[VÍDEO] “O Estado sou eu”: Rogério Marinho critica frase de Alcolumbre e compara presidente do Senado ao Rei Luís XIV https://t.co/3mKqWYQMw8 https://t.co/f7VEbEeG0U
— BLOGDOBG (@BlogdoBG) October 16, 2026
Vídeo: Reprodução/Plena News
O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), criticou duramente a decisão do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), de retirar da pauta do plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Para o parlamentar, a medida carece de fundamentação adequada e representa uma condução autoritária dos trabalhos legislativos.
Durante pronunciamento, Marinho ironizou a postura de Alcolumbre ao compará-la à célebre frase historicamente atribuída ao rei absolutista francês Luís XIV: “O Estado sou eu!”
O senador argumentou que o Senado Federal é uma “Casa de pares”, o que exige que as deliberações preservem o caráter coletivo e democrático da instituição, rechaçando qualquer viés centralizador por parte da presidência.
Na avaliação do líder oposicionista, ao cancelar a votação da pauta, Alcolumbre “virou as costas para a sociedade” mais uma vez. O episódio acirra ainda mais os ânimos políticos no Congresso Nacional em torno do debate sobre a segurança pública.

Comente aqui