pocilga.

  13. Minha esposa sempre precisa de atendimento nesse hospital desde o pronto socorro até internamento devido a seu problema de saúde, sempre fomos bem atendidos, desde os maqueiros e toda equipe médica e enfermeiros.

  14. Na condição de usuário de plano de saúde e profissional de saúde de carreira, vejo como mais um episódio de sobrecarrega nos atendimentos dos serviços públicos e privados no RN!

    Ademais o diretor envolvido no episódio é reconhecido no estado como um preparado profissional médico tanto na assistência como na gestão pública e privada! Nossa opinião respeitando quem pensa diferente!

  15. Acabaram as clínicas pediátricas devido valores baixos pagos pelos planos de saúde. Restaram apenas hospitais de planos de saúde e os poucos serviços de saúde que ainda estão se aguentando com os valores pagos pelos planos. Não poderia dar em outra coisa. Serviço pago por plano não é quase em nada melhor que o serviço público. Continuem pagando seus planos de saúde caros que ainda tem como piorar mais…

    1. vc sabe os valores que os planos pagam, por acaso? Larga de falar besteira e vá ler mais sobre o assunto. Saúde é cara mesmo. Vc sabe qto ganha um profissional no plantão lá, vc abençoe custos do hospital. Plano de saúde tem até 150,00 não paga meia consulta num médico meia boca.

    2. Sei muito bem quanto pagam por cada procedimento, imbecil!!! Você deve ser um escravo de plano de saúde para estar babando eles. Aprenda um pouco mais de português para ver se você recebe aumento do seu patrão. Abra sua boca suja para falar merda quando souber o que está falando…

  16. Já precisei de atendimento nesse Hospital Rio grande é péssimo e o vídeo mostra claramente a falta de equilíbrio emocional do Diretor do hospital. Perdeu a razão pois não soube conduzir a situação, sobraram agressões tanto de um lado como do outro. Nada de passar pano pra ninguém, vejo dois brigões!!! Lamentável.

    1. O diretor do hospital so errou numa coisa. Era pra ter passado a coleira no pincher latidor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Mais um fugitivo de Alcaçuz é recapturado; agora sete presos continuam foragidos

A Polícia Penal recapturou, na manhã desta terça-feira (4), Thiago da Silva Maia Braga, um dos detentos que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

Segundo a corporação, o foragido foi localizado escondido em uma área de vegetação, nas proximidades da Lagoa do Bonfim, próximo ao aeródromo. A prisão foi realizada por policiais penais do Grupo de Operações Especiais (GOE), que cercaram o suspeito e efetuaram a captura.

Com a nova recaptura, quatro dos 11 presos que conseguiram fugir da unidade já voltaram ao sistema prisional. Além deles, dois detentos haviam sido contidos ainda dentro da penitenciária no momento da fuga. Outros sete presos continuam sendo procurados pelas forças de segurança.

Desde a fuga, ocorrida na última sexta-feira (31), equipes da Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais atuam de forma integrada nas buscas pelos detentos que permanecem foragidos.

Após a prisão, Thiago da Silva Maia Braga foi reconduzido ao sistema prisional.

A Polícia Penal reforça que informações que possam ajudar na localização dos demais foragidos podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Portal da Tropical 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Extremoz anuncia construção de nova escola no bairro Los Castanheiros

Foto: Divulgação

Projeto inovador vai ampliar o acesso à educação em tempo integral, e beneficiar crianças de Los Castanheiros, Vila Real, Quilômetro 23 e toda a região

A Prefeitura de Extremoz avança com um dos maiores investimentos da gestão na área da educação: a construção de uma nova escola no bairro Los Castanheiros. O projeto inovador foi pensado para oferecer uma estrutura moderna, acolhedora e preparada para atender às necessidades das novas gerações.

A nova unidade educacional vai beneficiar diretamente os moradores de Los Castanheiros e também atenderá estudantes dos bairros Vila Real, Quilômetro 23 e de toda a região, ampliando o acesso à educação de qualidade e fortalecendo a rede municipal de ensino.

