IRONIA DO DESTINO – (VÍDEO): Jornalista Glenn Greenwald diz que acusação contra David Miranda é “vazamento ilegal e falso”

Imagem: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo

O jornalista Glenn Greenwald gravou um vídeo respondendo a acusações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentação atípica na conta de seu marido, o deputado federal David Miranda (PSOL), divulgada pelo jornal O Globo.

Um dos responsáveis pelo site The Intercept Brasil, Glenn disse que a informação é um “vazamento ilegal e falso”.

“É muito irônico, porque um tema principal da nossa reportagem é o fato que o Ministério Público (MP) abusa o tempo todo de seu poder contra seus inimigos, inclusive vazando ilegalmente informações com o objetivo de sujar e destruir a reputação de seus adversários usando veículos da mídia, como Antagonistas e Globo, que não são jornalistas mas parceiros, que é exatamente o que fizeram neste caso”, declarou o jornalista em vídeo no YouTube.

Glenn aponta que o relatório foi enviado pela Coaf ao MP dois dias depois de o The Intercept Brasil começar a divulgar mensagens vazadas sobre a Lava Jato.

“O que eles estão tentando fazer é criar uma equivalência do caso do Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz e Carlos Bolsonaro, que com certeza são culpados, com [o caso do] meu marido”, disse.

O jornalista declarou que o dinheiro na conta do marido tem uma explicação, e que a resposta é fácil.

“Eles querem que vocês pensem que meu marido e eu temos uma reputação suja, não usando o processo legal no tribunal com evidência, [mas] usando tática covarde, vazamento ilegal”, acrescentou. “O problema deles é que isso é muito fácil de responder. E se O Globo tivesse jornalistas e repórteres em vez de propagandistas para o MP, eles já saberiam.”

Glenn salienta que o salário dele é público, já que a empresa em que ele trabalha é uma ONG nos Estados Unidos, que tem obrigação de publicar quanto ganha cada empregado.

“Meu salário, e eu tenho um pouco de vergonha para falar isso, é muito maior do que as quantias de dinheiro que O Globo disse que David está recebendo na conta dele. E eu tenho outras rendas. Tenho cinco livros, quatro deles na lista dos mais vendidos da The New York Times, tenho participação em filmes, tenho renda com palestras.”

“Eu transfiro todo o dinheiro que ganho no mês para o Brasil, porque moramos aqui, e é isso. Estas movimentações financeiras são atípicas sim, mas não ilícitas, porque o MP sabe que vai perder, o juiz já disse que não vai aceitar seu pedido até o David ter uma chance de mostrar as provas.”

UOL

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Sah disse:

    Já pensou que todo esquerdista justifica seus altos ganhos com palestras? Há de se identificar essas palestras: pra quem foram e onde foram e por que dão ca hês tão altos? Quanto aos rendimentos dos filmes, sabemos que tipo são, mas precisa explicar como foram aliciados jovens pobres das favelas para atuarem em filmes pornôs gays.

  2. Cigano Lulu disse:

    Quem com ferro fere… já sabe, né?
    Prova ilícita é prova ilícita, não há condição híbrida.

  3. Oséias disse:

    Num país de ordem um cara desse jamais teria voz como este camarada tem, portanto ha muitas coisas positivas , dentre elas para os bons entenderores so vais clareando a verdeira faceta destes sujeitos. Parabéns gleen cada vez fico mais convencido de que o governo esta em boas direções. Deus acima de todos. Avante Bolsonaro 2022.

  4. João da Silva disse:

    Bem feito. Vamos ficar mais felizes quando esse safado for preso. A nossa bandeira, jamais será vermelha! Bolsonaro 2022.

  5. Luiz Martins disse:

    Devia ser proibido um esterco desses vir fazer desordem no país dos outros e um absurdo uma pessoa desse tipo não merece crédito fora com ele

  6. Agostinho disse:

    Meu caro Greenwald, sou nordestino , nao sou fanaticos a nenhum partido e vejo com muito admirável um americano ensinando as regras da democrascia em um onde a corrupção é um virus no meio social; e vc está dando uma aula de jornalismo sério a grande mídia nacional, isso sensacional parabens!

  7. Carlos disse:

    A diferença é que ele pode provar… Inclusive sobre o DesMOROnando.

  8. gilson disse:

    é Moro 2026… para matar o Verdevaldo de ódio…. kkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Ivan disse:

    Como o mundo dá voltas…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Raimundo disse:

    Quanto mais ele vaza mais a popularidade do Mouro cresce, por favor continuem

  11. Riva disse:

    Jornalista pode e deve vazar informações sigilosas, os representantes do Estado, NUNCA. Sob pena de prisão ou perda do caro.

    • Lucas disse:

      Parabéns, Riva. Só faltou desenhar pra que os acéfalos bolsonaristas possam entender

    • Nilson disse:

      Quem vazou os áudios do Lula e Dilma foram jornalistas da Globo. Todos os vazamentos são por meios de jornalistas.

  12. Joaquim disse:

    Esse não passa de um sem futuro. Pra não falar realmente o que ele é.

  13. Manoel disse:

    Mas se o vazamento de informações for pelo "interesse público" pode vazar e até criar falsas conexões entre fatos e diálogos, não? Ou só pode fazer isso se for contra a LAVAJATO? Cadê a coerência?

  14. Querubino disse:

    Cabra de pêia! Vazamento só ilegal quando é dos outros! MP nesse gringo falciante.

COMENTE AQUI