O secretário estadual de Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier, admitiu nesta segunda-feira (6) ter se reunido com um preso apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa com atuação no Rio Grande do Norte.
Segundo o secretário, o encontro aconteceu em janeiro do ano passado na sede da Polícia Federal com José Kemps Pereira de Araújo, mais conhecido como Alicate. Helton Edi Xavier relatou o encontro durante entrevista à 94 FM após a presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Vilma Batista, revelar o encontro e pedir publicamente explicações do secretário.
Na ocasião, Kemps havia acabado de ser preso após passar mais de seis meses foragido. Ele foi recapturado em Goiana (PE) e trazido para Natal. Ele ficou na sede da PF até aguardar transferência para uma unidade prisional. Depois da conversa com o secretário, o preso foi transferido para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde ficou até março, quando eclodiram ataques criminosos no RN e Alicate acabou transferido para um presídio federal.
Helton Edi Xavier afirmou que se reuniu com Alicate após ser avisado pela área de inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária de que o preso era “perigoso”. O secretário disse que, diante dessa informação, resolveu encontrar o detento para avisá-lo sobre as regras do sistema prisional potiguar.
“Eu acho que eu fui cumprir meu papel de secretário. Ele é liderança de quê? Ele é liderança lá fora. Dentro da cadeia, ele é preso e tem que obedecer aos critérios de disciplina e os protocolos dentro da cadeia. Tem que parar de chamar esse povo de liderança. Eu fui visitá-lo realmente e fui para dizer isto: que ele é liderança lá fora. Que lá dentro ele tem que cumprir os protocolos de segurança e disciplina, para que ele pudesse se adequar às regras do sistema”, afirmou o secretário.
O secretário afirmou que resolveu fazer a reunião com o preso porque havia um temor de servidores da volta da liderança ao sistema prisional.
“Eu acho que era minha obrigação fazer isso, porque o pessoal do próprio sistema estava preocupado com o retorno desse cidadão para dentro do sistema. Eu não fui me apresentar. Eu fui dizer a ele que ele tinha de respeitar todas as regras de dentro da cadeira. Ele não é um preso especial”, afirmou.
Veja vídeo:
Secretário do RN admite ter se reunido com líder de facção: “Fui dizer que ele tinha de respeitar regras da cadeia”
Helton Edi Xavier afirmou que se reuniu com preso após ser avisado pela área de inteligência da Secretaria de que o detento era “perigoso”. pic.twitter.com/P0SgR55eOR
— 98 FM Natal (@98FMNatal) May 7, 2024
98FM

Mais uma vez, um caso que não vai acontecer nada! O secretário só foi lá avisa ao detento como funciona um presídio, porque o cara era réu primário, aí ele foi explicar como seria seu tratamento na prisão, o certo era o secretário se encontrar com cada preso , só que dentro das celas e depois posta fotos com eles.
Que disse que o preso prá cumprir ordem e desiplina precisa tê reunião com o secretário dó governo será Sé ele não sabe disso,aque ponto chegou o Rio Grande do Norte
Parece os alunos e o professor no primeiro dia de aula.
Isso e muito ilariante certamente esse cara iria atender a esse secretário ele aprendeu com lula se reunir com bandido
O poste tá fazendo xixi no cachorro
O poste tá fazendo xixi no cachorro
Meu Deus a que ponto o.RN chegou , estamos no sub-solo do fundo do poço.
Não seria caso de abrir uma CPI na AL? Essa não é a função de um secretário de estado. É preciso saber o que está acontecendo dentro dessa SEAP. O sistema penitenciário estava em evidência por ser referência. Pouco a pouco isso está mudando e não se engane: vamos ter a volta de fugas, rebeliões e etc. É preciso investigar, saber de fato o que está acontecendo.
Esse secretário deve ser igual a Lula que vive se encontrando com lideres de Facões. pois um homem de caráter não vve jamais em contato com marginais, e acredito até que essas pessoas vivem andando um busca de dinheiros com os lideres de facções, porque esses bandidos tem muito recursos, sinceramente eu abomino tais atitudes, mas cada um sabe de onde, ou até oonde o sapato aperta.
Não se conversa com bandido, é prisão e deixa a justiça dar a sentença de acordo com o processo penal e Zé fini.
Esse diálogo precisa ser mantido…dívidas de campanha serão cobradas…
Não, ele não é um preso especial, mas sim especialíssimo. Tem razão, o secretário, amigos para sempre.
Governo das Sombras, A Desgraçada conseguiu destruir o RN , Entregou o Estado as Facções. Triste Para os Potiguares…
Conversa pra boi dormir, onde já se viu um secretário ter de avisar ao preso que ele tem de cumprir as regras , o que parece é que o preso tem um poder nas mãos e isso assusta esse governo de esquerda
AGORA O GOVERNO E PARCA DOS MANOS. ONDE JA SE VIU. NO MINIMO FOI FAZER ACORDOS E ACONSELHAMENTO. SO NESSA LATRINA DE 3 MUNDO VEMOS ESSES ABERRAÇÕES.
O diálogo é cabuloso