Com uma estrutura planejada para o futuro, a nova escola representa mais do que a construção de um prédio: é um investimento no desenvolvimento das crianças e adolescentes de Extremoz, criando um ambiente adequado para aprender

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto Antibullying: Luminova Natal aposta na empatia para transformar a convivência entre estudantes

Foto: Divulgação

Muito além de apelidos ou brincadeiras aparentemente inofensivas, o bullying continua sendo uma das principais preocupações dentro do ambiente escolar. A repetição de agressões físicas, verbais ou psicológicas pode comprometer o desenvolvimento emocional, o rendimento acadêmico e até a saúde mental de crianças e adolescentes. Diante desse cenário, a Luminova Natal investe em ações permanentes de conscientização que buscam atuar antes que os conflitos se agravem.

Na escola, o enfrentamento ao bullying faz parte de um projeto desenvolvido ao longo de todo o ano letivo. Dividida em duas etapas, uma em cada semestre, a iniciativa promove atividades voltadas ao fortalecimento da cultura do respeito, da empatia e da convivência saudável entre os estudantes.

Conduzido pela psicopedagoga Ilizandra Cavalcante, o projeto acontece diretamente nas salas de aula, por meio de rodas de conversa, debates e momentos de reflexão construídos a partir das experiências vividas pelos próprios alunos. Durante os encontros, são discutidos o conceito de bullying, suas diferentes formas de manifestação, os impactos provocados nas vítimas, o papel de quem presencia as situações e a responsabilidade coletiva na construção de um ambiente mais seguro e acolhedor.

“O combate ao bullying não acontece apenas quando intervimos em um conflito. Ele começa na formação de valores, no desenvolvimento da empatia e na capacidade de cada estudante compreender que suas atitudes têm impacto na vida do outro. Nosso objetivo é formar jovens capazes de construir relações mais respeitosas dentro e fora da escola”, afirma Ilizandra Cavalcante.

Na primeira etapa do projeto, os estudantes participaram de uma atividade prática de sensibilização. Eles produziram cartazes reunindo palavras que machucam e palavras que acolhem, refletindo sobre como a comunicação pode fortalecer ou fragilizar vínculos. A proposta mostrou, na prática, que gestos e expressões do cotidiano têm potencial para gerar acolhimento ou sofrimento.

Segundo a psicopedagoga, trabalhar o tema de forma contínua faz diferença justamente porque permite que os estudantes reconheçam comportamentos que muitas vezes são naturalizados. “Quando o aluno entende que não existe espectador neutro diante do bullying e que todos têm responsabilidade na construção de um ambiente saudável, ele passa a agir com mais consciência. Queremos que eles sejam protagonistas de uma cultura de paz”, destaca.

A iniciativa também dialoga diretamente com a proposta pedagógica da Escola Luminova Natal, que busca desenvolver competências socioemocionais ao lado da aprendizagem acadêmica. Mais do que transmitir conteúdos, a escola entende que formar cidadãos preparados para viver em sociedade passa pela construção de relações baseadas no diálogo, no respeito às diferenças e na cooperação.

*Sobre a Luminova Natal*

Fundada há quatro anos, a Escola Luminova Natal vem se consolidando como uma referência em educação na capital potiguar. Localizada na Rua Joaquim Alves, 1976-A, no bairro de Lagoa Nova, próximo ao Shopping Via Direta e ao campus da UFRN, a instituição atende turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A proposta pedagógica alia excelência acadêmica ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando o protagonismo, a autonomia e a formação integral dos estudantes. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial da escola no Instagram: @luminova.natal.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-chefe de gabinete de Lula admite ter recebido recurso e nega ilegalidade

Screenshot

Foto: Reprodução

O ex-chefe de gabinete do presidente Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, admitiu em nota ter recebido recursos da empresária Roberta Luchsinger, amiga de Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha. Marcola rejeitou haver qualquer ilegalidade.

“Recebi com surpresa a matéria que trata um empréstimo pessoal contraído e já quitado como algo ilegal. Nunca tive nenhuma relação que caracterize qualquer ilegalidade no exercício de minha função”, afirmou em nota distribuída pelo PT.

O assessor, um dos mais próximos do presidente Lula, ficou no cargo de chefe de gabinete durante todo o atual governo e deixou o posto no dia 21 de julho deste ano.

