Cidades

VÍDEO: Vereador eleito do PSOL, professor Robério Paulino defende a retirada de hotéis de Ponta Negra

Entrevistado no programa Meio Dia RN, na 96FM, nesta terça-feira (24), o professor Robério Paulino, eleito vereador pelo PSOL, defendeu uma ideia polêmica. “No médio prazo o que eu faria era tirar aqueles prédios ali da praia, aqueles hotéis. Sem prejudicar ninguém”. O professor explicou que a ideia seria “em quinze, vinte anos, ampliar a faixa de areia e tirar aqueles prédios dali”, disse.

Sobre o enrocamento, Robério disse que “se tiver que aterrar um pouco para ampliar a faixa de areia”, ele está a favor desde que seja essa a saída técnica. O vereador eleito também afirmou que “o que não pode é você ter a principal praia de Natal com uma área que quando a maré sobe não se tem onde caminhar”.

Opinião dos leitores

  1. 90% dos comentário é ódio, uns 10% argumentam. Por isso que na Ceasa, o feno cada dia fica mais caro…

  2. Mais uma idéia ridícula de um maluco que quer aparecer. Que deveria acabar era esses partidos de ESQUERDA, esses partidos só tem idéia de jegue e seus associados são completamente despreparado para viver em coletividade. Esse senhor, ele quer apenas aparecer Não disse nada com nada.

  3. Tem que fazer um teste de sanidade mental nesse indivíduo, olha só o tipo de legislador municipal que nós temos aqui em Natal, imagina só o que vem pela frente.

  4. Eu acho que seria interessante, se o professor Roberio mandasse tirar todas as casas de mãe Luiza, pois estão todas construídas de forma irregular.
    Kkkkkkkkkkkkkk

  5. Professor Luiz Carlos vai lavar a burra, vai ser deputado no lugar desse atrazado.
    Tudo tem limite BG.

  6. Meu Deus! Quanta ignorância senhor! Perdoai, pai, esses comentaristas mais radicais não sabem o que dizem. Literalmente.

  7. Sandro Pimentel é o único com lucidez desse partido, para exercer um mandato parlamentar. Muitas dessas Pérolas virão a tona,ele irá se fazer de vítima e coitadinho mas não irá reconhecer que está errado. Uma pena!!

  8. Um cara que teve pouco mais de 1600 votos, em detrimento de outros que tiveram quase 4 mil e não foram eleitos vem com essa aberração de retirar os hotéis, casas e comércio da baita mar. Maus ele é do PSOL, tá explicado.

  9. Esse senhor Paulino está completamente fora de órbita. A UFRN tem gente melhor….na direita, claro. Pouca, mas tem.

    1. E ainda quer ser levado a sério.
      Que qualidade de parlamentar é essa?
      A falsa inocência é tão perigosa quanto a maldade conciente.

  10. Outra idéia boa seria fechar todas as indústrias, comércio e prestação de serviços, e aí o estado contrataria toda população acima dos 18 anos.
    Já imaginaram?
    Seria bom demais…

  11. Prezados. Esse é um assunto muito sério para brincadeiras. O que tentei dizer é que a ocupação da orla de Natal, no passado, foi feita de forma muito errada, com as casas e prédios construídos muito em cima da linha praia, o que hoje causa o problema de que quando a maré sobre, vc não pode caminhar na faixa de areia, que some. Em João Pessoa, por exemplo, a calçada e prédios estão a mais de 100 m da linha dágua. Com um planejamento urbanístico de longo prazo, com horizonte de 20 anos, por exemplo, não seria nenhum absurdo ir gradativamente tranferindo os equipamentos hoteleiros mais próximos da praia (me refiro a Pointa Negra, não à Via Costeira) mais para cima, de forma a ampliar um pouco a faixa de areia e fazer um calçadão mais largo. Num prazo mais dilatado isso poderia ser feito sem causar grandes prejuízos a ninguém, pelo contrário, beneficiar a todos. Mas foi apenas uma ideia na calor do debate. O enrocamento pode ser a solução de prazo mais curto, pelo que me posicionei a favor, mas é preciso que existam estudos técnicos rigorosos para que o resultado não seja pior do que o que temos hoje, pois depopis de feito, se o resultado não for o esperado, a reversão é difícil. De toda forma, é um debate em aberto, a ser feito em benefício de toda cidade, sem prejudicar a economia da cidade e sua populaação. Prof. Robério Paulino.

    1. Uma dúvida: Transferir equipamento hoteleiro sem prejuízo a economia?
      Quem paga essa conta?

    2. Basta comparar a orla de Natal com a de João Pessoa que os nobres internautas que estão irão entender o que o Professor quis dizer. Não sei se é possível na prática, haja vista que Ponta Negra foi ocupada de forma a beneficiar apenas os donos de hotéis e gringos na especulação imobiliária. É um espaço para poucos se comparado a outras orlas do Nordeste.

    3. Vou tentar "transferir meu imóvel residencial" para a cidade de João Pessoa (sem custo econômico, claro) depois o Professor me ensina essa fórmula.
      Lá tem prédio residencial com mais de quarenta andares, coisa impensável aqui em Natal.

    4. Perfeito Robério.
      Invadiram a faixa da praia com a anuência da prefeitura e agora estão reclamando do mar pedir de volta seu pedaço. Deveria ser estritamente proibido construir a pelo menos 100m da linha de maré alta, mas aqui querem construir dentro d'água.
      Ideia perfeitamente possível, pois seriam 20 anos para os poucos devolver uma área onde nunca deveria ser permitido construir.
      Paralelamente a engorda da praia poderia ser feita para ganhar tempo, do contrário as construções cairão com a força da maré.

    5. 100 metros em Ponta Negra corta mais ou menos os quarteirões da orla.
      Mas tem um problema de desnível, baita ladeira ('resolvível' com uma escadaria monstruosa).
      Orla central, recuando 100m, pega uns trechos bem desnivelados, como na altura
      do Chaplim, e o resto é aquele espremido entre a 'balustrada" da Getúlio Vargas e a Café Filho.
      Aí vai se abindo, de forma que os 100 metros pegam metade dos quarteirões da orla. Bom,
      melhor tacar pedra e areia para aterrar mesmo.

    6. A ideologia esquerdista emburrece,. A topografia de João Pessoa é plana, ponta negra tem uma declividade bem acentuada, mesmo que tirei todos os prédios da orla não terá maior faixa de areia.

    7. Comparação exdrúxula, a questão é geográfica da área, ou voce acha que a Roberto Freire está no mesmo nível da praia?

    8. @Bob, Natal tem um de 43 andares, na descida da Ribeira, final da Deodoro (Mirante João Olimpio Filho). Tem uma dupla de 40 no começo da Rota do Sol. Mas tudo pré-reforma do atual Plano Diretor. Depois jogaram uma pá de areia com essas regras de adensamento. João Pessoa é que tem uns altões, mas fora da orla, especialmente no bairro Altiplano. Tem prédio com mais de 50 (Tour Geneve – multiuso – não é só residencial).

    9. Falar é fácil hein vereador?esqueceu estamos em Natal?que ideia!

  12. Concordo com o vereador, que também poderia remover todos os hotéis da Costeira recuando para o lugar da rodovia e a rodovia ficar na frente dos hotéis, como está, o turista e os transeuntes ao passar pela via costeira, ao invés de apreciar a paisagem marinha, só vê os fundos dos hotéis repletos de tambores de lixo.

  13. Sendo assim, deveria derrubar todos os prédios de Natal. Poderíamos então aproveitar toda a natureza de nossa cidade.
    Tem cada Jirico andando com duas patas…

  14. Interna esse esquerdista vagabundo. Uma coisa dessa ser eleito Vereador e um retrocesso a cidade de Natal, já estou com saudades de Dagô.

  15. Aproveita e derruba todos os prédios comerciais do bairro do Alecrim e planta uma floresta.
    Vai ficar lindo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara em chamas: Motta corta relações com líder do PT e crise com Lula só piora

Foto: Agência Câmara

O presidente da Câmara, Hugo Motta, rompeu de vez com o líder do PT, Lindbergh Farias. O estopim foi a sequência de ataques públicos de Lindbergh contra Motta por causa do PL Antifacção, projeto que o governo Lula queria controlar de perto — mas acabou escorregando das mãos do Planalto, conforme o Metrópoles. Segundo aliados do presidente da Câmara, “não entra mais nada vindo dele”.

