Vídeo: Cedido
O protesto feito na manhã de hoje (10), na Ponte de Igapó, ocorreu em virtude da morte de um apenado da Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim.
Leia mais: VÍDEO: Manifestantes queimam pneus e interditam trânsito na Ponte do Igapó
Após a repercussão do assunto, a Secretaria Municipal de Administração Penitenciária (SEAP) divulgou uma nota esclarecendo sobre as possíveis causas da morte do homem. Conforme foi dito pelo comunicado, o falecimento ocorreu em razão de uma parada cardiorespiratória depois de um caso de tuberculose.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), a respeito da morte do privado de liberdade da Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, Michael Vinícius Alves da Silva, durante procedimento cirúrgico no Hospital Santa Catarina, no último dia 07/10, esclarece:
1 – O laudo de exame necroscópico do Itep, número 19803, aponta como causa da morte pneumopatia crônica de provável etiologia tuberculosa;
2 – O interno foi acompanhado em sua permanência na unidade penitenciária equipe de saúde prisional, sendo atendido por médico, medicado e submetido a exames.
3 – Com agravamento do quadro de saúde, o privado de liberdade foi encaminhado ao Hospital Municipal Percílio Alves, em Ceara-Mirim, e, posteriormente ao Hospital Santa Catarina, onde veio a falecer durante procedimento cirúrgico (toracocentese). Sofreu parada cardiorespiratória.
4 – A Cadeia Dinorá Simas conta com equipe de saúde e assistência completa: 1 médico; 1 enfermeiro; 2 técnicos de enfermagem; 1 farmacêutico; 1 dentista; 1 assistente bucal; 3 psicólogos e 2 assistentes sociais.
5 – O Sistema Prisional do Rio Grande do Norte tem 11.980 presos. Recebe mensalmente 600 presos, média de 20 por dia.
6 – Foram registrados 5 óbitos por doença/causa natural no Sistema Prisional do RN no ano de 2022, incluindo o óbito de Michael Vinícius Alves da Silva.
7 – O privado de liberdade foi preso em Igapó, no dia 13/09, em flagrante delito, segundo Boletim de Ocorrência 143112/2022, acusado de roubo a mão armada com concurso de duas ou mais pessoas; tentativa de homicídio simples e receptação.
O que parece ,é que a bandidagem estavam de férias antes das eleições
Não adianta reclamar agora, elegeram com uma maioria expressa e o jeito é esperar mais 4 anos
Primeiro era por conta de uma operação da polícia, agora por conta de um detendo morto. Hum… Çey… Estão calibrando neh isso? Tem caroço nesse angu.
Tem pena desse médico. Imagina aí uma cadeia lotada de mala, todo dia deve adoecer só de migué para ser atendido pelo médico. Sem conta as arapucas que essas pragas fazem para fugir. Isso são uns carniças, e tudo torcendo pelo ladrão solto BARRABÁS.
BOLSONARO ACUDA O RN E SALVE AGENTE DOS PTRALHAaaaaa
Mas essa versão está sendo contestada. Há quem diga q o rpz foi espancado até a morte policiais penais; há quem diga tb q fraudaram documentos médicos
O RN está perfeito, sem problemas . Vamos fazer um L para a governadora !!!
Um a menos, nesses casos o Estado pode ser ineficiente mesmo
Se fosse na época da pandemia iria colocar COVID 19. HIPOCRISIA. Os médicos do Giselda não internava os presos do RN e mandava isolar e dar água. Escaparam todos.
Besta foi quem procurou o SUS para ser entubado. Quem morreu na pandemia, morreu entubado. Quem ficou em casa, escapou. E os presos, temos informações de que escaparam todos. PERVERSIDADE. ROGÉRIO GOEVERNADOR 2026.
Privado de liberdade para não falar o nome PRESO.
É o termo técnico .
O apenado sonhava em ser Médico, tinha um futuro brilhante. SQN.
Menos um para o cidadão sustentar.
A essa hora ele está ao lado do capêta.
No dia 30 eu voto no 22, não quero que tenha comemoração em presídios, quero comemoração nas igrejas.
Bolsonaro 22 já.