Oficialmente, deixou o cargo para integrar a campanha à reeleição de Lula, mas fontes relataram à CNN que o real motivo foi a descoberta desses pagamentos.

Com isso, Marcola teria deixado o governo como uma forma de proteger o governo diante dessa informação, já que é um dos mais próximos auxiliares do presidente.

Luchsinger atuava com o empresario Antonio Camilo, o chamado “Careca do INSS”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretário Estadual de Infraestrutura Gustavo Coelho faz governadora Fátima Bezerra passar vergonha e sair como mentirosa no episódio do Aeródromo de Caicó

Foto: Reprodução

O secretário estadual de Infraestrutura Gustavo Coelho soltou uma nota ontem negando que o Governo do Estado tivesse determinado o fechamento do Aeródromo de Mossoró. O Blog do BG comprovou com documentos oficiais que essa versão não é verdadeira.

Na presa de negar os fatos, Gustavo Coelho criou uma crise que expôs o Governo do Estado, a própria governadora Fátima Bezerra (PT) e fez ela e sua gestão passarem vergonha e sairem como mentirosos nessa história.

O secretário só esqueceu de informar em sua nota oficial que o aeródromo só foi fechado porque o Governo do Estado questionou a validade do convênio que permitiu a regularização do equipamento e pedir a revisão da situação junto à Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Na prática, isso significa que, sim, o fechamento da unidade é responsabilidade do Governo do Estado, que além de não fazer nada para recuperar o equipamento ainda atrapalha quem investiu tempo, trabalho e dinheiro no aeródromo, que só tinha sido reaberto graças à iniciativa da Associação Comunidade Aeronáutica de Caicó.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Documento da ANAC mostra que decisão do Governo do Estado fez Aeródromo de Caicó ser fechado e expõe contradições da gestão Fátima

Foto: Reprodução

O Blog do BG teve acesso ao Ofício nº 512/2026, enviado pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), datado de 3 de agosto, comunicando oficialmente a suspensão das operações do Aeródromo de Caicó. O documento suspende os efeitos da portaria que havia autorizado sua reabertura no dia 1º de julho pela Associação Comunidade Aeronáutica de Caicó.

O ofício comprova que a decisão foi tomada após o Governo do Estado questionar a validade do convênio que permitiu a regularização da unidade e pedir a revisão da situação junto à Anac. A Secretaria de Infraestrutura (SIN-RN) havia negado em nota oficial que a gestão Fátima Bezerra (PT) tivesse determinado o fechamento do aeródromo.

A Anac informa no ofício que a suspensão permanecerá em vigor até que a Secretaria Nacional de Aviação Civil, ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, se manifeste sobre o objeto, a vigência e os efeitos do convênio. Apenas após essa análise a agência adotará uma decisão definitiva sobre a situação cadastral do aeródromo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sem Desconto: PF mira família do senador Weverton Rocha e o advogado Willer Tomaz

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (4/8), nova fase da Operação Sem Desconto para apurar a suposta prática do crime de lavagem de dinheiro no âmbito das investigações sobre fraudes relacionadas a descontos em benefícios do INSS. Entre os alvos, estão familiares do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e o advogado Willer Tomaz. A fraude foi revelada pelo Metrópoles.

Ao todo, policiais federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no Maranhão.

Segundo a Polícia Federal, as investigações avançaram após a identificação de indícios de movimentações financeiras e patrimoniais que, em tese, teriam sido realizadas com o uso de pessoas físicas e jurídicas, contas bancárias de terceiros, estruturas empresariais e operações com dinheiro em espécie, com o objetivo de ocultar a origem e a destinação dos recursos.

As diligências desta fase buscam reunir documentos, equipamentos eletrônicos e outros elementos que possam esclarecer a origem e o destino dos valores movimentados, a finalidade dos repasses e a participação individual de cada investigado.

A Operação Sem Desconto apura um suposto esquema envolvendo descontos irregulares em benefícios previdenciários. Nesta etapa, a investigação concentra esforços na apuração de possíveis práticas de lavagem de dinheiro relacionadas aos fatos já investigados.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Assessor de Lula confirma empréstimo de lobista, mas não revela valor

Foto: Reprodução / Poder360

O ex-chefe de Gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, confirmou nesta 2ª feira (3.ago.2026) ter recebido valores da empresária e lobista Roberta Luchsinger. Roberta é citada na investigação de fraudes na Previdência Social e prestou serviços para Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, que está preso desde 12 de setembro de 2025.