O desgaste entre o Planalto e o Congresso vinha crescendo nos últimos meses, mas piorou quando Motta escolheu o deputado Guilherme Derrite como relator da proposta. O governo queria alguém “neutro”, ou melhor, alguém alinhado. Lindbergh explodiu em entrevistas, acusando Motta de ter feito uma “lambança”.

A treta ficou ainda maior depois que Lula, ao lado de Motta no palco, atacou o Congresso, dizendo que a Casa vive seu pior “baixo nível”. A frase caiu como veneno na articulação política.

E não é só na Câmara que Lula coleciona brigas. No Senado, Davi Alcolumbre ficou atravessado com a escolha do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF. O senador queria emplacar seu aliado Rodrigo Pacheco.

Resultado: Alcolumbre silenciou o governo e decidiu pautar, no mesmo dia, um projeto que contraria diretamente os interesses do Planalto — a regulamentação da aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de endemias.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula diz que biodiesel refinado da Petrobras “dá até para beber”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (24/11), durante discurso em um fórum empresarial em Moçambique, que o biodiesel refinado produzido pela Petrobras “dá até para beber”. O petista defendeu que o Brasil amplie sua cartela de exportação de combustíveis e quer testar o produto nacional na Alemanha, visando derrubar barreiras impostas pelos fabricantes do continente.

Há muito tempo a gente está tentando introduzir o biodiesel no mundo, e os fabricantes de motor sempre recusam, inventando um monte de coisa. Não existe mais isso. Com um agravante: a Petrobras está agora refinando o biodiesel já misturado 100% com o diesel. Sai um diesel melhor que qualquer outro. Dá até para beber, [Fernando] Haddad. Os carros bebem, e bebem muito”, brincou o petista, citando seu ministro da Fazenda.

Nesse sentido, Lula afirmou que levará o biodiesel brasileiro para a Hannover Messe, maior feira industrial do mundo, marcada para abril de 2026. O convite para participação do Brasil como convidado de honra foi feito neste mês pelo chanceler alemão, Friedrich Merz, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Se Lula é um “ambientalista”, por que não manda a Petrobras parar imediata a extração de petróleo no Brasil e o refino de petróleo também?
    Lula mente em tudo que é lugar.
    Nos palanques estrangeiros posa de ambientalista.
    Mas quer sempre o dinheiro do petróleo.
    Até a Alemanha já percebeu…
    Falta o povo brasileiro acordar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Apenas 12% de investimentos prometidos a Lula em viagens se concretizaram

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O governo Lula costuma defender que viagens internacionais trazem investimentos ao Brasil, mas um levantamento mostra que apenas R$ 42 bilhões (12,5%) dos R$ 345,6 bilhões anunciados em três anos realmente se concretizaram.

Enquanto isso, os gastos do governo com viagens internacionais cresceram 107%, passando de R$ 299,8 milhões (últimos dois anos de Bolsonaro) para R$ 622 milhões nos dois primeiros anos de Lula. No total, desde 2023, foram R$ 837,8 milhões.

Promessas x Realidade

  • Total de investimentos anunciados: R$ 345,6 bilhões

  • Total efetivamente investido/contratado: R$ 42 bilhões

  • Percentual concretizado: 12,5%

Parte das promessas envolve concessões de longo prazo (até 30 anos) ou anúncios repetidos, já contratados anteriormente.

A Secom chegou a afirmar que as viagens foram responsáveis por “R$ 111,5 bilhões em novos investimentos”, o equivalente a 75% de todo o investimento estrangeiro no 1º semestre de 2023 — dado considerado implausível, já que o IDP total foi de R$ 149,9 bilhões.

Exemplos de investimentos já confirmados

  • Fundo Amazônia – EUA: US$ 100 milhões já liberados (R$ 538 milhões)

  • Fundo Amazônia – Reino Unido: R$ 500 milhões

  • Empréstimo do Japão: R$ 1,1 bilhão formalizado em 2025

Não se concretizou

  • França: Lula e a Apex anunciaram R$ 100 bilhões, mas o detalhamento soma apenas R$ 40,2 bilhões, sendo parte já anunciada antes.

Gastos e número de viagens

  • Gastos com viagens internacionais desde 2023: R$ 837,8 milhões

  • Aumento no governo Lula: +107%

  • Viagens internacionais de Lula: 43 viagens

  • Países visitados: 41 países

  • Cidades visitadas: 52

  • Dias fora do país: pelo menos 150

  • Países mais visitados: EUA (4x), Colômbia (4x), Argentina (3x), Uruguai (3x).

Lula também costuma viajar com comitivas numerosas — chegou a levar 220 pessoas ao Japão e Vietnã, custando R$ 4,5 milhões.

O que diz a Secom

A Secom afirma que investimentos anunciados levam anos para se materializar, dependem de etapas regulatórias e não podem ser comparados com o fluxo imediato registrado pelo Banco Central.

Segundo o governo:

  • O Brasil passou do 4º lugar para o 2º país que mais recebe investimento estrangeiro direto no mundo (OCDE).

  • O estoque de investimento estrangeiro no país atingiu US$ 1,141 trilhão em 2024, equivalente a 46,6% do PIB.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corpo de Bombeiros salva 12 vítimas de afogamento em praias da Grande Natal durante feriadão

Foto: CBMRN/Divulgação

O Corpo de Bombeiros do RN registrou 12 atendimentos por afogamento nas praias da Grande Natal entre quinta-feira (20) e domingo (23). Nenhuma morte foi registrada.

Locais das ocorrências

  • Areia Preta (Natal) – 5 casos

  • Praia de Miami (Natal) – 4 casos

  • Praia dos Artistas (Natal) – 1 caso

  • Santa Rita – 1 caso

  • Praia do Meio (Natal) – 1 caso

Segundo os bombeiros, as principais causas foram ingestão de álcool e desrespeito às bandeiras de sinalização. O aumento de banhistas exigiu reforço nos postos de guarda-vidas e ações preventivas contínuas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arrecadação bate recorde histórico para outubro e supera R$ 2,3 trilhões no ano

Foto: Getty Images

A arrecadação total das Receitas Federais somou 261,9 bilhões de reais em outubro, alta real de 0,92% na comparação com o mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 24, pela Receita Federal. O desempenho é o melhor para um mês de outubro desde o ano 2000, início da série.

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, a arrecadação chegou a 2,367 trilhão de reais, avanço real de 3,20% pelo IPCA, também o melhor resultado para o período em 25 anos.

As Receitas Administradas pela Receita Federal totalizaram 246,95 bilhões de reais em outubro, crescimento real de 4,74%. No acumulado do ano, somaram 2,263 trilhão de reais, aumento real de 4,17%. No entanto, a Receita destacou que a comparação anual está influenciada por fatores não recorrentes e mudanças legislativas ocorridas em 2024 que não se repetiram em 2025, o que afeta a base de comparação.

Veja

Opinião dos leitores

  1. Vocês que fazem parte dessa massa
    Que passa nos projetos do futuro
    É duro tanto ter que caminhar
    E dar muito mais do que receber
    E ter que demonstrar sua coragem
    À margem do que possa parecer
    E ver que toda essa engrenagem
    Já sente a ferrugem lhe comer
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    Lá fora faz um tempo confortável
    A vigilância cuida do normal
    Os automóveis ouvem a notícia
    Os homens a publicam no jornal
    E correm através da madrugada
    A única velhice que chegou
    Demoram-se na beira da estrada
    E passam a contar o que sobrou
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    O povo foge da ignorância
    Apesar de viver tão perto dela
    E sonham com melhores tempos idos
    Contemplam essa vida numa cela
    Esperam nova possibilidade
    De verem esse mundo se acabar
    A Arca de Noé, o dirigível
    Não voam, nem se pode flutuar
    Não voam, nem se pode flutuar
    Não voam, nem se pode flutuar
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz
    Eh-oh-oh
    Vida de gado
    Povo marcado, eh
    Povo feliz

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voos internacionais são cancelados na Venezuela após alerta sobre ‘aumento da atividade militar’

Foto: EPA

Pelo menos seis companhias aéreas internacionais anunciaram a suspensão de voos de e para a Venezuela, após a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) alertar sobre os riscos de sobrevoar o espaço aéreo do país sul-americano.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a companhia aérea colombiana Avianca, a brasileira Gol e a portuguesa TAP Air Portugal cancelaram no sábado (22/11) suas operações a partir de Caracas, capital venezuelana.

A companhia aérea espanhola Iberia também anunciou no sábado a decisão de suspender os voos de e para a Venezuela pelas mesmas razões, segundo informou a emissora pública RTVE.

A Iberia opera regularmente cinco voos semanais, de segunda à sexta, com partida de Maiquetía. O primeiro voo afetado estava agendado para esta segunda-feira (24/11).

A Ibéria disse que seguirá avaliando a situação para definir a retomada das operações.

Por sua vez, a chilena Latam Airlines cancelou os seus voos previstos para os dias 23/11 e 24/11 na rota Bogotá-Caracas-Bogotá. No sábado (22/11), a companhia divulgou um documento com as alternativas para passageiros afetados pela suspensão preventiva dos voos.

‘Agravamento da situação de segurança’

O cancelamento das operações por parte das companhias aéreas é uma resposta a um alerta emitido na sexta-feira (21/11) pela FAA, indicando que havia uma “situação potencialmente perigosa” no espaço aéreo controlado pelo Aeroporto Internacional de Maiquetía, que atende Caracas.

As autoridades dos EUA recomendaram que as companhias aéreas tenham cautela ao operar no espaço aéreo devido ao “agravamento da situação de segurança e ao aumento da atividade militar ao redor da Venezuela”.

“As ameaças podem representar um risco potencial para as aeronaves a todas as altitudes, incluindo durante os sobrevoos, as fases de chegada e partidas de voos, e/ou para aeroportos e aeronaves em terra”, disseram em comunicado.

O alerta da FAA surge após vários meses de reforço militar dos EUA em águas do Caribe, e nas proximidades da Venezuela.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. Seria interessante a turma da esquerda Brasileira ir socorrer o contribuinte Nicolas Maduro na Venezuela..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Astro de Hollywood fará papel de Jair Bolsonaro em cinebiografia

Foto: reprodução

A cinebiografia Dark Horse, cujo enredo acompanha a campanha eleitoral de 2018 no Brasil, avança com a escalação de Jim Caviezel encenando o ex-presidente Jair Bolsonaro em uma narrativa heroica. O ator norte-americano é famoso por interpretar Jesus em A Paixão de Cristo.

Conforme informações obtidas pelo jornal O Estado de S.Paulo, as filmagens foram iniciadas no Brasil, com continuidade prevista nos Estados Unidos e no México. Estima-se que o lançamento do longa será em 2026.

Além da facada sofrida por Bolsonaro em Juiz de Fora (MG), o filme deve abordar o passado militar do ex-presidente e a atuação contra o tráfico de drogas, incluindo menções a outras supostas tentativas de assassinato. O personagem inspirado em Adélio Bispo, autor da tentativa de homicídio, aparecerá com nome fictício.

A direção é de Cyrus Nowrasteh, cineasta ligado a produções de temática religiosa, recrutado para retratar Bolsonaro como um herói.

O roteiro, assinado pelo deputado federal Mario Frias (PL-SP), promete apresentar o ex-presidente como um “salvador da pátria” que superou a facada e emergiu como vencedor das eleições.

O elenco ainda distribui os filhos do ex-presidente entre atores internacionais: Marcus Ornellas interpretará Flávio Bolsonaro, Sérgio Barreto viverá Carlos Bolsonaro e Eddie Finlay será Eduardo Bolsonaro. As atrizes escaladas para Michelle e Laura Bolsonaro ainda não foram anunciadas.

Com informações de Correio Braziliense

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Venezuela diz que EUA classificar Maduro como terrorista é ‘invenção ridícula’ de Marco Rubio

Jesus Vargas/Getty Images

Depois que começou a valer a designação de que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é considerado terrorista pelo governo dos Estados Unidos a partir desta segunda-feira (24/11), o governo venezuelano chamou a “invenção” do secretário de Estado americano Marco Rubio de “rídicula”.

Em nota oficial, divulgada em sua conta no Telegram, o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, afirmou: “A República Bolivariana da Venezuela rejeita categórica, firme e absolutamente a mais recente e ridícula invenção do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que designa o inexistente Cartel de Los Soles como organização terrorista, repetindo assim uma mentira infame e vil para justificar uma intervenção ilegítima e ilegal contra a Venezuela, sob o clássico modelo estadunidense de mudança de regime. Esta nova manobra terá o mesmo destino das agressões anteriores e recorrentes contra o nosso país: o fracasso”.

Segundo o governo dos Estados Unidos, o Cartel de los Soles é liderado por Nicolás Maduro e outros indivíduos de alto escalão do regime ilegítimo de Maduro, que “corromperam as forças armadas, a inteligência, o legislativo e o judiciário da Venezuela.

Para os EUA, nem Maduro nem seus aliados representam o governo legítimo da Venezuela. O Cartel de los Soles, juntamente com outras FTOs designadas, incluindo o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, seria responsável por atos de violência terrorista em todo o hemisfério, bem como pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e a Europa”.

O governo da Venezuela alega que o Cartel de Los Soles sequer existe.

Metróples

Opinião dos leitores

  1. O Brasil caminha a galope pra se tornar uma Venezuela, o executivo e o judiciário já estão alinhados, restando agregar apenas um pequena parte do congresso nacional pra fechar o cercadinho.
    Acorda Brasil!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Trump inclui Cartel de los Soles, que diz ser liderado por Nicolás Maduro, em lista de grupos terroristas

Lista do Departament de Estado dos Estados Unidos de organizações oficialmente consideradas terroristas pelos EUA com a inclusão do Cartel de los Soles, em 24 de novembro de 2025. — Foto: Reprodução/ Departamento de Estado dos Estados UnidosFoto: Reprodução/ Departamento de Estado dos Estados Unidos

O governo dos Estados Unidos incluiu oficialmente em sua lista de grupos terroristas o Cartel de los Soles, organização venezuelana que os EUA dizem ser chefiada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A inclusão ocorreu nesta segunda-feira (24), cumprindo o prazo que o Departamento de Guerra havia anunciado (veja lista acima), e abre “uma série de novas opções para os Estados Unidos” na Venezuela, segundo o secretário de Guerra norte-americano, Pete Hegseth.

A classificação, segundo o presidente dos EUA, Donald Trump, dá aos EUA o poder de atacar alvos ligados a Maduro em território venezuelano. O presidente norte-americano já disse que não deve fazer isso, mas também afirmou que “todas as opções” estão sobre a mesa.

Para o governo dos EUA, Nicolás Maduro é o chefe de uma organização criminosa chamada Cartel de los Soles, um poderoso grupo que atua no tráfico de drogas da América do Sul para os EUA, inclusive para desestabilizar a sociedade do país.

Washington acusa ainda o Cartel de los Soles de trabalhar com a gangue venezuelana Tren de Aragua, também já designada como organização terrorista estrangeira pelos Estados Unidos, no envio de drogas aos EUA. Maduro nega a acusação e a própria existência do Cartel de los Soles.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tornozeleira de Bolsonaro: o que a perícia da PF já descobriu

Imagem: reprodução

A perícia realizada na tornozeleira eletrônica que era usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi finalizada nesta segunda-feira (24/11) e confirmou que o dispositivo apresentava vestígios de tentativa de rompimento.

A coluna da jornalista Mirelle Pinheiro, do Metrópoles, apurou que o laudo pericial da Polícia Federal aponta que a tornozeleira apresenta “danos significativos” e sinais claros de tentativa de violação. O documento, elaborado por peritos do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (PF), indica que o dispositivo foi submetido a fonte de calor concentrado.

Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal (PF), na manhã de sábado (22/11), após assumir que danificou o aparelho usando “um ferro quente”. O resultado da perícia corrobora com a versão dada pelo ex-presidente.

A perícia

Os peritos constataram que a área danificada exibe características compatíveis com a ação direta de um objeto metálico aquecido.

O Instituto Nacional de Criminalística da PF, onde o dispositivo foi periciado, é considerado referência na América Latina.

A avaliação foi conduzida por peritos da área de microvestígios e eletrônica, que avaliam se houve violação ou tentativa de romper o dispositivo, além de identificar possíveis ferramentas utilizadas e verificar qualquer dano, alteração ou interferência no funcionamento do equipamento.

Com informações da coluna de Mirelle Pinheiro – Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *