Mesmo com as muitas denúncias nos últimos anos, o uso de spywares por órgãos de governos para monitorar atividades nas redes segue forte. Uma nova análise do Citizen Lab, laboratório de pesquisa canadense especializado em privacidade, detectou atividades do Pegasus, um dos vírus espiões mais perigosos para Android e iOS, em smartphones espalhados por 45 países nos últimos dois anos – incluindo na lista até mesmo o Brasil.
O Pegasus é desenvolvido pela empresa israelense NSO Group. A companhia cria ferramentas de monitoramento que, como o spyware, são capazes de quebrar a segurança de iPhones e Androids e acessar de tudo: detalhes de redes e localização até e-mails e contas em redes sociais. As vítimas recebem links maliciosos por e-mail ou mensagem, em clássicos ataques de phishing. Basta um clique para que o vírus se instale por alguma brecha no sistema operacional.
O spyware foi detectado pela primeira vez por pesquisadores do próprio Citizen Lab, em uma pesquisa em conjunto com a empresa de segurança Lookout ainda em 2016. Um ataque com o vírus foi direcionado ao ativista de direitos humanos Ahmed Mansoor, nos Emirados Árabes Unidos.
Na ocasião, o estudo também apontou a presença dele em aparelhos no México, em Israel, na Turquia e em alguns outros poucos países na época – sempre com suspeitas de uso político. Sabe-se que a empresa tem contratos fechados com os governos mexicano e panamenho.
Coisa boa nunca vem desses ataques em celulares. Queria que um vírus desse colocasse crédito no meu celular, pelo menos (sem tomar com a outra mão, lógico).
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, viajou em julho de 2025 em um jato executivo operado por empresa ligada ao empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que Toffoli esteve no terminal executivo do Aeroporto de Brasília no mesmo horário em que uma aeronave da empresa decolou com destino a Marília (SP), sua cidade natal.
Segundo a reportagem, o ministro também teve outros registros de uso do terminal ao longo de 2025, com voos associados, em parte, a aeronaves ligadas a empresários.
No mesmo dia da viagem, seguranças foram deslocados para um resort no Paraná frequentado por Toffoli, a pedido do STF.
O ministro já teve ligação societária com empresa que integrava o grupo responsável pelo empreendimento, mas deixou o negócio em fevereiro de 2025. O gabinete afirma que as operações foram regulares e declaradas. Procurados pela reportagem da Folha de S. Paulo, o STF e a defesa de Vorcaro não se manifestaram
Duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo dois veículos na Rota do Sol nesta quinta-feira (2). Uma colisão entre dois veículos deixou as vítimas fatais presas às ferragens, de acordo com informações preliminares do Via Certa Natal. O trânsito estava parado nos dois sentidos da via.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU atuaram no socorro às vítimas, com apoio de um helicóptero das Forças de Segurança, que realizou o resgate de um adolescente, ferido no acidente.
As identidades das vítimas fatais, uma de cada veículo, não haviam sido confirmadas até a última atualização desta matéria.
A cidade de Natal segue em destaque no cenário turístico nacional e figura entre os destinos mais procurados para o feriado da Semana Santa. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), a expectativa é de uma ocupação média de 80% na rede hoteleira do município durante o período.
Para o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon, os números refletem um trabalho consistente de promoção da capital potiguar. “Esse resultado é extremamente positivo e mostra que Natal vem se consolidando como um destino estratégico para os turistas. Isso é fruto de uma série de ações planejadas pela Prefeitura, voltadas à promoção da cidade em nível nacional e internacional”, afirmou.
O secretário também mencionou o impacto dos grandes eventos realizados ao longo do ano no fortalecimento do turismo local. “Eventos como o Carnaval, o São João e o Natal em Natal têm sido fundamentais para movimentar a economia, gerar emprego e renda, além de oferecer entretenimento de qualidade tanto para moradores quanto para visitantes”, completou.
Com a alta procura e a expectativa de bons resultados, o setor hoteleiro e toda a cadeia produtiva do turismo projetam um período aquecido, reforçando o papel de Natal como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente em datas como a Semana Santa.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou a operação “Match Final”, ocasião em que foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra um casal investigado por atuar de forma conjunta na prática de roubos e extorsões, tendo como vítimas pessoas integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, especialmente homens gays e mulheres trans.
Durante a ação, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e duas medidas cautelares diversas da prisão em desfavor de parentes dos investigados, incluindo o uso de monitoramento eletrônico. As diligências foram realizadas nos bairros Dix-Sept Rosado, Quintas e Lagoa Nova, em Natal.
De acordo com as investigações, o casal atuava de forma estruturada e selecionava as vítimas de maneira direcionada por meio de aplicativos de relacionamento voltados ao público LGBTQIAPN+. O investigado principal iniciava contato com as vítimas, estabelecia vínculos e, após ganhar a confiança, migrava a comunicação para aplicativos de mensagens. Em seguida, eram marcados encontros presenciais, geralmente na residência dos investigados.
No local, as vítimas eram surpreendidas pela ação criminosa. Segundo relatos, os crimes eram praticados com uso de armas brancas e, em algumas situações, até arma de fogo. O investigado exigia acesso às contas bancárias e às respectivas senhas, enquanto sua companheira surgia de forma repentina, passando a ameaçar as vítimas para que realizassem transferências financeiras.
Além dos roubos, as vítimas também eram submetidas a extorsão e chantagem, sob ameaça de divulgação de dados pessoais e conteúdos íntimos. Em diversos casos, houve ainda a subtração de aparelhos celulares, especialmente modelos iPhone, bem como a exigência das senhas do iCloud para formatação e posterior revenda dos dispositivos.
As diligências apontaram ainda que os valores obtidos com os crimes eram transferidos para contas bancárias vinculadas à própria investigada, à irmã dela e à mãe do investigado, indicando a participação de pessoas próximas ao casal na movimentação dos recursos.
Ao todo, foram identificadas 20 vítimas, com o registro de 15 aparelhos celulares subtraídos — sendo 12 iPhones —, além de valores obtidos por meio de transferências bancárias realizadas sob coação. A Polícia Civil não descarta a existência de outras vítimas, uma vez que há indícios, inclusive por meio de imagens, de pessoas que ainda não formalizaram o registro de ocorrência.
A denominação da operação “Match Final” faz referência ao modo de atuação do grupo, que iniciava os crimes a partir de um “match” em aplicativos de relacionamento, simbolizando o último contato realizado pelos investigados antes de serem capturados.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulga a imagem de um dos investigados preso durante a operação “Match Final”, com o objetivo de identificar possíveis novas vítimas.
Confira:
Se você reconhece esse homem ou acredita ter sido vítima de ações semelhantes, procure uma delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência. Sua denúncia é fundamental para o avanço das investigações.
Endereço: DECRID – Delegacia Especializada no Combate a Crimes Raciais, Intolerância e Discriminação
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), acatou o pedido da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) e aumentou o perímetro de monitoramento de drones sobre a casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele cumpre prisão domiciliar na residência desde quando recebeu alta hospitalar no final de março.
Na semana passada, Moraes proibiu o sobrevoo de drones em um raio de 100 metros da casa do ex-presidente para proteger a privacidade de Bolsonaro e moradores da residência. Agora, o intervalo subiu para um perímetro de 1 quilômetro.
Moraes entendeu que o avanço tecnológico de drones permite a captação de imagens a distância superiores aos de 100 metros, comprometendo a efetividade da medida protetiva.
“A limitação espacial reduzida não mitiga de forma adequada os riscos à segurança institucional, como o monitoramento indevido, a coleta de informações sensíveis ou mesmo a preparação de condutas ilícitas”, pontuou o ministro na decisão.
Moraes deu aval para a prisão domiciliar de Bolsonaro por um período de 90 dias quando o ex-presidente foi internado no final de março. O ministro justificou a decisão com base nos problemas de saúde do ex-presidente, que enfrentou uma broncopneumonia bilateral.
Entenda a decisão
Na quarta-feira (1º), a PMDF alegou que o perímetro de 100 metros era “insuficiente” para proteger a intimidade do morador e solicitou a alteração para um raio de um quilômetro da casa de Bolsonaro.
Para a polícia, a limitação “reduzida” do perímetro não diminui riscos de monitoramento indevido, coleta de informações sensíveis ou possíveis condutas ilícitas mais graves.
A PMDF ainda argumentou que os drones atuais têm tecnologia para captar imagens “com elevada resolução e alcance, inclusive a distâncias significativamente superiores ao limite fixado”.
“Diante do exposto, respeitosamente, solicita-se a Vossa Excelência a reavaliação do perímetro fixado, com a possibilidade de sua ampliação para 1 (um) quilômetro, conforme fundamentação técnica apresentada, ao mesmo tempo em que nos colocamos à disposição para qualquer informação que se fizer necessária”, conclui o ofício.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Rio Grande do Norte iniciou articulações para fortalecer sua presença política no estado com vistas às eleições de 2026. Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (2), a legenda confirmou que formalizou convite ao ex-deputado federal Rafael Motta para se filiar ao partido.
As tratativas foram conduzidas pelo ex-senador Jean Paul Prates e pela presidente estadual do PDT, Márcia Maia. Segundo o partido, a iniciativa faz parte de um movimento estratégico para ampliar sua atuação política, atrair novos quadros e construir uma alternativa competitiva no cenário estadual.
De acordo com a legenda, o momento político exige “maturidade, convergência e capacidade de composição”, e a possível chegada de Rafael Motta é vista como um reforço importante para o projeto partidário. O PDT também destacou a intenção de ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade potiguar.
A nota ressalta ainda que, caso a filiação se concretize, as definições sobre a composição da chapa majoritária — incluindo candidatura ao Senado — serão discutidas internamente, seguindo critérios políticos e eleitorais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (2.abr.2026) que o objetivo do governo é “chegar aos magnatas da corrupção”. Em entrevista à TV Record, afirmou que espera colaboração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), no envio de brasileiros foragidos em território norte-americano.
“Queremos chegar no andar de cima da corrupção, nos magnatas que não moram nas favelas, que moram nos prédios mais chiques das cidades”, disse.
Na entrevista, o petista voltou a citar Ricardo Magro, dono da Refit, que vive em Miami (EUA) e é alvo da PF, e declarou ter dito a Trump, em conversa por telefone, que “o Brasil está disposto a jogar todo o peso possível para combater o crime organizado”.
O Planalto espera discutir o tema em eventual visita de Lula à Casa Branca. A expectativa é fechar um acordo com mecanismos de compartilhamento de dados financeiros entre os 2 países, com foco em lavagem de dinheiro, rastreamento de fluxos ilícitos e apoio a investigações.
A previsão inicial era que o encontro tivesse sido realizado em março. Até agora, não há uma data definida.
Moradores do município de Angicos relataram sintomas de mal-estar após o consumo de peixe distribuído pela prefeitura durante a Semana Santa. O pescado entregue à população é da espécie conhecida como bonito.
As informações começaram a circular nas redes sociais, com relatos de moradores que afirmam ter apresentado sintomas após ingerir o alimento. Em uma das publicações, uma mulher descreveu dor de cabeça intensa, vermelhidão nos olhos e na pele, além de aceleração dos batimentos cardíacos.
De acordo com a prefeitura, cerca de 3 mil quilos de peixe foram distribuídos à população. Ainda segundo o município, sete pessoas procuraram atendimento médico com queixas relacionadas ao consumo do alimento.
Em nota divulgada nas redes sociais, a gestão municipal informou que, diante das alegações, a empresa responsável pelo fornecimento foi acionada e apresentou resposta considerada satisfatória, assegurando que todos os requisitos necessários para a distribuição foram cumpridos. A prefeitura destacou ainda o compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão pública e o cuidado com a população.
A empresa responsável pela aquisição do pescado informou que o produto foi comprado junto a um fornecedor regularizado, com documentação fiscal adequada, e que não realizou armazenamento do peixe. Segundo a empresa, o transporte foi feito diretamente pelo fornecedor, em veículo refrigerado, com entrega no local indicado pela prefeitura.
Ainda conforme a empresa, o fornecedor foi formalmente notificado para prestar esclarecimentos sobre a qualidade, procedência e condições do produto distribuído. A companhia afirmou que segue colaborando com as investigações e reforçou o compromisso com a legalidade e a transparência.
As chuvas registradas no Rio Grande do Norte nas últimas 24 horas apresentaram volumes expressivos em diversas regiões do estado, com destaque para o município de São Pedro, no Agreste, que acumulou 107,2 milímetros. As informações são do boletim pluviométrico divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), com dados das 7h de quarta-feira (1º) às 7h desta quinta-feira (2).
Na região Agreste, além de São Pedro, também foram registrados acumulados em Parazinho (28,6 mm), Bom Jesus (16,4 mm), Boa Saúde (12,4 mm) e Santa Maria (9,0 mm). Já João Câmara registrou 7,2 mm e Barcelona 4,8 mm. As demais cidades da região não registraram chuvas.
Já na região Central, os maiores volumes ocorreram em Florânia, com 81,8 mm, seguida por Lagoa Nova (25,6 mm), Caiçara do Norte (23,2 mm), Santana do Matos (21,2 mm) e Caiçara do Rio do Vento (19,8 mm). Também houve registros em Acari e São João do Sabugi, ambos com 17,4 mm, além de Jardim de Angicos (16,0 mm) e Afonso Bezerra (14,0 mm).
No Leste potiguar, os maiores acumulados foram registrados em Parnamirim (38,8 mm) e São Gonçalo do Amarante (36,8 mm). Também choveu em Taipu (26,2 mm), Macaíba (20,6 mm), Goianinha (15,8 mm) e Nísia Floresta (15,6 mm).
O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (1º) um caso de sarampo na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a pasta, trata-se de uma mulher de 22 anos, sem registro de vacinação, que trabalha em um hotel no município.
Em nota, o ministério informou que, após a notificação, foram adotadas medidas imediatas de investigação, vacinação de bloqueio na residência da paciente, no local de trabalho e no serviço de saúde, além de uma varredura na região para identificação de possíveis outros casos.
“O Ministério da Saúde está acompanhando a investigação de forma articulada com as secretarias municipal e estadual de Saúde”, destacou o comunicado.
Este é o segundo caso de sarampo registrado no Brasil em 2026. O primeiro caso foi identificado em São Paulo no início de março: uma criança de 6 meses, moradora da zona norte da capital, com histórico recente de viagem a La Paz, na Bolívia, país com surto ativo da doença.
À época, foi realizado bloqueio vacinal na região onde a criança vive e que, de acordo com o ministério, contava com mais de 600 doses contra o sarampo aplicadas entre os meses de janeiro e fevereiro.
Na nota, a pasta reforçou que os casos não alteram o status do Brasil, que segue livre da circulação endêmica do sarampo.
Pegar pegar a agenda do WhatsApp de outra pessoa
Coisa boa nunca vem desses ataques em celulares. Queria que um vírus desse colocasse crédito no meu celular, pelo menos (sem tomar com a outra mão, lógico).