Em nota enviada à imprensa para comentar a reportagem do Poder360 que revelou as transações, Marcola afirma que os pagamentos foram um empréstimo pessoal e que já foi quitado entre as partes. Marcola diz que o Poder360 tratou a operação como “algo ilegal”, mas em nenhum momento a reportagem fala em ilegalidades.

Marcola não informou o valor dos pagamentos recebidos de Roberta. O Poder ouviu que os valores eram na casa dos R$ 80.000, mas essa informação não pode ser confirmada e nem a frequência dos pagamentos.

Eis a íntegra da nota de Marcola:

“Recebi com surpresa a matéria que trata um empréstimo pessoal contraído e já quitado como algo ilegal. Nunca tive nenhuma relação que caracterize qualquer ilegalidade no exercício de minha função”.

QUEM É MARCOLA

Foi o chefe de Gabinete de Lula de janeiro de 2023 a 31 de julho, praticamente todo o 3º mandato do petista. Era uma pessoa de total confiança do petista. Acompanha Lula há anos e tinha responsabilidade de fazer a agenda de compromissos do presidente. Também era a pessoa comissionada para ficar com um telefone celular para atender as chamadas que chegavam para o chefe.

Poder360 confirmou a informação sobre as transferências de dinheiro de Roberta para Marcola com 4 pessoas familiarizadas com o assunto. O fato foi tema de conversa de bastidores entre integrantes da cúpula do PT durante a convenção de lançamento de Lula à reeleição, no último sábado (1º.ago.2026).

Há apreensão entre petistas, pois o tema “corrupção” tem se mostrado aderente ao atual governo, de forma negativa, e pode prejudicar a campanha presidencial do partido.

QUEM É ROBERTA LUCHSINGER

O nome da empresária ganhou os holofotes durante as investigações sobre as fraudes na Previdência Social e sua proximidade com o Careca do INSS, apontado pela PF como um dos responsáveis por um esquema de desvios de recursos de fundos de pensão.

Roberta também é amiga próxima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. No início do inquérito sobre as fraudes no INSS, em abril de 2025, Lulinha e Roberta foram citados como possíveis participantes do esquema –o que ambos negam.

Lulinha é alvo de 3 inquéritos, inclusive um em que é investigado pela Polícia Federal por tráfico de influência. O Poder revelou em 4 de dezembro de 2025 que Lulinha é suspeito de ter recebido uma mesada de R$ 300 mil do Careca do INSS.

Em maio de 2026, Roberta deu uma entrevista e disse ter apresentado Lulinha ao Careca do INSS. Disse que se tratou de um gesto de “boa educação” e negou ter intermediado negócios entre eles: “Jamais apresentei os 2 com intuito de negócio. Tanto que eles nunca tiveram transações comerciais”.

Ao longo das investigações, a PF já identificou ao menos 6 viagens realizadas por Roberta e por Lulinha em que as reservas de ambos foram registradas sob o mesmo código localizador das passagens de avião. Os 2 foram para Portugal em junho de 2024 e percorreram outros 5 trechos nacionais, aqui no Brasil, de abril a junho de 2025. As viagens são consideradas pela PF como indícios da relação de amizade entre Roberta e Lulinha.

Sobre os pagamentos feitos a Marcola, o advogado de Roberta Luchsinger, Roberto Podval, disse: “Em respeito ao próprio ministro André Mendonça, responderemos a todas as questões nos autos do inquérito que, até o momento, ainda não tivemos acesso”.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Careca do INSS acertou com amiga de Lulinha ações para ‘abrir portas’ no governo federal

Edilson Rodrigues / Agência Senado

Conversas da lobista Roberta Luchsinger obtidas pela Polícia Federal mostram o planejamento de ações para “abrir portas” no governo federal aos negócios do empresário Antônio Camilo Antunes, o Careca do INSS, investigado por suspeita de liderar um esquema de desvios de aposentadorias e pensões. Os diálogos foram usados para embasar as novas investigações sobre a atuação de Fábio Luís Lula da Silva, o filho mais velho do presidente Lula. Roberta é amiga de Lulinha, como é conhecido Fábio Luís.

Nos diálogos, o Careca do INSS sugere a Roberta que ela buscasse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), menciona acesso a diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cita uma investida na Datapreve diversos outros negócios que seriam oferecidos ao governo federal. Lulinha é alvo de dois inquéritos abertos pela Polícia Federal com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar tráfico de influência no Ministério da Saúde e na Dataprev.

O Estadão teve acesso a relatórios da PF produzidos no final do ano passado contendo mensagens inéditas trocadas entre Roberta Luchsinger e o Careca do INSS. O material, em conjunto com outros elementos obtidos da quebra do sigilo telemático de Roberta, foi usado pela PF para pedir a abertura das investigações sobre tráfico de influência de Lulinha e seus aliados no governo do pai dele. Os inquéritos foram abertos na semana passada.

Procurada, a defesa de Lulinha afirmou que ele “não tem relação direta ou indireta com os negócios de Roberta Luchsinger”, classificou as investigações da PF de “pesca probatória” e disse que a abertura de novos inquéritos sobre outros assuntos comprova que não foi encontrada nenhuma relação do filho do presidente com os desvios do INSS. A defesa de Roberta Luchsinger não se manifestou. A advogada do Careca do INSS, Danyelle Galvão, afirmou que a defesa não teve acesso à investigação nem ao conteúdo do celular dele e por isso não iria se manifestar. Alexandre Padilha afirmou por meio de sua assessoria que não recebeu Roberta nenhuma vez no Ministério da Saúde após ter assumido a pasta em março de 2025 (leia ao final).

As conversas ocorreram a partir de maio de 2025, pouco depois que o Careca do INSS havia sido alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal. Por causa disso, ele passou a discutir com Roberta Luchsinger um plano de colocar outras pessoas à frente dos negócios, depois que ele foi exposto por causa da operação policial. Mesmo assim, o Careca do INSS continuou fazendo planos para o avanço dos negócios com o governo federal.

Em 8 de maio de 2025, o Careca do INSS enviou uma longa mensagem a Roberta Luchsinger resumindo todos os planos de negócios discutidos entre eles. Na mensagem, ele cita um negócio de cannabis medicinal que tentava implantar no Brasil e afirma que atuava também para um laboratório químico de Goiás na prospecção de negócios no Ministério da Saúde para venda de kits de dengue e de um suplemento alimentar infantil. A PF já abriu um inquérito para apurar se esses negócios na área da Saúde tiveram a participação de Lulinha e resultaram em crimes de tráfico de influência e outros delitos.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Análise: Jornalista William Waack aponta interesse do STF nas eleições por causa de luta pelo poder

Reprodução / CNN

Em uma análise realizada na CNN Brasil, o jornalista William Waack comentou sobre um possível interesse do Supremo Tribunal Federal (STF) nas eleições devido a uma “luta pelo poder”.

“​”A todos vale a presunção de inocência, e por isso que não se pode tratar Lula, filho do presidente Lula, ou qualquer outra pessoa, chamado como culpado até seja investigado, caso necessário, julgado, eventualmente condenado.”, afirmou o jornalista.

Ainda de acordo com Waack, do ponto de vista político, porém, a abertura de um terceiro inquérito da Polícia Federal contra o filho do presidente por suspeita de tráfico de influência já causou considerável abalo político.

​”Não, não é só a questão eleitoral, isso aí é para lá de óbvio. É a oposição ao presidente, mas não é só isso. É a questão do funcionamento das instituições de Estado, é isso que está em jogo agora.”, disse o apresentador da CNN.

Waack disse ainda que é no Supremo que se concentram hoje não só as investigações dos principais escândalos do país, assim como personagens centrais das investigações, como o Careca do INSS, que surge com insistência numa espécie de triangulação envolvendo Lula e a empresária amiga, segundo as investigações da Polícia Federal.

​”O interesse do Supremo nisso tudo é político. Uma das alas da corte tem enorme apreensão com as eleições, portanto, com tudo o que possa influenciar de alguma maneira nessa decisão… E qual o interesse do STF nas eleições? A sobrevivência do grupo”, concluiu o jornalista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *