Saúde

Vírus pode causar diabetes em crianças e adolescentes

Estudiosos britânicos encontraram indicações de que a paralisação do pâncreas pode estar ligada a ação de uma família de vírus conhecidos como enterovírus; a presença desse vírus foi detectada no pâncreas de 60% das crianças com diabetes tipo 1 que participaram da pesquisa. Confira a reportagem do R7 aqui

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Três deputados do RN assinam requerimento da CPI do INSS

Foto: Montagem/Reprodução

Três deputados federais da bancada do Rio Grande do Norte assinaram o requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fraudes estimadas em mais de R$ 6 bilhões em descontos irregulares na folha de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (30) e já conta com 185 assinaturas, número superior ao mínimo necessário de 170.

Os parlamentares potiguares que aderiram à iniciativa foram General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Carla Dickson (União Brasil). Os três se uniram a outros deputados de diferentes partidos, incluindo siglas que compõem a base do governo federal, na tentativa de esclarecer o possível envolvimento de instituições ou agentes públicos em esquemas de descontos não autorizados em benefícios previdenciários.

O destaque entre os signatários ficou por conta da expressiva participação de partidos aliados ao governo, como União Brasil, PP, Republicanos, MDB e PSD — todos com presença no primeiro escalão do Executivo. Juntos, esses partidos somaram 81 assinaturas, sinalizando uma mobilização que atravessa os blocos de oposição e base aliada.

Segundo os autores do requerimento, há indícios de que os prejuízos aos aposentados ultrapassem a marca de R$ 6 bilhões, resultado de descontos indevidos e práticas abusivas aplicadas sobre os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com o requerimento já protocolado, a expectativa é que a CPI seja instalada após leitura em plenário e indicação dos membros pelos líderes partidários. A comissão terá poder para convocar testemunhas, requisitar documentos e realizar investigações aprofundadas sobre os supostos crimes.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Bode torrado com leite de coco; e camarão empanado no coco e farinha panko

BODE TORRADO COM LEITE DE COCO – PALMAS PARA O BODE
Ingredientes:
2Kg de carne de bode
1 cebola roxa grande
½ cabeça de alho
2 tomates
1 molho de coentro
2 pimentas de cheiro
½ copo de vinagre
1 pitada de cominho
2 colheres de sopa de colorau
Pimenta do reino e sal a gosto
1/2 L de leite de coco
3 fatias de mandacaru
3 fatias de tomate
3 fatias de pimentão
1 dose de cachaça

Modo de Preparo:
Em uma vasilha coloque a carne bode, o alho, a cebola, o tomate, sal e pimenta do reino a gosto, a cebolinha, o colorau, a pimenta de cheiro e misture tudo. Reserve por 5 minutos.
Coloque tudo em uma panela e deixe refogar até dourar.
Coloque uma dose de cachaça para flambar e depois acrescente 500ml de água e deixe cozinhar.
Quando a carne estiver ficando no ponto acrescente o leite de coco e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Quando estiver cremoso acrescente o mandacaru, umas rodelas de tomate, umas rodelas de pimentão e coentro a gosto.
Deixe cozinhar por 5 minutos e sirva em seguida.

Preparo do Mandacarú
Retire os espinhos e a película que cobre o mandacaru.
Corte em fatias formando uma estrela.
Coloque em uma panela com água, 1 colher de sobremesa de sal, 2 colheres de sobremesa de açúcar, uma canela em pau, ½ copo de vinagre e deixe ferver até ficar macio.
Retire do cozimento e reserve.

Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 30 min

CAMARÃO EMPANADO NO COCO – PANCOCO
Ingredientes:

6 und de camarão (Filé) grande
50g de Farinha de trigo
1 und de ovo
50g de farinha panko
50g de coco ralado fresco em flocos
Óleo para fritura

MODO DE PREPARO
Temperar os camarões com sal e pimenta a gosto.
Passar pela farinha de trigo, no ovo e pela mistura de farinha panko e coco ralado.
Fritar em óleo abundante a 180 graus.
Retirar e colocar num papel toalha e servir em seguida.
Acompanha molho Tonkatsu ou outro de sua preferência.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 5 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Espero não haver necessidade de usar armas nucleares na Ucrânia, diz Putin

Foto: Sputnik/Sergey Bobylev/Pool via REUTERS

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em comentários transmitidos no domingo (4) que a necessidade de usar armas nucleares na Ucrânia não surgiu e que ele esperava que isso não acontecesse.

Em um fragmento de uma futura entrevista à televisão estatal russa publicada no Telegram, Putin disse que a Rússia tem a força e os meios para levar o conflito na Ucrânia a uma “conclusão lógica”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Nenhum centímetro a menos’: cidades do RN e CE disputam 181 metros de território

Placa gerou controvérsia entre autoridades dos dois estados — Foto: Reprodução

Placa gerou controvérsia entre autoridades dos dois estados — Foto: Reprodução

Relatório de instituto cearense mostra, no ponto amarelo, onde estava a placa anterior, e em azul, onde deve ser instalada a nova — Foto: Reprodução

Relatório de instituto cearense mostra, no ponto amarelo, onde estava a placa anterior, e em azul, onde deve ser instalada a nova — Foto: Reprodução

A instalação de uma placa entre as cidades de Tibau, no Rio Grande do Norte, e Icapuí, no Ceará, acendeu uma disputa por 181 metros de território entre os dois municípios que ficam na divisa entre os dois estados. A placa foi instalada pelo estado do Ceará e retirada pelo município potiguar.

A disputa se intensificou no dia 24 de abril, quando a equipe do governo do Ceará instalou a nova placa na rodovia estadual CE 261, que havia passado por uma revitalização.

Segundo a prefeitura de Tibau, a placa avança em cerca de 181 metros o verdadeiro limite entre os municípios. Já o governo do Ceará afirmou que a instalação foi baseada em um relatório técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), que apontou havia um desvio de 181 metros em relação à divisa reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A prefeitura de Tibau não aceitou a mudança e ordenou a retirada da placa. Em um decreto publicado na última sexta-feira (2), a prefeita Lidiane Marques autorizou a remoção imediata da placa, afirmando que a região sempre foi atendida pela administração municipal de Tibau, com serviços essenciais como saúde, educação e coleta de lixo.

Até a polícia foi acionada para acompanhar a remoção.

“Esse decreto, que estou assinando hoje, determina a retirada urgente dessa placa e reforça, que é o nosso compromisso com os moradores aqui da Nova Tibau. Que aqui é Tibau, sempre foi e sempre será, e a nossa resposta é clara: nenhum centímetro a menos.”

Já a prefeitura de Icapuí informou que o governo do Ceará vai mandar fazer novamente a marcacão da divisa.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Míssil disparado por grupo rebelde Houthi atinge perímetro do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Israel

Míssil Houthi atinge perímetro do Aeroporto de Tel Aviv — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um míssil caiu dentro do perímetro do Aeroporto Internacional Ben Gurion, o principal de Israel, neste domingo, ferindo seis pessoas, interrompendo voos e abrindo uma ampla cratera em uma via de acesso próxima a um dos terminais, em um ataque reivindicado pelos rebeldes Houthis, do Iêmen. Companhias aéreas internacionais cancelaram voos para o aeroporto pelos próximos dias, enquanto Israel prometeu retaliação e convocou uma reunião do Gabinete de Segurança para a tarde.

O Exército israelense afirmou que “várias tentativas foram feitas para interceptar” o míssil lançado do Iêmen, um raro ataque lançado pelo grupo rebelde aliado ao Irã que penetrou as defesas aéreas de Israel. Um vídeo divulgado pela polícia israelense mostrou policiais parados na borda de uma cratera profunda, com a torre de controle visível à distância atrás deles. Não foram relatados danos aos prédios ou pistas do aeroporto.

A polícia relatou um “impacto de míssil” no aeroporto, que é a principal porta de entrada internacional de Israel. Um fotógrafo da AFP disse que o míssil atingiu perto dos estacionamentos do Terminal 3, o maior do aeroporto, com a cratera a menos de um quilômetro da pista mais próxima.

— Vocês podem ver a área logo atrás de nós: uma cratera se formou aqui, com várias dezenas de metros de largura e várias dezenas de metros de profundidade — disse o chefe da polícia central de Israel, Yair Hezroni, no vídeo compartilhado pela força policial.

Não ficou imediatamente claro se o impacto foi causado pelo míssil iemenita ou por um interceptador. O ataque foi reivindicado pelos Houthis, que afirmam atuar em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza devastada pela guerra.

“A força de mísseis das Forças Armadas do Iêmen realizou uma operação militar visando o aeroporto Ben Gurion” com um “míssil balístico hipersônico”, disseram os Houthis em um comunicado, referindo-se às suas próprias forças.

O serviço de emergência israelense Magen David Adom informou ter atendido pelo menos seis pessoas com ferimentos leves a moderados.

Um jornalista da AFP dentro do aeroporto no momento do ataque disse ter ouvido um “estrondo forte” por volta das 9h35 (03h35 em Brasília), acrescentando que a “reverberação foi muito forte”.

— A equipe de segurança imediatamente pediu a centenas de passageiros que se abrigassem, alguns em bunkers — disse o jornalista da AFP. — Muitos passageiros agora aguardam a decolagem de seus voos e outros tentam encontrar voos alternativos”.

Um voo da Air India que chegava foi desviado para Abu Dhabi, informou um funcionário do aeroporto à AFP. A companhia indiana, bem como a alemã Lufthansa, anunciaram o cancelamento de todos os voos a Tel Aviv até 6 de maio.

Um passageiro disse que o ataque, ocorrido logo após sirenes de ataque aéreo soarem em partes do país, causou pânico.

— É loucura dizer isso, mas desde 7 de outubro estamos acostumados com isso — disse o passageiro, que não quis ser identificado, referindo-se ao ataque do Hamas contra Israel em 2023, que desencadeou a guerra em Gaza. — Um míssil pode chegar a qualquer momento e a vida para por um tempo. Hoje, no aeroporto, houve pânico e até eu fiquei com medo, porque a explosão foi forte.

Promessa de retaliação

A autoridade aeroportuária de Israel afirmou que “as partidas e chegadas foram retomadas” no Ben Gurion, pouco tempo após terem sido interrompidas devido aos disparos de mísseis. O aeroporto “está aberto e operacional”, afirmou a autoridade de aviação em um comunicado.

— Quem nos atacar, nós o atingiremos com sete vezes mais força — disse o ministro da Defesa, Israel Katz, em uma ameaça direta após a explosão.

O gabinete de segurança se reunirá às 16h00 (13h em Brasília), indicou à AFP um funcionário do governo. Meios de comunicação israelenses divulgaram no sábado que o gabinete de segurança se reuniria para aprovar um plano para ampliar a ofensiva militar na Faixa de Gaza, com ordens de convocação para dezenas de milhares de reservistas.

Os rebeldes Houthis, apoiados pelo Irã, que controlam partes do Iêmen, lançaram mísseis e drones contra Israel e navios do Mar Vermelho durante a guerra de Gaza, afirmando estarem agindo em solidariedade aos palestinos.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Pau no lombo desses terroristas nojentos e asquerosos, aliados da extrema esquerda (PT, PSOL, REDE, PSB).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro diz que terá alta neste domingo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em uma rede social que terá alta neste domingo (4), às 10h, três semanas após passar por uma cirurgia para desobstruir o intestino.

Bolsonaro está desde a noite de 12 de abril internado no DF Star, um hospital particular em Brasília. No dia seguinte, ele foi submetido a uma cirurgia, que teve 12 horas de duração.

O ex-presidente ficou duas semanas em uma unidade de tratamento intensivo (UTI) e voltou a se alimentar via oral.

Bolsonaro seguiu rotina diária de fisioterapia motora e recebeu medidas de prevenção de trombose venosa.

g1

Opinião dos leitores

  1. Tenho pena e preocupação, com esses brasileiros, que acredito, tem uma certa educação…
    O nosso País, carente de assistência em diversas áreas e, uma parte da população, se preocupando em ver o ex-presidente sendo preso…
    Ao longo dos 13 anos de governo do PT, o Brasil presenciou diferentes escândalos no poder público. Bilhões de reais foram desviados dos cofres do Governo para financiar esquemas ilegais, como compra de votos de parlamentares para a aprovação de projetos e lavagem de dinheiro em contratos superfaturados da Petrobras…
    Tudo isso aconteceu há pouco menos de duas décadas, em um período no qual uma parcela importante do eleitorado brasileiro ainda era criança ou recém-nascida: 37,3 milhões de eleitores entre 16 e 29 anos têm pouca ou nenhuma lembrança do que ocorreu…
    E como diz o atual vice-presidente, os atuais dirigentes, voltaram à “cena do crime”…
    Depois do mensalão e petrolão, agora temos o “descontão”, descontos não autorizados no salário dos aposentado e pensionistas…
    Um dos “beneficiados” do esquema, é irmão do atual presidente…
    Um dos advogados dessas associações é filho do Ministro da Justiça…
    Será a Polícia Federal que, infelizmente, se tornou um órgão de governo, e não de Estado, como deveria ser, terá isenção para conduzir as investigações???
    É lamentável o que vem ocorrendo em nossa Nação…
    A corrupção mata silenciosamente…

  2. E daí? Não sou coveiro! Vai ficar se martirizando para o gado cloroquinado até a próxima internação? Publicando foto das tripas de fora, querendo se exibir como sofredor… Chega! Vai ficar de mimimi até quando?

  3. Mito, Mito, Mito…
    Deus, Pátria e Família.
    Estamos com você meu Capitão, os humilhados serão exaltados.

    1. Pior do que um transplante meu lord, consequência de uma peixerada dada pelo um esquerdista igual a vc.
      Lei do retorno:
      Um dia vc vai fazer uma dessas pelo SUS.
      Só não se pode afirmar quê vc resiste.
      Blz?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FRAUDE NO INSS: sindicatos citados em inquérito têm vaga no Conselho de Previdência

Foto: Divulgação/Ministério da Previdência

Três associações citadas pela Polícia Federal (PF) na investigação que apura um esquema bilionário de fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm assento no Conselho Nacional de Previdência, o CNPS.

As instituições citadas são a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical (Sindinapi).

O assento do Sindinapi é representado pelo sindicalista Milton Baptista Souza Filho. Os do Contag, por Evandro José Morello e Edjane Rodrigues Silva, e o da Cobap por Obede Muniz Teodoro.

As entidades aparecem em uma investigação conjunta entre a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) que apura descontos não autorizados em mensalidades de aposentados e pensionistas do INSS.

Estima-se que R$ 6,3 bilhões teriam sido descontados indevidamente entre 2019 e 2024.

As informações foram verificadas com base nos dados atuais de composição do conselho divulgados pela página de acesso à informação do Ministério da Previdência Social.

As três instituições citadas são investigadas pela Polícia Federal e constam no relatório da PF apresentado à 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Responsável por apreciar e aprovar os planos e programas da Previdência Social, definindo metas, prazos e mecanismos de controle para avaliação de sua execução, o CNPS também atua nas seguintes frentes:

  • acompanhar e verificar os trabalhos de manutenção do Cadastro Nacional de Informações Sociais;
  • acompanhar e estabelecer mecanismos de controle do pagamento dos benefícios
  • apreciar e aprovar as propostas orçamentárias da Previdência Social, antes de sua consolidação na proposta orçamentária da Seguridade Social

Foi em uma reunião do CNPS que o ex-ministro Carlos Lupi (PDT) foi alertado sobre as denúncias de fraude no INSS. A conselheira Tonia Galleti pediu discussão sobre indícios de irregularidades nos descontos de aposentados, que só aconteceu cerca de dez meses depois.

Presidido pelo ministro da Previdência e Assistência Social, atualmente o recém-empossado Wolney Queiroz — que já atuava como conselheiro no colegiado — o Conselho conta com 15 membros titulares.

Seis deles pertencem ao governo federal e a maior parte das cadeiras (nove) é destinada à sociedade civil.

As vagas fora do governo são divididas entre três representantes dos “trabalhadores em atividade”, três representantes dos “empregadores” e três dos aposentados e pensionistas, sendo esses últimos pertencentes aos sindicatos e associações.

De acordo com o regimento interno do CNPS, os membros são nomeados pelo ministro da Previdência a partir de indicações dos dirigentes das três classes.

A próxima reunião do Conselho está prevista para acontecer em 27 de maio.

A CNN entrou em contato com o Ministério da Previdência, responsável pelo conselho, para checar se as associações investigadas permanecerão com as vagas, e, até o momento, não obteve retorno. O espaço segue aberto.

“Falta de requisitos” e descontos indevidos

Tanto a COBAP como o Sindinapi foram apontados como associações que não teriam atendido aos requisitos necessários para continuarem recebendo os descontos.

Um ofício de 2024 emitido pela companhia estatal de dados previdenciários DataPrev, responsável pela implementação das exigências técnicas da área, atesta que as entidades não haviam validado plenamente a biometria facial dos beneficiários.

O instrumento é necessário para garantir a autorização devida os descontos.

O que dizem as associações

Em nota, a Contag afirma que “não praticou nenhuma irregularidade em relação ao processamento de descontos de mensalidades associativas nos benefícios previdenciários concedidos” e que chegou a denunciar duas vezes “práticas abusivas contra aposentados e pensionistas rurais”.

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que as “maiores vítimas” dos descontos indevidos foram aposentados da zona rural, representando 67%.

Em comunicado à imprensa, o Sindinapi, por sua vez, também negou as acusações da investigação e e afirma que o sindicato adotou a biometria facial por iniciativa própria antes mesmo da obrigatoriedade exigida pelo INSS.

“Quando o INSS, em julho de 2024, estabeleceu a exigência de biometria facial usando o modelo Dataprev, nosso sindicato já utilizava um método semelhante de validação”, diz o texto.

Apesar das citações relacionadas à descontos irregulares no relatório da Polícia Federal, o Sindinapi nega que tenha estado na condição de investigado.

“Não recebemos qualquer intimação nesse sentido e apoiamos totalmente as investigações em curso para o esclarecimento das irregularidades cometidas”, afirma nota encaminhada à CNN.

“O Sindnapi tem assento no Conselho Nacional da Previdência Social e assim permanecerá. Não há motivo para ser diferente. O fato de ser citado no inquérito da Polícia Federal não significa que o Sindnapi esteja envolvido na investigação”, complementa. A CNN tenta contato com a Cobap para comentar o caso.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Será que o da pesca tem? Cadê aquele presidente da confederação nacional ligada aos pescadores e indústrias da pesca? Cadê aquele do REPUBLICANOS 10, parceiro do ex-governador hoje deputado federal e do ex-deputado federal e ex-ministro?

  2. A Zenaide Maia votou para aprovar a indicação do debochado Flávio Dino para o STF e agora é contra a CPI para investigar o roubo dos aposentados. Lembremos disso nas próximas próximas eleições

    1. Zenaide é esquerdista de carteirinha, vive pagando uma de isentona, mas sempre acompanhou o PT nas decisões. Engana-se quem quer.

  3. Sindicato, palavra da língua portuguesa que simboliza corrupção, maracutaia, peleguismo e parasitismo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Vou honrar a confiança de Lula”, diz novo ministro da Previdência

Vídeo: Reprodução/Instagram

O novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT-PE), afirmou neste sábado, 3, que está “animado” e com “muita energia” para assumir o cargo, após a saída de Carlos Lupi em meio ao escândalo dos descontos indevidos em benefícios do INSS. A declaração foi feita em vídeo publicado nas redes sociais.

“Eu quero dizer a vocês que eu tô animado, com muita energia, sei que a tarefa é árdua, mas eu vou honrar a confiança do presidente Lula, do PDT e, principalmente, dos aposentados. Das pessoas que trabalharam a vida inteira e merecem ter sua velhice amparada”, disse Queiroz.

No vídeo, o novo ministro diz estar trabalhando no sábado para se “inteirar” das questões do ministério, do qual foi secretário-executivo.

Ele também afirmou ter conversado com o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e com o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, para se atualizar das reuniões sobre a devolução de valores nos casos de descontos indevidos.

Queiroz ainda citou o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em 2014, dizendo que sua animação para assumir o cargo vem da lembrança de uma frase do político: “[Ele] dizia que o sujeito desanimado não vai a lugar algum.”

Líder do PL pede afastamento do ministro

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou neste sábado, 3, um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para o afastamento cautelar do novo ministro da Previdência Social.

Wolney Queiroz, como mostramos, participou da reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) em que foi feito um alerta formal sobre o aumento de denúncias de descontos irregulares em benefícios do INSS.

No documento, Cavalcante também solicita a abertura de investigação por suposta omissão, violação aos princípios da administração pública e inidoneidade moral.

“O agente público tinha conhecimento e dever funcional de agir. Sua omissão deliberada caracteriza, em tese, conduta dolosa e grave negligência”, diz o requerimento encaminhado à PGR.

O deputado argumenta ainda que a nomeação de Queiroz compromete a apuração dos fatos e representa um “atentado à moralidade administrativa”.

Sóstenes acusa o ministro de possível prevaricação, improbidade administrativa e desvio de finalidade, ao assumir o comando da pasta sobre a qual teria se omitido.

Além do pedido à PGR, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), como mostramos, entrou com uma ação popular na Justiça Federal do Distrito Federal para anular a nomeação de Wolney.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Outro que sabia de tudo e fez vistas grossas.
    Vão trocar seis por meia dúzia, é compreensível, na esquerda é muito difícil encontrar uma pessoa honesta.
    Sai um corrupto, entra outro.

  2. A confiança de Lula vai até onde tu aceitar o esquema. Depois ele bem te conhece. Foi assim com os amigos, compadres e esposa na Lava jato:” não sei”, “não conheço”, “foi a Marisa”…

  3. Bolsonaro está inelegível por 8 anos
    👺Vitória do PDT e do Brasil! Bolsonaro está inelegível por 8 anos.
    👉Quem é o PDT? Quem é o Lupi? Quem é o Wolney? QUER SABER QUEM É UM INDIVÍDUO OU UM PARTIDO É SÓ PERGUNTAR: É CONTRA OU A FAVOR DO BOLSONARO? SIMPLES ASSIM, MEU POVO!

  4. É mais fácil chegar a lua sem auxílio de nenhum equipamento do que achar um político ligado a esquerda que não seja corrupto. Portanto, é trocar seis por meia dúzia.

  5. Pronto! Acabou de confessar que vai continuar desviando recursos públicos.
    “Diga me com quem andas que eu direi quem tu és.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo federal ultrapassa a marca de R$ 1,3 trilhão de impostos recolhidos em 2025

Foto: Reprodução/X

A arrecadação de impostos do governo federal já ultrapassou a marca de R$ 1,3 trilhão no ano de 2025. As informações são do impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Dados foram coletados por Oeste na noite da última sexta-feira, 2. Veja o valor detalhado a seguir:

Foto: Reprodução/Revista Oeste

A associação paulista leva em consideração inúmeros impostos federais para montar o impostômetro. O painel do índice está disponível fisicamente no Centro Histórico de São Paulo. Veja a lista:

  1. Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide);
  2. Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  3. Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF);
  4. Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  5. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  6. Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf);
  7. Imposto de Exportação (IE);
  8. Imposto de Importação (II);
  9. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
  10. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  11. Imposto de Renda (IR);
  12. Imposto Territorial Rural (ITR);
  13. Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
  14. Previdência;
  15. Taxas; e
  16. Outros.

No ano de 2024, o cidadão brasileiro precisou trabalhar, em média, 150 dias para pagar todos os seus impostos. Esse tempo corresponde, aproximadamente, a mais de 40% de um ano. São Paulo é a unidade federativa que mais contribui para os cofres públicos, com 37,3% do total. Na sequência, aparecem Rio de Janeiro (13,7%) e Minas Gerais (7%).

Com o dinheiro recolhido pelo governo federal até o momento, seria possível comprar 3,1 bilhões de cestas básicas. Além disso, a cifraria renderia 50 salários mínimos por mês durante 2,4 milhões de ano. Os recursos equivalem ao preço de 44 milhões de unidades do carro Fiat Mobi 1.0.

Saiba como funciona o a contagem de impostos da ACSP

A base de dados utilizada pela ACSP é da Receita Federal do Brasil, da Secretaria do Tesouro Nacional, da Caixa Econômica Federal, do Tribunal de Contas da União e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Esperando este dinheiro se tornar melhorias em: Saúde, Segurança, Educação, Segurança Alimentar, Infraestrutura…. Só vejo se transformar em mordomias e corrupção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

De volta à ativa, José Dirceu conta com apoio de Lula para a Câmara, mas gera apreensão dentro do PT

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Ministro da Casa Civil no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Dirceu não assumiu publicamente, mas quer retornar à Câmara dos Deputados em 2027, de onde está afastado há 20 anos, cassado por conta do mensalão. A candidatura conta com o incentivo do próprio Lula, mas desperta dúvidas entre petistas. Além de dar munição a opositores pela imagem relacionada às condenações, ponderam alguns, há o diagnóstico em parte do partido de que a postulação seria mais uma reverência interna do que uma estratégia eleitoral eficaz, porque falaria a um nicho ideológico, mas sem trazer mais votos para o partido.

Dirceu, que foi deputado federal de 1999 a 2005, disputaria eleitores contra seus próprios correligionários. Sobretudo os que, como ele, têm uma base mais dispersa no território paulista. Um parlamentar do PT menciona, sob condição de anonimato, o risco de o ex-ministro afetar candidaturas como a do deputado federal Rui Falcão, que aceitou a briga pela presidência do PT contra Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara (SP), o nome preferido de Lula.

Oriundo do movimento estudantil na ditadura, como Dirceu, e uma das lideranças do partido na década de 1980, Falcão já exerceu a presidência do partido por seis anos e foi um dos responsáveis por trazer de volta à legenda Marta Suplicy, além de indicá-la como vice na chapa derrotada de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela prefeitura de São Paulo no ano passado. O deputado diz que a candidatura do ex-ministro não causa desconforto na bancada federal e que ele tem o “direito de ir às urnas”. Dirceu não atendeu aos pedidos de entrevista.

Na bancada paulista do PT, políticos como Alencar Santana, de Guarulhos (SP), Luiz Marinho, atual ministro do Trabalho, e Kiko Celeguim, ex-prefeito de Franco da Rocha (SP), apresentam um voto mais regionalizado, em tese mais imune ao apelo do “comandante”, como Dirceu é conhecido. Já Arlindo Chinaglia, deputado federal de sete mandatos, e Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, têm um mapa de eleitores que se assemelha mais à situação de Falcão e entrariam na disputa direta com José Dirceu.

Articuladores do partido dizem que Dirceu tem respaldo para buscar a vaga de deputado, o que já foi explicitado por Lula em reunião interna sobre a sucessão da ministra Gleisi Hoffmann no comando do PT. A justificativa é que ele nunca se afastou da sigla e da construção política ao longo dos anos, continua respeitado e está apto perante à Lei da Ficha Limpa para retornar ao Congresso.

Na comemoração de seus 79 anos ao lado de apoiadores e militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em março, em São Paulo, Dirceu confirmou o pedido de Lula para que , além de trabalhar pela eleição de Edinho à presidência do PT, estudasse a possibilidade de se candidatar a deputado federal.

Nos bastidores, há quem defenda que Dirceu tente o Senado. Seria uma estratégia arriscada, uma vez que o partido não elege um senador no estado desde 2010, com Marta Suplicy.

Encontros políticos

Enquanto não há uma decisão formal sobre a candidatura, Dirceu promove encontros com políticos e aliados e busca reorganizar as bases do PT no estado. Em um evento do Prerrogativas, grupo de advogados próximo a Lula liderado por Marco Aurélio de Carvalho, realizado no início de abril na PUC-SP em alusão aos 61 anos do golpe militar, o ex-ministro afirmou que a direita “sabe o que quer”, mas a esquerda não.

Segundo o deputado estadual Mário Maurici (PT), que se encontrou com Dirceu em março, ele está mais preocupado com o partido no interior. Para o ex-ministro, enquanto igrejas evangélicas e movimentos como o Rotary Club, de viés mais conservador, têm grande capilaridade, faltam organizações sociais e alinhadas com a esquerda.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Como na história tantos corruptos declarados volta ao poder… não tem como um paz desse dar certo !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *